O
mercado automotivo norte-americano registrou, em 2021, 15.060.287 veículos leves comercializados - crescimento de 3,33% relativamente a 2020. Depois de 90 anos como a montadora mais vendida nos Estados Unidos, a General Motors perdeu a liderança para a japonesa
Toyota, que também se tornou a primeira montadora não doméstica a assumir o topo.
Os números recém-divulgados mostraram que as vendas da Toyota nos EUA saltaram 10,38% no ano passado para 2,3 milhões, em comparação com os 2,2 milhões de
veículos vendidos pela GM, cujas vendas caíram 13,12% em 2021.
A Ford ficou em 3º lugar, com 1,89 milhões de veículos vendidos - caindo -7%.
O Grupo Stellantis registrou queda de -2,27% para 1,78 milhões de veículos leves vendidos, ficando com a 4ª colocação.
O Top 5 norte-americano ficou com o conglomerado sul-coreano Hyundai-Kia, somando 1,49 milhões - crescimento de 21,58% sobre 2020.
Na sequencia aparecem Honda (+8,9%); Nissan Group (+8,7%) e
VW Group (+12,62%).
Como a Toyota superou a GM?
A explicação para o avanço da Toyota foi um melhor gerenciamento da crise dos semicondutores e dos ciclos de mercado. A Toyota começou a estocar silício antes das suas rivais, e apostou mais cedo em um mercado automobilístico norte-americano em recuperação, reduzindo a produção de forma menos acentuada do que os concorrentes para torná-la mais preparado para um retorno da demanda.
Embora os executivos da Toyota tenham sido bem-sucedidos em lidar com muitos problemas da cadeia de suprimentos, eles não esperam que a coroa de vendas nos EUA como uma mudança permanente. "
Sim, superamos a General Motors em vendas", disse Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações da Toyota na América do Nort em entrevista à imprensa norte-americana. "
Mas, para ser claro, esse não é o nosso objetivo, nem o vemos como sustentável."
Ranking - maiores grupos automotivos dos EUA - 2021
Rank | Marca | EUA - Vendas em 2021 | EUA - Vendas em 2020 | Δ % |
1 | Toyota Motor | 2.332.261 | 2.112.941 | 10,38% |
2 | General Motors | 2.202.598 | 2.535.283 | -13,12% |
3 | Ford | 1.891.753 | 2.034.708 | -7,03% |
4 | Stellantis | 1.785.009 | 1.826.402 | -2,27% |
5 | Hyundai-Kia | 1.489.118 | 1.224.758 | 21,58% |
6 | Honda americana | 1.466.630 | 1.346.788 | 8,90% |
7 | Nissan Group | 977.639 | 899.217 | 8,72% |
8 | VW Group | 647.403 | 574.841 | 12,62% |
9 | Subaru | 583.810 | 611.942 | -4,60% |
10 | BMW Group | 368.064 | 308.040 | 19,49% |
11 | Mazda | 332.756 | 279.252 | 19,16% |
12 | Mercedes-Benz | 329.574 | 325.915 | 1,12% |
13 | Tesla Motors | 313.400 | 189.400 | 65,47% |
14 | Volvo Cars | 122.173 | 110.129 | 10,94% |
15 | Jaguar Land Rover | 109.732 | 103.420 | 6,10% |
16 | Mitsubishi Motors | 102.037 | 87.387 | 16,76% |
17 | Outros | 5.035 | 3.582 | 40,56% |
18 | McLaren | 1.295 | 1.250 | 3,60% |
| Veículos leves | 15.060.287 | 14.575.255 | 3,33% |
Com informações:
Auto News
VW subiu 2 posições, excelente! Enquanto GM e Ford caem, VW sobe. Toyota também cresceu, mas porque usa menos chips (seus carros são menos tecnológicos).
ResponderExcluirO mais impresssionante é o grupo VW, altamente dependente de chips (carros muitos tech), crescer mais que a TOyota. Tendências mostram VW crescendo mais que a Toyota.
Usando o mesmo argumento bosta que vc deu na matéria passada eu pergunto: vc é acionista da VW pra ficar feliz com ela subindo e as outras não?
ExcluirCuidado com a resposta, pq vc fez a mesma pergunta pro outro cara né... então a resposta servirá pra vc mesmo, trouxa
O fato é que a GM sozinha tá em 2º
ExcluirA Ford sozinha tá em 3º
A Honda sozinha tá em 6º
Já o grupo inteiro da VW, somando as calcinhas, tá em 8º.
Senta na mandioca e chora, Grupo VW sendo enrabado com gosto no mercado norte americano e brasileiro
Faço análises técnicas, apenas constato fatos, sem me regozijar pelos resultados.
ExcluirPerformance de mercado financeiro é outra história. Toyota é um bom papel para se ter, pq paga bons dividendos em dólar. Mas, empresarialmente, tecnologicamente falando, Grupo VW superior. Incontestável.
Na verdade, a VW só trocou de posição com a Subaru, de 9° em 2020 foi pra 8° em 2021, e só mostra que a VW é bastante irrelevante no mercado americano...
ExcluirO Fato relevante que em mercados maduro é exigentes a VW está em 8°, vendendo 1/4 do a Toyota. VW é apenas para mercados emergentes e pouco exigente. FATOS APENAS FATOS
ResponderExcluirDos 3 maiores mercados do planeta (EUA, Europa e China), VW lidera absolutamente em 2 (Europa e China). E Toyota nos EUA. 2 x 1 para VW.
ExcluirFatos, apenas pelos fatos.
Quem é líder nos Estados Unidos é a GM Sempre foi imbecil
ExcluirToyota venceu por pouco por que GM estava com problemas de produção em 2021
Excluir"Dos 3 maiores mercados do planeta (EUA, Europa e China), VW lidera absolutamente em 2 (Europa e China). E Toyota nos EUA. 2 x 1 para VW."
ExcluirTA OMITINDO MAS EU CONTO AQ: A TOYOTA LIDERA NO JAPÃO TBM. SÓ POR AI JA FICA 2X2.
MAS NESSE ANO, A JAPONESA IRÁ LANÇAR 14 CARROS ELÉTRICOS. E SE EM 2021 ELA JÁ LIDEROU 3 MESES NA CHINA (SEM NENHUM ELÉTRICO), EU APOSTO O QUE QUISEREM QUE ELA ASSUME A LIDERANÇA NO RANKING MENSAL E ACUMULADO QND ESSES CARROS CHEGAREM. TOYOTA É BEM VISTA NO MUNDO INTEIRO.
ATÉ NA ALEMANHA E NO RESTO DA EUROPA ELA TA VENDENDO BEM SEM TER ABSOLUTAMENTE NENHUM ELÉTRICO. FICOU EM 2° LUGAR NA UE. YARIS E YARIS CROSS BATENDO RECORDES. QUERO VER QND ESSES CARROS CHEGAREM. JACSWAGEN COM SUA LINHA MIXURUCA SERÁ VARRIDA DO MAPA. POR ISSO A QUENGA TEM TANTO MEDO DOS JAPONESES.
Acho que em 2022 vai dá ruim para a Volkswagen ein . .
ResponderExcluirHihi
Isso está iminente, só não enxerga quem não quer.
LGC QUE VAI. ESSE ANO A TOYOTA IRÁ LANÇAR 14 CARROS ELÉTRICOS NA EUROPA. A JAPONESA ANDA LIDERANDO OS MERCADOS SEM OS ELÉTRICOS, QND ELES CHEGAREM ELA VAI ELIMINAR A CONCORRÊNCIA INTEIRA. E QUEM MAIS VAI SOFRER É A JACSWAGEN. A TESLA TEM UM PÚBLICO MAIS PREMIUM. QUASE NÃO SENTIRÁ.
ExcluirPOBRE JACSWAGEN. A IMINÊNCIA TA NA PORTA.
Esse ano?pode ser que pintem 2 ou 3 elétricos,mas os 14 elétricos são protótipos,só vão chegar daqui uns 5 anos,quantas encomendas o BZ4X teve?o id.4 no lançamento até derrubou o site da VW devido as reservas.
Excluirvw disputando com SUBARU
ResponderExcluirQue só tem um carro elétrico que nada mais é que um BZ4X com outro nome e emblema
ExcluirToyota tem qualidade, e é de um país democrático. Não pode é um lixo qualquer de país bioterrorista infecto canhoto pegar esta liderança.
ResponderExcluirVolvo é chinesa e vende bem nos EUA. 14º lugar!
ExcluirE desde quando décima quarta posição é "liderança", he, he?
ExcluirVolvo é Sueca Sempre foi
ExcluirA VW tem acionistas chineses também sua anta...
ExcluirVolvo é chinesa e vende bem nos EUA. 14º lugar!
Excluir"JACSWAGEN é chinesa e vende BEM MAL nos EUA. 8º lugar!"
TEM Q FICAR SOMANDO AS 12 MARQUINHAS PRA CHEGAR NA SUBARU E SUAS VENDAS INDIVIDUAIS KKKK. PATÉTICO
Por causa da pandemia que afetou mais a GM
ResponderExcluirGM é líder por décadas e vai continuar sendo porque o problemas de produção começou a atingir a Toyota agora
ResponderExcluirCom a volta da produção normal GM volta em 2022 tranquilamente!
ExcluirGM é uma potência nos Estados Unidos, GM manda nos Estados Unidos tranquilamente!
ResponderExcluirTENHO PENA DA JACSWAGEN. REALMENTE MTA PENA. ELA JÁ NÃO TEM CACIFE NENHUM PRA BRIGAR COM A TOYOTA. ISSO PQ A JAPONESA NN TEM NENHUM ELÉTRICO. E MESMO ASSIM ANDA LIDERANDO. ESSE ANO ACONTECERÁ A MESMA COISA NA CHINA E EUROPA. A TOYOTA VAI ASSUMIR A LIDERANÇA NESSES DOIS MERCADOS. E COM ISSO IRÁ LIDERAR NOS 4 MAIORES MERCADOS DO PLANETA: EUA, UE, CHINA E JAPÃO. QUEM VIVER, VERÁ.
ResponderExcluirPelo menos lá, a Toyota respeita seu consumidor, coisa que não acontece no Brasil.
ResponderExcluirRespeitem a Toyota
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.