A Gordon Murray Automotive (GMA) apresentou nesta quinta-feira o seu novo supercarro T.33.
O novo T.33, segundo o fundadora da GMA, o lendário engenheiro da Fórmula 1 Gordon Murray, diz que foi inspirado nos carros esportivos dos anos 1960. Ele foi projetado com mais ênfase no conforto e usabilidade diária do que o T.50, mas sem comprometer a experiência de condução.
O T.33 é construído em torno de um monocoque de fibra de carbono que mantém o peso reduzido para cerca de 997 Kg, de acordo com a GMA. O interesse de Murray em carros esportivos da década de 1960 é aparente em alguns recursos de estilo retrô, como os faróis empilhados. O carro tem aproximadamente a mesma pegada de um Porsche 718 Boxster, disse Murray durante sua revelação.
O novo modelo não possui a ventoinha montada na traseira do T.50 , mas ainda recebe algumas ajudas aerodinâmicas inteligentes. O sistema Passive Boundary Layer Control (PBLC) da GMA aproveita o efeito do solo usando uma entrada frontal que canaliza o ar sob o piso e um difusor traseiro com um duto especial que aumenta a eficiência aerodinâmica em 30% em relação aos projetos convencionais, afirma a GMA. O PBLC também permitiu que Murray e sua equipe de design abandonassem as asas e aberturas para um design exterior mais limpo.
O T.33 usa uma versão reconfigurada do Cosworth V-12 de 3,9 litros do T.50 . O motor naturalmente aspirado de montagem central recebeu cabeçotes de cilindro modificados, novas árvores de cames e comando de válvulas variável, bem como uma entrada de ar específica para T.33, sistema de exaustão e mapeamento do motor. A potência é de 606 hp e 450 Nm de torque, com um redline de 11.100 rpm.
Assim como o T.50, o T.33 será oferecido com transmissão manual Xtrac de 6 velocidades .
Mas a GMA e a Xtrac também desenvolveram uma transmissão com paddle-shift, que a GMA afirma ter as mudanças mais rápidas em um supercarro.
O T.33 recebe suspensões de triângulo duplo na dianteira e na traseira, com a suspensão traseira montada diretamente na caixa da transmissão, bem como direção hidráulica de pinhão e cremalheira. Os freios são de cerâmica de carbono Brembo, com pinças monobloco dianteiras de 6 pistões e traseiras monobloco de 4 pistões. O T.33 roda com pneus Michelin Pilot Sport 4S com rodas de alumínio forjado de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira.
Ao contrário do T.50 de três lugares, o T.33 é um de dois lugares. Os baús frontais e laterais devem tornar o T.33 uma opção mais prática para viagens de fim de semana do que seu irmão. Embora o Apple CarPlay e o Android Auto sejam padrão, o GMA não inclui uma tela sensível ao toque para manter uma estética minimalista. O T.33 também não possui hastes de controle; funções como indicadores são controladas por botões no volante.
O preço começa em £ 1,37 milhão (aproximadamente US $ 1,8 milhão nas taxas de câmbio atuais), e a produção será limitada a 100 carros. A GMA diz que o T.33 é um carro global homologado para todas as regiões. As entregas estão programadas para começar em 2024.
Belo brinquedo!!!
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