O caminhão elétrico de longa distância Eactros longhaul será o destaque da feira da Mercedes-Benz Trucks na IAA Transportation deste ano em setembro em Hanover (Alemanha). A fabricante anunciou o caminhão de 40 toneladas em 2020 e apresenta o “protótipo conceito” exatamente dois anos depois pela primeira vez. O Eactros Longhaul a ser exibido na IAA fornece uma prévia do tema de design do veículo de produção em série. Os primeiros protótipos já estão passando por testes e o Eactros Longhaulserá testado em vias públicas este ano. No próximo ano, protótipos quase em produção chegarão aos clientes para testes de uso no mundo real. As produção comercial em série está prevista para 2024. Com uma única carga de bateria, o Eactros Longhaul terá um alcance de cerca de 500 quilômetros. O e-truck permitirá o carregamento de alto desempenho – ou o chamado “carregamento de megawatt”.
Mercedes eActros: caminhão com 500 km de autonomia chega em 2024
Além do Eeactros Longhaul , a Mercedes-Benz apresentará mais novos caminhões elétricos a bateria . O eActros para transporte de distribuição pesada está em produção em série na fábrica de Wörth desde outubro de 2021. O eEconic para uso municipal será lançado em julho.
Mercedes eActros: caminhão com 500 km de autonomia chega em 2024
Como parte de suas comunicações de pré-lançamento para a IAA, a Mercedes Benz Trucks publicou as primeiras imagens teaser do protótipo conceitual do Eactros Longhaul e anunciou mais especificações técnicas planejadas para o veículo de produção. As baterias usadas no Eactros Longhaulempregam a tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais útil. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt. O longo alcance com uma única carga em combinação com o carregamento de megawatts resulta em alcances gerais equivalentes aos caminhões convencionais e, portanto, permite operações em dois turnos. O veículo também é caracterizado por uma transmissão particularmente bem equilibrada para uma experiência de condução muito agradável.
Mercedes eActros: caminhão com 500 km de autonomia chega em 2024
Segundo a Mercedes-Benz, os acionamentos elétricos a bateria têm a maior eficiência entre os acionamentos alternativos. O Eactros Longhaul oferece, portanto, um alto nível de eficiência energética com seu acionamento puramente elétrico a bateria. Isso dá às empresas de transporte vantagens econômicas significativas nos cenários de uso pretendido do eActros LongHaul.
Mercedes eActros: caminhão com 500 km de autonomia chega em 2024
A maior parte das aplicações de transporte de longa distância nas práticas operacionais dos transportadores não requer um alcance além dos aproximadamente 500 km que o eActros Longhaul possibilita com uma única carga. Além disso, as restrições legais sobre os tempos de condução dos camionistas limitam a necessidade de distâncias maiores, dependendo do caso. Por exemplo, os camionistas na UE devem fazer uma pausa mínima de 45 minutos após um máximo de 4,5 horas de condução. Durante este tempo, a energia para a rota restante pode ser recarregada.
Mercedes eActros: caminhão com 500 km de autonomia chega em 2024
A Daimler Truck , TRATON GROUP e Volvo Group assinaram um acordo vinculativo para estabelecer uma joint venture para cobrança pública de transporte de longa distância. Isso prevê o estabelecimento e operação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para caminhões e ônibus de longa distância elétricos a bateria na Europa. A rede de carregamento destas três partes deverá estar disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca.

Objetivo final: transporte rodoviário neutro em CO2 até 2050

A ambição da Daimler Truck é oferecer apenas veículos novos na Europa, Japão e América do Norte até 2039 que sejam neutros em CO2 ao dirigir ('tank-to-wheel'). Os dois modelos elétricos a bateria Mercedes-Benz eCitaro e Mercedes-Benz eActros estão em produção em série desde 2018 e 2021, respectivamente. O Mercedes-Benz eEconic, o FUSO eCanter e o Freightliner eCascadia seguirão no final deste ano, e outros veículos neutros em CO2 já estão planejados. Na segunda metade desta década, a empresa pretende adicionar caminhões de produção em série com acionamentos de células de combustível à base de hidrogênio à sua linha de veículos. Colocar o transporte neutro em CO2 nas estradas até 2050 é o objetivo final.

20 Comentários

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  1. Vai ser uma briga de titãs, com a Traton do Grupo VW em breve com seu caminhão elétrico tb. E a Volvo, será que está avançada nisso? Hummm...acho que será atropelada.

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    1. Volvo esta "só" 6 anos na frente da JacScania e JacMan:

      https://insideevs.uol.com.br/news/562816/volvo-caminhao-eletrico-teste-estrada/
      https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/volvo-lanca-caminhao-eletrico-vnr-com-autonomia-para-rodar-ate-440-km/

      https://fotos-estradao.estadao.com.br/wp-content/uploads/2022/01/19111148/caminhao-volvo-vnr-electric-01-corte-16-9-1.jpg

      https://cdn.motor1.com/images/mgl/EKMBB/s3/from-left-volvo-fm-electric-volvo-fh-electric-and-volvo-fmx-electric.jpg

      Jacswagen como sempre no cheirinho.

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    2. Vc não entendeu o grande avanço da TRATON e da Mercedes que é o carregamento de caminhões em 1 MW. O caminhão que a Volvo testa usa uma tecnologia de carro elétrico em caminhão, então a carga é de 250 Kw. Isso é ridículo. A TRATON e a Mercedes estão com carregamento de 1 MW, 4 vezes mais potente que o da Volvo. É aí que está a inovação.

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    3. E Dai? O importante é que a Volvo foi a precursora dos caminhões elétricos. É a 2a melhor marca de caminhões do planeta, perdendo apenas pra Mercedes.

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    4. Errado. O que importa é a inovação, não gambiarras.

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    5. "O que importa é a inovação, não gambiarras."

      Jacswagen por água abaixo então. Seus carros são tudo gambi. Usam plataforma requentada de 12 anos atrás na maioria dos elétricos. Seus caminhões tem manutenção cara (vide MAN) e sempre apanharam da Volvo (e principalmente da Mercedes), fora que a TRATON está atrasadíssima na eletrificação.
      Prefiro a Volvo, uma autêntica sueca.

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    6. . Usam plataforma requentada de 12 anos atrás na maioria dos elétricos.
      MENTIRA. Carros elétricos da VW usam plataforma MEB, 100% elétrica, que inclusive será usada pela Ford.

      Seus caminhões tem manutenção cara (vide MAN) e sempre apanharam da Volvo (e principalmente da Mercedes), fora que a TRATON está atrasadíssima na eletrificação.

      TRATON é a maior fabricante de caminhões do planeta, tem SCANIA, MAN e outras.

      Prefiro a Volvo, uma autêntica sueca.


      Volvo é chinesa, todos sabem, menos vc. Pesquise antes de relinchar.

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    7. Você não sabe p*rra nenhuma. A Volvo Group é totalmente diferente da Volvo Cars. A V.G pertence a uma empresa sueca, totalmente dirigida por europeus. A Volvo Cars pertence a Geely, mas não deixa de ser sueca. A maioria de seus carros é fabricado na Suécia. Seus centros de desenvolvimento são na Suécia. E mesmo se fosse chinesa, ela espanca sem dó a Subpremium da JacAudi.

      https://autopapo.uol.com.br/noticia/marcas-de-caminhoes-quem-e-dona-de-quem/#:~:text=A%20Volvo%20Caminh%C3%B5es%20pertence%20%C3%A0,forte%20atua%C3%A7%C3%A3o%20na%20Am%C3%A9rica%20Latina.

      "MENTIRA. Carros elétricos da VW usam plataforma MEB, 100% elétrica, que inclusive será usada pela Ford."

      MENTIRA.
      https://quatrorodas.abril.com.br/testes/audi-e-tron-enfrenta-os-desafios-de-ser-eletrico-e-suv-ao-mesmo-tempo/

      3 dos 6 carros usam a plataforma Gambi da Jac.

      https://en.wikipedia.org/wiki/Audi_e-tron_(brand)

      São baseados na MLB, que inclusive é usada por chinesas na China. Ou seja,
      GAMBIARRA

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    8. A MEB é de 2019,nenhum carro da Jac usa plataforma da VW,um tópico pra falar de caminhões e a criatura fala de carros.
      Scania sempre teve mais tradição que Volvo

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    9. O que vc fumou Lro83? É inegável que Scania é EXCELENTE, mas Volvo, além de espetacular, é referência MUNDIAL em caminhões, tem presença no maior mercado de caminhões do mundo (EUA) e em demais mercados onde Scania é inexistente...
      Esse tara de vocês pelo grupo VW é coisa de mentes doentias...

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    10. Não desmereço a Volvo,só acho que Scania tem mais tradição

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  2. Mercedes como sempre a THE BEST SELLER nos carros e nos caminhões.
    Tenho pena da Ducati e cia se a marca criasse uma divisão na área de motos...

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    1. Já existe, é a MV Augusta, é é sistematicamente currada pela Ducati.

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    2. MV Augusta já não é da Mercedes a anos...

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    3. MV Augusta já não é da Mercedes a anos...

      BUMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!! LEVOU BOMBAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

      O verbo haver no sentido de existir é "há" e não "a". Manezito escreve como fala, então não dá outra, escreve errado.

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    4. Ui professor(a) girafales. Não sabia q pra comentar no seu blog era necessário ser pós-graduado em... FOD*-SE SUA OPINIÃO.

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  3. E mais: a Ducati em NADA aproveita das tecnologia da VW/Audi. Ela desenvolve a própria...

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    1. Total relincho. Tanto aproveita que os protótipos da Audi são fotografados junto com a nova Deserter X da Ducati.

      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcCiT6V6KuJe_lUm65yk93wXwNu-vknaFr8doTLbkAQquL5EYYyBCpHvOELFyBrZRKNLBqfJCNztTbwuMCJ1b2dBUEIfIsRnp66SRWhNna76Cvrglg4MsaIC8TMPUKXkzCm287kE9PS0HKTtiI5Az1axaKhGEA9OOO00v4qgPH67Zc86a-ez_PzlIF_w/s2560/Ducati-DesertX%20%286%29.jpg

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  4. Tirar fotos juntas então quer dizer cooperação em engenharia? Putz, você é PATÉTICO relinchador mor...

    Para que tá ficando feio...

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  5. A MAN antigamente fabricava material ferroviário,podia fabricar VLTs.
    http://vfco.brazilia.jor.br/TU/Automotrizes-SR5-RFFSA-Rede-Ferroviaria-Federal/02-Automotriz-MAN.shtml

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