Os comandos internos todos - do acendimento dos faróis ao ar-condicionado, passando pelos comandos multifuncionais no volante - está em um nível de qualidade muito superior ao que se observa no mercado. O volante é um caso a parte. Ele tem uma pega perfeita, o aro tem o diâmetro correto, o revestimento em couro transpira qualidade, e contém ainda os comandos de alguns dos sistemas do Honda Sensing de assistência à condução e, ainda, seletores de trocas de marchas, e dos comandos do sistema de informação e entretenimento. Com 4,55 metros de comprimento, 1,47 metros de altura, 1,75 metros de largura e 2,60 metros de entre eixos, New City é 12 cm maior que o Toyota Yaris Sedan, e 6 cm maior que o VW Virtus, e 12 cm menor que o Chevrolet Cruze Sedan - que é um sedã médio. O resultado aparece no amplo espaço interno - digno de um sedã médio, e também no porta-malas de expressivos 519 litros. A percepção de porte ampliado é reforçada pela carroceria longa, larga e baixa e é explicitada pelo amplo friso frontal cromado no estilo “metal smile” e pelos vincos da carroceria.
Os faróis e lanternas possuem tecnologia LED, e nesta versão Touring são full LED: indicadores de direção, facho médio e alto, DRL (Day Time Running Light) e faróis de neblina em LED.
Ainda em relação ao sistema de iluminação, esta versão Touring tem facho alto automático. Com isso, o New City oferece sempre a melhor iluminação possível, sem ofuscar quem vem em sentido inverso, já que o sistema comuta automática para o facho médio quando detecta carros em sentido inverso.
As rodas são de liga leve com rodas de 16 polegadas montadas em pneus 185/55 R 16 - com acabamento frontal diamantado e pintura preta. Os retrovisores externos são colocados na porta, e são automaticamente rebatíveis.
No interior, os bancos dianteiros contam com o Body Stabilization System, tecnologia que melhora a sustentação e reduz o cansaço. Nesta versão, assim como na intermediária EXL, a partida do motor é por botão Start, e entrada no carro, assim como o sistema de fechamento e abertura das portas é por aproximação da chave (Smart Entry).
Ele conta ainda com ar condicionado digital e automático, retrovisores rebatíveis automáticos, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Android Auto e Wireless Apple CarPlay, multi Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos com acabamento em couro bege e painel digital TFT de 7 polegadas com múltiplas possibilidades de configuração.
No interior do New City Touring, a qualidade dos materiais e acabamentos impressiona, em alto nível se comparado ao modelo anterior e aos demais sedãs médio-compactos do mercado. Há muito espaço para as pernas e para a cabeça na frente e atrás, onde três adultos podem viajar com conforto razoável.
Para os passageiros traseiros há ainda saídas de ar-condicionado, mas fica devendo portas USB. Há, porém, uma conexão de 12V que pode ser usada - por meio de um adaptador - para carregamento de dispositivos eletrônicos.
A posição de dirigir oferece rapidamente uma boa posição, com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. O volante multifuncional permite operar desde sistemas multimídia até sistemas semiautônomos. O painel de estilo esportivo oferece uma boa visão das informações e os bancos proporcionam um bom suporte para o corpo.
Sentimos falta, porém, de alguns recursos, como um porta-óculos, de um freio de mão com acionamento eletrônico, e, ainda, de um descansa braço frontal com ajuste em altura e profundidade.
Honda Sensing
Para reforçar a segurança, além das tecnologias do sistema Sensing - que inclusive freia o carro automaticamente para evitar acidentes-, esta versão Touring adiciona sensores de estacionamento dianteiros e LaneWatch, um assistente para reduzir o ponto cego disponível.
Honda Sensing
Para reforçar a segurança, além das tecnologias do sistema Sensing - que inclusive freia o carro automaticamente para evitar acidentes-, esta versão Touring adiciona sensores de estacionamento dianteiros e LaneWatch, um assistente para reduzir o ponto cego disponível.
Ele projeta, quando a seta direita é acionada, na tela do sistema multimídia imagens de alta definição de uma câmera no espelho do lado do passageiro. Esse recurso proporciona muita segurança em manobras de conversão à direita.
Os recursos semi-autônomos do Honda City Touring são impressionantes. Eles usam imagens de câmeras localizada na parte superior do para-brisa, e também de radares nos parachoques, e implementam, como parte do pacote SENSIG, os seguintes recursos (não disponíveis em outros modelos desse segmento de mercado):
Todos esses sistemas estão muito maduros em seu funcionamento. O ACC, por exemplo, opera de forma muito suave, praticamente da forma que operaria um motorista "humano" na redução de velocidade - não há trancos e tampouco situações de surpresas. A única questão é que esse sistema ACC opera apenas em velocidades acima de 30 km/h. Ou seja, ele não chega a parar o carro completamente, já que abaixo dessa velocidade o sistema desativa-se automaticamente.
Mecânica
Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o motor é um quatro cilindros 1.5 16V DI DOHC i-VTEC Flex aspirado. Ele conta com sistema de injeção direta de combustível - que permite maior taxa de compressão e maior otimização da combustão da mistura ar/combustível, para gerar mais eficiência e potência. O motor funciona em conjunto com a transmissão CVT – com modo “Sport” e aletas no volante para acionamento manual das marchas simuladas. A potência é de 126 cavalos a 6.200 rpm e o torque é de 155 Nm a 4.600 rpm. O sistema de injeção direta de combustível é uma atualização significativa para o motor 1.5L do New City. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, sendo que, com gasolina o New City tem a maior potência do segmento, superando inclusive os modelos equipados com motor turbo, como o Virtus. Dentro de sua proposta, o sedã tem um passeio suave, silencioso e sólido. No entanto, o uso de “paddle shifts” para acionamento manual das 7 marchas simuladas no volante e o modo “Sport” ajudam a deixar a performance mais empolgante. Já o modo "Econ" suaviza as respostas do acelerador e da caixa de câmbio para priorizar a redução do consumo. Neste New City, o câmbio CVT tem duas novidades. O step-shift funciona como um “kick-down”: a central eletrônica de controle do CVT coordena as trocas em pontos fixos das marchas, antecipando a sensação da mudança. E o EDDB (Early Downshift Under Braking) ajuda em situações de descida, quando o motorista pisa nos freios para conter o ganho de velocidade em um declive, o CVT assume uma relação abaixo, o que proporciona maior intensidade do freio motor. O funcionamento é automático e aumenta a segurança sem afetar o consumo - outro aspecto que o New City se destaca. A suspensão é confortável, e o ajuste é tipicamente da Honda, mas nesta nova geração está mais confortável.
Performance e Consumo
O New City 1.5 CVT acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos - um número que reflete seu bom desempenho, mas o que impressiona é o consumo. Segundo testes da revista Quatro Rodas, ele faz 13 km/l em cidade, e 17,4 km/l em estrada. Em nosso percurso, em Brasília (DF), obtivemos mais de 13,5 km/l - um dos carros mais eficientes que já avaliamos. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), sedã New City tem consumo urbano de 10,5 km/l.
Comparativo técnico - New City x Virtus x Onix Plus x Yaris Sedan
A tabela abaixo traz dados compartivos de performance, consumo e aspectos técnicos, fornecidos pelo INMETRO e em medições de testes da Revista Quatro Rodas. O grifo azul indica o melhor resultado, e o vermelho o pior.
- ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: ele mantém - automaticamente - o carro a uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: esse recurso freia automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal. O sistema funciona com detecção de pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto;
- LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: esse recurso detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
- RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: esse recurso detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
- AHB - Ajuste automático de farol - Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Todos esses sistemas estão muito maduros em seu funcionamento. O ACC, por exemplo, opera de forma muito suave, praticamente da forma que operaria um motorista "humano" na redução de velocidade - não há trancos e tampouco situações de surpresas. A única questão é que esse sistema ACC opera apenas em velocidades acima de 30 km/h. Ou seja, ele não chega a parar o carro completamente, já que abaixo dessa velocidade o sistema desativa-se automaticamente.
Mecânica
Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o motor é um quatro cilindros 1.5 16V DI DOHC i-VTEC Flex aspirado. Ele conta com sistema de injeção direta de combustível - que permite maior taxa de compressão e maior otimização da combustão da mistura ar/combustível, para gerar mais eficiência e potência. O motor funciona em conjunto com a transmissão CVT – com modo “Sport” e aletas no volante para acionamento manual das marchas simuladas. A potência é de 126 cavalos a 6.200 rpm e o torque é de 155 Nm a 4.600 rpm. O sistema de injeção direta de combustível é uma atualização significativa para o motor 1.5L do New City. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, sendo que, com gasolina o New City tem a maior potência do segmento, superando inclusive os modelos equipados com motor turbo, como o Virtus. Dentro de sua proposta, o sedã tem um passeio suave, silencioso e sólido. No entanto, o uso de “paddle shifts” para acionamento manual das 7 marchas simuladas no volante e o modo “Sport” ajudam a deixar a performance mais empolgante. Já o modo "Econ" suaviza as respostas do acelerador e da caixa de câmbio para priorizar a redução do consumo. Neste New City, o câmbio CVT tem duas novidades. O step-shift funciona como um “kick-down”: a central eletrônica de controle do CVT coordena as trocas em pontos fixos das marchas, antecipando a sensação da mudança. E o EDDB (Early Downshift Under Braking) ajuda em situações de descida, quando o motorista pisa nos freios para conter o ganho de velocidade em um declive, o CVT assume uma relação abaixo, o que proporciona maior intensidade do freio motor. O funcionamento é automático e aumenta a segurança sem afetar o consumo - outro aspecto que o New City se destaca. A suspensão é confortável, e o ajuste é tipicamente da Honda, mas nesta nova geração está mais confortável.
Performance e Consumo
O New City 1.5 CVT acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos - um número que reflete seu bom desempenho, mas o que impressiona é o consumo. Segundo testes da revista Quatro Rodas, ele faz 13 km/l em cidade, e 17,4 km/l em estrada. Em nosso percurso, em Brasília (DF), obtivemos mais de 13,5 km/l - um dos carros mais eficientes que já avaliamos. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), sedã New City tem consumo urbano de 10,5 km/l.
Comparativo técnico - New City x Virtus x Onix Plus x Yaris Sedan
A tabela abaixo traz dados compartivos de performance, consumo e aspectos técnicos, fornecidos pelo INMETRO e em medições de testes da Revista Quatro Rodas. O grifo azul indica o melhor resultado, e o vermelho o pior.
A tabela acima mostra que o New City não se destaca e não decepciona em nenhum indicador. Ele fica na média dos outros modelos do segmento. Entretanto, a qualidade construtiva e acabamento, o passeio premium o coloca em patamar acima desses modelos do mesmo preço. O City subiu muito o nível desse mercado, e os demais concorrentes terão que subir sua qualidade para competir.
Atualmente, nessa faixa de preço até R$ 130 mil, em termos de acabamento, suavidade de funcionamento, sistemas de assistência a condução e qualidade geral, o New City está em outra liga.
Conclusão
O novo Honda City 2022 está em um nível superior a seus concorrentes. Ele é atualmente o melhor sedã dessa classe médio compacto exatamente por estar nivelado em termos de performance e consumo com outros sedãs compactos turbinados, mas oferece acabamento e tecnologia superior.
Não é por outro motivo que ele vem se consolidando como um best-seller, liderando o seu segmento, e já se posicionado entre os 20 carros mais vendidos do Brasil.
Na faixa de preço até R$ 130 mil, atualmente (maio de 2022) o New City é o melhor carro 0Km que esse dinheiro pode comprar.
Virtus Highline mais bonito, motor turbo, maior porta-malas (521 x 519).
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-Z4YTpvp7WZY/YIbXlf486sI/AAAAAAAAu_E/UTW_jXJbLjc0oRqimmH6HFGLxlGCE0AxQCLcBGAsYHQ/s2048/VW-Virtus-2022.jpeg
Virtus mais caro? Sim. É o preço que se paga pela qualidade.
Qualidade sim, a conta da oficina te mostra qual tem mais qualidade.
ExcluirO único do seguimento com eixo bipartido e piscina de série!
ExcluirMaior porta malas, você quer dizer maior piscina?
Excluir1 cara deu problema de infiltração e já dizem que é o carro. Quanta maledicência ...
Excluir1 cara deu problema? Demente, pesquisa na net e vc vai ver a quantidade de problema
Excluiré defeito de projeto, isso sim
Carlos4Carros, vou te contar umas histórias bem reais sobre pós vendas VW:
ExcluirCaso 01: alugamos três VW Voyage para a frota da empresa a qual trabalhamos, dois apresentaram infiltração nas vedações da porta do motorista (problema idêntico nos dois carros) - resposta da concessionária na cidade de SP: isso é normal, até a vedação se assentar no seu local (?!?!?!?!?!) - só depois de muita briga trocaram as borrachas...
Caso 02: amigo de longa data de nossa família teve seu VW Polo roubado, foi localizado no mesmo dia, relativamente perto das imediações (Americana/SP) e havia sido batido - moral da história: 73 dias parado por falta de peças na concessionária;
Caso 03: amigo dono de concessionaria de empilhadeiras comprou um Jetta 2.0 TSI (anterior à geração do GLI) e teve o vidro do teto solar quebrado, na estrada entre Blumenau e Navegantes. 90 dias para peça nova (seria o prazo oficial) até ele ameaçar processar a concessionária e eles resolverem o problema;
Tive um City EX - modelo anterior a esse novo e posso dizer: é meio chocho em termos de motor, o CVT cumpre seu papel de maneira condizente, sem ser um DSG em banho de óleo, mas:
1. é muito espaçoso;
2. é silencioso;
3. é bem acabado;
4. é seguro;
5. é ECONÔMICO;
6. o pós vendas da Honda é INSANO de tão bom;
7. tem qualidade Honda, portanto INQUESTIONÁVEL;
Acho melhor não comparar, vc vai passar vergonha...
Virtus: mais feio, motor bomba, diferença irrisória no porta malas, acabamento de merda, menor potência, menos segurança, menos confiabilidade. Só doente pra levar isso daí.
ResponderExcluirNé ?!? E na tabela o melhor é o Onix Plus e não essa bosta de Virtus...
ExcluirO cara posta uma coisa e comenta falando da bosta do Virtus, que demente e hoje ela vai fazer festa com seu rabinho pq a VW já é a 4° no mês... 🤣🤣🤣
ResponderExcluirÉ sério que a Carlotinha tá comparando um Honda com o Virtus? Já tive os dois, City anos luz à frente...
ResponderExcluirO City nunca foi páreo para o Virtus, que chegou e revolucionou o segmento com entre-eixos de 2,65 metros, saídas de ar para os passageiros traseiros, painel digital, motor turbo de injeção direta.
ExcluirTanto o Virtus era a referência que agora o City veio com tudo isso. Entaio agora tivemos apenas uma aproximação do City perante o Virttus, que continua a ter a vantagem do motor turbo.
Ok, City agora tem ACC. Mas o novo Virtus 2023 vem com ACC e ainda motor híbrido, Virtus vai se tornar novamente a nova referencia no segmento, como sempre foi.
Leiam "vantagem do motor turbo" como "alegria dos mecânicos".
ExcluirMotores turbo da VW 200 TSI do Virtus, e 250 TSI do Virtus GTS estão no mercado desde 2014. Confiáveis e modernos.
ExcluirModernos? Sim. Confiáveis? Não mesmo! Procure aí por relatos de proprietários e mecânicos EUROPEUS no YouTube.
ExcluirRealmente o diferencial do Virtus e a Piscina Portatil no Porta Malas e o Contrato Vitalicio com as Oficinas Mecanicas!!!
ResponderExcluirComo diz o Kaiser " Quem Viver Morrera"
Que fase que fase JACSWAGEM!!
Virtus GTS
ResponderExcluirLegalzinho esse, apesar da transmissão matar o potencial. E não deixa de ser outra bomba após alguns milhares de quilômetros.
ExcluirJacswagen Tiguan sendo surrado sem dó pelo Kia:
ResponderExcluirhttps://www.autoexpress.co.uk/car-group-tests/357900/volkswagen-tiguan-allspace-vs-kia-sorento-2022-twin-test-review
Nenhum Jacswagen ou JacAudi na lista dos Melhores Elétricos para se comprar na Europa. Tudo Boqueta tbm ne...
https://www.autoexpress.co.uk/electric-cars/86169/best-electric-cars-buy
#IssoOCarblogNaoMostra
Ainda há uns alucinados que sonham que os VW ID-iotas são melhores que os Tesla rsrs
ExcluirVirtus é o polo com a bunda siliconada? Aquele polo da propaganda que vai enterrar a VW Brasil?
ResponderExcluirJá está enterrando. Logo logo, os valores do Polo carniça, na Fipe, cairão um bocado.
ExcluirTive um Virtus Highline 2018 e sem dúvidas era um carro bom, gostoso de dirigir, econômico. Mas o acabamento era vergonhoso para o preço na época, que dirá hoje custando mais de R$ 120 mil.
ResponderExcluirTivesse que comprar um sedã compacto hoje, o City estaria no topo da lista sem a menor dúvida.
Pra quem vai ficar bastante tempo como carro é uma boa fugir do 1.0T.
ResponderExcluirE se o Polo é carro dos homossexuais, o Virtus é o travesti com implante na bunda?
1o lugar ONIX como mostra a tabela, muito mais equipado pelo mesmo preço, ou muito mais barato um semelhante
ResponderExcluir2o lugar CITY
depois vem o resto kkkkk
Comre um Civic EXL 2021 com esses 130 mil e seja feliz.
ResponderExcluirO Civic não tem nenhum dos sistemas de assistência do City Touring. Não tem ACC, não tem frenagem de emergência, não tem manutenção ativa em faixa, não tem auxiliar de mitigação de saída, não tem facho alto automático, não tem faróis Full LED.
ExcluirO City é melhor que o Civic EXL.
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