A Toyota do Brasil anunciou o retorno ao Brasil de seu sedã grande, o Camry. A partir de agora, o modelo será comercializado no país somente em versão híbrida. O veículo começa a ser vendido nesta semana em todas as concessionárias da marca no Brasil, com preço de R$ 331.790.
Disponível em configuração única, XLE, o sedã adota o motor 2.5L DOHC de quatro cilindros, que, somado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima combinada de 211 cv.
O Camry XLE 2023 híbrido vem equipado com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas.
O Camry ainda conta com painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. E vem com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LEDs.
A linha 2023 do sedã de luxo da Toyota recebeu aprimoramentos em segurança, principalmente no TSS, o Toyota Safety Sense – o pacote de segurança ativa da marca.
A partir de agora, portanto, o Camry passa a oferecer itens como o Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), o Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), que recebeu melhorias na detecção de pedestre à noite e ciclistas que se aproximem, até mesmo em curvas. Além disso, foi adicionada a função de Assistência de Direção de Emergência (ESA), que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes.
O TSS do Camry conta também com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, Faróis altos automáticos (AHB), além da detecção de automóveis e frenagem automática de emergência que estão inclusos no PCS. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas, e não para substituí-lo.
A lista de itens de segurança do Camry inclui ainda nove airbags: dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois de cortina, dois laterais para os integrantes do assento traseiro e um de joelho para o motorista. Também fazem parte o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS), Alerta de Ponto Cego (BSM) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior.
Desempenho e consumo
O motor combustão de 2.5L DOHC de quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, mais três motores elétricos que juntos entregam 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 211 cv.
O automóvel conta com transmissão automática eCVT. O motorista tem à disposição quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport. Com tração dianteira, o Camry é equipado com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente, com barras estabilizadoras na traseira.
Design
O novo Camry também recebeu atualizações no design frontal, com o alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama. Além disso, ele vem com detalhes cromados nas laterais do para-choque.
Outra novidade são os jogos de rodas de 18 polegadas de liga leve.
Tecnologia e conveniência
O novo sedã híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento de aplicativos de navegação e música com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas.
O Toyota Camry conta com ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. Ainda disponibiliza, de série, o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação.
Garantia
A nova linha Camry tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro).
Preços
Camry XLE – R$ 331.790,00
mais um pra currar os sedans da infra-premium audi
ResponderExcluirA Toyota agora HUMILHOU seu concorrente direto A4, que não tem tecnologia para ser híbrido.
ResponderExcluirAonde são rivais?
Excluirmatador de audi, muito TOP
ResponderExcluirNem rivais são
ResponderExcluirHíbrido não plug-in e não tem motor turbo,painel nem é digital
ResponderExcluirFODA-SE VIRA-LATA IMUNDO. NGM TA NEM AE PRA SUA OPINIÃO KENGA FDP.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.