O Chevrolet Cruze é um modelo ainda atual, com um design atraente, disputa um segmento importante (sedãs médios) e dispõe de mecânica confiável. Nos últimos anos vem ganhando recursos de conforto, tecnologia e segurança que o tornaram competitivo. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir da versão Midnight, precificada em R$ 139.950 (fevereiro/2022).
O Cruze é um modelo de relativo sucesso no segmento. Em 2021 foram vendios 7.090 unidades do sedã, e outras 1.733 do Sport6 Hatch. Em 2022 já foram vendidas 891 unidades do sedã, e 69 do Hatch.
Em termos dimensionais, o Cruze é um sedã médio de 4,665 m de comprimento, 2,042 m de largura. A altura é de 1,484 m e o entre eixos de 2,7 m. O porta-malas comporta 440 L. Ele pesa 1.323 Kg, e tem um tanque com capacidade de 52L.
Essa nova versão Midnight está localizada entre o LT e o LTZ. Midnight é o nome usado na Chevrolet para versões com um toque de maior sofisticação, além de serem todas pretas. Mas, este Cruze Midnight tem outras opções de cores, além do preto do modelo testado: cinza e azul.
Além disso, possui detalhes exclusivos de design , como a grade preta, a moldura cromada escura que divide as duas entradas de ar e os faróis com máscara preta. Acrescenta rodas exclusivas de 17″ com pintura diamantada (em preto e cromado) e o logótipo Midnight na parte inferior das portas dianteiras.
No interior, distingue-se pelos acabamentos pretos dos forros de teto pelos tons escuros dos painéis das portas. Há espaço para 5 adultos, mas 4 viajam com mais conforto. O porta-malas de 440L não é o maior do segmento - está na média.
Entre os itens de série há um sistema de áudio de alta definição com 6 alto falantes; faróis automáticos com sensor crepuscular; sensor de chuva; computador de bordo; controle automático de velocidade de cruzeiro; travamento centralizado de portas com controle remoto; sistema de entrada e partida sem chave; sensores de estacionamento traseiros (faz falta os dianteiros); câmera de ré, volante de couro com controles multifuncionais; ar-condicionado automático e coluna de direção regulável em altura e profundidade, entre outros.
Além disso, o sistema Mylink com tela de 8″, traz o sistema OnStar e Wi-Fi integrado que permite conectar até 7 dispositivos ao mesmo tempo.
Em termos de segurança, possui 6 airbags, freios com ABS e EBD, alarme antifurto, Isofix, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e controles de tração e estabilidade.
Em termos mecânicos, o Cruze Midnight mantém o moderno motor turbo flex 1.4L de 153 cv, 25 kgm de torque @ 2.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de 6 marchas.
O conjunto opera de forma harmoniosa. O motor é progressivo, suave e silencioso, mas com uma potência interessante e um torque muito bom, sobretudo em baixos regimes - o que o torna especialmente ágil em retomadas.
A transmissão está corretamente escalonada, sendo muito precisa e rápida nas mudanças. Não há trancos, e a resposta ao acelerador é instantânea.
O desempenho é mais do que correto para um carro deste tipo: acelera de 0 a 100 km/h em 9 s, de 0 a 400 m em 16,5 s e retoma de 80 a 120 km/h em D (normal) em 5,7 s; a velocidade máxima que atinge é de 214 km/h (declarada pelo fabricante) .
A modernidade do conjunto se expressa no consumo contido. Com gasolina, em Brasília (DF), obtivemos 10,5 km/l em uso urbano. Em rodovia ficou em 13,5 km/l.
O motor tem muito torque, e, em estrada, roda a 120 km/h com o conta-giros em 2.100 RPM - extremamente silencioso.
O passeio é confortável, com um ajuste de suspensão típico da Chevrolet - macia, que privilegiam o conforto, e isola a cabine de irregularidades do piso. O isolamento acústico é muito bom também.
Em termos de comportamento dinâmico, ele se mostra seguro em retas e em curvas rápidas. Em uso urbano, a direção leve e precisa torna a vida do motorista mais fácil. Chama a atenção a capacidade de frenagem: 100 km/h à 0 em 40 metros.
O preço de R$ 139.950 é o mais baixo entre os sedãs médios turbinados a venda no mercado brasileiro - um valor muito competitivo considerando a qualidade e confiabilidade do Cruze.
Chevrolet Cruze Midnight x Corolla GLi 2.0 x Arriro 6 Pro
Unidade
Chevrolet Cruze MidNight
Corolla 2.0 Flex Gli CVT-10
Caoa Chery Arrizo 6 Pro
Consumo Cid.
km/l
11,1
11,6
9,4
Consumo Rod.
km/l
13,9
13,9
13,3
0 a 100 km/h
s
9,0
9,2
10,1
0 a 1000 m
s
29,6
30,8
31,2
0 a 1000 m
km/h
214,0
173,9
172,1
60 a 100 km/h
s
4,6
5,3
4,9
80 a 120 km/h
s
5,9
6,4
6,0
Frenagem 120-0
m
55,8
54,2
61,7
Ruído a 120 km/h
dbA
69,5
69,1
73,7
Preço
R$
R$139.350
R$148.290
R$144.990
Garantia
anos
3
5
5
Porta-malas
litros
440
470
570
Vídeo - Avaliação - Cruze Midnight na Chapada dos Veadeiros
39
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
O pior erro da VW do Brasil foi tirar o Jetta 1.4 Tsi para colocar um carro mais inferior, o Virtus 1.4 Tsi. Já que o Virtus nada vende e ainda mais na versão GTS que está com preço totalmente fora da realidade.
Virtus, design superior mais moderno. Virtus com porta-malas de 510 litros. virtus 0 a 100 km/h em 8 segundos. virtus painel digital, cruze nem sonha. virtus tem diferencial XDS+ Virtus tem DRL em LED. Virtus tem saúidas de ar traseiras. virtus tem bancos esportivos. virtus tem central multimidia de 10,2 polegadas com loja de App.
Quem já dirigiu um sedã médio só troca por um sedã compacto se a grana for mais curta. Não há como comparar - e digo isso já tendo sido dono de um Virtus, carro muito bom, mas longe, bem longe das qualidades de um sedã médio.
Os melhores sedans compactos do Brasil Volkswagen Virtus GTS 1.4 Turbo AT. 👉 Conheça o rival do Virtus GTS. ... HB20S Vision 1.6 MT. 👉 Conheça o rival do HB20S Vision. ... Toyota Yaris Sedan XS Connect 1.5 AT. 👉 Conheça o rival do Yaris Sedan XS Connect. ... Honda City LX 1.5 AT. 👉 ... Chevrolet Onix Plus LTZ 1.0 Turbo MT. 👉
Perdeu metade da graça com esta carroceria e este interior pretinho básico. Coisa mais idiota, ainda mais em um país quente como o inferno na imensa maioria do seu território, e na maior parte do tempo. Devim lançar é uma edição, digamos, "BlueLight", com um belo tom de carroceria azul e interior monocromático azul clarinho, um espetáculo de combinação que a Chrysler do Brasil nos ofereceu no passado em sua linha Dodge e até no pequeno Polara. Aí sim!
Parou no tempo ? Olha a referência: carros que deixaram ser fabricados há quarenta (!) anos atrás e que mesmo na época era problemáticos e com péssimo custo benefício.
O MELHOR SEDA MEDIO DO MERCADO
ResponderExcluirafinal a CHEVROLET tem a maior tradiçao/confiabilidade em sedas médios...
já a VWboqueta nao tem nada pra competir, afinal só oferece carros populares/boquetas
Verdade... o jetta tava vendendo tão pouco que tiraram de linha logo
ExcluirA VW se ilude colocando o Virtus pra competir com eles.
ExcluirO Último sedan de sucesso da VW foi o Santana na década de 80
ExcluirO pior erro da VW do Brasil foi tirar o Jetta 1.4 Tsi para colocar um carro mais inferior, o Virtus 1.4 Tsi. Já que o Virtus nada vende e ainda mais na versão GTS que está com preço totalmente fora da realidade.
ExcluirVerdad Cruze é o Melhor
ExcluirEntendo que o virtus gts é uma melhor opcao.
ResponderExcluirEntendo q vc deve mudar seu medicamento. Esquizofrenia é coisa séria!
ExcluirPor qual motivo? A única exclusividade do virtus é o acabamento de prástico puro!
ExcluirVirtus, design superior mais moderno.
ExcluirVirtus com porta-malas de 510 litros.
virtus 0 a 100 km/h em 8 segundos.
virtus painel digital, cruze nem sonha.
virtus tem diferencial XDS+
Virtus tem DRL em LED.
Virtus tem saúidas de ar traseiras.
virtus tem bancos esportivos.
virtus tem central multimidia de 10,2 polegadas com loja de App.
Virtus piscinão.
ExcluirVirtus trinca-eixo.
Virtus escola de samba.
Quem já dirigiu um sedã médio só troca por um sedã compacto se a grana for mais curta. Não há como comparar - e digo isso já tendo sido dono de um Virtus, carro muito bom, mas longe, bem longe das qualidades de um sedã médio.
ExcluirA plataforma do Virtus tb e mais moderna ao Cruze, porem eu ficaria com o cruze
ExcluirVirtus trinca o eixo, problema estrutural, eu que não teria uma cadeira elétrica dessas na minha garagem
ExcluirO Virtus, depois de 10.000 km bate até o estepe.
ExcluirComo todo bom Volkswagen, parece uma escola de samba - Consegue ganhar do Kwid.
Não entende porra nenhuma. Nem dirigir você sabe, então, sua opinião é menos importante que estrume de vaca
ExcluirSua opinião não vale nada Vc é doente mental
ExcluirCarlos tudo mundo aqui já percebeu que vc é doente mental com falas sem sentido
ExcluirPrático duro
ResponderExcluirVirtus tem eixo que trinca, virtus tem piscina de serie, viryus tem acabamento de prasstico, virtus e sedan compacto com síndrome de grandeza...
ResponderExcluirOs melhores sedans compactos do Brasil
ResponderExcluirVolkswagen Virtus GTS 1.4 Turbo AT. 👉 Conheça o rival do Virtus GTS. ...
HB20S Vision 1.6 MT. 👉 Conheça o rival do HB20S Vision. ...
Toyota Yaris Sedan XS Connect 1.5 AT. 👉 Conheça o rival do Yaris Sedan XS Connect. ...
Honda City LX 1.5 AT. 👉 ...
Chevrolet Onix Plus LTZ 1.0 Turbo MT. 👉
Virtus e compacto e compete com o onix plus e perde feio ne
ExcluirPerdeu metade da graça com esta carroceria e este interior pretinho básico. Coisa mais idiota, ainda mais em um país quente como o inferno na imensa maioria do seu território, e na maior parte do tempo. Devim lançar é uma edição, digamos, "BlueLight", com um belo tom de carroceria azul e interior monocromático azul clarinho, um espetáculo de combinação que a Chrysler do Brasil nos ofereceu no passado em sua linha Dodge e até no pequeno Polara. Aí sim!
ResponderExcluirO ex capacho do Bobo Sharp se refugiou aqui... kkkk
ExcluirParou no tempo ? Olha a referência: carros que deixaram ser fabricados há quarenta (!) anos atrás e que mesmo na época era problemáticos e com péssimo custo benefício.
ExcluirGM Cruze é Perfeito muito bonito e tecnológico
ResponderExcluirCarro Super confortável e Silencioso com interior bem atraente
ResponderExcluirO Melhor de todos
ResponderExcluirCarlota é comediante, comparar o sedan compacto Virtus com Cruze. Só falta comparar o Polo com Cruze Sport6. Doente, só pode.
ResponderExcluirEle está muito doente realmente
ExcluirExcelente carro. Bons itens de serie, otimo desempenho, consumo e espaço interno bem satisafotirio. Preço competitivo.o.
ResponderExcluiros cara comparando virtus com cruze,sedan compacto contra um médio mds...
ResponderExcluirTiggo 6 pro sonho de consumo
ResponderExcluirCarro muito bonito, merecia um painel mais sofisticado, gosto dos sedans da GM mas o Corolla atual seria a minha opção.
ResponderExcluirO Painel do Cruze é bem bonito tem couro claro na direção, é bem Superior ao Corolla
ExcluirO Cruze é todo bonito, não tenho dúvidas mas gostei do atual Corolla, acho diferente das versões anteriores.
ExcluirCada um Cada um né
Excluir👏👏👏👏
ExcluirCarro tem central de 7 e não possui sensor crepuscular.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.