O
mercado automotivo brasileiro registra 11.258 carros e comerciais leves emplacados em janeiro de 2022, com dados computados até o dia 4.
A média de vendas por dia útil está em 5.629 unidades - retração de -33% relativamente ao
fechamento do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora ítalo-americana Fiat, com 20,4% de participação, seguida da americana Jeep, agora com 17,1%.
A terceira é a alemã Volkswagen, com 11,4%, enquanto a norte-americana Chevrolet é a 4ª, com 10,4%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 20,36%, seguida da Jeep com 17,13%.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (4) de 2022
Rank | Marca | Janeiro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 2.292 | 20,4% | 2.292 | 20,36% |
2 | Jeep | 1.928 | 17,1% | 1.928 | 17,13% |
3 | Volkswagen | 1.282 | 11,4% | 1.282 | 11,39% |
4 | GM | 1.168 | 10,4% | 1.168 | 10,37% |
5 | Toyota | 906 | 8,0% | 906 | 8,05% |
6 | Peugeot | 796 | 7,1% | 796 | 7,07% |
7 | Hyundai | 723 | 6,4% | 723 | 6,42% |
8 | Renault | 615 | 5,5% | 615 | 5,46% |
9 | Citroen | 386 | 3,4% | 386 | 3,43% |
10 | Honda | 370 | 3,3% | 370 | 3,29% |
11 | Nissan | 208 | 1,8% | 208 | 1,85% |
12 | CAOA Chery | 125 | 1,1% | 125 | 1,11% |
13 | Ford | 118 | 1,0% | 118 | 1,05% |
14 | Mitsubishi | 57 | 0,5% | 57 | 0,51% |
15 | BMW | 41 | 0,4% | 41 | 0,36% |
16 | Volvo | 39 | 0,3% | 39 | 0,35% |
17 | Mercedes | 35 | 0,3% | 35 | 0,31% |
18 | Land Rover | 32 | 0,3% | 32 | 0,28% |
19 | Kia | 28 | 0,2% | 28 | 0,25% |
20 | RAM | 28 | 0,2% | 28 | 0,25% |
21 | Audi | 20 | 0,2% | 20 | 0,18% |
22 | Iveco | 17 | 0,2% | 17 | 0,15% |
23 | VW-MAN | 10 | 0,1% | 10 | 0,09% |
24 | Lexus | 8 | 0,1% | 8 | 0,07% |
25 | Suzuki | 8 | 0,1% | 8 | 0,07% |
26 | Mini | 5 | 0,0% | 5 | 0,04% |
27 | Jaguar | 3 | 0,0% | 3 | 0,03% |
Ranking - carros mais vendidos - janeiro (4) de 2022
Média diárias | 8.403 | 5.629 | -33,0% | 5.629 |
Totais | 193.279 | 11.258 | -38,8% | 11.258 |
Rank | Modelo | Dez[21] | Jan | ΔJn/Dz | YTD |
1 | JEEP/RENEGADE | 4.293 | 1.483 | 262,7% | 1.483 |
2 | FIAT/STRADA | 9.060 | 566 | -34,4% | 566 |
3 | PEUGEOT/2008 | 1.325 | 557 | 341,4% | 557 |
4 | GM/ONIX | 11.529 | 450 | -59,0% | 450 |
5 | VW/T CROSS | 6.574 | 423 | -32,4% | 423 |
6 | CITROEN/C4 CACTUS | 2.721 | 381 | 47,0% | 381 |
7 | JEEP/COMPASS | 6.668 | 368 | -42,1% | 368 |
8 | FIAT/PULSE | 4.432 | 315 | -25,4% | 315 |
9 | VW/GOL | 8.329 | 309 | -61,0% | 309 |
10 | HYUNDAI/CRETA | 6.038 | 297 | -48,4% | 297 |
11 | TOYOTA/COROLLA | 4.922 | 287 | -38,8% | 287 |
12 | GM/ONIX PLUS | 9.105 | 272 | -68,6% | 272 |
13 | GM/TRACKER | 7.936 | 268 | -64,5% | 268 |
14 | FIAT/CRONOS | 4.535 | 257 | -40,5% | 257 |
15 | HYUNDAI/HB20 | 7.926 | 247 | -67,3% | 247 |
16 | FIAT/FIORINO | 1.162 | 238 | 115,1% | 238 |
17 | FIAT/ARGO | 4.509 | 236 | -45,0% | 236 |
18 | PEUGEOT/208 | 1.814 | 227 | 31,4% | 227 |
19 | RENAULT/OROCH | 1.390 | 226 | 70,7% | 226 |
20 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 4.581 | 220 | -49,6% | 220 |
21 | TOYOTA/HILUX | 5.408 | 217 | -57,9% | 217 |
22 | FIAT/TORO | 5.139 | 213 | -56,5% | 213 |
23 | HONDA/HR-V | 3.696 | 176 | -50,0% | 176 |
24 | FIAT/MOBI | 2.744 | 170 | -34,9% | 170 |
25 | HYUNDAI/HB20S | 2.876 | 165 | -39,8% | 165 |
26 | VW/SAVEIRO | 2.554 | 159 | -34,6% | 159 |
27 | RENAULT/KWID | 6.775 | 157 | -75,7% | 157 |
28 | FIAT/UNO | 1.135 | 132 | 22,1% | 132 |
29 | NISSAN/KICKS | 2.578 | 123 | -49,9% | 123 |
30 | FIAT/SIENA | 2.138 | 114 | -44,0% | 114 |
31 | HONDA/CIVIC | 1.697 | 102 | -36,9% | 102 |
32 | FORD/RANGER | 2.289 | 101 | -53,7% | 101 |
33 | VW/AMAROK | 1.408 | 99 | -26,2% | 99 |
34 | RENAULT/DUSTER | 1.803 | 87 | -49,3% | 87 |
35 | VW/TAOS | 1.462 | 81 | -41,8% | 81 |
36 | JEEP/COMMANDER | 2.185 | 77 | -63,0% | 77 |
37 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.568 | 76 | -49,1% | 76 |
38 | GM/SPIN | 1.538 | 76 | -48,1% | 76 |
39 | VW/NIVUS | 1.508 | 75 | -47,8% | 75 |
40 | HONDA/WR-V | 1.096 | 71 | -32,0% | 71 |
41 | VW/VIRTUS | 770 | 67 | -8,6% | 67 |
42 | TOYOTA/YARIS HB | 1.538 | 58 | -60,4% | 58 |
43 | NISSAN/VERSA | 1.264 | 51 | -57,6% | 51 |
44 | RENAULT/MASTER | 1.346 | 48 | -62,6% | 48 |
45 | GM/CRUZE SEDAN | 961 | 48 | -47,6% | 48 |
46 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 808 | 47 | -38,9% | 47 |
47 | VW/VOYAGE | 4.588 | 46 | -89,5% | 46 |
48 | MITSUBISHI/L200 | 1.561 | 45 | -69,7% | 45 |
49 | RENAULT/LOGAN | 874 | 44 | -47,1% | 44 |
50 | FIAT/DUCATO | 376 | 43 | 20,1% | 43 |
51 | GM/S10 | 2.221 | 42 | -80,1% | 42 |
52 | RENAULT/CAPTUR | 1.146 | 36 | -67,0% | 36 |
53 | NISSAN/FRONTIER | 1.402 | 34 | -74,5% | 34 |
54 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 825 | 32 | -59,3% | 32 |
55 | CAOA CHERY/TIGGO8 | 1.272 | 29 | -76,1% | 29 |
56 | RAM/2500 | 38 | 27 | 646,1% | 27 |
57 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 899 | 25 | -70,8% | 25 |
58 | M.BENZ/CLASSE GLB | 485 | 25 | -45,9% | 25 |
59 | VOLVO/XC60 | 130 | 18 | 45,4% | 18 |
60 | VOLVO/XC40 | 620 | 18 | -69,5% | 18 |
61 | CAOA CHERY/TIGGO7 | 213 | 18 | -11,3% | 18 |
62 | RENAULT/SANDERO | 776 | 17 | -77,0% | 17 |
63 | VW/POLO | 240 | 16 | -30,0% | 16 |
64 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 330 | 16 | -49,1% | 16 |
65 | BMW/X1 | 348 | 14 | -57,8% | 14 |
66 | HONDA/FIT | 430 | 13 | -68,3% | 13 |
67 | BMW/320I | 362 | 13 | -62,3% | 13 |
68 | KIA/K2500 | 223 | 12 | -43,5% | 12 |
69 | KIA/CERATO | 86 | 12 | 46,5% | 12 |
70 | IVECO/DAILY 30-130 | 79 | 11 | 46,2% | 11 |
71 | LAND ROVER/DEFENDER | 177 | 11 | -34,7% | 11 |
72 | MAN-VW/EXPRESS | 278 | 10 | -62,2% | 10 |
73 | PEUGEOT/EXPERT | 308 | 10 | -65,9% | 10 |
74 | GM/TRAILBLAZER | 289 | 10 | -63,7% | 10 |
75 | FORD/MUSTANG | 106 | 8 | -20,8% | 8 |
76 | AUDI/Q5 | 249 | 8 | -66,3% | 8 |
77 | LAND ROVER/EVOQUE | 63 | 7 | 16,7% | 7 |
78 | HYUNDAI/HR | 168 | 6 | -62,5% | 6 |
79 | IVECO/DAILY 35-150 | 189 | 6 | -66,7% | 6 |
80 | HONDA/CITY | 140 | 6 | -55,0% | 6 |
81 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 105 | 6 | -40,0% | 6 |
82 | MITSUBISHI/Outlander | 198 | 6 | -68,2% | 6 |
83 | HYUNDAI/IX35 | 121 | 6 | -47,9% | 6 |
84 | LAND ROVER/VELAR | 30 | 6 | 110,0% | 6 |
85 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 197 | 6 | -68,0% | 6 |
86 | FIAT/DOBLO | 152 | 5 | -65,5% | 5 |
87 | CITROEN/JUMPY | 303 | 5 | -82,7% | 5 |
88 | MINI/COOPER | 161 | 5 | -67,4% | 5 |
89 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 158 | 5 | -66,8% | 5 |
90 | VW/FOX | 71 | 4 | -40,8% | 4 |
91 | SUZUKI/JIMNY | 66 | 4 | -36,4% | 4 |
92 | BMW/X4 | 46 | 4 | -8,7% | 4 |
93 | LEXUS/NX300 | 16 | 4 | 162,5% | 4 |
94 | LEXUS/UX250H | 16 | 4 | 162,5% | 4 |
95 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 62 | 4 | -32,3% | 4 |
96 | FORD/TERRITORY | 71 | 4 | -40,8% | 4 |
97 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 56 | 3 | -43,8% | 3 |
98 | DFSK/V21 | 36 | 3 | -12,5% | 3 |
99 | AUDI/A4 | 25 | 3 | 26,0% | 3 |
100 | KIA/CARNIVAL | 66 | 3 | -52,3% | 3 |
101 | FIAT/DOBLO | 152 | 3 | -79,3% | 3 |
102 | VW/JETTA | 101 | 3 | -68,8% | 3 |
103 | VOLVO/XC90 | 69 | 3 | -54,3% | 3 |
104 | BMW/X3 | 86 | 3 | -63,4% | 3 |
105 | M.BENZ/GLE | 34 | 3 | -7,4% | 3 |
106 | FORD/BRONCO | 130 | 3 | -75,8% | 3 |
107 | AUDI/Q8 | 16 | 3 | 96,9% | 3 |
108 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 88 | 2 | -76,1% | 2 |
109 | HONDA/CRV | 52 | 2 | -59,6% | 2 |
110 | LAND ROVER/DISCOVERY | 200 | 2 | -89,5% | 2 |
111 | FORD/FOCUS | 0 | 2 | - | 2 |
112 | RDK/TIGER | 12 | 2 | 75,0% | 2 |
113 | HYUNDAI/TUCSON | 84 | 2 | -75,0% | 2 |
114 | BMW/X6 | 17 | 2 | 23,5% | 2 |
115 | GM/CRUZE HB | 69 | 2 | -69,6% | 2 |
116 | AUDI/Q3 | 52 | 2 | -59,6% | 2 |
117 | JAGUAR/EPACE | 40 | 2 | -47,5% | 2 |
118 | BMW/330E | 34 | 2 | -38,2% | 2 |
119 | PEUGEOT/BOXER | 14 | 1 | -25,0% | 1 |
120 | RAM/1500 | 9 | 1 | 16,7% | 1 |
121 | AUDI/A3 | 33 | 1 | -68,2% | 1 |
122 | AUDI/A5 | 9 | 1 | 16,7% | 1 |
123 | CHEVROLET/CORVETTE | 6 | 1 | 75,0% | 1 |
124 | BMW/M3 | 30 | 1 | -65,0% | 1 |
125 | TOYOTA/RAV4 | 41 | 1 | -74,4% | 1 |
126 | KIA/SPORTAGE | 78 | 1 | -86,5% | 1 |
127 | BABY/TST | 0 | 1 | - | 1 |
128 | BMW/X5 | 102 | 1 | -89,7% | 1 |
129 | BUGRE/BGR 5 | 0 | 1 | - | 1 |
130 | FER CAR/NAJA ONE | 17 | 1 | -38,2% | 1 |
131 | M.BENZ/CLASSE E | 1 | 1 | 950,0% | 1 |
132 | PEUGEOT/3008 | 24 | 1 | -56,3% | 1 |
133 | AUDI/A3 SEDAN | 94 | 1 | -88,8% | 1 |
134 | AUDI/RSQ3 | 9 | 1 | 16,7% | 1 |
135 | M.BENZ/GLC | 24 | 1 | -56,3% | 1 |
136 | JAGUAR/FPACE | 15 | 1 | -30,0% | 1 |
137 | LIFAN/X80 | 0 | 1 | - | 1 |
138 | BMW/530E | 21 | 1 | -50,0% | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - janeiro (4) de 2022
Grupos | Janeiro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 5.447 | 48,38% | 5.447 | 48,38% |
Grupo VW | 1.312 | 11,65% | 1.312 | 11,65% |
General Motors | 1.168 | 10,37% | 1.168 | 10,37% |
Toyota + Lexus | 914 | 8,12% | 914 | 8,12% |
Renault-Nissan | 880 | 7,82% | 880 | 7,82% |
Hyundai-Kia | 751 | 6,67% | 751 | 6,67% |
Ford + Troller | 118 | 1,05% | 118 | 1,05% |
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Stellantis está claramente desovando loucamente seus carros com motores que não são aprovados na legislação de 2022, Renegade, Peugeot 2008, e etc. Já que não vende no varejo, vamos de desovada forte nas locadoras amigas. E com isso tem esse espasmo inicial de vendas.
ResponderExcluirMas já dá para ver que VW ultrapassou a GM e está em crescimento. Vamos ver com Polo e Virtus com facelift, e Normalização de produção do Nivus e Taos, VW tende a crescer ainda mais!
ZzzZzZZZZZZzzzz...
ExcluirNormalizar o que seu jumento, Taos e Nivus tem a pronta entrega no Brasil inteiro. São ruins de loja mesmo.
ExcluirA dupla chinesa nivus e taos tem 300 unidades do primeiro e 500 do segundo 0km para pronta entrega em todo o Brasil. Basta uma consulta rápida no Webmotors
ExcluirSe a VW está apostando suas fichas da dupla polo e virtus, melhor desistir de vez. VW no Brasil só família gol para locadoras.
ResponderExcluirO Polo foi o pioneiro nesse segmento de "novos hatchs médios" no Brasil e no mundo. Na sequencia dele viram Peugeot 208 (com exatamente as mesmas dimensões do Polo) e depois Onix e mais recentemente o City Hatch.
ExcluirO Polo foi o pioneiro, e agora está em processo de atualização. Como é o pioneiro, ele é referencial. E tão logo tenha a produção normalizada com atualização, ressurgirá como uma Phoenix no mercado, e pode liderar, como já vendeu mais de 6.000 unidades por mês no Brasil.
T Cross canibalizou o Polo.
ExcluirVai vender 6k igual o finado Golf ?!? Ah sim, esse nunca vendeu isso, então já sabemos que não venderá nada...
ExcluirPolo só vendia alguma coisa do ano 2017 até meado de 2019 quando as versões 1.0 Tsi custavam entre 65 mil reais a 75 mil reais, hoje custando bem acima dos 100 mil reais perdeu o bom custo benefício devido ser um carro e faz mais sentido ir para um Suv s de shopping.
ExcluirPrimeiro hatch de dimensões mais generosas foi o Sandero, não inventa mãe Dinah do Paraguai. A única coisa que a Jacswagen é pioneira é em produção de salsicha, coisa que a Carluxa A-D-O-R-A.
ExcluirVW sendo canibalizada por ela própria. O indivíduo sem noção vai até uma concessionária VW, olha o Polo e depois olha o Gol, o que acontece?? Acaba comprando o gol por ser mais barato e ser praticamente o mesmo carro que o Polo. FATOS APENAS FATOS.
ExcluirVW no Brasil está caminhando para ser a nova Ford. Sem o gol a VW seria irrelevante. Vai ser a próxima a sair do Brasil.
ResponderExcluirA VW colocará o Polo Track no price cap do Gol e manterá todos os consumidores, e agregará mais ainda. VW está em crescimento, basta observar o gráfico.
ExcluirOu seja, com o polo track a vw continuará suprindo a demanda que o gol tinha com locadoras.
ExcluirO polo track não venderá nem metade do que a trinca Gol, Voyage e Saveiro vendem hoje, pode esquecer...
ExcluirNenhum frotista é louco de colocar um carro de manutenção cara em sua frota, quem vai agradecer é a Hyundai que vai vender HB20 a rodo. E lá vem a Carluxa falar de gráfico, ontem não servia. hoje serve, kkkkkkkkk
ExcluirVolkswagens Katze ist aufs Dach geklettert...
ResponderExcluirA Carluxa deve estar com o cardiologista marcado, isso é bom, porque esse ano ele infarta.
ResponderExcluirFiat líder e Polo track líder
ResponderExcluirPolo track será mais barato e acessível carro do Brasil
ResponderExcluirFiat é uma potência no Brasil, Fiat manda no Brasil tranquilamente!
ResponderExcluirOnix básico por 74 000 valor de tabela e top por quase 110 000 vai vender só que um pouco menos
ResponderExcluirChevrolet quer lucro
ExcluirFiat e Volks quer a liderança do mercado
ExcluirPolo track terá valor de Mobi e Argo
ResponderExcluirSim na faixa de 57 000 a 63 000
ExcluirPolo só vai vender devido a Volks trocar o nome de Gol para Polo e acabar com o nome Gol pois o carro sempre foi o mesmo e as locadoras agradecem.
ResponderExcluirDá-lhe, "renegado", he, he! Parabéns! Também à Peugeot. E contanto que os lixos de marcas do país bioterrorista infecto canhoto não estejam na frente, está ótimo.
ResponderExcluirVW sendo canibalizada por ela própria. O indivíduo sem noção vai até uma concessionária VW, olha o Polo e depois olha o Gol, o que acontece?? Acaba comprando o gol por ser mais barato e ser praticamente o mesmo carro que o Polo. FATOS APENAS FATOS. Bomba bomba de ontem para hoje o Polo vendeu 2 unidades. Crescimento viril. Kkkkkk
ResponderExcluirIncrível como Carlos Tavares(CEO DA STELLANTIS),consegue se superar, na Europa o grupo que mais cresce e na América Latina total superioridade a frente das demais, inclusive fazendo a Peugeot e Citroën crescerem mais de 100% em um ano sem gastar praticamente nada com propaganda como faz a CAOA CHERY, que gasta milhões e o lucro vai para o ralo!!!
ResponderExcluirA Chery tá sumindo aos poucos, perdendo para Pegeot e Citroen vai ganhar de quem !!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.