A BMW pretende lançar seu modelo movido a hidrogênio ainda este ano, e, antes disso, está atualmente concluindo os testes de inverno do SUV de célula de combustível na Suécia. O foco está particularmente no desempenho em temperaturas abaixo de zero.
O modelo será produzido em pequena série. Os testes iniciaram com o carro denominado i Hydrogen Next, e posteriormente renomeado iX5 Hydrogen.
Durante os testes de inverno, os engenheiros querem garantir o funcionamento do trem de acionamento da célula de combustível, composto pelo sistema de célula de combustível, os tanques de hidrogênio, a bateria de reserva de energia e a unidade central de controle do veículo, mesmo em condições adversas.
O resultado: "Os testes de inverno sob condições extremas mostram claramente que o BMW iX5 Hydrogen oferece desempenho total mesmo em temperaturas de 20 graus negativos e, portanto, é uma alternativa válida ao BEV", diz o membro do conselho de desenvolvimento Frank Weber. “Para poder oferecer aos nossos clientes uma oferta atrativa de mobilidade sustentável com uma célula de combustível, também é necessária uma infraestrutura de hidrogênio adequada”.
Se essa infraestrutura estiver instalada, como no centro de testes da BMW, o reabastecimento com hidrogênio leva “de três a quatro minutos”. Além disso, a gama de BMW ix5 Hydrogen permaneceu funcional no frio congelante e o desempenho total do sistema estava disponível logo após o início, resume a BMW.
"Independentemente da época do ano e das temperaturas externas, a tração a célula de combustível de hidrogênio combina o melhor dos dois mundos de propulsão: a mobilidade local livre de emissões de um veículo elétrico e a adequação irrestrita para o uso diário, incluindo paradas curtas para reabastecimento, como é conhecido a partir de modelos com motores de combustão", diz Jürgen Guldner, chefe da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio do BMW Group e projetos de veículos.
Os principais dados técnicos são amplamente conhecidos desde 2020 : O hidrogênio (até 6 kg) é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de material composto de fibra de carbono. A célula de combustível da Toyota no compartimento do motor tem uma potência de 125 kW, mas o motor elétrico na traseira tem uma potência de 275 kW (374 cv). Se o motor elétrico exigir mais do que os 125 kW que a célula de combustível pode fornecer, a energia é adicionada a partir da bateria tampão de desempenho montada acima do motor elétrico. Como nos anúncios do ano anterior, a BMW não especifica o conteúdo de energia da bateria de backup e o alcance do iX5 Hydrogen.
A BMW está deixando em aberto o futuro dos acionamentos com células de combustível em carros de passeio além das pequenas séries: acionamentos além dos modelos elétricos a bateria. "Desta forma, os requisitos de mobilidade dos clientes em particular podem ser atendidos que não têm acesso próprio a uma infraestrutura de carregamento elétrico, que geralmente percorrem longas distâncias ou desejam um alto nível de flexibilidade".
Para tornar isso possível, a BMW apoia os planos da UE para construção paralela de postos de abastecimento de hidrogênio e uma infraestrutura de carregamento elétrico. "Gostaríamos de ver um design ainda mais ambicioso e uma implementação antecipada", diz Guldner. Em vez de um posto de gasolina de 700 bares a cada 150 quilômetros até 2027, a BMW está pedindo que as distâncias sejam reduzidas para 100 quilômetros.
BMW e Toyota estão saindo na frente nesse quesito. O Hidrogênio é a substância mais abundante, poderosa e renovável na face da terra e ainda por cima não polui.
ResponderExcluirPoderemos ter ainda motores à combustão e não poluentes e, com a evolução da tecnologia, creio que esses motores ainda chegarão num patamar de eficiência muito maior que os com combustíveis fósseis e vegetais.
Torcendo pra essa tecnologia vingar e a estruturação para extração de H2 se tornar eficiente e mais barata...
Sim!
ExcluirAlém disso, já aproveita a infraestrutura dos postos é só adicionar mais um combustível, igual o GNV.
Para caminhões e maquinas pesadas de trabalho que não podem ficara paradas esperando as baterias carregarem é uma boa alternativa.
Tem espaço tanto pros elétricos e hidrogênio.
Vai nessa,só um vai vencer,não tem espaço pra bombas sobre pneus e trilhos
ExcluirPutz roubada essa tecnologia de hidrogênio. primeiro que tem que andar com uma bomba dentro do carro, que se der problema nesses tanques pressurizados, ou bate o carro, já era quem tá dentro. uma explosão louca.
ResponderExcluirO pior porém a ineficiência, pq a vantagem do motor elétrico é eficiencia de 95%, e o hidrogênio é a combustão, então, termodinamicamente falando, a eficiência é de 35%.
Ridículo.
Errado como sempre.
ExcluirNão é a combustão, usa o hidrogênio para produzir eletricidade através de células de conversão, o único "resíduo" é água pura.
A BMW é experta e está usando a melhor célula de todas que é feita pela Toyota, que vem aprimorando a tecnologia desde 1992.
A questão não é o resíduo na transformação. A eficiência do sistema a hidrogênio é muito baixa. É necessário de cada 100 J de energia elétrica que e usa para extrair hidrogênio da água, menos de 90 J ficam armazenados no tubo de hidrogênio. Essa energia química precisa ser transformada em elétrica novamente para alimentar a bateria, e, com isso, impulsionar o motor elétrico. Como em toda transformação de energia química para cinética ou elétrica, o redimento témico máximo é de 35%. Então, 90J armazenados, vc terá apenas 31,5 J no máximo na bateria. O rendimento do ciclo completo é na melhor das hipóteses de 31,5%.
ExcluirEnquanto num carro BEV, de 100J extraído da usina hidroelétrica, ou solar, os 99J são armazenados na bateria, e geral 94J de energia mecânica. Não tem nem como comparar 1 com outro.
Essa tecnologia de hidrogênio é morta.
Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/mMjVcPGb4XNQMyVx9JMX5gN/?lang=pt
ExcluirTá bom, Carlinha, senta lá agora
ExcluirVc realmente sabe muito mais do que toda a equipe de engenheiros da Toyota e da BMW
Na verdade, nem sei pq vc tá aqui comentando em um blog regional. Vc deveria estar recebendo seu prêmio nobel de física e química kkkkkkkkkkkk
Na boa, não adianta, infelizmente você não conhece o assunto a fundo:
Excluir1) Formas de Produção do Hidrogenio
"Atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não-renováveis.
E menos de 0,1% é produzido por meio da eletrólise da água, de acordo com a Agência Internacional de Energia."
https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972
É chamado de Hidrogênio Verde quando é feito por fontes renováveis, além da eletrólise, tem a redução de óxido de ferro e biorreatores de algas (pode pesquisar) que são bem mais eficientes e baratos.
O hidrogênio usado no Japão, Europa e EUA são chamados de Hidrogênio Cinza por ser feito de gás natural, carvão, petróleo e etc.
Além disso, o sistema é bem mais leve, é o tanque com 6Kg de hidrogênio x 300~500kg de baterias e pode ser reabastecido em minutos, tem várias vantagens.
Engenheiro desses devia enfiar o diploma no cu
ExcluirCarlutcha, não procede sobre os tanques, exitem tanques especiais que possuem carvão ativado entre outros recursos e que baixam significativamente a pressão interna, tonrando o hidrogênio extremamente estável.
ResponderExcluirhá duas opções para a aplicação do hidrogênio:
1. células de energia (eletrólise do hidrogênio gera eletricidade e o subproduto é vapor d'água)
2. Motores a Combustão pura (queima do hidrogênio - também gera vapor d'água;
Não, a tecnologia do hidrogênio NÃO É MORTA e está vingando. Alguns fabricantes devem sair muito à frente e será uma alternativa, como dito aqui pelo EnergyDrink, máquinas e equipamentos além de veículos pesados poderão se beneficiar muito dessa tecnologia.
Para de ser tendencioso só porque a VW não quer investir nisso. Ela é competente, porém não está focada nisso, pode ser que acerte, mas pode ser que não...
Não adianta explicar pra essa anta, quando as montadoras começarem a fabricar mais carros com esse tipo de energia, a VW vai entrar nessa e a carlota vai mudar de assunto e dizer que estão no mesmo nível e vão ser melhores, é perda de tempo falar com esse imbecil...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCarro a hidrogênio é fracasso puro.
ResponderExcluir-Não tem segurança alguma.
-São mais caros que um elétrico a bateria.
-Fazer um posto de hidrogênio é caro enquanto existem até aqui no Brasil eletropostos com energia solar.
-Mirai da Toyota e Nexus da Hyundai fracassaram,Clarity FCV da Honda saiu de linha.
-Manutenção nos dutos precisa ser rigorosa pra evitar vazamentos.
-Aproveitamento energético é baixo.
-Motor a combustão funcionando com hidrogênio não tem lógica já que a manutenção dele é complexa e tem tantas peças como outros motores a combustão.
-Toyota anunciou vários carros elétricos para os próximos anos.
Hidrogênio nos ônibus e caminhões.
-Por volta de 2005 a Mercedes testou 30 Citaro(modelo de ônibus vendido por ela na Europa)a hidrogênio em várias cidades do mundo,foi um fracasso,na segunda geração,o Citaro tem 2 versões elétricas a bateria.
-Man e Scania pularam fora do hidrogênio,o Man Lions City(concorrente do Citaro)tem versão elétrica e a Scania já tem caminhões elétricos.
-A Mercedes pretende lançar um caminhão pesado a hidrogênio com fortes chances de micar e também pretende lançar um caminhão semelhante mas a bateria.
Nas ferrovias,
-A Alstom vendeu dezenas de trens a hidrogênio na França porém tem uma versão a bateria do seu principal trem regional e a mesma e a Caf venderam dezenas de trens a bateria,a Inglaterra demonstrou interesse nas bombas sobre trilhos mas felizmente nenhuma opera.
Chegou mais um analfabeto funcional falando merda, deixa a tecnologia vingar, aí quando a VW entrar nessa VOCÊ vai vir mamar ela aqui...
ExcluirHidrogênio é fracasso mesmo, e nem a BMW aposta, tanto que fará produção em "pequena série"...
ExcluirPegaram a célula da Toyota, colocaram em um X5, e estão apenas fazendo politicagem com os verdes ESG da Alemanha.
politicagem pura, nada além.
Os trens a bateria vendidos pela CAF e Alstom foram pra Alemanha.
ExcluirTecnologia a hidrogênio pode vingar na ferrovia com operadoras iludidas com o hidromico mas na hora em que um trem desses descarrilhar ou bater e morrer um bocado de gente,essas empresas vão converter seus trens pra bateria
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