A Fiat apresenta a linha 2023 do Fiat Mobi, o qual ganha controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa em todas as versões.
Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda da direção do veículo. Quando isso acontece, o ESC + ASR atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do Mobi mesmo nas condições mais diversas. Esse recurso reforça ainda mais a segurança do subcompacto da Fiat, que já vinha de fábrica com freios ABS, airbag duplo e fixação Isofix para cadeirinhas de bebês e crianças no banco traseiro.
Vinculado ao ESC, o assistente de partida em rampa (Hill Holder) facilita saídas em semáforos mesmo nas ruas mais íngremes. Ao detectar que o Mobi está em uma via inclinada, os freios são mantidos acionados por alguns segundos mesmo quando o pedal é solto. Isso permite que o condutor retome a marcha do carro com mais facilidade, sem risco de o carro descer para trás. O assistente atua da mesma maneira em manobras de ré, simplificando balizas em ladeiras.
O ESC é ofertado como opcional nas versões Like e Trekking. Todas as versões vêm de série com ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de pressão dos pneus, airbag duplo e freios ABS com EBD. É possível incluir retrovisores elétricos, alarme, volante multifuncional com regulagem de altura e rodas de liga leve, além do exclusivo sistema multimídia UConnect, uma das centrais mais completas, intuitivas e práticas do mercado, item de série a versão topo de gama Trekking.
Com tela de 7 polegadas, oferece conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio, permitindo que os passageiros usem a entrada USB para carregar seus smartphones. Outra funcionalidade é o controle do sistema de som por meio de botões no volante multifuncional, permitindo que o motorista não precise tirar as mãos da direção.
Pequeno por fora e grande em soluções, o Mobi oferece conforto, acabamento diferenciado e mais espaço para os ocupantes do que seu principal concorrente. O modelo da Fiat dispõe de ajuste do banco do motorista, 965 mm de espaço para cabeça do motorista e 1.340 mm entre os ombros dos passageiros.
O Mobi conta com barra estabilizadora na suspensão dianteira, combinada aos amortecedores de curso mais longo e molas de carga maior. Isso faz com que a carroceria role menos.
O consumo é de até 15 km/l com gasolina, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular. O tanquelde 47 litros permite rodar até 705 km sem precisar reabastecer.
Há cinco cores disponíveis, entre as quais Cinza Strato (exclusiva para a versão Trekking, que estreou no SUV Pulse), o Mobi 2023 apresenta novos grafismos nos adesivos do capô, laterais e traseira. Há ainda barras longitudinais de teto, que ampliam a altura e deixam o carro mais imponente; teto bicolor; calotas escurecidas; retrovisores com pintura “black piano”; maçanetas na cor da carroceria e tecidos exclusivos com costura laranja.
A linha 2023 do modelo começa a ser vendida em todas as 520 concessionárias de todo o Brasil a partir de R$ 61.990.
Depois de ler uma notícia sobre Lucid Air e se deparar com Mobi... dá até depressão
ResponderExcluirEntendo perfeitamente...
ExcluirMas vendo o lado bom da coisa: até um carro tosco como o mobi vai começar a ser vendido com controles de estabilidade e tração de série.
Outros modelos, como o VW Gol, já são mto defasados e não permitem a implementação dessas tecnologias, ai a marca vai lá e descontinua a produção.
Aos poucos, parece que o mercado brasileiro vai melhorando. É devagar, mas pelo menos ta andando...
Pois é,ao cidadão de cima,o Mobi vai ter esp como opcional e não de série, ainda assim seria reprovado num crash-test
ExcluirEm pleno 2022 deveria ter luz de condução diurna e no mínimo 4 Airbags de série, mas está melhor e mais barato que o Gol e seus derivados Voyage e Saveiro.
ResponderExcluir#chupagol
ResponderExcluirO rival dele era o Up que era muito melhor,aliás o Mobi nem devia ser citado
ExcluirO plataforma do Gol pode receber ESP sem problema nenhum, outros modelos da VW com a mesma plataforma já tinha, como o Polo e o A1 de geração passada na Europa. A VW não coloca no Gol porque estamos no Brasil e qualquer porcaria serve.
ResponderExcluirkkkkkkk mentira
Excluirplataforma do gol nao pode receber NAO
A plataforma do Gol nso aceita e ele não tem a plataforma do Polo antigo quem compartilhava desta plataforma era o Fox.
ExcluirMentira,o Fox antigo era vendido na Europa com esp e os 2 tem a mesma plataforma
ExcluirMais se adaptaram o Mobi , kd os 4 air-bags tbem obrigatórios?
ResponderExcluirQue mercado lixo!.
ResponderExcluirO quão insana a pessoa deve ser para gastar mais de 60 mil em um Mobi?
ResponderExcluirIsso aí não é carro, isso é um brinquedo. Você dá para um moleque de 16 anos e deixa ele brincar até quebrar. Vergonha esse mercado nacional
Cada um cada um,eu não ia querer esse carro nem de Graça,mas se o cara quiser comprar um Mobi é problema dele,o dinheiro é dele e não meu.
ExcluirDesculpem a minha ignorância. Afinal, o Mobi 2023 tem direção elétrica? tenho lido direção assistida, mas no site da Fiat diz direção hidraulica.
ResponderExcluirNão. O que tinha direção elétrica era o Mobi com motor Firefly, mas ele saiu de linha, e só ficou o Fire. E o Fire tem direção hidráulica.
ExcluirGostei do opcional ESC.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.