A terceira mais vendida no mês é a Volkswagen, com 14,2%, enquanto a Hyundai fecha o top 4, com 11,7%.
Entre os modelos, destaque para o Volkswagen Gol retornando ao top 5, já superando 6.000 unidades vendidas. Ranking - montadoras mais vendidas - maio (27) de 2022
Rank | Marca | Maio | Acumulado | ||
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) | ||
1 | FIAT | 33.589 | 22,1% | 147.020 | 22,20% |
2 | GM | 22.525 | 14,8% | 93.905 | 14,18% |
3 | Volkswagen | 21.570 | 14,2% | 68.683 | 10,37% |
4 | Hyundai | 17.728 | 11,7% | 72.184 | 10,90% |
5 | Toyota | 15.270 | 10,0% | 72.059 | 10,88% |
6 | Jeep | 11.028 | 7,3% | 52.151 | 7,87% |
7 | Renault | 6.209 | 4,1% | 41.008 | 6,19% |
8 | Nissan | 5.402 | 3,6% | 19.180 | 2,90% |
9 | Honda | 3.764 | 2,5% | 21.451 | 3,24% |
10 | CAOA Chery | 2.737 | 1,8% | 15.599 | 2,36% |
11 | Peugeot | 2.682 | 1,8% | 14.900 | 2,25% |
12 | Mitsubishi | 2.169 | 1,4% | 8.235 | 1,24% |
13 | Ford | 1.410 | 0,9% | 6.816 | 1,03% |
14 | Citroen | 1.399 | 0,9% | 7.709 | 1,16% |
15 | BMW | 1.143 | 0,8% | 4.966 | 0,75% |
16 | Volvo | 546 | 0,4% | 2.174 | 0,33% |
17 | Mercedes | 433 | 0,3% | 2.296 | 0,35% |
18 | Kia | 379 | 0,2% | 1.868 | 0,28% |
19 | Audi | 322 | 0,2% | 1.547 | 0,23% |
20 | Iveco | 291 | 0,2% | 1.398 | 0,21% |
21 | Porsche | 250 | 0,2% | 1.239 | 0,19% |
22 | Land Rover | 250 | 0,2% | 1.546 | 0,23% |
23 | RAM | 180 | 0,1% | 662 | 0,10% |
24 | VW-MAN | 166 | 0,1% | 1.000 | 0,15% |
25 | JAC | 110 | 0,1% | 392 | 0,06% |
26 | Suzuki | 96 | 0,1% | 635 | 0,10% |
27 | Mini | 80 | 0,1% | 374 | 0,06% |
28 | Foton | 28 | 0,0% | 56 | 0,01% |
29 | Jaguar | 18 | 0,0% | 116 | 0,02% |
30 | Dodge | 11 | 0,0% | 65 | 0,01% |
31 | Lexus | 7 | 0,0% | 135 | 0,02% |
32 | Troller | 7 | 0,0% | 75 | 0,01% |
33 | Subaru | 0 | 0,0% | 192 | 0,03% |
Ranking - carros mais vendidos - maio (27) de 2022
Média diárias | 6.189 | 7.598 | 23% | 6.368 | |
Totais | 136.152 | 151.961 | 23% | 662.263 | |
Rank | Modelo | Abril | Maio | λ Mai/Ab | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 7.982 | 10.098 | 39% | 39.772 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 6.502 | 8.883 | 50% | 34.146 |
3 | FIAT/MOBI | 5.911 | 6.411 | 19% | 25.647 |
4 | GM/ONIX | 5.574 | 6.185 | 22% | 29.104 |
5 | VW/GOL | 837 | 6.035 | 693% | 13.227 |
6 | GM/TRACKER | 4.409 | 5.960 | 49% | 21.050 |
7 | HYUNDAI/CRETA | 4.255 | 5.862 | 52% | 22.783 |
8 | VW/T CROSS | 4.570 | 5.718 | 38% | 25.875 |
9 | JEEP/COMPASS | 4.766 | 5.153 | 19% | 24.154 |
10 | GM/ONIX PLUS | 5.240 | 5.066 | 6% | 22.486 |
11 | FIAT/TORO | 5.105 | 4.787 | 3% | 20.882 |
12 | JEEP/RENEGADE | 4.165 | 4.679 | 24% | 19.947 |
13 | NISSAN/KICKS | 2.473 | 4.258 | 89% | 12.138 |
14 | FIAT/PULSE | 5.520 | 3.899 | -22% | 18.147 |
15 | TOYOTA/HILUX | 4.069 | 3.708 | 0% | 17.265 |
16 | VW/NIVUS | 2.644 | 3.656 | 52% | 13.313 |
17 | TOYOTA/COROLLA | 3.729 | 3.589 | 6% | 16.422 |
18 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.860 | 3.416 | -3% | 17.859 |
19 | FIAT/ARGO | 5.488 | 3.179 | -36% | 18.795 |
20 | VW/VOYAGE | 302 | 3.156 | 1050% | 4.246 |
21 | FIAT/CRONOS | 3.043 | 3.145 | 14% | 9.556 |
22 | HYUNDAI/HB20S | 3.192 | 2.767 | -5% | 12.722 |
23 | RENAULT/KWID | 3.849 | 2.447 | -30% | 17.697 |
24 | GM/S10 | 2.736 | 2.400 | -4% | 10.697 |
25 | HONDA/CITY | 2.182 | 2.108 | 6% | 9.652 |
26 | TOYOTA/YARIS HB | 2.324 | 2.020 | -4% | 9.492 |
27 | FIAT/FIORINO | 888 | 1.678 | 108% | 7.533 |
28 | HONDA/CITY HATCH | 1.782 | 1.596 | -1% | 5.573 |
29 | GM/SPIN | 1.611 | 1.549 | 6% | 4.987 |
30 | MITSUBISHI/L200 | 1.055 | 1.360 | 42% | 5.129 |
31 | VW/SAVEIRO | 42 | 1.349 | 3433% | 2.919 |
32 | PEUGEOT/208 | 1.736 | 1.264 | -20% | 9.184 |
33 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 1.160 | 1.192 | 13% | 5.387 |
34 | JEEP/COMMANDER | 1.894 | 1.191 | -31% | 8.017 |
35 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.148 | 1.146 | 10% | 5.399 |
36 | RENAULT/MASTER | 829 | 1.128 | 50% | 3.729 |
37 | RENAULT/DUSTER | 1.404 | 1.124 | -12% | 7.511 |
38 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 717 | 1.051 | 61% | 3.676 |
39 | FORD/RANGER | 1.111 | 1.042 | 3% | 5.163 |
40 | CITROEN/C4 CACTUS | 570 | 1.032 | 99% | 6.396 |
41 | GM/CRUZE SEDAN | 1.115 | 981 | -3% | 3.785 |
42 | PEUGEOT/2008 | 289 | 877 | 234% | 3.639 |
43 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 859 | 750 | -4% | 3.955 |
44 | RENAULT/SANDERO | 824 | 732 | -2% | 3.285 |
45 | VW/TAOS | 225 | 674 | 230% | 2.973 |
46 | NISSAN/FRONTIER | 338 | 637 | 107% | 3.124 |
47 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 883 | 572 | -29% | 3.554 |
48 | VW/VIRTUS | 433 | 536 | 36% | 2.316 |
49 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 217 | 512 | 160% | 1.150 |
50 | NISSAN/VERSA | 560 | 472 | -7% | 3.747 |
51 | BMW/X1 | 361 | 409 | 25% | 1.443 |
52 | PEUGEOT/EXPERT | 247 | 396 | 76% | 1.636 |
53 | VW/POLO | 329 | 360 | 20% | 1.739 |
54 | CITROEN/JUMPY | 242 | 360 | 64% | 1.278 |
55 | BMW/320I | 313 | 327 | 15% | 1.911 |
56 | RENAULT/OROCH | 297 | 314 | 16% | 2.832 |
57 | RENAULT/LOGAN | 649 | 274 | -54% | 3.705 |
58 | VOLVO/XC60 | 136 | 270 | 118% | 908 |
59 | FIAT/DUCATO | 188 | 233 | 36% | 1.546 |
60 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 544 | 232 | -53% | 3.304 |
61 | KIA/K2500 | 203 | 227 | 23% | 917 |
62 | GM/TRAILBLAZER | 305 | 202 | -27% | 1.047 |
63 | IVECO/DAILY 35-150 | 292 | 200 | -25% | 1.038 |
64 | TOYOTA/RAV4 | 15 | 193 | 1315% | 215 |
65 | MITSUBISHI/PAJERO | 223 | 190 | -6% | 1.064 |
66 | RENAULT/CAPTUR | 315 | 189 | -34% | 2.186 |
67 | MAN-VW/EXPRESS | 176 | 166 | 4% | 1.000 |
68 | HYUNDAI/TUCSON | 42 | 155 | 306% | 1.838 |
69 | GM/CRUZE HB | 185 | 152 | -10% | 606 |
70 | FORD/MAVERICK | 265 | 147 | -39% | 482 |
71 | BMW/X4 | 95 | 140 | 62% | 389 |
72 | FIAT/SIENA | 205 | 124 | -33% | 3.930 |
73 | AUDI/Q3 | 13 | 119 | 907% | 268 |
74 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 243 | 118 | -47% | 982 |
75 | LAND ROVER/DISCOVERY | 96 | 109 | 25% | 562 |
76 | FORD/TERRITORY | 99 | 108 | 20% | 472 |
77 | MITSUBISHI/Outlander | 161 | 107 | -27% | 888 |
78 | VOLVO/XC90 | 171 | 100 | -36% | 310 |
79 | M.BENZ/CLASSEC | 84 | 95 | 24% | 572 |
80 | FORD/BRONCO | 125 | 92 | -19% | 530 |
81 | VOLVO/XC40 | 98 | 91 | 2% | 627 |
82 | RAM/2500 | 83 | 89 | 18% | 529 |
83 | BMW/X3 | 128 | 88 | -24% | 423 |
84 | PEUGEOT/PARTNER | 13 | 86 | 628% | 183 |
85 | VOLVO/C40 | 125 | 82 | -28% | 316 |
86 | PORSCHE/CAYENNE | 75 | 78 | 14% | 304 |
87 | PORSCHE/MACAN | 111 | 77 | -24% | 466 |
88 | KIA/STONIC | 81 | 75 | 2% | 406 |
89 | M.BENZ/CLA250 | 45 | 74 | 81% | 133 |
90 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 58 | 74 | 40% | 260 |
91 | MINI/COOPER | 46 | 72 | 72% | 331 |
92 | JAC/E-JS1 | 37 | 72 | 114% | 261 |
93 | M.BENZ/GLC | 80 | 72 | -1% | 210 |
94 | RAM/3500 | 2 | 70 | 3750% | 74 |
95 | AUDI/Q5 | 93 | 67 | -21% | 561 |
96 | DFSK/V21 | 35 | 62 | 95% | 214 |
97 | BMW/X5 | 102 | 61 | -34% | 412 |
98 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 64 | 57 | -2% | 298 |
99 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 40 | 56 | 54% | 328 |
100 | PEUGEOT/3008 | 74 | 56 | -17% | 214 |
101 | BMW/X6 | 69 | 55 | -12% | 161 |
102 | IVECO/DAILY 30-130 | 43 | 54 | 38% | 265 |
103 | PORSCHE/911 | 45 | 53 | 30% | 178 |
104 | LAND ROVER/EVOQUE | 93 | 50 | -41% | 360 |
105 | VW/AMAROK | 101 | 44 | -52% | 1.856 |
106 | AUDI/A5 | 17 | 41 | 165% | 106 |
107 | SUZUKI/JIMNY | 85 | 39 | -50% | 337 |
108 | HYUNDAI/HR | 81 | 38 | -48% | 522 |
109 | IVECO/DAILY | 22 | 37 | 85% | 95 |
110 | LAND ROVER/DEFENDER | 27 | 35 | 43% | 247 |
111 | NISSAN/LEAF | 33 | 35 | 17% | 170 |
112 | EFFA/V22 | 21 | 34 | 78% | 97 |
113 | KIA/CERATO | 50 | 30 | -34% | 205 |
114 | VW/JETTA | 4 | 27 | 643% | 72 |
115 | HONDA/CIVIC | 77 | 26 | -63% | 1.963 |
116 | M.BENZ/CLASSE GLB | 63 | 26 | -55% | 667 |
117 | AUDI/A3 SEDAN | 41 | 26 | -30% | 249 |
118 | M.BENZ/GLE | 13 | 26 | 120% | 114 |
119 | BMW/330E | 14 | 26 | 104% | 85 |
120 | AUDI/E TRON | 10 | 26 | 186% | 46 |
121 | KIA/CARNIVAL | 33 | 25 | -17% | 176 |
122 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 42 | 24 | -37% | 197 |
123 | FER CAR/NAJA ONE | 26 | 23 | -3% | 118 |
124 | HYUNDAI/IX35 | 25 | 22 | -3% | 171 |
125 | HONDA/HR-V | 115 | 21 | -80% | 3.241 |
126 | RAM/1500 | 4 | 21 | 478% | 59 |
127 | PORSCHE/TAYCAN | 23 | 20 | -4% | 112 |
128 | FIAT/UNO | 17 | 18 | 16% | 724 |
129 | GM/EQUINOX | 24 | 18 | -18% | 64 |
130 | BMW/M3 | 6 | 18 | 230% | 45 |
131 | RDK/TIGER | 11 | 16 | 60% | 64 |
132 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 5 | 16 | 252% | 28 |
133 | JAC/T40 | 9 | 15 | 83% | 58 |
134 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 13 | 14 | 18% | 126 |
135 | KIA/SPORTAGE | 39 | 13 | -63% | 150 |
136 | AUDI/Q8 | 9 | 12 | 47% | 72 |
137 | M.BENZ/CLASSEE | 6 | 12 | 120% | 21 |
138 | JAC/v260 | 6 | 12 | 120% | 29 |
139 | FOTON/AUMARK 1039 | 8 | 12 | 65% | 28 |
140 | FIAT/500E | 14 | 11 | -14% | 157 |
141 | JAGUAR/FPACE | 6 | 10 | 83% | 41 |
142 | DODGE/SPRINTER | 12 | 10 | -8% | 64 |
143 | HONDA/CRV | 9 | 9 | 10% | 68 |
144 | M.BENZ/CLASSE GLA | 20 | 9 | -51% | 47 |
145 | M.BENZ/CLASSEA | 8 | 9 | 24% | 42 |
146 | KIA/UK2500 | 3 | 9 | 230% | 13 |
147 | AUDI/A3 | 7 | 8 | 26% | 107 |
148 | PORSCHE/BOXSTER | 21 | 8 | -58% | 74 |
149 | MINI/JCW | 4 | 8 | 120% | 41 |
150 | BYD/T3 | 12 | 8 | -27% | 23 |
151 | TROLLER/T4 | 9 | 7 | -14% | 75 |
152 | PORSCHE/PANAMERA | 9 | 7 | -14% | 69 |
153 | LEXUS/UX250H | 20 | 7 | -62% | 68 |
154 | AUDI/Q7 | 6 | 7 | 28% | 42 |
155 | PORSCHE/CAYMAN | 7 | 7 | 10% | 36 |
156 | CHEVROLET/CORVETTE | 8 | 7 | -4% | 33 |
157 | BMW/530E | 2 | 7 | 285% | 24 |
158 | JAC/T60 | 6 | 7 | 28% | 24 |
159 | FIAT/DOBLO | 3 | 6 | 120% | 309 |
160 | AUDI/A4 | 6 | 6 | 10% | 51 |
161 | VW/FUSCA | 3 | 6 | 120% | 26 |
162 | M.BENZ/A45 AMG | 7 | 6 | -6% | 19 |
163 | FORD/MUSTANG | 11 | 5 | -50% | 102 |
164 | JAGUAR/EPACE | 2 | 5 | 175% | 53 |
165 | VW/FOX | 3 | 5 | 83% | 48 |
166 | BMW/420I | 4 | 5 | 38% | 12 |
167 | CITROEN/JUMPER | 2 | 5 | 175% | 27 |
168 | GM/COBALT | - | 4 | - | 19 |
169 | AUDI/A6 | 3 | 4 | 47% | 15 |
170 | HONDA/ACCORD | 1 | 4 | 340% | 15 |
171 | FORD/ECOSPORT | 2 | 4 | 120% | 11 |
172 | AUDI/RS6 AVANT | 1 | 4 | 340% | 9 |
173 | FORD/TRANSIT | 4 | 4 | 10% | 19 |
174 | FYBER/FYBER | 3 | 3 | 10% | 23 |
175 | JAGUAR/F-TYPE | - | 3 | - | 21 |
176 | JEEP/CHEROKEE | 2 | 3 | 65% | 20 |
177 | BMW/I3 | - | 3 | - | 19 |
178 | VOLVO/S90 | 1 | 3 | 230% | 9 |
179 | M.BENZ/CLA45 | 2 | 3 | 65% | 9 |
180 | EFFA/V25 | 4 | 3 | -18% | 19 |
181 | M.BENZ/SPRINTER 315 | - | 3 | - | 3 |
182 | GM/CAMARO | 16 | 2 | -86% | 25 |
183 | JAC/T50 | 4 | 2 | -45% | 16 |
184 | JEEP/WRANGLER | 3 | 2 | -27% | 13 |
185 | VW/UP | 2 | 2 | 10% | 10 |
186 | BUGRE/BGR5 | 1 | 2 | 120% | 8 |
187 | CITROEN/C4L | 5 | 2 | -56% | 7 |
188 | BMW/M8 | 1 | 2 | 120% | 5 |
189 | FORD/FOCUS | - | 2 | - | 4 |
190 | BMW/118i | 2 | 2 | 10% | 4 |
191 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | - | 2 | - | 4 |
192 | FORD/ESCORT | 1 | 2 | 120% | 3 |
193 | GM/ASTRA SEDAN | - | 2 | - | 2 |
194 | TOYOTA/ETIOS HB | - | 2 | - | 2 |
195 | PEUGEOT/BOXER | 11 | 2 | -80% | 43 |
196 | GM/SILVERADO | - | 2 | - | 9 |
197 | FORD/F150 | 2 | 2 | 10% | 6 |
198 | AGRALE/AGRALE MARRUA | - | 2 | - | 2 |
199 | JAC/T8 | - | 2 | - | 2 |
200 | AUDI/RSQ3 | 3 | 1 | -63% | 13 |
201 | VW/CROSS FOX | - | 1 | - | 4 |
202 | TOYOTA/CAMRY | - | 1 | - | 1 |
203 | GM/CLASSIC | - | 1 | - | 1 |
204 | FORD/FIESTA | - | 1 | - | 1 |
205 | RENAULT/KANGOO | - | 1 | - | 1 |
206 | AUDI/S3 | - | 1 | - | 1 |
207 | HYUNDAI/SANTAFE | - | 1 | - | 1 |
208 | FORD/FIESTA SEDAN | - | 1 | - | 1 |
209 | VW/SPACE FOX | - | 1 | - | 1 |
210 | DODGE/JOURNEY | - | 1 | - | 1 |
211 | PEUGEOT/308 | - | 1 | - | 1 |
212 | GM/MONTANA | 2 | 1 | -45% | 9 |
213 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 1 | 1 | 10% | 7 |
214 | MAHINDRA/HWKCS34 | - | 1 | - | 1 |
215 | HITECH/ECOCARGO | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - maio (27) de 2022
Grupos | Maio | Acumulado | |||
Vendas | Share | Vendas | Share | ||
Stellantis | 49.180 | 32,36% | 223.905 | 33,81% | |
General Motors | 22.525 | 14,82% | 93.905 | 14,18% | |
Hyundai-Kia | 18.107 | 11,92% | 74.052 | 11,18% | |
Grupo VW | 22.308 | 14,68% | 72.469 | 10,94% | |
Toyota + Lexus | 15.277 | 10,05% | 72.194 | 10,90% | |
Renault-Nissan | 13.780 | 9,07% | 68.423 | 10,33% | |
Ford + Troller | 1.417 | 0,93% | 6.891 | 1,04% |
Veja mais rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Apenas pelos fatos. VW continua a crescer, e todas as demais a cair.
ResponderExcluirDESOVA LOUQUÍSSIMA DAS VELHARIAS
ExcluirGol - 693%
Voyage - 1050%
Saveiro - 3433%
Proconve 7 mandou desovar os estoques dos carros obsoletos que não atender às novas legislações. Então é isso, apenas fatos
Levem um saco de laranja (eles adoram chupar) nas css VW e peguem seu voyage de brinde
JACSWAGEM a Gulosona das LOUCADORAS!!
ResponderExcluirTrio Monstrinho com 94% das vendas em Locadoras!!
POLE a Lacracao que deu errado. Mamãe Carluxa D4 se vangloriava de 34% de crescimento mo comeco no mes e agora com 20% , NOS EXPLIQUE MAMÃE CARLUXA D4.
De resto tudo normal!!
Polo já vendeu mais que todo o mês de abril, e está com produção restrita. Sò isso já mostra que a propaganda da VW deu muito certo, e ele está vendendo muito.
ResponderExcluirNoto que a Audi está rapidamente se aproximando da Mercedes, o que projeta uma ultrapassagem em breve, tão logo o novo Q3 inicie a produção no BRasil, o que acontecerá em julho, então em agosto já teremos provavelmente a Audi à frente da Mercedes. Porsche também muito bem.
ResponderExcluirNão faz sentido a comparação. Audi não concorre com Mercedes. Compare com as vendas da Volvo apenas, onde a Audi é currada sem dó.
ExcluirCaoa Chery não terá como sustentar a 10ª posição pq a peugeot vai desovar o novo 208 nas locadoras, ainda mais agora que tem 1.0.
ResponderExcluirQue esse lixo da Caoa Chery afunde cada vez mais. Onde já se viu uma empresa ter cadeia completa de fornecedores disponíveis (exceto os semicondutores) em um raio de 200km da fábrica de Jacareí e preferir trazer praticamente tudo da China? É muita burrice. O baixo conteúdo nacional ainda vai matar a Caoa Chery de vez. Já tá matando a fábrica de Jacareí e Anápolis só vai durar até 2025, quando acaba o regime de incentivos fiscais do Centro-Oeste.
ExcluirE também pq tirou de linha o celler 3x.
ExcluirJá ficou claro que a Chery veio para ficar. As políticas do mito, presidente Jair, reindustrializam o Brasil. Eu vou votar em Bolsonaro, porque quero um Brasil melhor, com mais indústrias e empregos, simples assim.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTá fumando crack Kassia? Foi preciso uma Guerra na Ucrânia para o Paulo Guedes desistir de aumentar impostos para o setor industrial, desistir de tirar isenções do setor químico e propor reduzir o IPI. Única medida concreta até agora foi incentivar a fabricação de fertilizantes no Brasil, por pura questão de soberania. Até ano passado, nós tínhamos a única fábrica de semicondutores do Hemisfério Sul, que fechou por pura falta de apoio do governo federal. Teremos um forte incremento global na demanda por armamentos e é deplorável a falta de apoio do governo federal com a Avibras, maior empresa bélica do Brasil, que passa por dificuldades financeiras. Reindustrialização nósteríamos se o governo federal apoiasse o setor industrial, mas isso não ocorre. Só focam no agronegócio e na exportação de minérios. Nesse ritmo logo teremos de escolher se seremos Colônia dos EUA ou da China.
Excluir"Ng liga pra sua opinião, prova disso é que seu blog não dá engajamento. 😃"
ResponderExcluirDos sete comentários, quatro são de quem escreve a matéria e se utiliza de um perfil fake. Isso diz muito.
Resultado artificial, basta ver pelo gol vendendo 6000 para alguma locadora, a realidade do mercado é péssima
ResponderExcluirNão importa se é de esquerda, ou se é de direita, eu acho o fim da picada não reconhecer que o mercado está crescendo, vendendo mais. O resultado não é artificial, a meu ver, é resultado das politicas do mito, o presidente Jair, e do ministro Paulo Guedes. Duro!
ExcluirComandrr
ResponderExcluirTaos
Tigo 8
Eclipse Cross
Taos vindo
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.