A fabricante de carros esportivos Lotus, propriedade majoritária do conglomerado multinacional chinês Geely Holding Group desde 2017, apresentou oficialmente detalhes de seu SUV elétrico “Type 132”.
A marca anunciou que o carro será chamado de Eletre – denominando-o de “o primeiro hiper-SUV do mundo”.
No início do ano passado, a Geely anunciou um plano de desenvolvimento com a Alpine como parte de uma joint venture com a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance para desenvolver veículos elétricos e as plataformas nas quais eles se sustentarão. Essa estratégia se baseou nos desenvolvimentos anteriores da Lotus em seu primeiro hipercarro totalmente elétrico – o Evija de 2.000 HP .
Em abril de 2021, a montadora do Reino Unido compartilhou planos para produzir veículos elétricos apenas até 2028, incluindo um cronograma para entregar quatro EVs sob medida a partir de 2022.
De acordo com a Lotus, o Eletre pega o coração e a alma de seu carro esportivo Emira e o mistura com o hipercarro Evija totalmente elétrico , para criar uma nova categoria de hiper-SUV.
Além de ser o primeiro SUV da Lotus, o Eletre elétrico trará novidades adicionais para a montadora. Quando a fabricação começar no final deste ano, o Eletre chegará como o primeiro veículo de produção de cinco portas da Lotus, bem como seu primeiro EV de estilo de vida.
A montadora sediada no Reino Unido/China já está divulgando o Eletre como o veículo Lotus mais “conectado” de todos os tempos.
O Lotus Eletre adota tração nas quatro rodas e é construído em uma nova arquitetura elétrica dedicada de 800V que inclui uma bateria de mais de 100 kWh. O resultado é 600 cv, uma velocidade máxima de 260 km/h (161 mph) e 0-100 km/h (0-62 mph) em menos de três segundos.
O alcance WLTP “alvo máximo” da Eletre é atualmente de 600 km (373 milhas). Em termos de capacidades de carregamento, o novo SUV elétrico Lotus pode acumular 400 km (248 milhas) em 20 minutos a partir de um carregador de 350 kW e pode aceitar carregamento AC de 22 kW como padrão, quando disponível.
A extremidade dianteira do Eletre contará com um sensor LiDAR implantável acima do pára-brisa, bem como em ambos os lados do EV. Os espelhos laterais foram substituídos por Electric Reverse Mirror Displays (ERMDs), abrigando três câmeras separadas - uma para o espelho retrovisor, uma para criar uma visão de 360 graus do SUV e uma terceira que faz parte da direção inteligente do EV tecnologias.
A Lotus afirmou que as câmeras de acionamento inteligentes combinadas com os sensores LiDAR fornecerão recursos de direção autônoma ao Eletre, mas até que ponto ainda não está claro neste momento.
Os painéis da carroceria são todos feitos de alumínio, enquanto os componentes pretos têm acabamento em fibra de carbono. Ambas as técnicas foram escolhidas para reduzir o peso total do hiper-SUV. A grade frontal apresenta um monte de pétalas triangulares interconectadas que podem se abrir durante a condução para resfriar os motores elétricos.
As lâmpadas dianteiras apresentam tecnologia de matriz e indicadores direcionais de rolagem, enquanto a traseira abriga tiras de luz de fita exclusivas que podem aparecer em quatro cores diferentes, como visto no vídeo abaixo.
O interior do Eletre virá em layouts de quatro e cinco lugares, situados abaixo de um teto solar panorâmico fixo.
O foco aprimorado da montadora na sustentabilidade estará presente em todo o interior do veículo, onde os materiais consistem em microfibras artificiais e tecido de assento de mistura de lã. Os materiais duros são novamente fibra de carbono.
Tanto o cockpit quanto a seção traseira contêm telas sensíveis ao toque OLED e bandejas para carregamento de telefones sem fio, além de porta-copos vitais.
Abaixo do painel de instrumentos, uma lâmina de luz atravessa a cabine, assentada em um canal com nervuras que se alarga em cada extremidade para criar as saídas de ar.
Embora pareça estar flutuando, a luz é mais do que decorativa e faz parte da interface homem-máquina (IHM).
Ele muda de cor para se comunicar com os ocupantes, por exemplo, se uma chamada telefônica for recebida, se a temperatura da cabine for alterada ou para refletir o status de carga da bateria do veículo.
Abaixo da luz há uma “fita de tecnologia” que fornece informações aos ocupantes dos bancos dianteiros.
O novo SUV elétrico Lotus vem com uma configuração de 1.380 watts, 15 alto-falantes com Uni-QTM e tecnologia de som surround do padrão KEF.
Dito isto, os clientes têm a opção de atualizar para o KEF Reference – um sistema de 23 alto-falantes de 2.160 watts com tecnologia Uni-Q e som surround 3D.
Por fim, o cockpit oferecerá ao motorista fácil acesso ao ADAS do Eletre e outros recursos de infoentretenimento, que poderão ser atualizados continuamente por meio de atualizações sem fio.
A Lotus pode achar que conmpete com a Audi, mas o mercado sabe que nao. Todos querem competir com a Audi, pq ela eh a verdadeira supra-premium.
ResponderExcluirConhece o Instituto de Tecnologia MIT?
ExcluirSegundo eles, o ranking é:
1- Mercedes
2- Tesla
3- BMW
Olha a pontuação da audi antes de relinchar
https://auto-institut.de/automotiveinnovations/automotiveinnovations-ranking-of-the-most-innovative-automotive-oems-and-premium-brands-2021/
https://auto-institut.de/wp-content/uploads/2021/08/Inno_pr2-E.jpg
Nem sabe o que fala
ExcluirAUDI É A REFERÊNCIA, O PARADIGMA, O BENCHMARK.
ResponderExcluirAUDI WINS 🇩🇪🏆👏🇩🇪🏆🇩🇪👏
AUDI DITANDO O PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
ResponderExcluirO RESTO (mercedinha, bmv e teslinha suicida) CORREM ATRÁS. TENTAM…
GAME OVER
40 years of quattro | Unforgettable Audi quattro moments
https://www.youtube.com/watch?v=twuuOVrWsU4
“Vorsprung durch Technik” | 50 years of progress
https://www.youtube.com/watch?v=CFriCfSsWYg
The next chapter in a story of progress : the Audi skysphere concept
https://www.youtube.com/watch?v=6USrqth9r3s
MIT Technology Review: Audi among 50 most innovative companies
MIT = Massachusetts Institute of Technology, para quem não conhece, a maior escola de engenharia do planeta
https://auto-institut.de/automotiveinnovations/automotiveinnovations-ranking-of-the-most-innovative-automotive-oems-and-premium-brands-2021/
ESPANCA SEM DÓ A JACAUDI.
ResponderExcluirTODOS SABEMOS QUE A JACAUDI É UMA SUBPREMIUM CHINESA.
Vários carros da Audi tão no mercado há décadas sendo devidamente atualizados e vários carros da Alfafa no esquecimento e a DS semor foi insignificante
ExcluirParece uma Urus
ResponderExcluirSo a doente da Mamae Carluxa das Argolas Frouxas para colocar esse título tao Ididota nessa matéria.
ResponderExcluirQuerer colocar Jacaudi no mesmo nivel da Lotus fica dificil.
Ajuda nós a nao te zoarmos tanto.
Kkkkkkjj
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.