O
mercado automotivo brasileiro registra 46.087 carros e comerciais leves emplacados em dezembro de 2021, com dados computados até o dia 8.
A média de vendas por dia útil está em 7.681 unidades - crescimento de +5,1% relativamente ao o
fechamento do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora norte-americana General Motors, com 18,5% de participação, seguida da alemã VW, agora com 15%.
A terceira é a ítalo-americana, com 14,6%, enquanto a japonesa Toyota é a 4ª, com 11,1%.
Disputa Caoa-Chery x Nissan
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,04%, seguida da VW com 15,42%.
Ranking - montadoras mais vendidas - dezembro (8) de 2021
Rank | Marca | Dezembro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | GM | 8.514 | 18,5% | 216.880 | 11,88% |
2 | Volkswagen | 6.891 | 15,0% | 281.488 | 15,42% |
3 | FIAT | 6.745 | 14,6% | 402.255 | 22,04% |
4 | Toyota | 5.102 | 11,1% | 159.137 | 8,72% |
5 | Hyundai | 4.503 | 9,8% | 171.572 | 9,40% |
6 | Jeep | 3.525 | 7,6% | 139.123 | 7,62% |
7 | Renault | 2.953 | 6,4% | 116.420 | 6,38% |
8 | Honda | 1.897 | 4,1% | 76.211 | 4,18% |
9 | Nissan | 1.457 | 3,2% | 60.914 | 3,34% |
10 | CAOA Chery | 944 | 2,0% | 36.985 | 2,03% |
11 | Ford | 636 | 1,4% | 35.763 | 1,96% |
12 | Mitsubishi | 504 | 1,1% | 19.086 | 1,05% |
13 | Peugeot | 476 | 1,0% | 26.520 | 1,45% |
14 | Citroen | 475 | 1,0% | 20.741 | 1,14% |
15 | BMW | 294 | 0,6% | 13.298 | 0,73% |
16 | Volvo | 212 | 0,5% | 7.656 | 0,42% |
17 | Land Rover | 169 | 0,4% | 4.761 | 0,26% |
18 | Audi | 136 | 0,3% | 5.728 | 0,31% |
19 | Mercedes | 130 | 0,3% | 6.065 | 0,33% |
20 | Kia | 116 | 0,3% | 4.613 | 0,25% |
21 | Iveco | 81 | 0,2% | 3.212 | 0,18% |
22 | Porsche | 75 | 0,2% | 3.005 | 0,16% |
23 | Mini | 74 | 0,2% | 1.239 | 0,07% |
24 | VW-MAN | 67 | 0,1% | 3.334 | 0,18% |
25 | Suzuki | 36 | 0,1% | 1.681 | 0,09% |
26 | JAC | 12 | 0,0% | 717 | 0,04% |
27 | Lexus | 6 | 0,0% | 399 | 0,02% |
28 | Troller | 6 | 0,0% | 1.166 | 0,06% |
29 | Jaguar | 5 | 0,0% | 307 | 0,02% |
30 | RAM | 5 | 0,0% | 2.719 | 0,15% |
31 | Foton | 3 | 0,0% | 195 | 0,01% |
32 | Dodge | 3 | 0,0% | 229 | 0,01% |
33 | Subaru | 0 | 0,0% | 398 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - dezembro (8) de 2021
Média diárias | 7.308 | 7.681 | 5,1% | 7.511 |
Totais | 160.782 | 46.087 | 9,9% | 1.825.293 |
Rank | Modelo | Nov | Dez | ΔDz/Nv | YTD |
1 | GM/ONIX | 9.325 | 2.698 | 10,9% | 64.792 |
2 | VW/GOL | 6.866 | 2.447 | 36,6% | 60.346 |
3 | GM/ONIX PLUS | 7.521 | 2.270 | 15,7% | 47.872 |
4 | GM/TRACKER | 6.073 | 2.210 | 39,5% | 45.031 |
5 | HYUNDAI/HB20 | 5.540 | 1.929 | 33,5% | 80.458 |
6 | HYUNDAI/CRETA | 6.099 | 1.837 | 15,5% | 60.558 |
7 | JEEP/COMPASS | 5.287 | 1.774 | 28,6% | 66.014 |
8 | FIAT/STRADA | 8.535 | 1.758 | -21,0% | 101.807 |
9 | TOYOTA/HILUX | 4.103 | 1.413 | 32,0% | 41.898 |
10 | VW/T CROSS | 4.725 | 1.380 | 12,0% | 57.113 |
11 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.454 | 1.348 | 49,6% | 31.016 |
12 | TOYOTA/COROLLA | 3.504 | 1.335 | 46,0% | 38.305 |
13 | RENAULT/KWID | 3.712 | 1.285 | 32,7% | 47.428 |
14 | JEEP/RENEGADE | 4.233 | 1.254 | 13,6% | 70.875 |
15 | FIAT/TORO | 5.921 | 1.193 | -22,8% | 66.947 |
16 | FIAT/PULSE | 2.228 | 1.154 | 98,5% | 3.447 |
17 | FIAT/ARGO | 6.340 | 1.130 | -31,7% | 81.265 |
18 | HONDA/HR-V | 2.868 | 1.058 | 41,4% | 35.768 |
19 | VW/VOYAGE | 3.357 | 1.026 | 17,2% | 25.031 |
20 | NISSAN/KICKS | 3.556 | 781 | -15,8% | 34.728 |
21 | GM/S10 | 3.103 | 725 | -10,4% | 33.552 |
22 | FIAT/CRONOS | 3.545 | 625 | -32,4% | 23.977 |
23 | HYUNDAI/HB20S | 2.011 | 617 | 17,6% | 23.309 |
24 | FORD/RANGER | 1.610 | 546 | 30,0% | 18.756 |
25 | VW/SAVEIRO | 2.096 | 510 | -6,7% | 24.707 |
26 | VW/TAOS | 936 | 496 | 103,1% | 6.766 |
27 | JEEP/COMMANDER | 1.085 | 489 | 72,8% | 2.019 |
28 | HONDA/CIVIC | 1.588 | 443 | 6,9% | 17.695 |
29 | RENAULT/DUSTER | 1.764 | 437 | -5,0% | 21.091 |
30 | RENAULT/MASTER | 1.219 | 406 | 27,7% | 8.732 |
31 | CITROEN/C4 CACTUS | 2.457 | 404 | -37,0% | 17.235 |
32 | TOYOTA/YARIS HB | 1.286 | 391 | 16,6% | 19.979 |
33 | MITSUBISHI/L200 | 1.407 | 388 | 5,7% | 11.985 |
34 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.215 | 383 | 20,8% | 12.456 |
35 | VW/AMAROK | 583 | 351 | 130,8% | 6.837 |
36 | VW/NIVUS | 1.251 | 319 | -2,3% | 35.475 |
37 | NISSAN/FRONTIER | 1.363 | 315 | -11,4% | 10.729 |
38 | FIAT/SIENA | 1.499 | 311 | -20,5% | 13.529 |
39 | GM/SPIN | 758 | 308 | 55,8% | 11.777 |
40 | PEUGEOT/208 | 1.653 | 301 | -30,2% | 14.830 |
41 | FIAT/FIORINO | 1.522 | 272 | -31,5% | 19.712 |
42 | NISSAN/VERSA | 1.913 | 260 | -47,9% | 10.103 |
43 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.023 | 259 | -2,9% | 11.915 |
44 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 972 | 256 | 1,0% | 9.446 |
45 | RENAULT/CAPTUR | 834 | 256 | 17,7% | 7.414 |
46 | HONDA/WR-V | 848 | 243 | 9,8% | 9.476 |
47 | RENAULT/OROCH | 887 | 236 | 2,0% | 10.979 |
48 | GM/CRUZE SEDAN | 1.334 | 231 | -33,6% | 6.360 |
49 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 743 | 229 | 18,1% | 4.080 |
50 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 661 | 215 | 24,7% | 11.843 |
51 | VW/VIRTUS | 738 | 213 | 10,6% | 20.007 |
52 | RENAULT/LOGAN | 651 | 191 | 12,5% | 8.795 |
53 | RENAULT/SANDERO | 578 | 140 | -7,2% | 11.806 |
54 | VOLVO/XC40 | 394 | 136 | 32,3% | 3.109 |
55 | HONDA/FIT | 390 | 133 | 30,7% | 6.841 |
56 | FIAT/MOBI | 638 | 129 | -22,5% | 63.232 |
57 | FIAT/UNO | 97 | 101 | 299,1% | 19.521 |
58 | NISSAN/LEAF | 12 | 101 | 3126,4% | 349 |
59 | BMW/X1 | 333 | 97 | 11,7% | 3.356 |
60 | BMW/320I | 362 | 88 | -6,8% | 5.154 |
61 | PEUGEOT/2008 | 895 | 83 | -64,5% | 6.505 |
62 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 369 | 77 | -20,0% | 3.216 |
63 | AUDI/Q5 | 118 | 77 | 150,1% | 1.423 |
64 | PEUGEOT/EXPERT | 365 | 75 | -21,2% | 3.689 |
65 | LAND ROVER/DISCOVERY | 393 | 73 | -28,8% | 2.073 |
66 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 147 | 69 | 79,9% | 4.034 |
67 | KIA/K2500 | 221 | 69 | 19,7% | 2.259 |
68 | FIAT/DUCATO | 303 | 68 | -14,0% | 2.626 |
69 | MAN-VW/EXPRESS | 308 | 67 | -16,6% | 3.334 |
70 | MINI/COOPER | 91 | 65 | 173,8% | 852 |
71 | VW/POLO | 579 | 63 | -58,3% | 19.019 |
72 | M.BENZ/CLASSE GLB | 67 | 61 | 249,0% | 2.233 |
73 | LAND ROVER/DEFENDER | 106 | 59 | 113,4% | 797 |
74 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 252 | 55 | -16,3% | 2.181 |
75 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 423 | 54 | -51,1% | 3.857 |
76 | VOLVO/XC60 | 247 | 54 | -16,2% | 3.392 |
77 | HYUNDAI/IX35 | 109 | 51 | 79,4% | 2.527 |
78 | MITSUBISHI/Outlander | 234 | 50 | -18,1% | 2.720 |
79 | PORSCHE/MACAN | 58 | 49 | 223,9% | 774 |
80 | IVECO/DAILY 35-150 | 187 | 48 | -1,6% | 2.123 |
81 | CITROEN/JUMPY | 296 | 46 | -40,4% | 2.955 |
82 | HYUNDAI/HR | 265 | 45 | -34,9% | 3.175 |
83 | FORD/BRONCO | 146 | 43 | 12,9% | 966 |
84 | VW/JETTA | 144 | 41 | 9,1% | 2.867 |
85 | GM/TRAILBLAZER | 176 | 38 | -17,2% | 3.070 |
86 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 50 | 37 | 183,7% | 792 |
87 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 42 | 31 | 182,9% | 626 |
88 | VW/FOX | 320 | 30 | -64,1% | 17.892 |
89 | BMW/X3 | 158 | 30 | -27,2% | 932 |
90 | AUDI/A3 SEDAN | 121 | 30 | -5,0% | 285 |
91 | BMW/X5 | 147 | 27 | -29,6% | 788 |
92 | IVECO/DAILY 30-130 | 238 | 27 | -56,5% | 929 |
93 | KIA/CERATO | 77 | 25 | 24,5% | 917 |
94 | CITROEN/JUMPER | 6 | 25 | 1497,2% | 201 |
95 | FORD/TERRITORY | 200 | 24 | -54,0% | 2.184 |
96 | HYUNDAI/TUCSON | 36 | 24 | 155,6% | 1.490 |
97 | SUZUKI/JIMNY | 64 | 23 | 37,8% | 756 |
98 | GM/CRUZE HB | 84 | 22 | 0,4% | 1.686 |
99 | FORD/MUSTANG | 33 | 18 | 109,1% | 397 |
100 | VOLVO/XC90 | 97 | 17 | -32,8% | 953 |
101 | KIA/SPORTAGE | 69 | 15 | -16,7% | 1.129 |
102 | DFSK/V21 | 47 | 15 | 22,3% | 524 |
103 | TOYOTA/RAV4 | 33 | 14 | 62,6% | 792 |
104 | HONDA/CRV | 54 | 14 | -0,6% | 382 |
105 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 64 | 13 | -22,1% | 657 |
106 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 33 | 13 | 51,0% | 604 |
107 | VW/TIGUAN | 85 | 12 | -45,9% | 3.390 |
108 | BMW/M3 | 22 | 11 | 91,7% | 140 |
109 | MITSUBISHI/PAJERO | 80 | 9 | -56,9% | 1.994 |
110 | PEUGEOT/3008 | 39 | 9 | -11,5% | 655 |
111 | PORSCHE/CAYENNE | 15 | 9 | 130,0% | 561 |
112 | BMW/330E | 75 | 9 | -54,0% | 554 |
113 | MINI/COOPER SCYMAN | 22 | 8 | 39,4% | 287 |
114 | AUDI/A3 | 38 | 8 | -19,3% | 89 |
115 | GM/MONTANA | 8 | 8 | 283,3% | 2.177 |
116 | PORSCHE/TAYCAN | 21 | 7 | 27,8% | 370 |
117 | BMW/530E | 13 | 7 | 106,4% | 89 |
118 | AUDI/Q3 | 76 | 6 | -69,7% | 2.033 |
119 | TROLLER/T4 | 54 | 6 | -57,4% | 1.166 |
120 | PORSCHE/911 | 42 | 6 | -45,2% | 862 |
121 | M.BENZ/GLC | 35 | 6 | -34,3% | 586 |
122 | JEEP/WRANGLER | 34 | 6 | -32,4% | 204 |
123 | BMW/M235I | 9 | 6 | 155,6% | 139 |
124 | KIA/CARNIVAL | 5 | 6 | 360,0% | 62 |
125 | M.BENZ/CLASSE GLA | 18 | 5 | 6,5% | 179 |
126 | PEUGEOT/PARTNER | 68 | 5 | -71,8% | 524 |
127 | JAC/T40 | 33 | 4 | -53,5% | 323 |
128 | BMW/X6 | 15 | 4 | 2,2% | 229 |
129 | FER CAR/NAJA ONE | 17 | 4 | -9,8% | 203 |
130 | JAC/T60 | 10 | 4 | 53,3% | 161 |
131 | BMW/I3 | 10 | 4 | 53,3% | 159 |
132 | JAGUAR/EPACE | 17 | 4 | -9,8% | 94 |
133 | RDK/TIGER | 8 | 4 | 91,7% | 13 |
134 | IVECO/DAILY | 7 | 4 | 119,0% | 54 |
135 | HONDA/CITY | 50 | 3 | -77,0% | 6.001 |
136 | FORD/KA SEDAN | 3 | 3 | 283,3% | 1.903 |
137 | LAND ROVER/EVOQUE | 10 | 3 | 15,0% | 932 |
138 | BMW/X4 | 16 | 3 | -28,1% | 559 |
139 | AUDI/A4 | 20 | 3 | -42,5% | 508 |
140 | M.BENZ/GLE | 33 | 3 | -65,2% | 419 |
141 | AUDI/A5 | 11 | 3 | 4,5% | 361 |
142 | LAND ROVER/VELAR | 14 | 3 | -17,9% | 333 |
143 | AUDI/Q8 | 17 | 3 | -32,4% | 197 |
144 | LEXUS/UX250H | 22 | 3 | -47,7% | 159 |
145 | BMW/430I | 6 | 3 | 91,7% | 99 |
146 | VOLVO/S90 | 10 | 3 | 15,0% | 69 |
147 | HONDA/ACCORD | 7 | 3 | 64,3% | 48 |
148 | RAM/1500 | 14 | 3 | -17,9% | 527 |
149 | PEUGEOT/BOXER | 27 | 3 | -57,4% | 314 |
150 | DODGE/SPRINTER | 22 | 3 | -47,7% | 228 |
151 | FOTON/AUMARK 1039 | 9 | 3 | 27,8% | 133 |
152 | FIAT/DOBLO | 13 | 2 | -41,0% | 5.302 |
153 | M.BENZ/CLASSE A | 14 | 2 | -45,2% | 360 |
154 | GM/EQUINOX | 28 | 2 | -72,6% | 316 |
155 | AUDI/E TRON | 9 | 2 | -14,8% | 223 |
156 | PORSCHE/BOXSTER | 13 | 2 | -41,0% | 216 |
157 | MITSUBISHI/ASX | 15 | 2 | -48,9% | 204 |
158 | RDK/SULTAN | 9 | 2 | -14,8% | 193 |
159 | AUDI/Q7 | 5 | 2 | 53,3% | 149 |
160 | M.BENZ/CLA250 | 28 | 2 | -72,6% | 136 |
161 | VOLVO/S60 | 13 | 2 | -41,0% | 133 |
162 | JAC/T50 | 12 | 2 | -36,1% | 132 |
163 | PORSCHE/PANAMERA | 3 | 2 | 155,6% | 111 |
164 | BMW/218I | 6 | 2 | 27,8% | 105 |
165 | LEXUS/ES300 | 7 | 2 | 9,5% | 47 |
166 | CHEVROLET/CORVETTE | 8 | 2 | -4,2% | 41 |
167 | JEEP/CHEROKEE | 4 | 2 | 91,7% | 11 |
168 | VW/GOLF | - | 2 | - | 7 |
169 | RAM/2500 | 13 | 2 | -41,0% | 2.191 |
170 | EFFA/V22 | 22 | 2 | -65,2% | 206 |
171 | RENAULT/KANGOO | 97 | 2 | -92,1% | 121 |
172 | JAC/v260 | 5 | 2 | 53,3% | 97 |
173 | EFFA/V25 | 1 | 2 | 666,7% | 44 |
174 | IVECO/DAILY 5516 | 13 | 2 | -41,0% | 22 |
175 | FORD/KA | 7 | 1 | -45,2% | 8.462 |
176 | TOYOTA/ETIOS HB | - | 1 | - | 1.094 |
177 | BMW/Z4 | 3 | 1 | 27,8% | 376 |
178 | BMW/X2 | 2 | 1 | 91,7% | 355 |
179 | AUDI/RSQ3 | 2 | 1 | 91,7% | 154 |
180 | JAGUAR/FPACE | 12 | 1 | -68,1% | 124 |
181 | MINI/JCW | 3 | 1 | 27,8% | 100 |
182 | AUDI/A6 | 3 | 1 | 27,8% | 84 |
183 | KIA/SORENTO | 1 | 1 | 283,3% | 72 |
184 | M.BENZ/CLA45 | 1 | 1 | 283,3% | 59 |
185 | BMW/M2 | 2 | 1 | 91,7% | 51 |
186 | FYBER/FYBER | 5 | 1 | -23,3% | 49 |
187 | FORD/EDGE | 2 | 1 | 91,7% | 41 |
188 | BUGRE/BGR5 | - | 1 | - | 21 |
189 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 1 | 1 | 283,3% | 13 |
190 | FIAT/PALIO | - | 1 | - | 11 |
191 | TOYOTA/LAND CRUISER | - | 1 | - | 5 |
192 | LEXUS/RX 350 | - | 1 | - | 2 |
193 | GM/VECTRA HATCH | - | 1 | - | 1 |
194 | LIFAN/LF 530 | - | 1 | | 1 |
195 | FIAT/DOBLO | 20 | 1 | | 860 |
196 | BYD/T3 | - | 1 | - | 117 |
197 | VW/KOMBI | - | 1 | - | 9 |
198 | GM/SILVERADO | 1 | 1 | 283,3% | 7 |
Ranking - maiores grupos automotivos - dezembro (8) de 2021
Grupos | Dezembro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 11.310 | 24,54% | 594.799 | 32,59% |
Grupo VW | 7.169 | 15,56% | 293.555 | 16,08% |
General Motors | 8.514 | 18,47% | 216.880 | 11,88% |
Renault-Nissan | 4.914 | 10,66% | 196.420 | 10,76% |
Hyundai-Kia | 4.619 | 10,02% | 176.185 | 9,65% |
Toyota + Lexus | 5.108 | 11,08% | 159.536 | 8,74% |
Ford + Troller | 642 | 1,39% | 36.929 | 2,02% |
Observação: Coluna "
Δ Dz/Nv" é um indicador de crescimento / retração no mês e é calculado pela fórmula
∆Dz/Nv=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluire que tem desinformado que compra
Excluiralguém achou o polo no ranking? kkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTiggo 3x precisa subir logo tanto quanto o arrizo 6
ResponderExcluirarrizo 6 pro é uma piada aquela motorização de mal gosto carro fraco sem regulagem de profundidade sem retrovisor fotocromico Seu por 135 mil reais.
ExcluirMelhor Onix Plus Premier por 110 000 ou Cruze Premier por 160 000
Excluirnovo creta é o famoso fracasso de vendas
ResponderExcluirSó desinformado compra um novo creta
ResponderExcluirVW vice-líder no mês e no acumulado. Fiat em queda livre.
ResponderExcluirFiat com impressionantes 402 000 no acumulado e Volks bem abaixo kkk
ExcluirBaciada de gol para locadoras impulsionou a VW, mas já já cai de novo, precisa ficar atiçada não kkkkkkkkkkkkk
ExcluirProdução do Argo parada moça.
ExcluirGentiiiii!!!!! a VW passou a GM!!! Bora torcê de graça pra Volquis!!!! Viva!!!!!! Hojjjiii vai tê bolo na casa da Carlota!!! 🍰🍰
ResponderExcluirla na casa de mãe joana né
ExcluirCom esse crescimento Gol passará o Onix em breve e será líder de dezembro
ResponderExcluirStrada e Argo líder de 2021
ResponderExcluirA VW continua sendo a mesma VW suas vendas se baseiam apenas apenas veículos de baixo valor agregado ( gol, Voyage e Saveir) como já se habituou suas vendas nesses 3 modelos perfazem quase 58%. A VW vive apenas de vendas de veiculos com baixo valor agregado e baixíssima tecnologia e destinado a locadoras. Triste ver a realidade da atual VW.
ResponderExcluirFATO
Excluire ano q vem sem gol,voyage,saveiro cai pra 5o lugar
Por outro lado a Toyota tem quase 90% das suas vendas em 4 modelos ( Corola, Corola Cross, Hilux e SW4) veículos partindo dos 150 mil e muitos passando dos 300 mil, sendo suas vendas no Varejo quase não vende a Locadoras. A VW tem que aprender muito a ser grande. Quando a VW for realmente grande e crescer quem sabe se torne uma TOYOTA. Sonhar é gratuito. Aí alguns poderão dizer que A VW ganha dinheiro com sua linha Premium que de Preminum só a imaginação dos que acreditam em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e na VW
ResponderExcluirPolo e nivus morreram tb?
ResponderExcluirSe a jacwagen não entregar umas carretas de t-cross nas locadoras em MG o Pulse vai passar voando por cima.
ResponderExcluirSerá que o Polo e Virtus saíram de linha no Brasil?
ResponderExcluirOuvi comentários que o Polo vai sair de linha sim , quanto ao virtus não ouvi falar nada !!!
ResponderExcluirPulse levando outro prêmio.
ResponderExcluirhttps://www.uol.com.br/carros/reportagens-especiais/premio-uol-carros-2021---confira-os-vencedores-ao-premio/
Compas também foi vencedor.
ResponderExcluirhttps://www.uol.com.br/carros/reportagens-especiais/premio-uol-carros-2021---confira-os-vencedores-ao-premio/
Mais vice que o Vasco. Impressionante.
ResponderExcluirVW desovando os ultimos gol,voyage pras locadoras (ja q tao saindo de linha pelo proconve)
ResponderExcluirTIRANDO ISSO FICA EM 5o lugar
Ano q vem com PRODUÇAO = CHEVROLET TRIPLICE LIDERANÇA
ONIX, ONIX PLUS E TRACKER os melhores de suas categorias
VW falindo, polo/virtus saindo de linha junto com jetta/golf/bombarok
VCS viram q a nova BOMBAROK nem virá pro BR ???
ResponderExcluirDeve ser pra nao passar vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alguém viu o Pulse currando o nivus no Motor 1?
ResponderExcluirPorte e dimensões
Quando foi apresentado em 2020, o Nivus pegou o mercado de surpresa: era um modelo abaixo do T-Cross, mas maior em comprimento. A jogada da VW? Balanço traseiro. O estilo cupê pedia uma traseira maior, o que trouxe também um porta-malas de 415 litros, um dos maiores da categoria. O lado do Pulse, são quase 17 cm de diferença, mas apenas 33 mm no entre-eixos, o que mais conta no espaço interno - falaremos disso mais adiante.
Em largura e altura, são bem próximos. Fica bastante perceptível a semelhança em porte nas fotos, quando os colocamos lado a lado. E fica bem perceptível que eles apelam ao bonito nome de size impression, ou impressão de porte em português claro. Frente reta, capô alto, grandes faróis, apliques nas caixas de rodas, rodas grandes, frisos nos tetos, lanternas que invadem as tampas traseiras. Tudo isso quer impactar o comprador na loja, mas na prática, são carros compactos.
Uma coisa que fica bem aparente quando reunimos os dois é a altura do solo. O Pulse é mais alto, com 224 mm, ante os 166 mm do Nivus. Aos que estão em busca de um SUV para se livrar de valetas e lombadas, pode fazer a diferença. Mas no geral, o Nivus é maior que o Pulse e ponto final.
Espaço interno
Derivados diretos de hatches compactos, Pulse e Nivus herdaram de Polo e Argo as medidas de entre-eixos - o Fiat tem 12 mm a mais, mas por ângulos de suspensão, não estrutural. Então sim, temos espaço interno de hatch compacto em ambos os SUVs. Cerca de 3 cm os separam, o que não impacta diretamente na acomodação dos ocupantes, principalmente no banco traseiro.
Nem Pulse nem Nivus são exemplos de espaço interno. Se você busca isso, melhor olhar para a turma de Chevrolet Tracker e VW T-Cross, por exemplo. Na dupla, dois adultos se acomodam no banco traseiro, mas sem muito espaço extra para as pernas - nesse ponto, o Pulse é um pouco melhor. Nos bancos dianteiros, também são parecidos, apesar do Pulse ter bancos mais confortáveis.
Agora se a questão é porta-malas, o Nivus leva com seu balanço traseiro maior. Mesmo com a medição líquida do Pulse, ele não chega aos 415 litros do Nivus, ficando com 370 litros, apesar de bastante semelhante aos 300 litros do Argo. É uma diferença considerável, ainda mais quando eles estão lado a lado - a Fiat deve corrigir isso com o futuro SUV cupê baseado no Pulse, a ser lançado em 2022.
Acabamento
Nenhum deles é uma maestria em acabamento, mas vemos um esforço maior da Fiat. O Pulse traz um conjunto quase que por completo novo. Tem plástico rígido, mas a Fiat segue com a jogada de diversos materiais, texturas e desenhos para dar um ar melhor ao Pulse. Acabamento em couro aparece nos bancos e volante, que não esconde um grande botão Sport e as aletas para trocas de marchas. O Nivus é...o Polo. Também coloca o plástico em destaque, mas com texturas e visual mais simples que no Pulse, apesar do couro nos bancos e no volante.
MEDIÇÕES MOTOR1 BR
Aceleração
0 a 60 km/h 4,3s P 4,5s n
0 a 80 km/h 6,4s P 7,0s n
0 a 100 km/h 9,2s P 10,3s n
Retomada
40 a 100 km/h em S 6,6s P 7,9s n
80 a 120 km/h em S 6,6s P 7,2s n
Frenagem
100 km/h a 0 40,3m P 36,1m n
80 km/h a 0 25,3m P 22,3m n
60 km/h a 0 14,5m P 12,9m n
Consumo
Ciclo cidade 8,3 km/l(E) P 8,1 km/l(E) n
Ciclo estrada 11,0 km/l (E) P 11,6 km/l(E) n
Amanhã o Gol passa o Onix. Merecido!
ResponderExcluirDeve perder fôlego ou passar em 5d Vamos ver?
ExcluirÉ possível o Car blog publicar o ranking de carros elétricos.?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.