Avaliamos o novo Renault Duster 1.3 Turbo Flex Iconic CVT (R$ 138.790) por uma semana em Brasília (DF), e reportamos, neste artigo, nossas impressões e dados técnicos de consumo e performance.
O Renault Duster TCE 1.3 Turbo X-Tronic vem sempre com tração dianteira, e o câmbio automático CVT X-Tronic - que é o mesmo powertrain do Captur 1.3 Turbo (veja o review) e do Mercedes-Benz GLB 200 .
Este Duster tem um visual imponente, pelo porte - nem tanto pelo comprimento (4,37 metros), mas sobretudo pela altura de 1,69 metros - um dos maiores SUV´s do mercado. Na dianteira há dois faróis auxiliares de longo alcance na altura média, que são complementados pelos de neblina inferiores.
Esses detalhes conferem um aspecto sofisticado e ao mesmo tempo off-road. Há ainda rodas exclusivas de de 16 polegadas montadas em pneus de perfil alto 215/65R16.
Há ainda frisos plásticos nas laterais das portas, difusor totalmente preto, sensores de estacionamento traseiros e câmera de estacionamento traseira.
As dimensões são 1,832 metros de largura, altura de 1,693 metros, entre eixos de 2,67 metros e comprimento de 4,37 metros. É um SUV que impressiona pelo porte avantajado.
Interior
O Renault Duster é um carro alto, com 1,69 metros, e isso se reflete no posicionamento dos ocupantes dentro do carro, que é um dos mais elevados do segmento. A posição de dirigir é muito alta, oferecendo uma visão panorâmica do que acontece ao redor.
Encontrar a posição de condução confortável é muito fácil, graças ao volante ajustável em altura e profundidade, assim como a altura do assento, que é equipado com um confortável apoio de braço.
O console central traz a alavanca de câmbio automático, sem iluminação - para saber qual modo está selecionado é necessário olhar no cluster de instrumentos. Essa transmissão CVT X-Tronic permite trocas de marchas sequenciais.
No parte superior do console há a tela sensível ao toque de oito polegadas, sem qualquer comando físico - nem mesmo o do volume, sendo necessário acessar o menu para realizar essa ação - o que consideramos inadequado. Entretanto, o motorista pode comandar o volume de som e outras funções por meio do comando satélite atrás do volante.
Em relação à interface, o design poderia ser melhor, e o processamento não é exatamente o mais rápido. Mas é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mas apenas por cabo. Não há esse tipo de conexão sem fio.
O painel conta com velocímetro e contagiros analógicos, e há uma tela central com informações de consumo, velocidade, entre outros.
O acabamento interno não é requintado - até mesmo para se diferenciar do Captur. Entretanto, é bem montado, e não há ruídos de peças em contato quando se transita por estradas irregulares em velocidades médias. O porta-malas comporta 475 litros.
No quesito segurança, o Duster Iconic Turbo TCe 1.3 CVT adota ABS, Emergency Brake Assist (AFU), controle de estabilidade e tracção (ESP/TCS), Hill Start Assist (HSA), limitador de velocidade e cruise control, airbags frontais duplos e ISOFIX nos bancos traseiros.
O equipamento de série desta verão Iconic Turbo do Duster contempla ainda sistema Multiview com 4 câmeras (frontal, traseira e nas laterais), e alerta de ponto cego no retrovisor.
Destaque ainda para a chave presencial e partida por botão.
Mecânica
O conjunto mecânico do Renault Duster 1.3 Turbo Flex Iconic CVT é o ponto alto do carro. O motor 1.3 Turbo TCe usado em modelos Mercedes-Benz no Brasil já tinha mostrado seu valor no nosso teste do Captur Turbo.
Com 170 cv (Etanol) / 162 cv (Gasolina) e torque de 27,5 Kgfm já disponível a 1.600 RPM, o Duter empurra muito bem em qualquer situação, e, ao mesmo tempo, com extrema suavidade e silêncio. A transmissão CVT X-Tronic com 8 marchas simuladas funciona com extrema suavidade e precisão.
Comportamento
O Renault Duster 1.3 Turbo Flex Iconic CVT é extremamente prático e agradável de ser conduzido no dia a dia de cidade, e também em esterada. Em uso urbano, o motor é o grande destaque, ofertando potência e torque abundamentes, mas de forma progressiva para quando é necessário sair de situações perigosas.
O câmbio é muito confortável na cidade. Em nenhum momento sentimos necessidade de usar o modo sequencial, pois em modo "D - Drive" ele se comporta de forma exemplar. Caso se precise de mais potência, pressiona-se o pé no acelerador, aciona-se o kick-down, e o motor despeja toda a potência com vigor, empurrando o SUV para frente com determinação.
Apesar de muito potente, o Renault Duster 1.3 Turbo Flex Iconic CVT é muito silencioso, graças, sobretudo, ao elevado grau de uso de materiais fono-absorventes. É importante apontar que, quando tiramos o pé do acelerador, o sistema de alívio do turbo é claramente percebido - o que é um requinte acústico adiconal desta versão turbinada.
Em Brasília (DF) usamos bastante o controle de cruzeiro - que funciona bem, mas é necessário ativá-lo a todo momento que se liga o carro novamente - seria melhor que ficasse ativado sempre. Além disso, o fato de não ter o controle automático de distância limita um pouco seu uso em ambiente urbano.
Em relação aos dados de performance, são excepcionais: 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, velocidade máxima de 190 km/h. Estes números o colocam com um dos mais rápidos do segmento.
Os dados de consumo, segundo o INMETRO. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11,5 km/l e na cidade de 10,8 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,4 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano. Em Brasília (DF) obtivemos uma média de 9,8 Km/l em uso urbano.
Quando ao passeio, este SUV tem um ajuste confortável. A suspensão é macia, mas sem comprometer a estabilidade. Entretanto, sendo um dos SUV´s mais altos do mercado, e com suspensão macia, deve-se entender seus limites: não é um carro para tocada esportiva.
A capacidade de frenagem é muito boa, transmitindo segurança ao motorista tanto em uso urbano quanto em rodovia.
Conclusão
O Novo Renault Duster 1.3 Turbo Flex Iconic CVT é um excelente produto. O interior não é sofisticado, mas é bem montado e tem todos os equipamentos básicos necessários. Ademais, sendo rústico, é fácil de limpá-lo e de mantê-lo.
O ponto alto, porém, é o excepcional motor 1.3 Turbo Flex, com muita potência e torque, e associado com a excepcional caixa automática CVT X-Tronic, tornando este SUV muito ágil e rápido, mas, ao mesmo tempo, suave e silencioso - quase como um Mercedes-Benz GLA 200 (precificado em mais de R$ 300 mil).
Enfim, é um carro ótimo para o dia dia, confortável, e que justifica seu preço pelos equipamentos, e sobretudo pelo powetrain.
Vídeo avaliação - Duster 2023 Turbo
Quem em sã consciência deixa de comprar esse carro para comprar um Taos? A resposta o mercado já está dando.
ResponderExcluirCurrador de Taos.
ResponderExcluirMais 1 produto INFINITAMENTE melhor que o SHITAOS.
ResponderExcluir|Desde quando isso concorre com o Taos. PQP. Como relincham. Taos é um SUV de categoria Premium, maior, com 6 airbags, muito mais espaço interno, interior altamente tecnológico, com ACC, Front Assist e outros.
ResponderExcluirO Duster concorre com o T-Cross 200 TSI.
T-cross concorre com Fiat Fiorino. Cala a boca e para de relinchar
ExcluirVc tem razao MAMAE CARLUXA D4 o SHITTAOS e tao ruim que nao concorre com ninguem!!
ExcluirFATOS AOENAS FATOS!!
Faltou o vídeo, e o consumo está errado.
ResponderExcluirOk, obrigado por informar. O vídeo está em edição, será divulgado dentro de 1 semana. Obrigado.
ExcluirMesmo acabamento pobre do TrincaEixo, mas com muito mais potencia, espaço e porta-malas, sendo uma melhor compra...
ResponderExcluirMelhor que compra aquela porcaria do Novo Jeep Renegade
ResponderExcluirPorcaria tambem
ResponderExcluirMas o Novo Jeep Renegade é muuuuuito pior que esse carro Novo Renegade é uma carroça dos infernos que ninguem deveria comprar.
ResponderExcluirOlá cao, por gentileza me informe, estou pensado em adquirir o novo Renegade sport, mais fiquei com a pulga atrás da orelha, vc tem alguma informação que eu não saiba. Obrigado
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