A indústria automotiva tem um histórico de desenvolvimento de sistemas inúteis para tentar atender algumas preferências irracionais de determinados consumidores: câmbio CVT com marchas "simuladas" é um exemplo; ruídos de motor "amplificados" pelo sistema de som do carro foram usados no Golf GTI de 2014. Pior: o Golf GTI tinha até um sistema que simulava os "estorouros" do escapamento. No caso dos carros elétricos, que não fazem barulho algum - a maior parte deles, especialmente os mais caros, vêm com sistemas que geram ruídos externos falsos. E, agora, à longa lista de inutilidades criadas para atender irracionalidades, a Toyota parece estar desenvolvendo um sistema totalmente fake de transmissão manual para carros elétricos, inclusive com "embreagem" - que também seria, obviamente, fake.
Transmissões manuais não fazem mais sentido nem mesmo em carros com motores térmicos. Transmissões CVT (com infinitas marchas), ou as próprias caixas robotizadas de dupla embreagem, são mais eficientes que qualquer transmissão manual, em qualquer situação. Mas mesmo assim ainda existem carros esportivos com opcional "gratuito" de câmbio manual à venda, e as marchas "simuladas" (que são inúteis, do ponto de vista técnico, e, inclusive, dimunuem a eficiência do powertrain quando utilizadas) em transmissões CVT se toraram padrão no mercado.
Os carros elétricos não precisam de relações de marcha porque os motores elétricos ofertam 100% do torque em qualquer rotação, mas, em um movimento claro para agradar consumidores old schcool, a indústria pensa em transmissões manuais fake para carros elétricos. E isso não é uma piada.
Segundo registros de patente da Toyota divulgados no Forum Toyota BZ, a Toyota está sim desenvolvendo essa transmissão manual fake para ser aplicada em carros elétricos - que, diga-se de passagem, continuariam a ter apenas 1 marcha. Não muda nada nesse ponto. Entretanto, os documentos descrevem uma "manopla de câmbio" e um pedal de embreagem - que não estão conectados ao motor elétrico, mas que podem influenciar seu funcionamento por meio de software. Haveria sensores que leem a posição da "embreagem" e da "manopla de câmbio", e um controlador alteraria a rotação do motor para simular a operação de uma transmissão manual convencional.
Ou seja, a Toyota está desenvolvendo um sistema para recriar uma experiência de uso de carro com câmbio manual em um carro elétrico. Os documentos mostram ainda métodos de simulação de pressão de embreagem e força de reação de mudança, bem como o que seria um conta-giros, que exibiria a "rotação virtual do motor" a qual mudaria quando o motorista trocasse de "marcha" ou acionasse ou tirasse o pé da "embreagem".
O sistema de transmissão manual fake da Toyota teria inclusive uma funcionalidade que simularia um motor sendo "desligado" se o carro parasse sem que a embreagem fake fosse acionada. Tudo simulação por software.
Evidentemente, esse modo de operação fake manual poderia ser desativado a qualquer momento, e o carro voltaria a operar como um carro elétrico convencional, sem câmbio, sem embreagem, sem ruído, e sem trancos.
Não se sabe ainda se essa transmissão fake chegará efetivamente aos carros de produção, mas um indicativo de que a indústria vem pensando nesse tipo de sistema inútil é o fato de a Ford também estar pedindo patente de um sistema de câmbio manual fake, mas, neste caso, sem embreagem.
A Toyota planeja lançar 30 carros elétricos das marcas Toyota e Lexus até 2030, incluindo um carro esportivo elétrico - o qual seria um bom candidato a receber essa transmissão manual falsa.
Fonte: Motor Authority
Foi o carlota que escreveu essa matéria ?!? 👀
ResponderExcluirEu acho que a Toyota, no lugar de perder tempo com bobagens, deveria se concentrar no desenvolvimento de carros elétricos, visto que está bem atrasada perante à Volkswagen.
ResponderExcluirEla tem priorizado motores a hidrogênio. A VW nem sabe o que é isso.
ExcluirTOYOTA LIDERANDO MSM SEM ELÉTRICOS.
ExcluirQUERO VER QND ELA LANÇAR SEUS 14 ELÉTRICOS ESSE ANO, Q FORAM MOSTRADOS NO ANO PASSADO
JACSWAGEN Q JÁ TA SEMIFALIDA, VAI SUMIR DE VEZ.
-TOYOTA LIDER GLOBAL.
-LIDER NOS GRUPOS AUTOMOTIVOS.
-LIDER NOS CARROS MAIS VENDIDOS DO MUNDO.
-LIDER NO PÓS VENDA.
-LIDER NO TICKET PER CARRO.
OU SEJA:
TOYOTA WINS.
CHUPA UNK"CU"NOWN DESESPERADA PEGA NO MEU P@U BOQUETEIRA.
CHUPA CARLUCHA.
CHUPA THIENGA MORDE FRONHA.
ENGOLE ESSA.
Fake mesmo sao esses Carrros da Jacswagen
ResponderExcluirPura enganacao!!
É só deixar de lado esta frescuragem de elétrico e fazer o carro a combustão com um câmbio manual real, que não precisa perder tempo nem dinheiro desenvolvendo um câmbio fake.
ResponderExcluirNa realidade, se existe mercado para essa bobagem, as montadoras vão atender.
ResponderExcluirLembro qdo comprei meu primeiro carro com câmbio CVT em 2007-2008 (era um Nissan Sentra fabricado no México), eu gostei e todo mundo metia o pau. Hoje, é realidade no mercado.
Hoje, o meu carro é CVT e nem lembro do paddle shift, que tentarão a sumir.
Com o tempo, as ruas ficarão silenciosas e, caso isso de câmbio fake emplaque, tenderão a sumir em poucos anos.
Que materia chata...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.