No 20º aniversário da data em que o Volkswagen W12 quebrou sete recordes mundiais de velocidade no famoso circuito de Nardò, na Itália.
Poucos sabem que o primeiro supercarro a apresentar um exemplo funcional do motor “W” exclusivo da Volkswagen não foi o Bugatti Veyron com seu motor W16 quad-turbo. Em vez disso, o primeiro progenitor tinha um emblema da VW no capô. Com estilo aerodinâmico escrito por Giorgetto Giugiaro da ItalDesign, o impressionante W12 Concept Coupe que estreou no Salão Internacional do Automóvel de Tóquio em 1997 era, assim como o Veyron, um supercarro completo. Talvez ainda mais significativamente, quebrou a noção tradicional de que um Vvolkswagen tinha que ser um carro familiar comum, abrindo caminho para modelos de luxo e desempenho da marca.
O W12 Concept Coupe foi alimentado por um motor W12 de 5,6 litros, feito acoplando dois dos motores VR6 de 2,8 litros compactos e leves da empresa em um virabrequim comum. Quando casado, o W12 produzia 414 cavalos de potência, que eram canalizados através da tração nas quatro rodas Syncro da Volkswagen e uma transmissão sequencial de seis velocidades.
O W12 foi um sucesso – pelo menos na forma de conceito. Embora nunca tenha chegado à produção em série, o primeiro supercarro da Volkswagen exemplificou totalmente o termo. Seu pára-brisa era uma única folha de vidro especialmente curvado que se estendia até o final da linha do teto, dividindo portas duplas em asa de gaivota e se misturando diretamente a uma tampa de vidro do motor que permitia uma visão do poderoso W12 abaixo. Com as chamas acesas, uma variante roadster foi apresentada em 1998 no Salão Automóvel de Genebra.
Seriam mais três anos antes que o raciocínio para a existência dos protótipos anteriores ficasse claro. Em 2001, a Volkswagen anunciou que tentaria estabelecer o recorde de velocidade de 24 horas no Nardò Ring de 7,8 milhas, no sul da Itália.
O W12 Concept Coupe visto em Autoshows evoluiu significativamente - o motor W12 foi ampliado para 6.0L, o que, entre outras diferenças mecânicas, resultou em um salto de potência para 591 cavalos. Ele acabou com o sistema de tração nas quatro rodas do conceito de cupê e, inclinando a balança para apenas 1.200 Kg, acelerou de 0 a 60 mph (96 km/h) em apenas 3,5 segundos.
No solo em outubro de 2001, o W12 estava instantaneamente em seu elemento, registrando uma velocidade média de 293,5 km/h (183,5 milhas mph) em 4.402 milhas, quebrando o Recorde Mundial. A façanha foi particularmente surpreendente, considerando que foi o primeiro teste real do primeiro motor VW Grupo W de todos os tempos. Por mais notável que tenha sido, a equipe sabia que o W12 ainda tinha mais a oferecer.
Menos de quatro meses depois, em 23 de fevereiro de 2002, eles retornariam para ver o W12 Nardo cobrir uma distância de 4.809 milhas e sustentar uma velocidade média de 320,96 km/h (200,6 mph. Se havia alguma dúvida sobre a durabilidade do motor da série W, ela foi respondida em Nardò naquele dia. Ao atingir esta velocidade média surpreendente, o W12 Nardo estabeleceu sete recordes mundiais e 12 recordes de classe internacional no processo.
A Volkswagen agora pode reivindicar nove dos 12 recordes mundiais relativos à distância e ao tempo. Os dois adicionais foram estabelecidos pela ARVW (VW de Pesquisa Aerodinâmica) em 1980.
De acordo com a Federação Internacional de Automóveis (FIA), todos os nove recordes mundiais permanecem até hoje.
Currador de TestaRossa, F50 e F50.
ResponderExcluirTão bom que nem foi fabricado pra ser vendido, enquanto os que você citou...
ExcluirEra bom, mas ninguém quis, por isso não produziram...
ResponderExcluirImagina que belezinha de complicação devia ser esse W12...
O design era bonito... sim, a VW já teve design no passado!
ResponderExcluirTão bom que ninguém lembra dele.
ResponderExcluirGRUPO VW MASSACRA MERCEDES, BMW, TESLA E FERRARI JUNTAS.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.