O Peugeot 308 será ofertado em versão com propulsor exclusivamente elétrico a partir de 2023, no mercado europeu. Denominado Peugeot e-308, terá autonomia de cerca de 400 km,
O modelo médio (compacto para a Europa) virá como uma versão hatchback e como uma perua SW. Com a versão elétrica, o francês abrange todos os tipos de acionamento (diesel, gasolina, PHEV, BEV).
O trem de acionamento elétrico a bateria é derivado dos modelos e-208 e e-2008, mas foi adaptado para uso no e-308. A potência do motor elétrico aumenta de 100 para 115 kW (ou seja, de 136 para 156 cv). Com 270 Nm, o torque máximo da unidade elétrica é 10 Nm superior ao dos modelos menores.
Apenas as rodas dianteiras são acionadas. A unidade é emparelhada com uma bateria que aumentou de 50 para 54 kWh de capacidade e está escondida no piso do veículo. A Peugeot alcança a maior densidade de energia com uma nova química de bateria NMC. Juntamente com o ajuste aerodinâmico, uma bomba de calor para o aquecimento interior e outras medidas de eficiência, o Peugeot e-308 deve atingir um alcance de cerca de 400 quilômetros.
A potência máxima de carregamento para o sistema de 400 volts é de 100 kW. Isso significa que o dispositivo de armazenamento de energia pode ser recarregado de 10 a 80 por cento em cerca de 30 minutos. O processo de carregamento leva cerca de cinco horas em uma wall box doméstica. Alternativamente, o e-308 também pode ser alimentado por um carregador de 7 kW.
Visualmente, não deve haver diferenças perceptíveis para os modelos híbridos plug-in já oferecidos do 308. Em termos de espaço de carga, o PHEV e o BEV também devem estar no mesmo nível. O e-308 também estará no mesmo nível dos modelos PHEV em termos de peso - cerca de 1.600 quilos estão disponíveis para os modelos híbridos.
O acionamento elétrico a bateria para o Peugeot e-308 ainda é baseado na conhecida plataforma Stellantis EMP2 e mais tarde também seguirá nos modelos irmãos do grupo Opel Astra e DS4.
CONCLUSÃO
A Peugeot está adicionando uma versão elétrica pura à linha de modelos 308 em 2023. O e-308 usa tecnologia de acionamento aprimorada dos modelos elétricos menores da Peugeot e, portanto, deve oferecer um alcance de cerca de 400 quilômetros. O mesmo sistema de transmissão provavelmente será encontrado mais tarde nos modelos irmãos do grupo DS4 e Opel Astra.
Belíssimo carro. Visualmente uma obra de arte.
ResponderExcluirEu já enjoei do design desse carro. Ele chegou ao mercado em 2021, e só de ver agora já passo mal....de tão emperiquitado que é. Luzinhas, reentrâncias...um estilo rococó sem fim.
ResponderExcluirNão testei, não gostei, e recomendo o Golf.
AIII BIBA. NÃO DESMAIA HEIN?
ExcluirKKKKKKK
Vc não sabe nem dirigir, como iria testar??
ExcluirComo se alguém ligasse para sua opinião, vai vender seu Gol mensal para algum semi-analfabeto.
ExcluirQue máquina, podia ser barato esse tipo de tecnologia no Brasil, imagino se custasse uns $200k quantos teríamos na rua
ResponderExcluirUm número realista na estrada será abaixo de 300 km reais. Assim como um ID4 fica perto dos 350 km em condições reais de estrada e bem distante dos 522km do WLTP
ResponderExcluirEle vai concorrer com o id.3,a autonomia depende do jeito que você dirige.
ExcluirMaravilhoso esse carro. Se a SW vier pra cá, serei um candidato, desde que não seja elétrico, pois não sou hipócrita com o meio ambiente. Mas como a imbecilidade tomou conta do universo, um híbrido até que seria aceitável.
ResponderExcluirElétrico é bem mais econômico,não polui e um motor elétrico não é difícil de trabalhar com ele.
ExcluirAlém de sorveteiro é ecochato.
ExcluirAlém de fiateiro tem inveja de carro elétrico
ExcluirVai tomar uma coça do ID.3,autonomia de 400 km se o ID.3 tem versão com autonomia de 550 km,o que a chefia da Peugeot anda tomando?
ResponderExcluirQUEM É o feio IDiota3 perto desse belissimo Peugeot
ResponderExcluirIdiota é quem critica sem conhecer,o ID.3 é lindo e com certeza o 308 de ligar na tomada não terá os itens de segurança,ele vai espancar esse Peugeot igual faz com o Napalm elétrico vulgo Bolt
ExcluirCarro do ano na... Alemanha.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.