Inaugurado em 2006 no BMW X6, o SUV cupê há muito tempo é inacessível aos mortais comuns. No entanto, o tempo muitas vezes permite democratizar o que ontem estava fora de alcance. O SUV cupê não foge à regra, e o Volkswagen Taigo confirma a regra. O Taigo não é apenas o primeiro SUV cupê da marca, o VW Taigo é também o primeiro a oferecer este tipo de carroçaria no segmento dos SUV compactos. Adotando um estilo muito fashion atualmente, o VW Taigo tem o que é preciso para brilhar em uma categoria ultra disputada.
Primo do Nivus comercializado no Brasil, o Taigo é baseado como ele na plataforma MQB A0 (a do Polo e do T-Cross, em particular). No entanto, o VW Taigo foi modificado para atender às expectativas dos clientes europeus.
Não é importado da América do Sul, mas produzido na Espanha, assim como o Polo e o T-Cross vendidos na Europa.
Comparado com o T-Roc e o T-Cross, o Taigo é o mais longo da pista (4,26m de comprimento, contra 4,23m do T-Roc e 4,10m do T-Cross). Por outro lado, é mais baixo que um T-Cross e mais estreito que um T-Roc. A Volkswagen especifica que estes três veículos, na Europa, não visam a mesma clientela: o T-Roc pretende ser mais versátil, na ponta do segmento Premium, enquanto o T-Cross é mais urbano e familiar. E o Taigo? Obviamente, oferece dinamismo, por seu design, e é mais barato que um T-Roc. Comparado ao T-Cross, também é o único a ter o motor 1.5 TSI 150.
Apesar da novidade na estética, não muda a fórmula vencedora: é um produto puro da Volkswagen. A dianteira é robusta e, obviamente, os atributos estilísticos do universo SUV estão presentes: altura elevada, caixas das rodas de plástico preto, trilhos de teto, para citar apenas alguns. Mas o que obviamente distingue o Taigo de SUVs compactos (e dos seus irmãos da gama) é a sua traseira truncada, que lhe confere um verdadeiro dinamismo.
A frente recebe iluminação LED como padrão, e os acabamentos topo de gama contam com luzes LED Matrix. Um requinte ainda raro no segmento, e que está associado à assinatura luminosa que liga os faróis dianteiros. Na traseira, as luzes de LED são integradas em uma faixa grossa esfumada, e a assinatura luminosa se une ao logotipo da VW no centro.
Baseado em um Polo, o Taigo logicamente usa o painel deste último. Encontra-se a apresentação séria do Polo, com um material muito qualitativo na parte superior (o plástico espumado), e materiais mais comuns (rígidos) na parte inferior.
O modelo conta com porta-óculos integrado à luminária de teto, ou os espelhos de cortesia iluminados (dos dois lados). Se o habitáculo é sério e geralmente bem executado, é desprovido de cor e alegria (a menos que opte pelo Pack “Visual Green Design” gratuito, que oferece inserções verdes para o painel, e um estofamento específico mais original) .
O VW Taigo possui instrumentação digital de série, 8 polegadas no nível de entrada e 10,25 polegadas (“Digital Cockpit Pro”) nos acabamentos topo de gama. Assim como no Polo 2022, o ar-condicionado automático dual zone adota interface tátil, e o volante é capacitivo (capaz de detectar a presença das mãos), em conexão com a assistência na condução. Para ter conectividade Apple CarPlay e Android Auto: o sistema App-Connect é padrão.
Apesar da traseira truncada, o VW Taigo mantém aspectos práticos, bom volume de porta-malas (438 litros, e até 1.222 litros com o banco rebatido).
Assim como o Polo 2022, o Taigo oferece apenas motores “100% térmicos”: sem hibridização. Também sem diesel, com gasolina em todos os níveis. Neste caso, estão disponíveis três motores: 1.0 TSI 95, 1.0 TSI 110, 1.5 TSI 150. A caixa de velocidades DSG7 está reservada para os motores mais potentes.
O 3 cilindros 1.0 TSI 110, associado à caixa DSG7, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. A Volkswagen anuncia um consumo combinado no ciclo WLTP de 16,9 km/l (5,9 L/100 km). O 1.5 TSI, associado ao câmbio DSG7, acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
O 1.5 TSI equipado com a opção do seletor de perfil de condução (associado ao bloqueio eletrônico do diferencial XDS). A Volkswagen anuncia um consumo de 16,4 Km/l (6,1 L/100 km) no ciclo combinado.
O Taigo começa em 23.850 Euros (R$ 140 mil) e vai até 32.360 Euros (R$ 198 mil).
Conclusão
Aproveitando os ingredientes muito bons do Polo e adotando um estilo de carroceria muito elegante, há poucas dúvidas de que este novo VW Taigo deve rapidamente ser um grande sucesso. Dinâmico, sua estética é indiscutivelmente mais atrativa que o de um T-Cross.
Padrão europeu é diferente, "material muito qualitativo na parte superior (o plástico espumado), e materiais mais comuns (rígidos) na parte inferior". Aqui é puro plástico em tudo, porque tem quem pague. A fama de má qualidade no acabamento reflete em toda a linha, vide o Taos, colocaram um pouco de soft touch, podendo colocar em todo o painel, igual ao compass, mas.... Tem quem pague. Nada contra a VW possuo um, por isso falo com propriedade, pode ser o plástico de qualidade que for, continua sendo plástico, e os carros fazem muito barulho depois de um tempo.
ResponderExcluirtbem tenho VW , mas acho q cobram muito pelo que oferecem. estão perdendo posição por vacilo.
ExcluirUnknown,também gosto de um painel revestido em couro,fica muito bonito !! Também tenho VW.O problema é o seguinte... ando em carro de outras marcas,ando num modelo,ando em outro e não adianta,continuo no VW. Posição de dirigir,mecânica,ergonomia,bancos,estabilidade,etc,aí acabo aceitando o plastico,a não ser que vc passe para outro nível de acabamento e preço !!!!
ExcluirEsse motor 1.5 de 150 cv e a caixa DSG7 já passou da hora de vir pra cá !! E o acabamento é outro nível.
ResponderExcluirmais uma bostaaaaaaaaaaa
ResponderExcluircharles,anda de quê meu camarada ??
ExcluirBella macchina !
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