A Renault apresenta a Master 2023 - modelo líder do segmento de furgões grandes no Brasil há oito anos consecutivos, chega com novo design frontal, mudanças internas e nova geração de motor 2.3 dCi turbo.
O Master 2023 está disponível nas seguintes versões: Chassi Cabine: R$ 187.600; Furgão (L1 H1): R$ 207.900; Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000 ; Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000 ; Vitré: R$ 225.600; Minibus Executive: R$ 281.300.
O novo motor deixou o Master 2023 24% mais econômico, mesmo com ampliação do desempenho.
O novo design frontal da Master 2023 é caracterizado por nova grade frontal com design vertical. Os novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), trazem a assinatura C-Shape. O novo para-choque dianteiro envolve a parte frontal do utilitário.
No restante do design, o Master mantém as soluções do modelo, como as lanternas com formato vertical, placa posicionada ao lado esquerdo em posição elevada e visível e janelas de formato assimétrico.
O interior recebeu mudanças para ampliar o conforto dos ocupantes. O volante é novo, com design mais sofisticado, e traz as teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a nova manopla de câmbio traz acabamento em preto brilhante.
O quadro de instrumentos traz uma tela de 3,5” de TFT, para abrigar as funções do computador de bordo do modelo, como consumo, velocidade média, autonomia e temperatura do motor.
No centro do painel, em posição central e com fácil operação, é possível equipar o novo Master com uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.
O vão livre da porta lateral do novo Master tem 1,27 m, permitindo o embarque de um pallet, além da peça apresentar melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.
Uma das grandes novidades da Master 2023 é a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O motor traz 136 cv à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Isso se reflete em mais agilidade, mesmo com a lotação máxima. Além disso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano. A transmissão é manual de seis marchas.
No quesito segurança, o Master 2023 traz Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA), Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Master traz ainda o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto. Outra novidade é Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas. Os freios com ABS trazem ainda a tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.
O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. Outro sistema que é inédito na Master é o Sistema Estabilizador de Vento Lateral (CWS), que identifica condições de forte vento lateral – como em uma travessia de ponte ou durante uma ultrapassagem de um veículo maior, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros. Caso o sistema detecte uma situação de risco, atua em conjunto com o ESP para garantir uma condição segura de rodagem.
O novo Master 2023 tem três opções de comprimento e duas de altura do teto, bem como as versões Furgão, Chassis, Vitré e Minibus.
A opção Furgão, possui três opções de entre-eixos, entre 3.182 mm à 4.332 mm, bem como duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 kg e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 m de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). Isso permite uma área de carga total de 8 m3 (L1H1) até 13 m3 (L3H2).
A versão Vitré, por sua vez, traz os vidros laterais na parte traseira, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6.198 mm e 2.492 mm de altura.
Na versão Chassis, o cliente tem a opção de aplicar diferentes implementos ao Master, tendo um veículo prático, que não necessita de habilitação especial para condução e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 kg e pode receber implementos de até 18 M3.
A versão Minibus com 16 lugares traz um prático porta-malas de 1.000 litros – sem redução do número de ocupantes, sistema de ar-condicionado com dutos laterais permitindo a correta climatização dos passageiros e bancos reclináveis em até 29º, além de iluminação individual.
A Renault lançou o programa “Renault Pro+”, que acena com tratamento especializado com foco nos comerciais leves da marca, incluindo desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada.
O “Renault Pro+” é formado por uma rede de 48 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área específica, dedicada exclusivamente à exposição e à manutenção de veículos utilitários.
Versões e preços
A Master 2023 está disponível nas seguintes versões:
Chassi Cabine: R$ 187.600
Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.
Furgão (L1 H1): R$ 207.900
Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000
Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000
Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.
Vitré: R$ 225.600
Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.
Minibus Executive: R$ 281.300
Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.
Opcionais:
Pack Confort (apenas Chassi Cabine): ar-condicionado
Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
Pack Luxo Chassi: ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
O modelo está disponível nas cores: Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.
quase 300 mil credo
ResponderExcluirpelomenos a versão chassi cabine ta mais barato que um renegade de 190 mil reais
ResponderExcluir1 banco, um volante e um motor = 200 mil
ResponderExcluirPrefiro a Sprinter
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.