O Chevrolet Equinox chega à linha 2022 no Brasil mantendo suas características de bom espaço interno, suavidade de funcionamento, mas agrega um visual modernizado e novidades em termos de tecnologia. O modelo está disponível em duas versões: RS e Premier, com preços (ainda extraoficiais) de R$ 205 mil e R$ 221 mil, respectivamente. Atualização (19/05) - Preços oficiais - Equinox RS - R$ 204.990; Equinox Premier - R$ 221.990.
Esteticamente o Equinox 2022 traz uma dianteira reformulada. Novos faróis, um novo design de grade e para-choques dianteiro e traseiro atualizados.
A novidade é a versão RS, com design esportivo reforçado por rodas escuras de 19 polegadas e acabamento externo escurecido. Seu interior possui um exclusivo botão de mudança, costuras vermelhas e estofamento preto.
Já o Premier top de gama possui detalhes de cabine mais sofisticados e acabamento em preto brilhante no console.
Nos dois casos o motor é o mesmo: turbo quatro cilindros 1,5 litros, com 172 cv a 5.600 rpm e 27,8 kgfm de torque máxima entre 2.000 e 4.000 rpm.
Esse motor está associado com uma transmissão automática de 6 marchas. A tração é dianteira na versão RS e integral AWD na Premier.
A versão RS (FWD) acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
De acordo com dados do Inmetro, o consumo de gasolina é de 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.
Como anda
Nós andamos nas duas versões - RS e Premier - e apesar de o motor 1.5 Turbo ser o mesmo, a versão RS é mais leve (1.570 Kg, contra cerca de 1.700 da Premier). Isso se reflete em performance mais atlética da versão RS.
A versão Premier, com duas pessoas a bordo, responde bem, mas não de forma esportiva. É, porém, o que se espera de um SUV familiar nessa faixa de preço acima de R$ 200 mil.
O motor é extremamente suave e silencioso. Não se sentem vibrações ou ruído excessivo no interior da cabine mesmo quando se exige o motor a fundo, para, por exemplo, executar manobras de ultrapassagem.
A transmissão automática de 6 marchas tem trocas perfeitas e, visando maior economia, notamos uma certa relutância da transmissão em reduzir marchas quando se exige mais potência. De qualquer forma, as trocas de marchas são imperceptíveis - o que faz o câmbio parecer um CVT, de tão suave e confortável.
Em relação à direção, é precisa e direta, transmitindo segurança ao motorista, mesmo em alta velocidade.
O passeio é muito confortável, mesmo com as rodas de 19 polegadas, o ajuste de suspensão que prioriza o conforto permite incursão em vias de baixa qualidade mantendo a suavidade e serenidade de funcionamento. A suspensão é McPherson na dianteira e multilink na traseira.
Em rodovia, a carroceria rola pouco e é bem isolada em termos de ruídos e oscilações excessivas.
Entretanto, como todo carro de centro de gravidade elevado, o Equinox não é feito para andar de forma esportiva em curvas, mas ele vai bem dentro de velocidades em curvas até um pouco acima do que seriam adequadas a sua proposta. E mesmo em freadas de emergência a carroceria se mantém na trajetória - evidenciando boa estabilidade direcional.
Na versão RS a tração é dianteira. Quem deseja um sistema de tração integral deve optar pela versão Premier, de R$ 222 mil, com um sistema AWD que opera como padrão a tração nas rodas dianteiras, a menos que o motorista selecione AWD em um mostrador no console central. Isso permite manter o Equinox no modo FWD de economia de combustível.
Interior
A Chevrolet Equinox que chega ao Brasil vem importada do México, onde é fabricada para ser vendida nos exigentes mercados dos EUA e Canadá.
A começar pelas dimensões da carroceria da Equinox - generosas: 4,65 metros de comprimento, entre eixos de 2,72 m.
O porta-malas tem capacidade para 468 litros, podendo chegar a 930 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Assim sendo, o interior impressiona pelo espaço amplo e pelos revestimentos de materiais duráveis e bem estilizados.
Os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros sentem-se confortáveis no interior espaçoso, com luxos suficientes para mantê-los satisfeitos em viagens mais longas.
A Chevrolet Equinox RS é a versão de entrada, e já traz de série ar-condicionado digital de duas zonas de climatização, faróis full-LED, seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sensor de ponto cego, abertura do porta-malas por gesto, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência com alerta, teto solar panorâmico e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e Alexa e Spotify integrados.
Já a versão Premier, topo de gama, acrescenta som de alta qualidade Bose, assistente semiautônomo de estacionamento, partida retoma do motor, conexão 4G Wi-Fi com 1 ano grátis, sistema "Sem Parar" com 12 meses grátis e banco do motorista com duas memórias.
Conclusão
O Chevrolet Equinox volta ao mercado brasileiro na gama 2022 com um design atualizado, mecânica que permanece moderna, e primando pelo amplo espaço interno, suavidade de funcionamento e conforto de condução. Vindo importado do México, não será líder do segmento, mas tem atributos para atrair compradores de Jeep Compass nas versões flex, Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Vídeo - Novo Chevrolet Equinox 2022 - RS e Premier - Apresentação
A questão que fica é - pq não economizar 40k e pegar um Taos, que oferece tudo isso e mais acc, painel digital, porta-malas de mais de 500 litros?
ResponderExcluirSimples, ninguém quer um carro com design do século passado...
ExcluirEntra no Reclame Aqui e veja a quantidade de reclamações do VW Taos. Parece que a VW não tá nem aí para a qualidade, e continua com a produção Argentina de péssima qualidade.
ExcluirEu comprei um VW Taos e consegui devolver depois de 4 dias com o carro. Agora, talvez compre uma Equinox !!
ExcluirMesmo custando 40k a mais, curra o Taos em vendas. Quando o produto é bom, o mercado aceita pagar mais. Simples assim.
ExcluirA resposta é: porque o Equinox é um produto IANQUE, com segurança, acabamento e durabilidade IANQUE e o Taos, nem ganhar o selo de segurança máxima nos EUA (coisa que até chinês tá ganhando) ganhou.
ExcluirO acabamento do Equinox é INFINITAMENTE superior ao Taos, rebuscado perto de um produto criado para um mercado que quer conforto e segurança e não frescuras de sofisticação, (ain, tem couro não sei do que, madeiras especiais, etc.).
O Equinox é pragmático, objetivo e muito, mas muito mais bonito, bem acabado, confortável e seguro que um Taos, então sim! VALE MUITO À PENA PAGAR R$ 40 MIL A MAIS!!!
Fique com seu VW, seja feliz e não encha o saco. Você não convence nem sua pobre e coitada mamãezinha meu filho...
TOP demais, muito equipada, muito barata, continua currando a fraquinha Tiguan q ate saiu de linha kkkkkkkkkk
ResponderExcluirtiguan voltará com motor 2.0 e tração 4 Motion. Muito acima da Equinox, que concorre com o Taos.
ExcluirNo maximo o SHITAOS concorre com a finada DOBLO, que entregava muito mais que o SHITAOS.
ExcluirFATOS APENAS FATOS!
alerta colisao
ResponderExcluiralerta esquecimento no bc.tras.
alerta mud.faixas
alerta ponto-cego
AR dual zone
aux.descida
aux.frenagem emerg.
bc.ajustes elet.
controle de torque
farol alto adapt.
farol bi-xenon
freio estac.eletrico
frenagem auto emerg.
lanternas em LED
partida por CR
red.ruido externo
sensor estac.D/T
sensor pneus
sist.estacion.auto
sist.stop-start
som premium (bose)
tampa tras.eletrica
teto panoramico
SHITaos tem isso tudo?
Xiiiiiii Carluxa, sentiu?
ExcluirFalta autohold e principalmente borboleta no volante...
ExcluirSem chance.... por esse preço pq o povo é ILUDIDO COM A JEEP E FIAT
ResponderExcluirA matéria estava perfeita. No entanto escrevem no final que tem atributos para conquistar consumidores do Taos. E o Taos vende?
ResponderExcluirSe conquistar os consumidores do Taos ele vai vender zero unidades.
ExcluirQuem foi que dirigiu? O Carlota que não foi, porque ele não sabe.
ResponderExcluirAtributo pra conquistar clientes do Taos?!?!?!? Até a Dobló vende mais se bobear.
ResponderExcluirO Taos até é legalzinho, mas INSIGNIFICANTE perto do Equinox, ele (Taos) some, desaparece, esfumaça e se acaba.
Equinox vai brigar com Compass e CoCross, os verdadeiros referenciais de mercado...
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.