O mercado automotivo norte-americano registrou, em 2021, 15.060.287 veículos leves comercializados - crescimento de 3,33% relativamente a 2020. Depois de 90 anos como a montadora mais vendida nos Estados Unidos, a General Motors perdeu a liderança para a japonesa Toyota, que também se tornou a primeira montadora não doméstica a assumir o topo.
Toyota Tunda 2022
Os números recém-divulgados mostraram que as vendas da Toyota nos EUA saltaram 10,38% no ano passado para 2,3 milhões, em comparação com os 2,2 milhões de veículos vendidos pela GM, cujas vendas caíram 13,12% em 2021.
Chevrolet Bolt 2022
A Ford ficou em 3º lugar, com 1,89 milhões de veículos vendidos - caindo -7%.
Ford Mustang Mach-E
O Grupo Stellantis registrou queda de -2,27% para 1,78 milhões de veículos leves vendidos, ficando com a 4ª colocação.
Grupo Stellantis EUA
O Top 5 norte-americano ficou com o conglomerado sul-coreano Hyundai-Kia, somando 1,49 milhões - crescimento de 21,58% sobre 2020.
Volkswagen EUA
Na sequencia aparecem Honda (+8,9%); Nissan Group (+8,7%) e VW Group (+12,62%).

Como a Toyota superou a GM?

A explicação para o avanço da Toyota foi um melhor gerenciamento da crise dos semicondutores e dos ciclos de mercado. A Toyota começou a estocar silício antes das suas rivais, e apostou mais cedo em um mercado automobilístico norte-americano em recuperação, reduzindo a produção de forma menos acentuada do que os concorrentes para torná-la mais preparado para um retorno da demanda.

Embora os executivos da Toyota tenham sido bem-sucedidos em lidar com muitos problemas da cadeia de suprimentos, eles não esperam que a coroa de vendas nos EUA como uma mudança permanente. "Sim, superamos a General Motors em vendas", disse Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações da Toyota na América do Nort em entrevista à imprensa norte-americana. "Mas, para ser claro, esse não é o nosso objetivo, nem o vemos como sustentável." 

 Ranking - maiores grupos automotivos dos EUA - 2021
RankMarcaEUA - Vendas em 2021EUA - Vendas em 2020Δ %
1Toyota Motor2.332.2612.112.94110,38%
2General Motors2.202.5982.535.283-13,12%
3Ford1.891.7532.034.708-7,03%
4Stellantis1.785.0091.826.402-2,27%
5Hyundai-Kia1.489.1181.224.75821,58%
6Honda americana1.466.6301.346.7888,90%
7Nissan Group977.639899.2178,72%
8VW Group647.403574.84112,62%
9Subaru583.810611.942-4,60%
10BMW Group368.064308.04019,49%
11Mazda332.756279.25219,16%
12Mercedes-Benz329.574325.9151,12%
13Tesla Motors313.400189.40065,47%
14Volvo Cars122.173110.12910,94%
15Jaguar Land Rover109.732103.4206,10%
16Mitsubishi Motors102.03787.38716,76%
17Outros5.0353.58240,56%
18McLaren1.2951.2503,60%
Veículos leves15.060.28714.575.2553,33%


Com informações: Auto News

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW subiu 2 posições, excelente! Enquanto GM e Ford caem, VW sobe. Toyota também cresceu, mas porque usa menos chips (seus carros são menos tecnológicos).
    O mais impresssionante é o grupo VW, altamente dependente de chips (carros muitos tech), crescer mais que a TOyota. Tendências mostram VW crescendo mais que a Toyota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando o mesmo argumento bosta que vc deu na matéria passada eu pergunto: vc é acionista da VW pra ficar feliz com ela subindo e as outras não?

      Cuidado com a resposta, pq vc fez a mesma pergunta pro outro cara né... então a resposta servirá pra vc mesmo, trouxa

      Excluir
    2. O fato é que a GM sozinha tá em 2º
      A Ford sozinha tá em 3º
      A Honda sozinha tá em 6º

      Já o grupo inteiro da VW, somando as calcinhas, tá em 8º.


      Senta na mandioca e chora, Grupo VW sendo enrabado com gosto no mercado norte americano e brasileiro

      Excluir
    3. Faço análises técnicas, apenas constato fatos, sem me regozijar pelos resultados.
      Performance de mercado financeiro é outra história. Toyota é um bom papel para se ter, pq paga bons dividendos em dólar. Mas, empresarialmente, tecnologicamente falando, Grupo VW superior. Incontestável.

      Excluir
    4. Na verdade, a VW só trocou de posição com a Subaru, de 9° em 2020 foi pra 8° em 2021, e só mostra que a VW é bastante irrelevante no mercado americano...

      Excluir
  2. O Fato relevante que em mercados maduro é exigentes a VW está em 8°, vendendo 1/4 do a Toyota. VW é apenas para mercados emergentes e pouco exigente. FATOS APENAS FATOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos 3 maiores mercados do planeta (EUA, Europa e China), VW lidera absolutamente em 2 (Europa e China). E Toyota nos EUA. 2 x 1 para VW.
      Fatos, apenas pelos fatos.

      Excluir
    2. Quem é líder nos Estados Unidos é a GM Sempre foi imbecil

      Excluir
    3. Toyota venceu por pouco por que GM estava com problemas de produção em 2021

      Excluir
    4. "Dos 3 maiores mercados do planeta (EUA, Europa e China), VW lidera absolutamente em 2 (Europa e China). E Toyota nos EUA. 2 x 1 para VW."

      TA OMITINDO MAS EU CONTO AQ: A TOYOTA LIDERA NO JAPÃO TBM. SÓ POR AI JA FICA 2X2.
      MAS NESSE ANO, A JAPONESA IRÁ LANÇAR 14 CARROS ELÉTRICOS. E SE EM 2021 ELA JÁ LIDEROU 3 MESES NA CHINA (SEM NENHUM ELÉTRICO), EU APOSTO O QUE QUISEREM QUE ELA ASSUME A LIDERANÇA NO RANKING MENSAL E ACUMULADO QND ESSES CARROS CHEGAREM. TOYOTA É BEM VISTA NO MUNDO INTEIRO.
      ATÉ NA ALEMANHA E NO RESTO DA EUROPA ELA TA VENDENDO BEM SEM TER ABSOLUTAMENTE NENHUM ELÉTRICO. FICOU EM 2° LUGAR NA UE. YARIS E YARIS CROSS BATENDO RECORDES. QUERO VER QND ESSES CARROS CHEGAREM. JACSWAGEN COM SUA LINHA MIXURUCA SERÁ VARRIDA DO MAPA. POR ISSO A QUENGA TEM TANTO MEDO DOS JAPONESES.

      Excluir
  3. Acho que em 2022 vai dá ruim para a Volkswagen ein . .
    Hihi
    Isso está iminente, só não enxerga quem não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LGC QUE VAI. ESSE ANO A TOYOTA IRÁ LANÇAR 14 CARROS ELÉTRICOS NA EUROPA. A JAPONESA ANDA LIDERANDO OS MERCADOS SEM OS ELÉTRICOS, QND ELES CHEGAREM ELA VAI ELIMINAR A CONCORRÊNCIA INTEIRA. E QUEM MAIS VAI SOFRER É A JACSWAGEN. A TESLA TEM UM PÚBLICO MAIS PREMIUM. QUASE NÃO SENTIRÁ.
      POBRE JACSWAGEN. A IMINÊNCIA TA NA PORTA.

      Excluir
    2. Esse ano?pode ser que pintem 2 ou 3 elétricos,mas os 14 elétricos são protótipos,só vão chegar daqui uns 5 anos,quantas encomendas o BZ4X teve?o id.4 no lançamento até derrubou o site da VW devido as reservas.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que só tem um carro elétrico que nada mais é que um BZ4X com outro nome e emblema

      Excluir
  5. Toyota tem qualidade, e é de um país democrático. Não pode é um lixo qualquer de país bioterrorista infecto canhoto pegar esta liderança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volvo é chinesa e vende bem nos EUA. 14º lugar!

      Excluir
    2. E desde quando décima quarta posição é "liderança", he, he?

      Excluir
    3. A VW tem acionistas chineses também sua anta...

      Excluir
    4. Volvo é chinesa e vende bem nos EUA. 14º lugar!

      "JACSWAGEN é chinesa e vende BEM MAL nos EUA. 8º lugar!"
      TEM Q FICAR SOMANDO AS 12 MARQUINHAS PRA CHEGAR NA SUBARU E SUAS VENDAS INDIVIDUAIS KKKK. PATÉTICO

      Excluir
  6. Por causa da pandemia que afetou mais a GM

    ResponderExcluir
  7. GM é líder por décadas e vai continuar sendo porque o problemas de produção começou a atingir a Toyota agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a volta da produção normal GM volta em 2022 tranquilamente!

      Excluir
  8. GM é uma potência nos Estados Unidos, GM manda nos Estados Unidos tranquilamente!

    ResponderExcluir
  9. TENHO PENA DA JACSWAGEN. REALMENTE MTA PENA. ELA JÁ NÃO TEM CACIFE NENHUM PRA BRIGAR COM A TOYOTA. ISSO PQ A JAPONESA NN TEM NENHUM ELÉTRICO. E MESMO ASSIM ANDA LIDERANDO. ESSE ANO ACONTECERÁ A MESMA COISA NA CHINA E EUROPA. A TOYOTA VAI ASSUMIR A LIDERANÇA NESSES DOIS MERCADOS. E COM ISSO IRÁ LIDERAR NOS 4 MAIORES MERCADOS DO PLANETA: EUA, UE, CHINA E JAPÃO. QUEM VIVER, VERÁ.

    ResponderExcluir
  10. Pelo menos lá, a Toyota respeita seu consumidor, coisa que não acontece no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem