O
mercado automotivo brasileiro registrou 54.840 carros e comerciais leves emplacados em junho de 2022, com dados computados até o
dia 11.
Esse volume representa um
crescimento de 6,1% sobre o
primeiro decêndio de maio. Em relação ao mesmo período de anos anteriores temos o seguinte:
crescimento de +7,4% sobre
2021;
crescimento de +46,4% sobre
2020;
retração de -4% sobre o
1º decêndio de junho de 2019.
A média de vendas por dia útil está em 6.202 -
retração de -26% relativamente ao
fechamento do mês anterior. Em relação à média diária do 1º decêndio de maio há, porém, uma
retração de -7,2%. Em relação ao 1º decêndio de junho de anos anteriores temos o seguinte comportamento:
2021 - retração de -19,4%; 2020 -
retração de -30,7%;
retração de -28%.
A liderança de mercado está com a Fiat, com 19,5% de participação, seguida da Volkswagen, agora com 16,5%.
A terceira mais vendida no mês é a GM 15,7%, enquanto a Toyota fecha o top 4, com 11,7%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,05%, seguida da GM com 14,24%.
Ranking - montadoras mais vendidas - junho (11) de 2022
Rank | Marca | Junho | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 10.716 | 19,5% | 163.088 | 22,05% |
2 | Volkswagen | 9.073 | 16,5% | 80.477 | 10,88% |
3 | GM | 8.595 | 15,7% | 105.320 | 14,24% |
4 | Toyota | 6.395 | 11,7% | 80.547 | 10,89% |
5 | Hyundai | 4.938 | 9,0% | 78.667 | 10,63% |
6 | Jeep | 3.884 | 7,1% | 57.832 | 7,82% |
7 | Renault | 1.860 | 3,4% | 43.942 | 5,94% |
8 | Nissan | 1.770 | 3,2% | 21.729 | 2,94% |
9 | Honda | 1.345 | 2,5% | 23.276 | 3,15% |
10 | Peugeot | 1.117 | 2,0% | 17.787 | 2,40% |
11 | CAOA Chery | 1.100 | 2,0% | 17.008 | 2,30% |
12 | Ford | 891 | 1,6% | 7.944 | 1,07% |
13 | Mitsubishi | 798 | 1,5% | 9.576 | 1,29% |
14 | BMW | 565 | 1,0% | 5.676 | 0,77% |
15 | Citroen | 451 | 0,8% | 8.747 | 1,18% |
16 | Mercedes | 254 | 0,5% | 2.607 | 0,35% |
17 | Kia | 142 | 0,3% | 2.044 | 0,28% |
18 | Audi | 129 | 0,2% | 1.676 | 0,23% |
19 | RAM | 125 | 0,2% | 834 | 0,11% |
20 | Volvo | 121 | 0,2% | 2.325 | 0,31% |
21 | Land Rover | 118 | 0,2% | 1.710 | 0,23% |
22 | Iveco | 108 | 0,2% | 1.541 | 0,21% |
23 | Porsche | 98 | 0,2% | 1.349 | 0,18% |
24 | VW-MAN | 72 | 0,1% | 1.095 | 0,15% |
25 | Suzuki | 46 | 0,1% | 697 | 0,09% |
26 | JAC | 36 | 0,1% | 429 | 0,06% |
27 | Mini | 17 | 0,0% | 394 | 0,05% |
28 | Dodge | 8 | 0,0% | 73 | 0,01% |
29 | Foton | 6 | 0,0% | 63 | 0,01% |
30 | Lexus | 6 | 0,0% | 142 | 0,02% |
31 | Jaguar | 3 | 0,0% | 119 | 0,02% |
32 | Subaru | 1 | 0,0% | 193 | 0,03% |
33 | Troller | 1 | 0,0% | 76 | 0,01% |
Ranking - carros mais vendidos - junho (11) de 2022
Média diárias | 7.937 | 6.855 | -14% | 6.489 |
Totais | 174.611 | 54.840 | -14% | 739.747 |
Rank | Modelo | Maio | Junho | λ Jn/Mai | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 11.532 | 3.371 | -20% | 44.577 |
2 | VW/GOL | 6.980 | 3.302 | 30% | 17.474 |
3 | VW/T CROSS | 6.405 | 2.413 | 4% | 28.975 |
4 | HYUNDAI/HB20 | 9.634 | 2.367 | -32% | 37.264 |
5 | GM/TRACKER | 6.564 | 2.326 | -3% | 23.980 |
6 | GM/ONIX | 6.982 | 2.024 | -20% | 31.925 |
7 | FIAT/PULSE | 4.949 | 2.016 | 12% | 21.213 |
8 | JEEP/COMPASS | 5.924 | 1.974 | -8% | 26.899 |
9 | HYUNDAI/CRETA | 6.411 | 1.858 | -20% | 25.190 |
10 | GM/ONIX PLUS | 5.647 | 1.808 | -12% | 24.875 |
11 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.905 | 1.562 | 10% | 19.909 |
12 | TOYOTA/HILUX | 4.144 | 1.524 | 1% | 19.225 |
13 | FIAT/MOBI | 7.493 | 1.520 | -44% | 28.248 |
14 | FIAT/TORO | 5.287 | 1.488 | -23% | 22.870 |
15 | TOYOTA/COROLLA | 4.169 | 1.399 | -8% | 18.401 |
16 | JEEP/RENEGADE | 5.489 | 1.356 | -32% | 22.113 |
17 | NISSAN/KICKS | 4.892 | 1.350 | -24% | 14.122 |
18 | VW/NIVUS | 4.087 | 1.324 | -11% | 15.068 |
19 | GM/S10 | 2.714 | 1.310 | 33% | 12.321 |
20 | VW/VOYAGE | 3.511 | 1.176 | -8% | 5.777 |
21 | FIAT/CRONOS | 3.682 | 1.103 | -18% | 11.196 |
22 | TOYOTA/YARIS HB | 2.281 | 887 | 7% | 10.640 |
23 | PEUGEOT/208 | 2.812 | 863 | -16% | 11.595 |
24 | RENAULT/KWID | 2.757 | 812 | -19% | 18.819 |
25 | HONDA/CITY | 2.383 | 769 | -11% | 10.696 |
26 | FIAT/ARGO | 3.415 | 701 | -44% | 19.732 |
27 | HYUNDAI/HB20S | 3.003 | 684 | -37% | 13.641 |
28 | FORD/RANGER | 1.215 | 643 | 46% | 5.979 |
29 | MITSUBISHI/L200 | 1.819 | 612 | -7% | 6.200 |
30 | HONDA/CITY HATCH | 1.800 | 564 | -14% | 6.341 |
31 | JEEP/COMMANDER | 1.405 | 554 | 8% | 8.785 |
32 | GM/SPIN | 1.926 | 524 | -25% | 5.886 |
33 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.279 | 464 | 0% | 5.996 |
34 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 1.353 | 457 | -7% | 6.005 |
35 | GM/CRUZE SEDAN | 1.085 | 412 | 4% | 4.301 |
36 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 918 | 390 | 17% | 4.513 |
37 | FIAT/FIORINO | 2.165 | 389 | -51% | 8.409 |
38 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 1.111 | 326 | -19% | 4.062 |
39 | CITROEN/C4 CACTUS | 1.590 | 314 | -46% | 7.268 |
40 | VW/TAOS | 765 | 301 | 8% | 3.365 |
41 | RENAULT/SANDERO | 1.089 | 295 | -26% | 3.937 |
42 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 632 | 284 | 24% | 3.898 |
43 | NISSAN/FRONTIER | 721 | 278 | 6% | 3.485 |
44 | RENAULT/DUSTER | 1.311 | 262 | -45% | 7.960 |
45 | VW/SAVEIRO | 1.456 | 233 | -56% | 3.259 |
46 | RENAULT/MASTER | 1.171 | 227 | -47% | 3.999 |
47 | VW/VIRTUS | 592 | 179 | -17% | 2.551 |
48 | BMW/X1 | 474 | 163 | -5% | 1.671 |
49 | PEUGEOT/EXPERT | 429 | 156 | 0% | 1.825 |
50 | NISSAN/VERSA | 532 | 139 | -28% | 3.946 |
51 | CITROEN/JUMPY | 387 | 132 | -6% | 1.437 |
52 | RENAULT/OROCH | 385 | 129 | -8% | 3.032 |
53 | BMW/320I | 370 | 128 | -5% | 2.082 |
54 | GM/EQUINOX | 41 | 108 | 624% | 195 |
55 | FORD/MAVERICK | 176 | 102 | 59% | 613 |
56 | TOYOTA/RAV4 | 226 | 101 | 23% | 349 |
57 | VW/POLO | 391 | 93 | -35% | 1.863 |
58 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 566 | 84 | -59% | 1.288 |
59 | BMW/X3 | 96 | 81 | 132% | 512 |
60 | FORD/BRONCO | 120 | 80 | 83% | 638 |
61 | FIAT/DUCATO | 247 | 75 | -16% | 1.635 |
62 | KIA/K2500 | 245 | 74 | -17% | 1.009 |
63 | MAN-VW/EXPRESS | 189 | 72 | 5% | 1.095 |
64 | RENAULT/LOGAN | 329 | 71 | -41% | 3.831 |
65 | M.BENZ/GLC | 81 | 70 | 138% | 289 |
66 | MITSUBISHI/PAJERO | 210 | 69 | -10% | 1.153 |
67 | LAND ROVER/DISCOVERY | 133 | 65 | 34% | 651 |
68 | M.BENZ/GLE | 46 | 64 | 283% | 198 |
69 | IVECO/DAILY 35-150 | 226 | 58 | -29% | 1.122 |
70 | RENAULT/CAPTUR | 240 | 55 | -37% | 2.292 |
71 | RAM/3500 | 94 | 54 | 58% | 152 |
72 | PEUGEOT/2008 | 1.042 | 54 | -86% | 3.858 |
73 | VOLVO/XC40 | 109 | 54 | 36% | 699 |
74 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 79 | 53 | 84% | 318 |
75 | RAM/1500 | 35 | 50 | 293% | 123 |
76 | GM/CRUZE HB | 165 | 48 | -20% | 667 |
77 | AUDI/Q5 | 83 | 44 | 46% | 621 |
78 | BMW/X5 | 62 | 44 | 95% | 457 |
79 | BMW/X4 | 154 | 44 | -21% | 447 |
80 | FIAT/SIENA | 131 | 43 | -10% | 3.980 |
81 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 125 | 43 | -5% | 1.032 |
82 | FORD/TERRITORY | 114 | 41 | -1% | 519 |
83 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 246 | 39 | -56% | 3.357 |
84 | BMW/330E | 26 | 37 | 291% | 122 |
85 | PORSCHE/MACAN | 81 | 35 | 19% | 505 |
86 | KIA/STONIC | 85 | 34 | 10% | 450 |
87 | MITSUBISHI/Outlander | 117 | 33 | -22% | 931 |
88 | GM/TRAILBLAZER | 209 | 31 | -59% | 1.085 |
89 | BMW/X6 | 62 | 31 | 38% | 199 |
90 | VW/AMAROK | 48 | 30 | 72% | 1.890 |
91 | IVECO/DAILY | 43 | 28 | 79% | 129 |
92 | VOLVO/C40 | 86 | 28 | -10% | 348 |
93 | M.BENZ/CLA250 | 80 | 27 | -7% | 166 |
94 | SUZUKI/JIMNY | 47 | 25 | 46% | 370 |
95 | JAC/E-JS1 | 72 | 25 | -5% | 286 |
96 | PEUGEOT/PARTNER | 91 | 24 | -27% | 212 |
97 | PORSCHE/911 | 57 | 24 | 16% | 206 |
98 | DFSK/V21 | 71 | 23 | -11% | 246 |
99 | IVECO/DAILY 30-130 | 57 | 22 | 6% | 290 |
100 | VOLVO/XC90 | 108 | 22 | -44% | 340 |
101 | PORSCHE/CAYENNE | 81 | 22 | -25% | 329 |
102 | AUDI/Q3 | 135 | 22 | -55% | 306 |
103 | RAM/2500 | 98 | 21 | -41% | 559 |
104 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 65 | 21 | -11% | 327 |
105 | KIA/CERATO | 32 | 19 | 63% | 226 |
106 | FORD/TRANSIT | 5 | 18 | 890% | 38 |
107 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 62 | 18 | -20% | 352 |
108 | LAND ROVER/DEFENDER | 37 | 18 | 34% | 267 |
109 | PEUGEOT/3008 | 70 | 18 | -29% | 246 |
110 | VW/JETTA | 41 | 18 | 21% | 104 |
111 | VOLVO/XC60 | 279 | 17 | -83% | 934 |
112 | LAND ROVER/EVOQUE | 64 | 17 | -27% | 391 |
113 | AUDI/A3 SEDAN | 33 | 17 | 42% | 273 |
114 | MINI/COOPER | 75 | 16 | -41% | 350 |
115 | AUDI/E TRON | 29 | 16 | 52% | 65 |
116 | HYUNDAI/TUCSON | 156 | 14 | -75% | 1.853 |
117 | BMW/I3 | 6 | 13 | 496% | 35 |
118 | M.BENZ/CLASSE C | 104 | 12 | -68% | 593 |
119 | M.BENZ/CLA45 | 4 | 10 | 588% | 20 |
120 | CAOA CHERY/ARRIZO5 | - | 10 | - | 12 |
121 | KIA/CARNIVAL | 27 | 9 | -8% | 187 |
122 | AUDI/A5 | 41 | 9 | -40% | 115 |
123 | BMW/M3 | 20 | 9 | 24% | 56 |
124 | HYUNDAI/HR | 41 | 8 | -46% | 533 |
125 | DODGE/SPRINTER | 10 | 8 | 120% | 72 |
126 | FIAT/UNO | 23 | 8 | -4% | 737 |
127 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 14 | 8 | 57% | 134 |
128 | AUDI/A3 | 14 | 8 | 57% | 121 |
129 | PORSCHE/PANAMERA | 7 | 8 | 214% | 77 |
130 | RENAULT/ZOE | - | 8 | - | 70 |
131 | FER CAR/NAJA ONE | 23 | 7 | -16% | 125 |
132 | PORSCHE/TAYCAN | 21 | 7 | -8% | 120 |
133 | BMW/530E | 7 | 7 | 175% | 31 |
134 | BMW/420I | 6 | 7 | 221% | 20 |
135 | EFFA/V22 | 39 | 6 | -58% | 108 |
136 | HONDA/HR-V | 21 | 6 | -21% | 3.247 |
137 | HYUNDAI/IX35 | 28 | 6 | -41% | 183 |
138 | AUDI/Q8 | 13 | 6 | 27% | 79 |
139 | LEXUS/UX250H | 8 | 6 | 106% | 75 |
140 | RDK/TIGER | 18 | 6 | -8% | 72 |
141 | CITROEN/JUMPER | 7 | 5 | 96% | 34 |
142 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 17 | 5 | -19% | 34 |
143 | AUDI/Q7 | 8 | 5 | 72% | 48 |
144 | HONDA/CIVIC | 27 | 4 | -59% | 1.968 |
145 | JAC/T40 | 16 | 4 | -31% | 63 |
146 | M.BENZ/CLASSEA | 11 | 4 | 0% | 48 |
147 | CHEVROLET/CORVETTE | 8 | 4 | 38% | 38 |
148 | M.BENZ/CLASSEE | 12 | 4 | -8% | 25 |
149 | JAC/v260 | 12 | 3 | -31% | 32 |
150 | KIA/UK2500 | 11 | 3 | -25% | 18 |
151 | M.BENZ/CLASSE GLB | 30 | 3 | -73% | 674 |
152 | NISSAN/LEAF | 37 | 3 | -78% | 175 |
153 | KIA/SPORTAGE | 13 | 3 | -37% | 153 |
154 | FORD/MUSTANG | 5 | 3 | 65% | 105 |
155 | VW/FOX | 5 | 3 | 65% | 51 |
156 | M.BENZ/CLASSE GLA | 9 | 3 | -8% | 50 |
157 | JAC/T50 | 2 | 3 | 313% | 19 |
158 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 24 | 2 | -77% | 199 |
159 | PEUGEOT/BOXER | 7 | 2 | -21% | 50 |
160 | GM/MONTANA | 1 | 2 | 450% | 11 |
161 | FORD/F1000 | - | 2 | - | 3 |
162 | ART TUBOS/A4 | 10 | 2 | -45% | 57 |
163 | JAGUAR/FPACE | 10 | 2 | -45% | 43 |
164 | M.BENZ/A45 AMG | 7 | 2 | -21% | 22 |
165 | AUDI/RS6 AVANT | 5 | 2 | 10% | 12 |
166 | FOTON/AUMARK 1039 | 12 | 1 | -77% | 29 |
167 | EFFA/V25 | 3 | 1 | -8% | 20 |
168 | GM/SILVERADO | 3 | 1 | -8% | 11 |
169 | FORD/F150 | 2 | 1 | 38% | 7 |
170 | DFSK/K01 | - | 1 | - | 7 |
171 | JAC/IEV 330P | - | 1 | - | 3 |
172 | HYUNDAI/H100 | - | 1 | - | 1 |
173 | RENAULT/KANGOO | - | 1 | - | 1 |
174 | FIAT/DOBLO | 6 | 1 | -54% | 310 |
175 | HONDA/FIT | - | 1 | - | 230 |
176 | FIAT/500E | 11 | 1 | -75% | 158 |
177 | SUBARU/XV | - | 1 | - | 108 |
178 | TROLLER/T4 | 7 | 1 | -61% | 76 |
179 | PORSCHE/BOXSTER | 8 | 1 | -66% | 75 |
180 | HONDA/CRV | 9 | 1 | -69% | 69 |
181 | MINI/JCW | 8 | 1 | -66% | 42 |
182 | PORSCHE/CAYMAN | 7 | 1 | -61% | 37 |
183 | VW/FUSCA | 6 | 1 | -54% | 27 |
184 | FYBER/FYBER | 5 | 1 | -45% | 26 |
185 | JAGUAR/F-TYPE | 3 | 1 | -8% | 22 |
186 | FORD/KA | - | 1 | - | 11 |
187 | GM/PRISMA | - | 1 | - | 7 |
188 | TOYOTA/LAND CRUISER | - | 1 | - | 2 |
189 | BMW/M5 | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - junho (11) de 2022
Grupos | Junho | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 16.409 | 29,92% | 249.902 | 33,78% |
General Motors | 8.595 | 15,67% | 105.320 | 14,24% |
Grupo VW | 9.372 | 17,09% | 84.597 | 11,44% |
Hyundai-Kia | 5.080 | 9,26% | 80.711 | 10,91% |
Toyota + Lexus | 6.401 | 11,67% | 80.689 | 10,91% |
Renault-Nissan | 4.428 | 8,07% | 75.247 | 10,17% |
Ford + Troller | 892 | 1,63% | 8.020 | 1,08% |
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Vw escoltou na Fiat porque?
ResponderExcluirVW crescendo e Fiat caindo. Esses são os fatos.
ExcluirUma excelente reportagem que elucida bem as The Best Sellers do mundo automotivo premium mundial:
ResponderExcluirhttps://motor1.uol.com.br/news/591562/mercedes-bmw-rivais-rumo-futuro/
"A Mercedes-Benz é provavelmente a melhor coisa que a BMW tem, e vice-versa. Sem a forte concorrência entre si, estariam numa situação mais difícil e não seriam as referências no mercado de carros premium.
Hoje, são as marcas de carros premium mais populares do mundo. Todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre Mercedes-Benz e BMW. Eles são o objetivo de muitos motoristas. Juntas, venderam quase 4,3 milhões de veículos em 2021, representando 40% das vendas globais de veículos premium e de luxo."
São 2 marcas irmãs que sabem que seus clientes são prioridades. Até mesmo provocações bem humoradas são trocadas entre elas:
https://jornaldocarro.estadao.com.br/fanaticos/bmw-provoca-mercedes-leva-troco/
https://insideevs.uol.com.br/news/460241/bmw-apresenta-veiculos-eletricos-da-mercedes-solidariedade/
https://autoesporte.globo.com/videos/noticia/2018/03/bmw-e-dona-da-mercedes-benz-se-unem-por-compartilhamento-de-carros.ghtml
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/mercedes-benz-e-bmw-fecham-parceria-para-criar-carro-autonomo-juntas/
Reparem bem que a JacAudi não foi citada em nenhum momento. É evidente que ngm se importa com a chinesa.
Total desespero, agora com reportagens para tentar mostrar que a derrocada de BMW e Mercedes perante a Audi. O fato é que a Audi está muito à frente da curva de eletrificação. E ainda CONDUÇÃO AUTÔNOMA, que a Audi lançou seu sistema nível 3 em 2017, e agora a Mercedes está batendo o bumbo do seu sistema em 2022, 5 anos depois.
ExcluirMas tem um problema. O sistema da Mercedes é baseado em LIDAR, e a Audi está operando uma rede de IA como a da Tesla, séculos lux à frente de BMW e Mercedes.
KKKKKKKKK Lidar, usado pelos melhores aviões do mundo (Boeing, Gulfstream e Airbus) deve ser uma bosta mesmo...
ExcluirBom é sempre o que o Carlos4Carros, que nem dirigir sabe fala...
Querida, pra começar o sistema da Mercedes foi aprovado em 2021 e não em 2022.
ExcluirSegundo que ele foi APROVADO pra uso na UE e USA. O da JacAudi não teve aprovação de nenhum órgão regulatório. Inclusive ela desistiu de tentar, já que tudo era gambi.
Terceiro que os carros elétricos da JacAudi são todos gambiarrados da plataforma MQB (que já tem 12 anos) e da mamãe Jacswagen MEB, inclusive até chineses a usam. O da Mercedes é novíssima, tendo estreado em 2021 pra USO EXCLUSIVO DELA. Suas zonas de deformação são as mais tecnológicas do planeta, assim como suas baterias, equipamentos e PRINCIPALMENTE AUTONOMIA.
Quanto a você, resta apenas chorar.
https://motorshow.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2022/05/20220506-364279b269a14fe4946eb12602de82bb-22c0068-102-768x543.jpg
ExcluirQue lapada MCS. Tem horas que você bate muito forte na Carlotinha...
ExcluirKKKKKKKKKKKKKK
A Fiat depende muito de locadoras, e há um limite para absorção de tanta desova. Chega uma hora que satura e aí é necessário ir ao varejo, e aí terá que disputar a preferência do consumidor.
ResponderExcluirEntão, há Pulse x Nivus, e o consumidor vai no Nivus.
E entre Argo e Gol, o consumidor vai em Gol
E entre Cronos e Voyage, o consumidor vai em Voyage.
Se o nivus é bom! Porque não vendi?
ResponderExcluirA volks, esta apenas entregando as vendas de 3 meses acumulados; quando acabar volta para o final da fila. Fatos apenas fatos.
ResponderExcluirChevrolet com uma confortável vantagem de 25.000 carros para o terceiro colocado. A vice liderança do ano já está garantida sem muita preocupação. Quem sabe em 2023 a chinesa não consegue.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.