O
mercado automotivo brasileiro registra 51.692 carros e comerciais leves emplacados em maio de 2022, com dados computados até o
dia 10. Esse número representa um
avanço de 23,6% sobre
abril de 2022, e de 4,7% sobre
maio de 2021.
A média de vendas por dia útil está em 7.385 -
retração de -26% relativamente ao
fechamento do mês anterior.
Em relação ao primeiro decêndio de abril de 2022 temos um
crescimento de 5,9%, enquanto sobre maio de 2021 há uma
retração de -10,3%.
A liderança de mercado está com a Fiat, com 21,3% de participação, seguida da Hyundai, agora com 15,9%.
A terceira mais vendida no mês é a GM, com 13,8%, enquanto a Volkswagen fecha o top 4, com 11,7%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,14%, seguida da GM com 13,97%.
Ranking - montadoras mais vendidas - maio (10) de 2022
Rank | Marca | Maio | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 11.020 | 21,3% | 124.456 | 22,14% |
2 | Hyundai | 8.222 | 15,9% | 62.678 | 11,15% |
3 | GM | 7.131 | 13,8% | 78.515 | 13,97% |
4 | Volkswagen | 6.044 | 11,7% | 53.157 | 9,46% |
5 | Toyota | 5.321 | 10,3% | 62.113 | 11,05% |
6 | Jeep | 3.584 | 6,9% | 44.707 | 7,95% |
7 | Renault | 2.366 | 4,6% | 37.167 | 6,61% |
8 | Honda | 1.460 | 2,8% | 19.148 | 3,41% |
9 | Nissan | 1.450 | 2,8% | 15.228 | 2,71% |
10 | Peugeot | 1.131 | 2,2% | 13.350 | 2,38% |
11 | CAOA Chery | 810 | 1,6% | 13.672 | 2,43% |
12 | Mitsubishi | 677 | 1,3% | 6.743 | 1,20% |
13 | BMW | 439 | 0,8% | 4.262 | 0,76% |
14 | Ford | 438 | 0,8% | 5.844 | 1,04% |
15 | Citroen | 358 | 0,7% | 6.670 | 1,19% |
16 | Volvo | 251 | 0,5% | 1.879 | 0,33% |
17 | Mercedes | 177 | 0,3% | 2.040 | 0,36% |
18 | Kia | 129 | 0,2% | 1.618 | 0,29% |
19 | Land Rover | 122 | 0,2% | 1.418 | 0,25% |
20 | Porsche | 103 | 0,2% | 1.092 | 0,19% |
21 | Iveco | 84 | 0,2% | 1.191 | 0,21% |
22 | Audi | 75 | 0,1% | 1.300 | 0,23% |
23 | VW-MAN | 54 | 0,1% | 888 | 0,16% |
24 | JAC | 46 | 0,1% | 328 | 0,06% |
25 | Mini | 39 | 0,1% | 333 | 0,06% |
26 | Suzuki | 37 | 0,1% | 576 | 0,10% |
27 | RAM | 36 | 0,1% | 518 | 0,09% |
28 | Foton | 11 | 0,0% | 39 | 0,01% |
29 | Jaguar | 8 | 0,0% | 106 | 0,02% |
30 | Dodge | 5 | 0,0% | 59 | 0,01% |
31 | Troller | 5 | 0,0% | 73 | 0,01% |
32 | Subaru | 0 | 0,0% | 192 | 0,03% |
33 | Lexus | 0 | 0,0% | 128 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - maio (10) de 2022
Média diárias | 6.189 | 7.385 | 19% | 6.109 |
Totais | 136.157 | 51.692 | 19% | 562.012 |
Rank | Modelo | Abril | Maio | λ Mai/Ab | YTD |
1 | HYUNDAI/HB20 | 6.502 | 4.044 | 95% | 29.307 |
2 | HYUNDAI/CRETA | 4.255 | 2.767 | 104% | 19.688 |
3 | FIAT/STRADA | 7.983 | 2.679 | 5% | 32.354 |
4 | FIAT/MOBI | 5.911 | 1.948 | 4% | 21.184 |
5 | GM/ONIX | 5.574 | 1.929 | 9% | 24.849 |
6 | VW/T CROSS | 4.570 | 1.918 | 32% | 22.075 |
7 | FIAT/TORO | 5.106 | 1.850 | 14% | 17.946 |
8 | GM/TRACKER | 4.410 | 1.841 | 31% | 16.933 |
9 | JEEP/COMPASS | 4.766 | 1.758 | 16% | 20.759 |
10 | GM/ONIX PLUS | 5.240 | 1.721 | 3% | 19.142 |
11 | FIAT/ARGO | 5.488 | 1.516 | -13% | 17.133 |
12 | VW/GOL | 837 | 1.384 | 420% | 8.576 |
13 | HYUNDAI/HB20S | 3.192 | 1.371 | 35% | 11.326 |
14 | JEEP/RENEGADE | 4.165 | 1.345 | 1% | 16.613 |
15 | TOYOTA/HILUX | 4.069 | 1.325 | 2% | 14.882 |
16 | FIAT/PULSE | 5.520 | 1.325 | -25% | 15.574 |
17 | VW/NIVUS | 2.644 | 1.280 | 52% | 10.937 |
18 | TOYOTA/COROLLA | 3.729 | 1.221 | 3% | 14.055 |
19 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.860 | 1.209 | -2% | 15.652 |
20 | NISSAN/KICKS | 2.473 | 1.042 | 32% | 8.922 |
21 | FIAT/CRONOS | 3.043 | 993 | 3% | 7.404 |
22 | PEUGEOT/208 | 1.736 | 838 | 52% | 8.758 |
23 | RENAULT/KWID | 3.849 | 819 | -33% | 16.070 |
24 | HONDA/CITY | 2.182 | 817 | 18% | 8.361 |
25 | GM/S10 | 2.736 | 707 | -19% | 9.004 |
26 | TOYOTA/YARIS HB | 2.324 | 682 | -8% | 8.154 |
27 | VW/VOYAGE | 302 | 634 | 560% | 1.724 |
28 | RENAULT/MASTER | 829 | 632 | 140% | 3.233 |
29 | HONDA/CITY HATCH | 1.782 | 617 | 9% | 4.594 |
30 | FIAT/FIORINO | 888 | 577 | 104% | 6.432 |
31 | JEEP/COMMANDER | 1.894 | 480 | -20% | 7.306 |
32 | GM/SPIN | 1.611 | 455 | -11% | 3.893 |
33 | MITSUBISHI/L200 | 1.055 | 407 | 21% | 4.176 |
34 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.149 | 397 | 9% | 4.652 |
35 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 1.160 | 386 | 5% | 4.581 |
36 | VW/SAVEIRO | 42 | 345 | 2482% | 1.915 |
37 | FORD/RANGER | 1.111 | 334 | -6% | 4.455 |
38 | RENAULT/SANDERO | 824 | 329 | 25% | 2.882 |
39 | RENAULT/DUSTER | 1.405 | 315 | -30% | 6.703 |
40 | GM/CRUZE SEDAN | 1.115 | 312 | -12% | 3.116 |
41 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 859 | 271 | -1% | 3.476 |
42 | CITROEN/C4 CACTUS | 570 | 232 | 28% | 5.596 |
43 | NISSAN/VERSA | 560 | 208 | 17% | 3.483 |
44 | NISSAN/FRONTIER | 338 | 199 | 85% | 2.686 |
45 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 717 | 196 | -14% | 2.821 |
46 | VW/VIRTUS | 433 | 190 | 38% | 1.970 |
47 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 883 | 182 | -35% | 3.164 |
48 | PEUGEOT/EXPERT | 247 | 170 | 116% | 1.411 |
49 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 217 | 163 | 136% | 801 |
50 | BMW/X1 | 361 | 150 | 31% | 1.184 |
51 | VW/POLO | 329 | 137 | 31% | 1.516 |
52 | VW/TAOS | 225 | 129 | 80% | 2.428 |
53 | VOLVO/XC60 | 136 | 126 | 191% | 764 |
54 | CITROEN/JUMPY | 242 | 125 | 62% | 1.045 |
55 | RENAULT/OROCH | 297 | 115 | 22% | 2.633 |
56 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 544 | 113 | -35% | 3.185 |
57 | RENAULT/LOGAN | 649 | 100 | -52% | 3.531 |
58 | TOYOTA/RAV4 | 15 | 100 | 1995% | 122 |
59 | PEUGEOT/2008 | 289 | 98 | 7% | 2.860 |
60 | BMW/320I | 313 | 96 | -4% | 1.680 |
61 | GM/TRAILBLAZER | 305 | 96 | -1% | 941 |
62 | FIAT/DUCATO | 188 | 77 | 29% | 1.391 |
63 | KIA/K2500 | 203 | 73 | 13% | 763 |
64 | MITSUBISHI/PAJERO | 223 | 68 | -4% | 942 |
65 | IVECO/DAILY 35-150 | 292 | 63 | -32% | 901 |
66 | GM/CRUZE HB | 185 | 61 | 4% | 515 |
67 | RENAULT/CAPTUR | 315 | 56 | -44% | 2.053 |
68 | BMW/X4 | 95 | 55 | 82% | 304 |
69 | MAN-VW/EXPRESS | 176 | 54 | -4% | 888 |
70 | M.BENZ/CLASSEC | 84 | 50 | 87% | 527 |
71 | VOLVO/C40 | 125 | 50 | 26% | 284 |
72 | FIAT/SIENA | 205 | 48 | -26% | 3.854 |
73 | BMW/X3 | 128 | 46 | 13% | 381 |
74 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 243 | 45 | -42% | 909 |
75 | LAND ROVER/DISCOVERY | 96 | 45 | 47% | 498 |
76 | MITSUBISHI/Outlander | 161 | 39 | -24% | 820 |
77 | VOLVO/XC40 | 98 | 39 | 25% | 575 |
78 | FORD/TERRITORY | 99 | 37 | 17% | 401 |
79 | MINI/COOPER | 46 | 35 | 139% | 294 |
80 | PORSCHE/CAYENNE | 75 | 33 | 38% | 259 |
81 | VOLVO/XC90 | 171 | 33 | -39% | 243 |
82 | FORD/MAVERICK | 265 | 32 | -62% | 367 |
83 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 58 | 32 | 73% | 218 |
84 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 40 | 32 | 151% | 304 |
85 | AUDI/Q5 | 93 | 30 | 1% | 524 |
86 | KIA/STONIC | 81 | 30 | 16% | 361 |
87 | PORSCHE/MACAN | 111 | 28 | -21% | 417 |
88 | BMW/X6 | 69 | 28 | 28% | 134 |
89 | M.BENZ/CLA250 | 45 | 28 | 96% | 87 |
90 | FORD/BRONCO | 125 | 27 | -32% | 465 |
91 | BMW/X5 | 102 | 27 | -17% | 378 |
92 | JAC/E-JS1 | 37 | 27 | 129% | 216 |
93 | M.BENZ/GLC | 80 | 27 | 6% | 165 |
94 | RAM/2500 | 83 | 23 | -13% | 463 |
95 | LAND ROVER/DEFENDER | 27 | 23 | 168% | 235 |
96 | VW/AMAROK | 101 | 22 | -32% | 1.834 |
97 | LAND ROVER/EVOQUE | 93 | 22 | -26% | 332 |
98 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 64 | 20 | -2% | 261 |
99 | PEUGEOT/3008 | 74 | 20 | -15% | 178 |
100 | PORSCHE/911 | 45 | 20 | 40% | 145 |
101 | DFSK/V21 | 35 | 18 | 62% | 170 |
102 | HYUNDAI/HR | 81 | 17 | -34% | 501 |
103 | HYUNDAI/TUCSON | 42 | 17 | 27% | 1.700 |
104 | SUZUKI/JIMNY | 85 | 17 | -37% | 315 |
105 | BMW/330E | 14 | 17 | 282% | 76 |
106 | EFFA/V22 | 21 | 15 | 124% | 78 |
107 | IVECO/DAILY 30-130 | 43 | 13 | -5% | 224 |
108 | HONDA/HR-V | 115 | 12 | -67% | 3.232 |
109 | KIA/CARNIVAL | 33 | 12 | 14% | 163 |
110 | AUDI/Q3 | 13 | 12 | 190% | 161 |
111 | PORSCHE/TAYCAN | 23 | 12 | 64% | 104 |
112 | M.BENZ/CLASSE GLB | 63 | 11 | -45% | 652 |
113 | AUDI/E TRON | 10 | 11 | 246% | 31 |
114 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 42 | 10 | -25% | 183 |
115 | HONDA/CIVIC | 77 | 10 | -59% | 1.947 |
116 | KIA/CERATO | 50 | 10 | -37% | 185 |
117 | FER CAR/NAJA ONE | 26 | 10 | 21% | 105 |
118 | AUDI/A5 | 17 | 9 | 66% | 74 |
119 | BMW/M3 | 6 | 9 | 371% | 36 |
120 | IVECO/DAILY | 22 | 8 | 14% | 66 |
121 | JAC/v260 | 6 | 8 | 319% | 25 |
122 | BYD/T3 | 12 | 8 | 110% | 23 |
123 | RAM/3500 | 2 | 8 | 1157% | 12 |
124 | JAC/T40 | 9 | 8 | 179% | 51 |
125 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 5 | 7 | 340% | 19 |
126 | AUDI/A3 SEDAN | 41 | 6 | -54% | 229 |
127 | HYUNDAI/IX35 | 25 | 6 | -25% | 155 |
128 | M.BENZ/CLASSEA | 8 | 6 | 136% | 39 |
129 | DODGE/SPRINTER | 12 | 5 | 31% | 59 |
130 | RAM/1500 | 4 | 5 | 293% | 43 |
131 | TROLLER/T4 | 9 | 5 | 75% | 73 |
132 | PORSCHE/CAYMAN | 7 | 5 | 124% | 34 |
133 | PEUGEOT/PARTNER | 13 | 4 | -3% | 101 |
134 | FOTON/AUMARK 1039 | 8 | 4 | 57% | 20 |
135 | FIAT/500E | 14 | 4 | -10% | 150 |
136 | RDK/TIGER | 11 | 4 | 14% | 52 |
137 | MINI/JCW | 4 | 4 | 214% | 37 |
138 | JAGUAR/FPACE | 6 | 4 | 110% | 35 |
139 | BMW/530E | 2 | 4 | 529% | 21 |
140 | GM/COBALT | - | 4 | - | 19 |
141 | M.BENZ/A45 AMG | 7 | 4 | 80% | 17 |
142 | M.BENZ/CLASSEE | 6 | 4 | 110% | 13 |
143 | BMW/420I | 4 | 4 | 214% | 11 |
144 | FIAT/UNO | 17 | 3 | -45% | 709 |
145 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 13 | 3 | -27% | 115 |
146 | FORD/MUSTANG | 11 | 3 | -14% | 100 |
147 | M.BENZ/GLE | 13 | 3 | -27% | 91 |
148 | PORSCHE/PANAMERA | 9 | 3 | 5% | 65 |
149 | HONDA/CRV | 9 | 3 | 5% | 62 |
150 | VW/FUSCA | 3 | 3 | 214% | 23 |
151 | VOLVO/S90 | 1 | 3 | 843% | 9 |
152 | KIA/UK2500 | 3 | 2 | 110% | 6 |
153 | KIA/SPORTAGE | 39 | 2 | -84% | 139 |
154 | PORSCHE/BOXSTER | 21 | 2 | -70% | 68 |
155 | JAGUAR/EPACE | 2 | 2 | 214% | 50 |
156 | AUDI/A4 | 6 | 2 | 5% | 47 |
157 | M.BENZ/CLASSE GLA | 20 | 2 | -69% | 40 |
158 | CHEVROLET/CORVETTE | 8 | 2 | -21% | 28 |
159 | JAGUAR/F-TYPE | - | 2 | - | 20 |
160 | JAC/T60 | 6 | 2 | 5% | 19 |
161 | BMW/I3 | - | 2 | - | 18 |
162 | AUDI/RS6 AVANT | 1 | 2 | 529% | 7 |
163 | FORD/ESCORT | 1 | 2 | 529% | 3 |
164 | GM/ASTRA SEDAN | - | 2 | - | 2 |
165 | EFFA/V25 | 4 | 1 | -21% | 17 |
166 | FORD/TRANSIT | 4 | 1 | -21% | 16 |
167 | GM/SILVERADO | - | 1 | - | 8 |
168 | NISSAN/LEAF | 33 | 1 | -90% | 136 |
169 | AUDI/A3 | 7 | 1 | -55% | 100 |
170 | AUDI/Q8 | 9 | 1 | -65% | 61 |
171 | VW/FOX | 3 | 1 | 5% | 44 |
172 | GM/CAMARO | 16 | 1 | -80% | 24 |
173 | FYBER/FYBER | 3 | 1 | 5% | 21 |
174 | JAC/T50 | 4 | 1 | -21% | 15 |
175 | HONDA/ACCORD | 1 | 1 | 214% | 13 |
176 | AUDI/A6 | 3 | 1 | 5% | 12 |
177 | JEEP/WRANGLER | 3 | 1 | 5% | 12 |
178 | VW/UP | 2 | 1 | 57% | 9 |
179 | CITROEN/C4L | 5 | 1 | -37% | 6 |
180 | BMW/118i | 2 | 1 | 57% | 3 |
181 | GM/CLASSIC | - | 1 | - | 1 |
182 | FORD/FIESTA | - | 1 | - | 1 |
183 | FORD/FIESTA SEDAN | - | 1 | - | 1 |
184 | PEUGEOT/308 | - | 1 | - | 1 |
185 | TOYOTA/ETIOS HB | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - maio (10) de 2022
Grupos | Maio | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 16.218 | 31,37% | 190.951 | 33,98% |
General Motors | 7.131 | 13,80% | 78.515 | 13,97% |
Hyundai-Kia | 8.351 | 16,16% | 64.296 | 11,44% |
Toyota + Lexus | 5.321 | 10,29% | 62.241 | 11,07% |
Renault-Nissan | 4.493 | 8,69% | 59.138 | 10,52% |
Grupo VW | 6.276 | 12,14% | 56.437 | 10,04% |
Ford + Troller | 443 | 0,86% | 5.917 | 1,05% |
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
A desova louca da VW para galgar posições no mercado, funcionou.
ResponderExcluirAté o malfadado Taos, que é um mico de mercado, conseguiu desovar algumas unidades.
Estão de parabéns!
Eles têm uma moçoila interneteira no departamento de marketing deles que trata de fazer esse serviço quando os pátios estão muito cheios. Preciso dizer o nome dela? Kkkk
ExcluirGol - 420%
ExcluirVoyage - 560%
Saveiro - 2482%
DESOVA LOUQUÍSSIMA de velharias salvando a VW kkkkkk
Volvo 251
ResponderExcluirKia 129
Land Rover 122
Audi 75
Audi sendo currada sem dó por suas concorrentes diretas. Na faixa infra-premium, tem sido destaque negativo.
Mercado está disfuncional. O torra-torra da Fuckwagen junto às "loucadoras" revela números irreais. Quem viver morrerá!
ResponderExcluirMercado dando indícios de normalização, mas não tanto, pq VW com fábricas paradas novamente (Anchieta), mas Taubaté voltando, logo Gol e Voyage pululam no ranking e crescem exponencialmente, dada a volúpia com que as locadoras abocanham Gol e Voyage, carros confiáveis e de baixo custo de manutenção. Isso não é uma desova, é uma dinâmica natural do mercado, com carros já amortizados sendo vendidos no segmento locadoras.
ResponderExcluirInfelizmente o consumidor comum não se beneficia com esses carros amortizados com preços de lançamentos, só as locadoras é que recebem descontos generosos.
ExcluirClaro que se beneficia, pq esses carros vendidos com descontos são ofertados no segmento de locação ou de assinatura a preços mais baixos. O consumidor pode pegar esses carros a preços bem competitivos. Então o consumidor se beneficia sim.
ExcluirMercado está disfuncional. O torra-torra da Fuckwagen junto às "loucadoras" revela números irreais. Quem viver morrerá!
ExcluirEsse pum gasoso nas vendas da VW se deve à chegada da nova remessa de tampões de plástico que estava represada lá na China.
ExcluirOs Voos de Galinha da JACSWAGEM ja estao diminuindo, os estoques do Trio Monstrinho que precisam ser vendidos se nao virarao sucatas com as novas leis de reducao de poluentes, praticamente zeraram.
ResponderExcluirO restante tudo normal o pouco aumento de vendas se da pq se nao vendeu quase nada mes anterior e nesse mes vende uma ou duas unidades faz a diferença.
Que fase Jacswagen que Fase.
Aproveitado a briga das sub premiuns JACAUDI X JAC MOTORS esta interessante.
Esta dificil opinar qual das duas e mais insignificante.
FATOS APENAS FATOS!!
E a ereção da VW continua ! Haters piram...
ResponderExcluirUi, ui, ui! Tá animadinho com a ereção?
ExcluirEreção que em breve irá causar uma ejaculação em sua boquinha gulosa!
ExcluirCarlota fica doida pra andar de Polo, e ter muita ereçao
ExcluirQue eu sei, o carro de menina é o hb20
ExcluirNão adianta a Volkswagen vende mesmo mais caros sim,em compensação a qualidade é 10 em custo benefício
ResponderExcluirTá maluco Pepeta? Jacswagen tem o pior cxb do mercado, são carros caros, pelados e de manutenção caríssima.
ExcluirComo profetizei, o ponto de inflexão da Fiat (matematicamente: ∂Share-GM/∂t=0) já passou, e agora ela está em uma descendente (matematicamente: ∂Share-GM/∂t=0, a derivada da função Share contra o tempo é negativa), mostrando que eu estava certo a GM agora perde mercado.
ResponderExcluirE como profetizei, o ponto de inflexão do share da VW (matematicamente: ∂Share-VW/∂t=0) está mais do que provado, pois desde o começo do mês que a derivada da curva de share está crescendo, o que, para aqueles que conhecem Cálculo Diferencial e Integral, sabem que é ganho de mercado. Isso fica claro com a derivada de 1ª ordem da curva de share (matematicamente: ∂Share-VW/∂t>0) está muito positiva.
No final do mês, a integral da curva de share da VW (∫f(Share-VW) ∂t) no tempo, que, para quem conhece Cálculo Diferencia e Integral sabe, será o volume total de vendas da VW, que certamente será maior que a integral da curva de share da Toyota (∫f(Share-VW) ∂t).
Isso tudo mostra matematicamente, por meio de Cálculo Diferencial e Integral, que a VW está iniciando a currada na GM e vai assumir a 3ª posição!
Conta a do papagaio agora
ExcluirSó acredito quando chegar no fim do ano, enquanto isso continuem bostejando esses cálculos de copia e cola carlota, TODOS sabemos que você não manja de carros e sim de ereções... 🤣🤭
ExcluirBlnnrdts bealhgtsd conmgrtiadfs. É isso que você disse.
Excluir13 x linhas escritas pra não dizer bosta nenhuma...
ExcluirAcho que a cherry esta abrindo o bico
ResponderExcluirSerá?
ExcluirEles queriam comprar: A fabrica da ford caminhões, ford Bahia, e a Troller. Foi um vôo de galinha?
ExcluirNão é a Chery que abriu o bico , é o cliente que a abriu os olhos! Depois de 12 anos e 15 modelos descontinuados entre o primeiro e o terceiro ano de fabricação ele conseguiu enxergar o Óbvio, esta empresa é sacana e trapaceira. Qto a comprar Fabrica da Ford!? Blefe , especulação de mercado para ganhar credibilidade! O pior esta por vim , questão de meses vai voltar fechar concessionaria como foi da vez que tive este lixo, não tem como 150 concessionarias se sustentar vendendo mesmo de 1000 carros/ mês. mesmo assim mais da metade venda direta /locadora. Todo dia que um modelo atingir mais de 30 vendas é certo que é venda direta , tanto que no outro dia volta ao patamar normal. ou seja 150 ccs vendendo 600 veículos , da 4 carros loja. Não se sustenta. A fabrica de Goiás so não fechou ainda pq divide espaço e despesa com Hyundai , mas não sabem ate qdo aguentam . Ja a de SP tinha capacidade para 150.000 veiculos ano e vendeu 12 durante todo o ano., Ociosidade total!
ExcluirUma observação. A capacidade instalada da fábrica de Jacareí era de 50 mil veículos. 150 mil seria em uma eventual expansão, já que a área no entorno permitiria um projeto da envergadura, que nunca chegou nem perto de ocorrer.
ExcluirFoda que no terreno onde está a Caoa Chery, era para a ser a Hyundai, que no último minuto desistiu de se instalar em Jacareí, pois o governo do PT na época deu para trás e recuou de benefícios fiscais já acordados com os coreanos e foram para Piracicaba. A história teria sido outra.
Se acontecer de não reativar a produção, o que é provável, ao menos a fábrica é moderna, pode tranquilamente receber outra montadora, já que a localização de Jacareí é excelente, a cidade é um dos principais entroncamentos rodoviários de SP e tem a enorme vantagem de ter uma aduana.
A Caoa Chery nunca chegou nem perto de compensar a perda da Hyundai e sem falar que pagavam uma mixaria para os funcionários.
Fora a péssima estratégia de vendas e retirar modelos em curto prazo, o índice de nacionalização de componentes era baixíssimo, o que eleva custos, ainda mais impactados pela alta do dólar e pela escassez de contêineres e a disparada no valor do frete naval. E até os motores e transmissões que era feitos em Jacareí e a cor da China. Isso sem falar em não desenvolver fornecedores locais e o entorno da fábrica. Qual a lógica, por exemplo, de trazer válvulas de admissão e escape da China, sendo que há menos de 10km da fábrica de Jacareí, a Eaton produz válvulas de motores, atendendo Brasil, América Latina, EUA, Europa, etc? A Teknia Automotive tem planta bem próxima da Chery, poderia fornecer componentes estampados, injetados e tubulares. A Gates tem toda a sua operação na América do Sul concentrada em Jacareí. E por aí vai. E os caras trazendo quase tudo da China. Receita para o fracasso tá aí
Parece que a morte do fundador "Sr. Caoa" começa fazer falta!
ExcluirEsta empresa é um fracasso , não é seria , brinca de fazer carrinho e faz o cliente de idiota. A capacidade de 150.000 veículos li em uma reportagem ,mas mesmo os 50.000 veículos resulta em 75 % de ociosidade para demanda de 12.000 veículos. Tigo era muito fraco, chance zero de dar certo: projeto chines de mais de uma década do Cielo , motor turbo mais fraco do mercado (98 cv ) , entre eixo de hatch , apenas2 air bags... Arriso também , muito a quem de seus concorrentes Tigo 5, 7 e 8 so sobrevivem pq são subsidiados pela produção da Hyndai, mas e sustentável a longo prazo. Projetos que nascem com data de validade programada.
ResponderExcluirEu moro em Jacareí. A plataforma em linha na Planta de Jacareí tem capacidade de 50 mil veículos/ano, mas o prédio em sua estrutura atual comportaria uma segunda plataforma que elevaria a capacidade para 82 mil/ano. 150 mil somente com a ampliação da fábrica (novos prédios e novos módulos de produção). A estrutura atual é moderna, não tem os problemas de obsolência como tinha nas plantas da Ford e da Toyota em São Bernardo do Campo. Além da logística de escoamento ser simplificada, o Vale do Paraíba em geral tem terrenos industriais mais baratos do que se tem no ABCD, Barueri/Osasco, Jundiaí, Campinas e áreas semelhantes de atratividade para terrenos industriais ou logísticos. Em outras palavras, o prédio da Caoa Chery em Jacareí ao menos é bem interessante para alguma outra montadora, caso o mercado brasileiro reaja no futuro.
ExcluirGestão da Caoa Chery não tem visão de futuro. Com tantos fornecedores de autopeças em um país de 100km da fábrica em Jacareí, com Jacareí tendo acesso direto para São Paulo, Aeroporto de Viracopos e os Portos de Santos e São Sebastião, beira ao ridículo o planejamento logístico tão ruim que a Chery tinha. Pessoal em Anápolis ainda teve sorte do Regime Fiscal do Centro-Oeste ter sido prorrogado até 2025, pois se não fosse, iriam fechar tudo e levar para Jacareí, como cogitaram
*raio de 100km, não país (maldito corretor) kkkk
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.