A BMW apresentou o sistema BMW xDrive totalmente elétrico no BMW iX e no BMW i4 M50. Dois motores, quatro rodas motrizes e um sistema de controle de torque de tração globalmente para melhor tração, estabilidade de direção e dinâmica.
A tração integral estreou na BMW há mais de 35 anos e até hoje conhecida como BMW xDrive. E agora a marca apresenta o primeiro sistema BMW xDrive totalmente elétrico, que faz a sua estreia no BMW iX e no BMW i4 M50.
Como todos os tipos de veículos BMW iX, o Gran Coupé totalmente elétrico da BMW M GmbH é movido por um motor nos eixos dianteiro e traseiro. Isso cria uma tração nas quatro rodas paralela ao eixo sem uma conexão mecânica entre as rodas dianteiras e traseiras. A interação dos dois motores é otimizada por um sistema de controle de torque de acionamento. O sistema elétrico BMW xDrive garante assim a forma ideal de transmissão de potência em todas as situações de condução – combinada com uma experiência de condução típica da BMW.
O sistema BMW xDrive totalmente elétrico torna possível transformar a potência de tração, expressa por exemplo no BMW i4 M50 com uma potência do sistema de até 400 kW/544 cv e um torque máximo de 795 Nm, em uma dinâmica de direção superior. Isso requer uma distribuição precisa do torque. Isto é assegurado através da ligação do sistema DSC (controle da estabilidade de condução) com a versão específica para tração integral da limitação de deslizamento das rodas contíguas do atuador e a Unidade de Carregamento Combinado (CCU), cuja gama de funções altamente integrada pela primeira vez inclui tanto carregamento e acionamento eletrônico.
A rede inteligente de todos os sistemas permite distribuir o torque de acionamento solicitado pelo motorista entre os dois motores, de modo que a tração e a estabilidade de direção, a dinâmica e a eficiência sejam garantidas de maneira ideal na respectiva situação de direção.
O DSC analisa permanentemente as velocidades das rodas do veículo, ângulo de direção, velocidade de condução, aceleração longitudinal e lateral e taxa de guinada. Com base nesses parâmetros, é determinado um corredor de velocidade no qual as duas unidades de acionamento podem estar ativas para garantir uma condição de condução estável. O My Mode selecionado pelo motorista e se o DTC (Dynamic Traction Control) está ativado também são levados em consideração. Este modo é um modo DSC especial no qual, em interação com a limitação de deslizamento das rodas contíguas do atuador e outras funções de controle, um estilo de condução ainda mais esportivo é possível em superfícies normais sem intervenções, entre outras coisas através de limites de intervenção aumentados. Além disso, uma condução máxima é alcançada em terrenos soltos, como neve, areia ou cascalho.
A partir dos dados fornecidos pelo DSC e do torque de tração solicitado pelo motorista, a CCU calcula a distribuição ideal entre tração dianteira e traseira. O sistema xDrive totalmente elétrico pode reagir visivelmente mais rápido e com qualidade de controle significativamente maior a qualquer mudança na situação de direção do que seria possível com uma caixa de transferência entre os eixos familiar dos modelos BMW com motores de combustão.
O controle de acionamento da CCU, a limitação de deslizamento das rodas contíguas do atuador e o sistema de controle de estabilidade de direção interagem de maneira flexível e precisa. Se necessário, os dados fornecidos pelo DSC sobre a situação de direção já podem incluir de forma proativa uma solicitação de tração nas quatro rodas. Em muitas situações de condução, apenas uma mudança na distribuição do torque de tração entre os motores dianteiro e traseiro pode aumentar a estabilidade de direção sem exigir nenhuma intervenção adicional. Se uma roda ameaça perder a aderência com a superfície da estrada, a limitação de deslizamento da roda contígua do atuador com suas reações particularmente rápidas e precisas entra em ação primeiro. Somente em situações críticas o DSC também auxilia nas intervenções de frenagem específicas da roda.
Durante a partida e a aceleração, o torque de acionamento desejado é distribuído entre os dois motores pela CCU para fornecer tração otimizada. Além dos valores de atrito na estrada e da escolha do motorista, o BMW xDrive elétrico e a limitação de deslizamento das rodas contíguas do atuador também levam em consideração parâmetros ambientais como vento, subidas ou descidas, as configurações do veículo dos meus modos e do DTC, bem como como a distribuição dinâmica de carga por eixo, que proporciona mais peso e melhor transmissão de potência para o eixo traseiro durante a aceleração.
Quando o pedal do acelerador é pressionado moderadamente, uma proporção continuamente maior de torque de tração é fornecida pela unidade de tração elétrica traseira à medida que a velocidade aumenta. Nas fases de condução constante, a tração é finalmente fornecida apenas pelo motor atuando nas rodas traseiras. Isso cria a experiência de condução tradicional da BMW. Ao mesmo tempo, a eficiência do sistema de acionamento e, com ele, a autonomia do veículo é otimizada.
A funcionalidade de tração integral completa está sempre disponível. Por exemplo, mesmo durante a condução em My Mode Efficient, qualquer demanda espontânea de carga é imediatamente atendida com um aumento significativo no torque de tração no eixo dianteiro. Ao curvar dinamicamente, por outro lado, a proporção de tração traseira é aumentada. As rodas dianteiras podem, portanto, absorver maiores forças nas curvas devido ao torque de tração reduzido. Desta forma, a estabilidade e agilidade de condução do veículo são aumentadas em igual medida. Dependendo da situação de condução, o sistema BMW xDrive elétrico totalmente variável pode implementar qualquer forma de transmissão de potência: tração nas quatro rodas otimizada para tração com distribuição de torque variável, bem como tração dianteira ou traseira pura.
Nas fases de desaceleração e frenagem, ambos os motores podem fornecer energia de volta à bateria de alta tensão por meio de uma função de gerador. Isso possibilita um desempenho de recuperação significativamente maior do que apenas um motor. O sistema BMW xDrive totalmente elétrico também permite controlar esses processos de recuperação de energia de forma a garantir a máxima estabilidade e eficiência de direção em todos os momentos. O sistema é projetado para que o motor mais potente no eixo traseiro também assuma o papel principal na recuperação de energia. Em curvas e em condições de estrada adversas, por outro lado, uma maior proporção de desempenho de recuperação de energia é fornecida pelo motor dianteiro.
Assim como o torque de acionamento, o torque de recuperação de energia também pode ser dividido de forma rápida e precisa entre os dois motores. Além disso, o sistema de controle de torque de acionamento em rede inteligente garante que uma condição de condução estável também seja garantida durante os processos de desaceleração. O controle de escorregamento definido pelo DSC ajuda a evitar condições de condução instáveis causadas pela recuperação excessiva da frenagem. A transição da desaceleração através da recuperação para a intervenção do sistema de travagem hidráulico não é perceptível ao condutor. O sistema de travagem integrado também contribui para isso, proporcionando uma sensação de pedal constante em todos os momentos.
BMW currando a jacAaudi
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