O
mercado automotivo brasileiro registra 41.836 carros e comerciais leves emplacados em abril de 2022, com dados computados até o
dia 10.
Esse volume de abril representa uma
queda de -2,1% sobre o
mês anterior (47.2718). Em relação ao
1º decêndio de abril de anos anteriores temos:
queda de -1,6% sobre
2021 (45.517);
crescimento de +270% sobre
2020 (11.288) e
queda de -45,1% sobre
2019 (76.363).
A média de vendas por dia útil está em 6.973 - crescimento de +14,2% sobre o mesmo período do mês anterior (6.103). Relativamente ao mesmo período de anos anteriores temos:
queda de -1,6% sobre 2021;
crescimento de +332% sobre 2020;
queda de -26,9% sobre 2019.
A liderança de mercado no 1º decêndio foi da Fiat, com 26,6% de participação, seguida da GM com 14,6%.
A terceira mais vendida no mês é a Toyota, com 12,2%, enquanto a Hyundai fecha o top 4, com 10,4%.
Entre os modelos, liderança da Fiat Strada, seguida do Fiat Mobi.
Ranking - montadoras mais vendidas - abril (10) de 2022
Rank | Marca | Abril | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 11.105 | 26,5% | 90.176 | 21,69% |
2 | GM | 6.110 | 14,6% | 56.277 | 13,54% |
3 | Toyota | 5.094 | 12,2% | 45.582 | 10,96% |
4 | Hyundai | 4.467 | 10,7% | 44.826 | 10,78% |
5 | Jeep | 3.171 | 7,6% | 33.464 | 8,05% |
6 | Volkswagen | 2.824 | 6,8% | 40.440 | 9,73% |
7 | Renault | 1.691 | 4,0% | 28.324 | 6,81% |
8 | Peugeot | 1.502 | 3,6% | 11.353 | 2,73% |
9 | Honda | 1.406 | 3,4% | 14.920 | 3,59% |
10 | CAOA Chery | 1.067 | 2,6% | 10.672 | 2,57% |
11 | Nissan | 813 | 1,9% | 11.187 | 2,69% |
12 | Ford | 439 | 1,0% | 4.225 | 1,02% |
13 | Mitsubishi | 419 | 1,0% | 4.829 | 1,16% |
14 | BMW | 405 | 1,0% | 3.128 | 0,75% |
15 | Citroen | 230 | 0,5% | 5.723 | 1,38% |
16 | Volvo | 204 | 0,5% | 1.191 | 0,29% |
17 | Mercedes | 168 | 0,4% | 1.602 | 0,39% |
18 | Iveco | 137 | 0,3% | 887 | 0,21% |
19 | Kia | 114 | 0,3% | 1.194 | 0,29% |
20 | Porsche | 108 | 0,3% | 806 | 0,19% |
21 | Land Rover | 98 | 0,2% | 1.135 | 0,27% |
22 | Audi | 70 | 0,2% | 1.086 | 0,26% |
23 | VW-MAN | 47 | 0,1% | 705 | 0,17% |
24 | Suzuki | 34 | 0,1% | 424 | 0,10% |
25 | Mini | 21 | 0,1% | 264 | 0,06% |
26 | RAM | 13 | 0,0% | 406 | 0,10% |
27 | Lexus | 11 | 0,0% | 115 | 0,03% |
28 | JAC | 6 | 0,0% | 72 | 0,02% |
29 | Troller | 5 | 0,0% | 64 | 0,02% |
30 | Foton | 4 | 0,0% | 19 | 0,00% |
31 | Subaru | 2 | 0,0% | 141 | 0,03% |
32 | Dodge | 2 | 0,0% | 44 | 0,01% |
33 | Jaguar | 1 | 0,0% | 91 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - abril (10) de 2022
Média diárias | 6.412 | 6.973 | 9% | 5.939 |
Totais | 134.655 | 41.836 | -2% | 415.758 |
Rank | Modelo | Março | Abril | λ Ab/Mç | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 7.567 | 2.808 | 18% | 24.500 |
2 | FIAT/MOBI | 6.581 | 2.378 | 14% | 15.703 |
3 | HYUNDAI/HB20 | 6.908 | 2.293 | 5% | 21.054 |
4 | GM/TRACKER | 4.748 | 1.710 | 14% | 12.393 |
5 | GM/ONIX | 5.420 | 1.565 | -9% | 18.912 |
6 | FIAT/PULSE | 3.650 | 1.538 | 33% | 10.267 |
7 | FIAT/ARGO | 3.078 | 1.509 | 55% | 11.638 |
8 | JEEP/COMPASS | 4.724 | 1.460 | -2% | 15.695 |
9 | VW/T CROSS | 6.549 | 1.424 | -31% | 17.012 |
10 | TOYOTA/HILUX | 3.971 | 1.315 | 5% | 10.803 |
11 | FIAT/TORO | 4.442 | 1.287 | -8% | 12.277 |
12 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 4.318 | 1.272 | -7% | 11.855 |
13 | HYUNDAI/CRETA | 4.238 | 1.256 | -6% | 13.923 |
14 | GM/ONIX PLUS | 4.179 | 1.244 | -6% | 13.425 |
15 | PEUGEOT/208 | 2.307 | 1.236 | 70% | 7.420 |
16 | FIAT/CRONOS | 785 | 1.157 | 367% | 4.526 |
17 | JEEP/RENEGADE | 3.789 | 1.138 | -5% | 12.241 |
18 | TOYOTA/COROLLA | 4.196 | 1.023 | -23% | 10.133 |
19 | HYUNDAI/HB20S | 2.304 | 864 | 19% | 7.627 |
20 | VW/NIVUS | 3.154 | 791 | -21% | 7.805 |
21 | RENAULT/KWID | 3.585 | 781 | -31% | 12.183 |
22 | TOYOTA/YARIS HB | 2.084 | 758 | 15% | 5.906 |
23 | GM/S10 | 2.563 | 736 | -9% | 6.297 |
24 | HONDA/CITY HATCH | 1.933 | 698 | 14% | 2.893 |
25 | HONDA/CITY | 1.992 | 607 | -4% | 5.969 |
26 | JEEP/COMMANDER | 1.835 | 569 | -2% | 5.501 |
27 | NISSAN/KICKS | 2.568 | 527 | -35% | 5.934 |
28 | RENAULT/DUSTER | 1.908 | 394 | -35% | 5.377 |
29 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 1.221 | 394 | 2% | 3.430 |
30 | GM/SPIN | 1.224 | 354 | -8% | 2.181 |
31 | FORD/RANGER | 1.001 | 346 | 9% | 3.356 |
32 | GM/CRUZE SEDAN | 746 | 343 | 46% | 2.032 |
33 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.201 | 330 | -13% | 3.436 |
34 | FIAT/FIORINO | 2.017 | 294 | -54% | 5.261 |
35 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 708 | 286 | 28% | 2.815 |
36 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.082 | 275 | -20% | 2.621 |
37 | RENAULT/MASTER | 661 | 274 | 31% | 2.046 |
38 | MITSUBISHI/L200 | 1.094 | 253 | -27% | 2.967 |
39 | VW/GOL | 1.193 | 252 | -33% | 6.607 |
40 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 543 | 230 | 34% | 2.330 |
41 | NISSAN/VERSA | 836 | 175 | -34% | 2.890 |
42 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 646 | 146 | -28% | 2.054 |
43 | PEUGEOT/2008 | 393 | 134 | 8% | 2.607 |
44 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 181 | 127 | 122% | 748 |
45 | CITROEN/C4 CACTUS | 883 | 123 | -56% | 4.917 |
46 | BMW/320I | 545 | 117 | -32% | 1.388 |
47 | IVECO/DAILY 35-150 | 205 | 110 | 70% | 656 |
48 | NISSAN/FRONTIER | 618 | 109 | -44% | 2.258 |
49 | RENAULT/SANDERO | 607 | 107 | -44% | 1.836 |
50 | VW/POLO | 491 | 107 | -31% | 1.157 |
51 | CITROEN/JUMPY | 284 | 106 | 18% | 784 |
52 | PEUGEOT/EXPERT | 309 | 95 | -3% | 1.091 |
53 | VOLVO/XC90 | 10 | 94 | 2877% | 133 |
54 | VW/TAOS | 445 | 89 | -37% | 2.163 |
55 | VW/VIRTUS | 429 | 85 | -37% | 1.432 |
56 | BMW/X1 | 395 | 82 | -34% | 755 |
57 | GM/CRUZE HB | 194 | 73 | 19% | 342 |
58 | RENAULT/CAPTUR | 595 | 70 | -63% | 1.752 |
59 | FIAT/SIENA | 296 | 69 | -26% | 3.670 |
60 | MITSUBISHI/PAJERO | 290 | 67 | -27% | 718 |
61 | HONDA/HR-V | 466 | 65 | -56% | 3.171 |
62 | VOLVO/XC60 | 103 | 62 | 91% | 564 |
63 | BMW/X3 | 77 | 62 | 155% | 269 |
64 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 138 | 60 | 38% | 481 |
65 | BMW/X5 | 51 | 57 | 254% | 306 |
66 | KIA/K2500 | 181 | 55 | -4% | 542 |
67 | LAND ROVER/DISCOVERY | 132 | 54 | 30% | 411 |
68 | FIAT/DUCATO | 348 | 53 | -52% | 1.179 |
69 | VOLVO/XC40 | 128 | 48 | 19% | 486 |
70 | MAN-VW/EXPRESS | 216 | 47 | -31% | 705 |
71 | GM/TRAILBLAZER | 80 | 47 | 86% | 587 |
72 | PORSCHE/MACAN | 176 | 43 | -23% | 321 |
73 | RENAULT/LOGAN | 798 | 40 | -84% | 2.822 |
74 | MITSUBISHI/Outlander | 208 | 39 | -41% | 659 |
75 | BMW/X6 | 26 | 39 | 375% | 76 |
76 | FORD/MAVERICK | 33 | 35 | 236% | 105 |
77 | FORD/BRONCO | 145 | 34 | -26% | 347 |
78 | BMW/X4 | 89 | 34 | 21% | 188 |
79 | HONDA/CIVIC | 250 | 31 | -61% | 1.891 |
80 | VW/AMAROK | 243 | 31 | -60% | 1.742 |
81 | AUDI/Q5 | 107 | 31 | -8% | 432 |
82 | HYUNDAI/HR | 146 | 30 | -35% | 433 |
83 | M.BENZ/CLASSEC | 88 | 30 | 8% | 423 |
84 | M.BENZ/CLASSE GLB | 264 | 28 | -66% | 606 |
85 | PEUGEOT/3008 | 60 | 28 | 48% | 112 |
86 | VW/VOYAGE | 121 | 26 | -32% | 814 |
87 | LAND ROVER/EVOQUE | 79 | 26 | 4% | 243 |
88 | RENAULT/OROCH | 219 | 25 | -64% | 2.246 |
89 | PORSCHE/CAYENNE | 103 | 25 | -23% | 176 |
90 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 47 | 25 | 68% | 156 |
91 | M.BENZ/GLC | 27 | 25 | 193% | 83 |
92 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 50 | 24 | 52% | 152 |
93 | KIA/STONIC | 137 | 22 | -49% | 272 |
94 | IVECO/DAILY 30-130 | 59 | 22 | 18% | 190 |
95 | FORD/TERRITORY | 80 | 20 | -21% | 285 |
96 | GM/EQUINOX | 15 | 19 | 301% | 41 |
97 | SUZUKI/JIMNY | 83 | 18 | -31% | 231 |
98 | FER CAR/NAJA ONE | 27 | 18 | 111% | 87 |
99 | MINI/COOPER | 74 | 17 | -27% | 230 |
100 | AUDI/A3 SEDAN | 64 | 17 | -16% | 199 |
101 | PORSCHE/911 | 40 | 17 | 35% | 97 |
102 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 73 | 16 | -31% | 193 |
103 | GM/CAMARO | 3 | 16 | 1589% | 23 |
104 | HYUNDAI/TUCSON | 592 | 13 | -93% | 1.654 |
105 | RAM/2500 | 59 | 12 | -36% | 369 |
106 | KIA/CERATO | 41 | 12 | -7% | 137 |
107 | KIA/SPORTAGE | 29 | 12 | 31% | 110 |
108 | M.BENZ/CLA250 | 5 | 12 | 660% | 26 |
109 | DFSK/V21 | 59 | 11 | -41% | 128 |
110 | LAND ROVER/DEFENDER | 51 | 11 | -32% | 196 |
111 | HYUNDAI/IX35 | 38 | 11 | -8% | 135 |
112 | KIA/CARNIVAL | 28 | 11 | 24% | 129 |
113 | PORSCHE/BOXSTER | 12 | 10 | 164% | 55 |
114 | VW/SAVEIRO | 98 | 9 | -71% | 1.537 |
115 | PORSCHE/TAYCAN | 26 | 9 | 10% | 78 |
116 | PEUGEOT/BOXER | 12 | 8 | 111% | 38 |
117 | LEXUS/UX250H | 12 | 8 | 111% | 49 |
118 | M.BENZ/GLE | 29 | 7 | -24% | 82 |
119 | FIAT/UNO | 21 | 7 | 6% | 696 |
120 | M.BENZ/CLASSE GLA | 12 | 7 | 85% | 25 |
121 | BMW/330E | 13 | 6 | 46% | 51 |
122 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 72 | 5 | -78% | 237 |
123 | TROLLER/T4 | 25 | 5 | -37% | 64 |
124 | IVECO/DAILY | 17 | 5 | -7% | 41 |
125 | RDK/TIGER | 11 | 5 | 44% | 42 |
126 | FIAT/500E | 24 | 4 | -47% | 136 |
127 | AUDI/A3 | 16 | 4 | -21% | 96 |
128 | AUDI/A5 | 14 | 4 | -10% | 52 |
129 | M.BENZ/A45 AMG | 6 | 4 | 111% | 10 |
130 | BYD/T3 | 3 | 4 | 322% | 7 |
131 | AUDI/Q3 | 20 | 3 | -53% | 139 |
132 | EFFA/V22 | 17 | 3 | -44% | 45 |
133 | HONDA/FIT | 16 | 3 | -41% | 228 |
134 | LEXUS/NX300 | 15 | 3 | -37% | 66 |
135 | MINI/JCW | 13 | 3 | -27% | 32 |
136 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 11 | 3 | -14% | 102 |
137 | AUDI/Q8 | 9 | 3 | 6% | 54 |
138 | CHEVROLET/CORVETTE | 9 | 3 | 6% | 21 |
139 | BMW/M3 | 8 | 3 | 19% | 24 |
140 | FOTON/AUMARK 1039 | 5 | 3 | 90% | 11 |
141 | VW/JETTA | 5 | 3 | 90% | 44 |
142 | AUDI/E TRON | 5 | 3 | 90% | 13 |
143 | JEEP/WRANGLER | 2 | 3 | 375% | 11 |
144 | DODGE/SPRINTER | 20 | 2 | -68% | 44 |
145 | FORD/MUSTANG | 18 | 2 | -65% | 89 |
146 | PORSCHE/PANAMERA | 16 | 2 | -60% | 55 |
147 | M.BENZ/CLASSEA | 13 | 2 | -51% | 27 |
148 | NISSAN/LEAF | 12 | 2 | -47% | 104 |
149 | VW/TIGUAN | 11 | 2 | -42% | 48 |
150 | AUDI/A4 | 11 | 2 | -42% | 41 |
151 | HONDA/CRV | 9 | 2 | -30% | 52 |
152 | VW/FOX | 8 | 2 | -21% | 42 |
153 | PORSCHE/CAYMAN | 7 | 2 | -10% | 24 |
154 | JAC/v260 | 6 | 2 | 6% | 13 |
155 | M.BENZ/CLA45 | 4 | 2 | 58% | 6 |
156 | LAND ROVER/VELAR | 3 | 2 | 111% | 48 |
157 | GM/MONTANA | 2 | 2 | 217% | 8 |
158 | KIA/UK2500 | 1 | 2 | 533% | 3 |
159 | BMW/M2 | 1 | 2 | 533% | 4 |
160 | FIAT/DOBLO | 169 | 1 | -98% | 301 |
161 | SUBARU/FORESTER | 44 | 1 | -93% | 45 |
162 | RAM/1500 | 28 | 1 | -89% | 35 |
163 | PEUGEOT/PARTNER | 19 | 1 | -83% | 85 |
164 | SUBARU/XV | 17 | 1 | -81% | 96 |
165 | JAC/T40 | 15 | 1 | -79% | 35 |
166 | AUDI/Q7 | 11 | 1 | -71% | 30 |
167 | CITROEN/JUMPER | 10 | 1 | -68% | 21 |
168 | FORD/TRANSIT | 8 | 1 | -60% | 12 |
169 | FYBER/FYBER | 8 | 1 | -60% | 18 |
170 | JAGUAR/EPACE | 7 | 1 | -55% | 47 |
171 | JAC/T60 | 5 | 1 | -37% | 12 |
172 | VW/FUSCA | 4 | 1 | -21% | 18 |
173 | BMW/530E | 4 | 1 | -21% | 16 |
174 | JAC/T50 | 4 | 1 | -21% | 11 |
175 | AUDI/A6 | 4 | 1 | -21% | 9 |
176 | VW/UP | 4 | 1 | -21% | 7 |
177 | EFFA/V25 | 3 | 1 | 6% | 13 |
178 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 1 | 1 | 217% | 8 |
179 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 1 | 1 | 217% | 6 |
180 | FORD/F150 | 1 | 1 | 217% | 3 |
181 | JEEP/CHEROKEE | 1 | 1 | 217% | 16 |
182 | M.BENZ/CLASSEE | 1 | 1 | 217% | 4 |
183 | BMW/420I | 1 | 1 | 217% | 4 |
184 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 1 | 1 | 217% | 3 |
185 | BABY/TST | 1 | 1 | 217% | 3 |
186 | VW/KOMBI | - | 1 | - | 4 |
187 | M.BENZ/SPRINTER 311 | - | 1 | - | 1 |
188 | JAC/IEV 330P | - | 1 | - | 1 |
189 | BUGRE/BGR5 | - | 1 | - | 6 |
190 | AUDI/RS6 AVANT | - | 1 | - | 5 |
191 | GM/VECTRA | - | 1 | - | 1 |
192 | MINI/ONE | - | 1 | - | 1 |
193 | BMW/118i | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - abril (10) de 2022
Grupos | Abril | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 16.160 | 38,63% | 142.053 | 34,17% |
General Motors | 6.110 | 14,60% | 56.277 | 13,54% |
Hyundai-Kia | 4.581 | 10,95% | 46.020 | 11,07% |
Toyota + Lexus | 5.105 | 12,20% | 45.697 | 10,99% |
Renault-Nissan | 2.923 | 6,99% | 44.340 | 10,66% |
Grupo VW | 3.049 | 7,29% | 43.037 | 10,35% |
Ford + Troller | 444 | 1,06% | 4.289 | 1,03% |
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
VW no acumulado está em 5º. Mas com uma melhora nos chips no 2º semestre (não haverá normalização, como saiu a outra notícia), pode haver recuperação da participação, indo a 3º ou 2º.
ResponderExcluirMas o fato é que o mercado está desfuncional. Nâo há como analisar racionalmente se o mercado não reflete oferta e demanda, mas apenas quem consegue mais chips para produzir.
É como ter demanda inelástica, e oferta restrita.
A VW é a 6° no acumulado geral e mensal e 5° no share por fabricantes individuais...
ExcluirRESUMINDO JACSWAGEN CONTINUA UMA BOST💩💩💩💩💩💩💩💩.
ExcluirSUAS VENDAS ESTAO OUTRA BOST💩💩💩💩💩
Onix tem o dobro de chips do polo e mesmo assim ta vendendo bem.
ExcluirDesculpa de chips não cola mais
As previsões já foram pro 2º semestre?
ExcluirTá feia a coisa hein?
shitVW ir pra 2o lugar
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
para de mentir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
MENTIRA PURA ,O T CROOS QUE VC DISSE SER A PRIORIDADE ESTA CAINDO NAS VENDAS , VENDEU ENQUANTO NÃO TINHA TRACKER!
ExcluirRenault e Peugeot ja estao dando farol alto para ultrapassar....mais 2 meses a VW vai para 8°....
ExcluirComo esse Shitaos é um fenômeno negativo de vendas, cada mesvende menos que o anterior e ate veuculos miito mais caro vendem mais que ele.
ResponderExcluirO Volvo Xc90 é um exemplo!!
Quem quer carro bom nesse segmento nao vai De JACSWAGEM pelo acabamento boqueta e pelo produto ser muito inferior a concorrência.
O consumidor quer qualidade com preco justo, Tudo o que a Jacswagen nao tem e nunca tera!! Por isso essa Ximbica nao vende.
FATOS APENAS FATOS!!
Ao analisarmos o grafico veremos que entre os 10 primeiros, a MAIOR QUEDA E DO TRINCA EIXO, MOSTRANDO FORTE QUEDA NO MÊS.
ExcluirFATOS APENAS FATOS!!
Tomara q esse mês a Peugeot passa a caoalixa
ResponderExcluirOs Tiggos estao comecando. abrir o bico, qualidade de segunda linha
ExcluirPULSE currando shit-nivus
ResponderExcluirTRACKER currando shit-tcross
SHIT polo/virtus insignificantes
o resto já saiu de linha...
RIP VW
Está época de chuva acaba com as vendas da amarok, muitas poças, aí o povo fica com medo de pagar 300 mil num carro que tem medo até de lava rápido!!!!
ResponderExcluirPessoal, a VW está deixando o Brasil?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.