O
mercado automotivo brasileiro registra 4.895 carros e comerciais leves emplacados em janeiro de 2022, com dados computados até o dia 3. Há, porém, um crescimento de 61,8% relativamente ao
período correspondente de 2021.
A média de vendas por dia útil está em 4.895 unidades - retração de -41,7% relativamente ao
fechamento do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora americana Jeep, com 29,6% de participação, seguida da ítalo-americana Fiat, agora com 21,9%.
A terceira é a norte-americana GM, com 10,4%, enquanto a alemã Volkswagen é a 4ª, com 9,5%.
No acumulado do ano, a liderança é da Jeep, com 29,64%, seguida da Fiat com 21,90%.
Ranking - montadoras mais vendidas - janeiro (4) de 2022
Rank | Marca | Janeiro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | Jeep | 1.451 | 29,6% | 1.451 | 29,64% |
2 | FIAT | 1.072 | 21,9% | 1.072 | 21,90% |
3 | GM | 507 | 10,4% | 507 | 10,36% |
4 | Volkswagen | 465 | 9,5% | 465 | 9,50% |
5 | Toyota | 280 | 5,7% | 280 | 5,72% |
6 | Hyundai | 262 | 5,4% | 262 | 5,35% |
7 | Renault | 259 | 5,3% | 259 | 5,29% |
8 | Honda | 156 | 3,2% | 156 | 3,19% |
9 | Peugeot | 119 | 2,4% | 119 | 2,43% |
10 | Nissan | 84 | 1,7% | 84 | 1,72% |
11 | CAOA Chery | 43 | 0,9% | 43 | 0,88% |
12 | Ford | 40 | 0,8% | 40 | 0,82% |
13 | Mitsubishi | 21 | 0,4% | 21 | 0,43% |
14 | Citroen | 18 | 0,4% | 18 | 0,37% |
15 | Volvo | 18 | 0,4% | 18 | 0,37% |
16 | Kia | 15 | 0,3% | 15 | 0,31% |
17 | BMW | 14 | 0,3% | 14 | 0,29% |
18 | Mercedes | 13 | 0,3% | 13 | 0,27% |
19 | Iveco | 12 | 0,2% | 12 | 0,25% |
20 | Audi | 11 | 0,2% | 11 | 0,22% |
21 | Land Rover | 10 | 0,2% | 10 | 0,20% |
22 | RAM | 8 | 0,2% | 8 | 0,16% |
23 | Suzuki | 4 | 0,1% | 4 | 0,08% |
24 | VW-MAN | 4 | 0,1% | 4 | 0,08% |
25 | Lexus | 3 | 0,1% | 3 | 0,06% |
26 | Jaguar | 2 | 0,0% | 2 | 0,04% |
27 | Mini | 1 | 0,0% | 1 | 0,02% |
28 | Foton | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
29 | Subaru | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
30 | Porsche | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
31 | JAC | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
32 | Dodge | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
33 | Troller | 0 | 0,0% | 0 | 0,00% |
Ranking - carros mais vendidos - janeiro (4) de 2022
Média diárias | 8.403 | 4.895 | -41,7% | 4.895 |
Totais | 193.279 | 4.895 | -46,8% | 4.895 |
Rank | Modelo | Dez[21] | Jan | ΔJn/Dz | YTD |
1 | JEEP/RENEGADE | 4.293 | 1.233 | 503,1% | 1.233 |
2 | JEEP/COMPASS | 6.668 | 191 | -39,8% | 191 |
3 | GM/ONIX | 11.529 | 185 | -66,3% | 185 |
4 | FIAT/CRONOS | 4.535 | 181 | -16,2% | 181 |
5 | VW/T CROSS | 6.574 | 154 | -50,8% | 154 |
6 | FIAT/STRADA | 9.060 | 145 | -66,4% | 145 |
7 | FIAT/FIORINO | 1.162 | 134 | 142,2% | 134 |
8 | FIAT/ARGO | 4.509 | 134 | -37,6% | 134 |
9 | VW/GOL | 8.329 | 130 | -67,2% | 130 |
10 | GM/TRACKER | 7.936 | 125 | -66,9% | 125 |
11 | FIAT/PULSE | 4.432 | 123 | -41,7% | 123 |
12 | FIAT/UNO | 1.135 | 122 | 125,7% | 122 |
13 | HYUNDAI/CRETA | 6.038 | 113 | -60,7% | 113 |
14 | GM/ONIX PLUS | 9.105 | 112 | -74,2% | 112 |
15 | PEUGEOT/208 | 1.814 | 111 | 28,5% | 111 |
16 | HYUNDAI/HB20 | 7.926 | 103 | -72,7% | 103 |
17 | FIAT/MOBI | 2.744 | 97 | -25,8% | 97 |
18 | RENAULT/OROCH | 1.390 | 96 | 45,0% | 96 |
19 | FIAT/TORO | 5.139 | 80 | -67,3% | 80 |
20 | TOYOTA/HILUX | 5.408 | 79 | -69,3% | 79 |
21 | HONDA/HR-V | 3.696 | 74 | -58,0% | 74 |
22 | RENAULT/KWID | 6.775 | 70 | -78,3% | 70 |
23 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 4.581 | 70 | -67,9% | 70 |
24 | TOYOTA/COROLLA | 4.922 | 68 | -71,0% | 68 |
25 | NISSAN/KICKS | 2.578 | 52 | -57,6% | 52 |
26 | VW/SAVEIRO | 2.554 | 45 | -63,0% | 45 |
27 | RENAULT/DUSTER | 1.803 | 41 | -52,2% | 41 |
28 | VW/AMAROK | 1.408 | 39 | -41,8% | 39 |
29 | GM/SPIN | 1.538 | 39 | -46,7% | 39 |
30 | HONDA/CIVIC | 1.697 | 37 | -54,2% | 37 |
31 | FIAT/DUCATO | 376 | 36 | 101,1% | 36 |
32 | HYUNDAI/HB20S | 2.876 | 36 | -73,7% | 36 |
33 | VW/NIVUS | 1.508 | 36 | -49,9% | 36 |
34 | FORD/RANGER | 2.289 | 35 | -67,9% | 35 |
35 | HONDA/WR-V | 1.096 | 35 | -32,9% | 35 |
36 | JEEP/COMMANDER | 2.185 | 27 | -74,1% | 27 |
37 | GM/S10 | 2.221 | 26 | -75,4% | 26 |
38 | RENAULT/LOGAN | 874 | 26 | -37,5% | 26 |
39 | VW/TAOS | 1.462 | 26 | -62,7% | 26 |
40 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.568 | 24 | -67,9% | 24 |
41 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 808 | 24 | -37,6% | 24 |
42 | MITSUBISHI/L200 | 1.561 | 18 | -75,8% | 18 |
43 | FIAT/SIENA | 2.138 | 18 | -82,3% | 18 |
44 | NISSAN/VERSA | 1.264 | 18 | -70,1% | 18 |
45 | CITROEN/C4 CACTUS | 2.721 | 18 | -86,1% | 18 |
46 | TOYOTA/YARIS HB | 1.538 | 15 | -79,5% | 15 |
47 | NISSAN/FRONTIER | 1.402 | 14 | -79,0% | 14 |
48 | VW/POLO | 240 | 14 | 22,5% | 14 |
49 | GM/CRUZE SEDAN | 961 | 14 | -69,4% | 14 |
50 | RENAULT/MASTER | 1.346 | 13 | -79,7% | 13 |
51 | VOLVO/XC60 | 130 | 11 | 77,7% | 11 |
52 | VW/VIRTUS | 770 | 11 | -70,0% | 11 |
53 | M.BENZ/CLASSE GLB | 485 | 11 | -52,4% | 11 |
54 | IVECO/DAILY 30-130 | 79 | 10 | 165,8% | 10 |
55 | RENAULT/CAPTUR | 1.146 | 10 | -81,7% | 10 |
56 | CAOA CHERY/TIGGO8 | 1.272 | 10 | -83,5% | 10 |
57 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 899 | 9 | -79,0% | 9 |
58 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 825 | 9 | -77,1% | 9 |
59 | RAM/2500 | 38 | 8 | 342,1% | 8 |
60 | VW/VOYAGE | 4.588 | 8 | -96,3% | 8 |
61 | KIA/CERATO | 86 | 8 | 95,3% | 8 |
62 | BMW/320I | 362 | 7 | -59,4% | 7 |
63 | CAOA CHERY/TIGGO7 | 0 | 7 | - | 7 |
64 | KIA/K2500 | 223 | 6 | -43,5% | 6 |
65 | HYUNDAI/IX35 | 121 | 6 | 4,1% | 6 |
66 | GM/TRAILBLAZER | 289 | 6 | -56,4% | 6 |
67 | VOLVO/XC40 | 620 | 6 | -79,7% | 6 |
68 | CAOA CHERY/ARRIZO6 | 0 | 6 | - | 6 |
69 | HONDA/FIT | 430 | 5 | -75,6% | 5 |
70 | PEUGEOT/2008 | 1.325 | 5 | -92,1% | 5 |
71 | MAN-VW/EXPRESS | 278 | 4 | -69,8% | 4 |
72 | HONDA/CITY | 140 | 4 | -40,0% | 4 |
73 | LAND ROVER/DEFENDER | 177 | 4 | -52,5% | 4 |
74 | LAND ROVER/EVOQUE | 63 | 4 | 33,3% | 4 |
75 | HYUNDAI/HR | 168 | 3 | -62,5% | 3 |
76 | PEUGEOT/EXPERT | 308 | 3 | -79,5% | 3 |
77 | RENAULT/SANDERO | 776 | 3 | -91,9% | 3 |
78 | AUDI/Q5 | 249 | 3 | -74,7% | 3 |
79 | BMW/X1 | 348 | 3 | -81,9% | 3 |
80 | BMW/X4 | 46 | 3 | 37,0% | 3 |
81 | LEXUS/NX300 | 16 | 3 | 293,8% | 3 |
82 | AUDI/Q8 | 16 | 3 | 293,8% | 3 |
83 | IVECO/DAILY 35-150 | 189 | 2 | -77,8% | 2 |
84 | FIAT/DOBLO | 152 | 2 | -72,4% | 2 |
85 | FORD/FOCUS | 0 | 2 | - | 2 |
86 | VW/FOX | 71 | 2 | -40,8% | 2 |
87 | SUZUKI/JIMNY | 66 | 2 | -36,4% | 2 |
88 | MITSUBISHI/Outlander | 198 | 2 | -78,8% | 2 |
89 | JAGUAR/EPACE | 40 | 2 | 5,0% | 2 |
90 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 62 | 2 | -32,3% | 2 |
91 | CAOA CHERY/TIGGO2 | 0 | 2 | - | 2 |
92 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 56 | 1 | -62,5% | 1 |
93 | DFSK/V21 | 36 | 1 | -41,7% | 1 |
94 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 88 | 1 | -76,1% | 1 |
95 | AUDI/A4 | 25 | 1 | -16,0% | 1 |
96 | AUDI/A5 | 9 | 1 | 133,3% | 1 |
97 | MINI/COOPER | 161 | 1 | -87,0% | 1 |
98 | CHEVROLET/CORVETTE | 6 | 1 | 250,0% | 1 |
99 | HONDA/CRV | 52 | 1 | -59,6% | 1 |
100 | LAND ROVER/DISCOVERY | 200 | 1 | -89,5% | 1 |
101 | FORD/MUSTANG | 106 | 1 | -80,2% | 1 |
102 | KIA/SPORTAGE | 78 | 1 | -73,1% | 1 |
103 | RDK/TIGER | 12 | 1 | 75,0% | 1 |
104 | VOLVO/XC90 | 69 | 1 | -69,6% | 1 |
105 | BMW/X5 | 102 | 1 | -79,4% | 1 |
106 | HYUNDAI/TUCSON | 84 | 1 | -75,0% | 1 |
107 | AUDI/Q3 | 52 | 1 | -59,6% | 1 |
108 | AUDI/A3 SEDAN | 94 | 1 | -77,7% | 1 |
109 | AUDI/RSQ3 | 9 | 1 | 133,3% | 1 |
110 | LAND ROVER/VELAR | 30 | 1 | -30,0% | 1 |
111 | FORD/BRONCO | 130 | 1 | -83,8% | 1 |
112 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 197 | 1 | -89,3% | 1 |
113 | FORD/TERRITORY | 71 | 1 | -70,4% | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - janeiro (4) de 2022
Grupos | Janeiro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 2.680 | 54,75% | 2.680 | 54,75% |
General Motors | 507 | 10,36% | 507 | 10,36% |
Grupo VW | 480 | 9,81% | 480 | 9,81% |
Renault-Nissan | 364 | 7,44% | 364 | 7,44% |
Toyota + Lexus | 283 | 5,78% | 283 | 5,78% |
Hyundai-Kia | 277 | 5,66% | 277 | 5,66% |
Ford + Troller | 40 | 0,82% | 40 | 0,82% |
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
1º dia útil do ano é inútil para qualquer tipo de conjecturas, projeções e etc. Não há dados para formar tendências. Qualquer conclusões feitas com base em 1 dia é bullshit. Sem comentários.
ResponderExcluirMimimi
ExcluirSe fosse a Jacswagen em primeiro o discurso seria diferente.
Que engraçado, você é o primeiro a comentar quando a VW começa na frente. Deixa de ser hipócrita, sujeito!
ExcluirGM sozinha vendendo mais do que o grupo VW somado kkkkkk
ExcluirPelo visto, a enrabada desse ano vai ser mais forte ainda na Carlota
fiu a vw e gm vendem sozinhas.
Excluirgrupo vw com vw /audi e porsche..grandes volumes essas duas ai fazem ,marca de seletos
KKKK que bizarrice. Parabéns ao blog por entender seu papel. Parabéns aos leitores pelo blog respeitar tanto vocês. xxx está em primeiro, fiat é americana e VW está em segundo só vi verdades. KKKKKKKKKKK chega a ser doentio.KKKKKKKKKK
ResponderExcluirKKKKK já mudaram a matéria. kkkk foi apenas um erro. kkkk não foi proposital. kkkkk. Ainda bem que essa equipe maravilhosa de redação para ver esses pequeninos erros. kkkkk
ExcluirAcumulado do ano de 2021. Atenção!!!!
ResponderExcluiro blog nem divulgua o balanço de 2021 da stellantis prq vai humilhar a concorrencia a diferença é bizarra
ResponderExcluirSeriedade 0 diversão 10. Como é bom rir kkkkkk
ResponderExcluirE esse ano tudo indica que teremos mais motivos ainda para rir aqui..
ExcluirO que importa são as tendências (como a Carlucha diz). E a TENDÊNCIA é a Jacswagen ficar em 4o ou 5o Lugar esse ano.
ResponderExcluirTendências só se avalia com histórico, e não há histórico com apenas 1 dia. Temos um dado pontual, influenciado por desova louca de Renegade 2021 1.8 jurássico, argo e mobi fire em locadoras, pq não atendem legislações atuais.
ExcluirSe a VW estivesse em primeiro o discurso seria outro né seu hipócrita ?!?
Excluir"Tendências só se avalia com histórico"
ExcluirSIM, TEMOS O HISTÓRICO DO ANO PASSADO.
JACSWAGEN CAIRÁ PRA QUARTO.
simm mcs,essa é a tendencia.
Excluirvw pode tirar de linha a linha gol,foquem no lucro e nao no volume.
Não sou hater, até compraria um VW se me convencesse, mas olhem só, um amigo próximo tem um Polo MSI que fora roubado, os bandidos bateram o carro e o mesmo foi recuperado. Sofreu vários danos, mas nada estrutural, a seguradora bancando o reparo na concessionária VW de Americana/SP.
ResponderExcluirAté aí tudo bem, só que o sinistro ocorreu em 14/11/2021 e hoje, 04/01/2022 o carro ainda está na concessionária, SEM PEÇAS e SEM PREVISÃO de liberação para meu amigo, o dono e cliente da loja há vários anos...
Esse tipo de atitude da VW é INACEITÁVEL.
Contra fatos...
O pós venda da Jacswagen é o pior do mundo.
ExcluirPós venda VW sendo VW. Nunca mais terei um VW pelo pós venda. Meu ÚLTIMO uma tiguan 250 TSI. Carro era ÓTIMO até eu precisar dos serviços da VW.
ExcluirAcredito muito José! Um parceiro nosso de negócios de uma empresa multinacional alemã, fabricante de empilhadeiras e da qual fui gerente comercial teve um Jetta TSi branco lá em Blumenau/SC.
ExcluirDono de empresa, usa muito o carro, num belo dia, voltando de Itajaí/SC pra Blumenau/SC uma pedra, lançada pelo pneu de um caminhão atingiu o teto solar e quebrou o vidro.
A concessionária de Blumenau/SC deu 90 dias de prazo para um vidro novo, bem na época do verão, com muitas chuvas!!!
O cara fez um escarcéu na concessionária e moral da história: em 07 dias o vidro fora trocado.
Baita descaso. Pergunta se o cara comprou outro VW? Nem pra frota da empresa dele...
tenho muitas amigas com volks e tudo de bom posvenda!!!!
ExcluirCafajestes!!!!
Quenga, não adianta defender, tudo mundo conhece o lixo que é o pós venda da Jacswagen.
ExcluirAmor, não fica brava...
ExcluirChama seu namorado e vai brincar com ele. Deixa o assunto de carros para mulheres e homens que entendem...
Tive três VW, Um Gol 99 que bateu motor, mas foi descaso meu mesmo, Um Up carro da hora mas o vidro das portas frontais ficavam batendo e fazendo barulho péssimo, batia em qlqr lombada, estourou o burrinho do freio em menos de 50k km, Terceiro Polo Tsi highline, batia tampa do porta-malas, arrefecimento do tanque de água, pós venda péssimo na VW, fui trocar pro um Golf chutaram o preço lá embaixo, acabei trocando em 2019 por um Corolla aonde fui muito feliz e agora troquei pro um Compass S com CNPJ por $190k, até gostei do Taos mas o desconto que me deram no PJ era apenas 5k na Jeep foi de $20k, não tem como comprar VW
Excluirbom dia a todos, o Carlos4carros, trabalha para alguma montadora; ele faz esses comentarios para fazer as pessoa pegarem mais raiva da volks, ainda bem por volks não presta mesmo; assim essa joça sai do brasil logo e só teremos carros de qualidade em nosso país..
ResponderExcluir"o Carlos4carros, trabalha (sic) para alguma montadora"
ExcluirBUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!! Levou bombbaaaaaaaaaaaa!!!!
Não se separa sujeito do verbo, jamais, nem com víurgula, e nem com qualquer outro sinal de pontuação!
Favor dirigir-se ao ensino fundamental mais próximo antes de relinchar!
O asno vai corrigir e escreve "víurgula", que jumento.
ExcluirAcho que sabemos quem precisa voltar ao ensino fundamental.
É sério que esse imbecil só respondeu pra corrigir isso ?!? kkkkkkkkkkk
ExcluirJá encomendaram a coroa de flores pro Polo? Pensando em fazer uma vaquinha.
ResponderExcluirTodas as despesas com velório serão custeadas por Carluxa e suas fiéis seguidoras, a nossa função é rir somente.
ExcluirE o Polo heim!!? crescendo mais de 20%💪💪💪!!!! Pode ser um sinal de início de normalização de produção!
ResponderExcluirUé, você não disse acima que não se pode fazer projeções só com o primeiro dia útil do ano pq não existe histórico ?!? 🤣🤣🤣
ExcluirO que dizer então do Renegade crescendo mais de 500%? Será que seus concorrentes devem ser tirados de linha? pois com esse crescimento o único SUV compacto que será comprado em 2022 vai ser o Jeep.
ExcluirMeus Deus ninguém segura mais o Polo, desovou ou melhor vendeu 14 Polos. kkkk um crescimento nunca visto na historia automobilística. Parabéns a vw the plastic corporechão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirImagina quando chegar o Polo com lanterna de Sandeiro. Vai abalar as montadoras do mundo inteiro.
ExcluirFATOS AOENAS FATOS. O RENEGADE VENDE EM 1 DIA O QUE O TAOS LEVA UM MÊS COMPLETO. QUE FASE VW
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.