O
mercado automotivo brasileiro registra 63.790 carros e comerciais leves emplacados em dezembro de 2021, com dados computados até o dia 10 (1º decêndio) - um crescimento de 31,4% sobre
igual período de novembro.
A média de vendas por dia útil está em 7.974 unidades - crescimento de +9,1% relativamente ao
fechamento do mês anterior, mas um avanço de +15% sobre o
decêndio 1 de novembro.
A liderança de mercado está com a General Motors, com 19,1% de participação, seguida da Fiat, agora com 16%.
A terceira é a Volkswagen, com 15%, enquanto a Toyota é a 4ª, com 10,6%.
Disputa Caoa-Chery x Nissan
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,02%, seguida da VW com 15,42%.
Ranking - montadoras mais vendidas - dezembro (10) de 2021
Rank | Marca | Dezembro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | GM | 12.187 | 19,1% | 220.553 | 11,97% |
2 | FIAT | 10.233 | 16,0% | 405.741 | 22,02% |
3 | Volkswagen | 9.574 | 15,0% | 284.171 | 15,42% |
4 | Toyota | 6.792 | 10,6% | 160.827 | 8,73% |
5 | Hyundai | 5.944 | 9,3% | 173.013 | 9,39% |
6 | Jeep | 4.694 | 7,4% | 140.292 | 7,61% |
7 | Renault | 3.805 | 6,0% | 117.272 | 6,36% |
8 | Honda | 2.563 | 4,0% | 76.877 | 4,17% |
9 | Nissan | 1.926 | 3,0% | 61.383 | 3,33% |
10 | CAOA Chery | 1.270 | 2,0% | 37.311 | 2,02% |
11 | Ford | 851 | 1,3% | 35.978 | 1,95% |
12 | Mitsubishi | 709 | 1,1% | 19.291 | 1,05% |
13 | Peugeot | 620 | 1,0% | 26.664 | 1,45% |
14 | Citroen | 542 | 0,8% | 20.808 | 1,13% |
15 | BMW | 389 | 0,6% | 13.393 | 0,73% |
16 | Volvo | 314 | 0,5% | 7.758 | 0,42% |
17 | Mercedes | 248 | 0,4% | 6.183 | 0,34% |
18 | Land Rover | 223 | 0,3% | 4.815 | 0,26% |
19 | Audi | 184 | 0,3% | 5.776 | 0,31% |
20 | Kia | 170 | 0,3% | 4.667 | 0,25% |
21 | Iveco | 115 | 0,2% | 3.246 | 0,18% |
22 | Porsche | 109 | 0,2% | 3.039 | 0,16% |
23 | VW-MAN | 95 | 0,1% | 3.362 | 0,18% |
24 | Mini | 85 | 0,1% | 1.250 | 0,07% |
25 | Suzuki | 48 | 0,1% | 1.693 | 0,09% |
26 | JAC | 18 | 0,0% | 723 | 0,04% |
27 | Lexus | 9 | 0,0% | 402 | 0,02% |
28 | Jaguar | 8 | 0,0% | 310 | 0,02% |
29 | Troller | 8 | 0,0% | 1.168 | 0,06% |
30 | Foton | 6 | 0,0% | 198 | 0,01% |
31 | RAM | 5 | 0,0% | 2.719 | 0,15% |
32 | Dodge | 3 | 0,0% | 229 | 0,01% |
33 | Subaru | 0 | 0,0% | 398 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - dezembro (10) de 2021
Média diárias | 7.308 | 7.974 | 9,1% | 7.553 |
Totais | 160.780 | 63.790 | 14,1% | 1.842.994 |
Rank | Modelo | Nov | Dez | ΔDz/Nv | YTD |
1 | GM/ONIX | 9.325 | 3.878 | 19,6% | 65.972 |
2 | GM/ONIX PLUS | 7.521 | 3.474 | 32,8% | 49.076 |
3 | VW/GOL | 6.866 | 3.078 | 28,9% | 60.977 |
4 | GM/TRACKER | 6.073 | 3.028 | 43,3% | 45.849 |
5 | FIAT/STRADA | 8.535 | 2.533 | -14,7% | 102.582 |
6 | HYUNDAI/HB20 | 5.540 | 2.527 | 31,1% | 81.056 |
7 | HYUNDAI/CRETA | 6.099 | 2.441 | 15,1% | 61.162 |
8 | JEEP/COMPASS | 5.287 | 2.344 | 27,5% | 66.584 |
9 | VW/T CROSS | 4.725 | 2.166 | 31,8% | 57.899 |
10 | TOYOTA/HILUX | 4.103 | 1.870 | 31,0% | 42.355 |
11 | FIAT/TORO | 5.919 | 1.814 | -11,9% | 67.566 |
12 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.454 | 1.793 | 49,2% | 31.461 |
13 | TOYOTA/COROLLA | 3.504 | 1.786 | 46,5% | 38.756 |
14 | FIAT/ARGO | 6.340 | 1.785 | -19,1% | 81.920 |
15 | JEEP/RENEGADE | 4.233 | 1.672 | 13,6% | 71.293 |
16 | RENAULT/KWID | 3.712 | 1.641 | 27,1% | 47.784 |
17 | FIAT/PULSE | 2.228 | 1.584 | 104,4% | 3.877 |
18 | VW/VOYAGE | 3.357 | 1.490 | 27,6% | 25.495 |
19 | HONDA/HR-V | 2.868 | 1.386 | 38,9% | 36.096 |
20 | FIAT/CRONOS | 3.545 | 1.047 | -15,1% | 24.399 |
21 | NISSAN/KICKS | 3.556 | 982 | -20,6% | 34.929 |
22 | GM/S10 | 3.103 | 940 | -12,9% | 33.767 |
23 | HYUNDAI/HB20S | 2.011 | 812 | 16,1% | 23.504 |
24 | VW/SAVEIRO | 2.096 | 792 | 8,6% | 24.989 |
25 | FORD/RANGER | 1.610 | 726 | 29,6% | 18.936 |
26 | JEEP/COMMANDER | 1.085 | 667 | 76,7% | 2.197 |
27 | VW/TAOS | 936 | 636 | 95,4% | 6.906 |
28 | HONDA/CIVIC | 1.588 | 630 | 14,1% | 17.882 |
29 | MITSUBISHI/L200 | 1.407 | 567 | 15,9% | 12.164 |
30 | RENAULT/DUSTER | 1.764 | 559 | -8,9% | 21.213 |
31 | RENAULT/MASTER | 1.219 | 535 | 26,2% | 8.861 |
32 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.215 | 516 | 22,1% | 12.589 |
33 | TOYOTA/YARIS HB | 1.286 | 514 | 14,9% | 20.102 |
34 | VW/AMAROK | 583 | 494 | 143,6% | 6.980 |
35 | FIAT/FIORINO | 1.522 | 467 | -11,8% | 19.907 |
36 | GM/SPIN | 758 | 466 | 76,7% | 11.935 |
37 | CITROEN/C4 CACTUS | 2.457 | 442 | -48,3% | 17.273 |
38 | VW/NIVUS | 1.251 | 432 | -0,7% | 35.588 |
39 | NISSAN/FRONTIER | 1.363 | 403 | -15,0% | 10.817 |
40 | FIAT/SIENA | 1.499 | 402 | -22,9% | 13.620 |
41 | NISSAN/VERSA | 1.913 | 402 | -39,6% | 10.245 |
42 | PEUGEOT/208 | 1.653 | 385 | -33,0% | 14.914 |
43 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 972 | 348 | 2,9% | 9.538 |
44 | HONDA/WR-V | 848 | 343 | 16,3% | 9.576 |
45 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.023 | 334 | -6,1% | 11.990 |
46 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 743 | 318 | 23,0% | 4.169 |
47 | RENAULT/OROCH | 887 | 317 | 2,7% | 11.060 |
48 | RENAULT/CAPTUR | 834 | 310 | 6,9% | 7.468 |
49 | GM/CRUZE SEDAN | 1.334 | 310 | -33,2% | 6.439 |
50 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 661 | 288 | 25,3% | 11.916 |
51 | VW/VIRTUS | 738 | 287 | 11,8% | 20.081 |
52 | FIAT/UNO | 97 | 267 | 691,4% | 19.687 |
53 | RENAULT/LOGAN | 651 | 245 | 8,2% | 8.849 |
54 | VOLVO/XC40 | 394 | 215 | 56,9% | 3.188 |
55 | FIAT/MOBI | 638 | 208 | -6,3% | 63.311 |
56 | RENAULT/SANDERO | 578 | 195 | -3,0% | 11.861 |
57 | HONDA/FIT | 390 | 177 | 30,5% | 6.885 |
58 | M.BENZ/CLASSE GLB | 67 | 158 | 578,0% | 2.330 |
59 | NISSAN/LEAF | 12 | 139 | 3230,2% | 387 |
60 | BMW/X1 | 333 | 128 | 10,5% | 3.387 |
61 | BMW/320I | 362 | 123 | -2,3% | 5.189 |
62 | PEUGEOT/EXPERT | 365 | 116 | -8,6% | 3.730 |
63 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 369 | 103 | -19,7% | 3.242 |
64 | AUDI/Q5 | 118 | 101 | 146,1% | 1.447 |
65 | PEUGEOT/2008 | 895 | 99 | -68,2% | 6.521 |
66 | LAND ROVER/DISCOVERY | 393 | 96 | -29,8% | 2.096 |
67 | MAN-VW/EXPRESS | 308 | 95 | -11,3% | 3.362 |
68 | FIAT/DUCATO | 303 | 90 | -14,6% | 2.648 |
69 | VW/POLO | 579 | 89 | -55,8% | 19.045 |
70 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 147 | 85 | 66,2% | 4.050 |
71 | KIA/K2500 | 221 | 85 | 10,6% | 2.275 |
72 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 423 | 81 | -44,9% | 3.884 |
73 | LAND ROVER/DEFENDER | 106 | 77 | 108,8% | 815 |
74 | MINI/COOPER | 91 | 75 | 137,0% | 862 |
75 | CITROEN/JUMPY | 296 | 74 | -28,1% | 2.983 |
76 | VOLVO/XC60 | 247 | 70 | -18,5% | 3.408 |
77 | HYUNDAI/HR | 265 | 70 | -24,1% | 3.200 |
78 | PORSCHE/MACAN | 58 | 67 | 232,1% | 792 |
79 | MITSUBISHI/Outlander | 234 | 66 | -18,9% | 2.736 |
80 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 252 | 64 | -27,0% | 2.190 |
81 | IVECO/DAILY 35-150 | 187 | 64 | -1,6% | 2.139 |
82 | HYUNDAI/IX35 | 109 | 61 | 60,9% | 2.537 |
83 | VW/JETTA | 144 | 56 | 11,8% | 2.882 |
84 | FORD/BRONCO | 146 | 55 | 8,3% | 978 |
85 | GM/TRAILBLAZER | 176 | 49 | -20,0% | 3.081 |
86 | IVECO/DAILY 30-130 | 238 | 45 | -45,6% | 947 |
87 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 50 | 43 | 147,3% | 798 |
88 | AUDI/A3 SEDAN | 121 | 41 | -2,6% | 296 |
89 | VW/FOX | 320 | 38 | -65,9% | 17.900 |
90 | BMW/X3 | 158 | 36 | -34,5% | 938 |
91 | BMW/X5 | 147 | 35 | -31,5% | 796 |
92 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 42 | 35 | 139,6% | 630 |
93 | FORD/MUSTANG | 33 | 34 | 196,2% | 413 |
94 | HYUNDAI/TUCSON | 36 | 33 | 163,5% | 1.499 |
95 | KIA/CERATO | 77 | 32 | 19,5% | 924 |
96 | SUZUKI/JIMNY | 64 | 30 | 34,8% | 763 |
97 | GM/CRUZE HB | 84 | 29 | -0,7% | 1.693 |
98 | KIA/SPORTAGE | 69 | 29 | 20,8% | 1.143 |
99 | FORD/TERRITORY | 200 | 28 | -59,8% | 2.188 |
100 | CITROEN/JUMPER | 6 | 26 | 1145,8% | 202 |
101 | VOLVO/XC90 | 97 | 24 | -28,9% | 960 |
102 | KIA/CARNIVAL | 5 | 23 | 1222,5% | 79 |
103 | FIAT/DOBLO | 20 | 22 | 216,3% | 881 |
104 | TOYOTA/RAV4 | 33 | 21 | 83,0% | 799 |
105 | HONDA/CRV | 54 | 19 | 1,2% | 387 |
106 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 33 | 19 | 65,5% | 610 |
107 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 64 | 17 | -23,6% | 661 |
108 | DFSK/V21 | 47 | 17 | 4,0% | 526 |
109 | PORSCHE/CAYENNE | 15 | 16 | 206,7% | 568 |
110 | FIAT/DOBLO | 13 | 13 | 187,5% | 5.313 |
111 | BMW/330E | 75 | 13 | -50,2% | 558 |
112 | BMW/M3 | 22 | 13 | 69,9% | 142 |
113 | VW/TIGUAN | 85 | 12 | -59,4% | 3.390 |
114 | LAND ROVER/EVOQUE | 10 | 11 | 216,3% | 940 |
115 | AUDI/A3 | 38 | 11 | -16,8% | 92 |
116 | MITSUBISHI/PAJERO | 80 | 10 | -64,1% | 1.995 |
117 | PORSCHE/911 | 42 | 10 | -31,5% | 866 |
118 | PORSCHE/TAYCAN | 21 | 10 | 36,9% | 373 |
119 | AUDI/Q3 | 76 | 9 | -66,0% | 2.036 |
120 | PEUGEOT/3008 | 39 | 9 | -33,7% | 655 |
121 | MINI/COOPER SCYMAN | 22 | 9 | 17,6% | 288 |
122 | JEEP/WRANGLER | 34 | 9 | -23,9% | 207 |
123 | BMW/M235I | 9 | 9 | 187,5% | 142 |
124 | TROLLER/T4 | 54 | 8 | -57,4% | 1.168 |
125 | M.BENZ/GLE | 33 | 8 | -30,3% | 424 |
126 | BMW/530E | 13 | 8 | 76,9% | 90 |
127 | GM/MONTANA | 8 | 8 | 187,5% | 2.177 |
128 | M.BENZ/GLC | 35 | 7 | -42,5% | 587 |
129 | M.BENZ/CLASSE GLA | 18 | 7 | 11,8% | 181 |
130 | JAC/T60 | 10 | 7 | 101,3% | 164 |
131 | PEUGEOT/PARTNER | 68 | 7 | -70,4% | 526 |
132 | AUDI/A4 | 20 | 6 | -13,8% | 511 |
133 | JAC/T40 | 33 | 6 | -47,7% | 325 |
134 | BMW/X6 | 15 | 6 | 15,0% | 231 |
135 | JAGUAR/EPACE | 17 | 6 | 1,5% | 96 |
136 | HONDA/CITY | 50 | 5 | -71,3% | 6.003 |
137 | BMW/X4 | 16 | 5 | -10,2% | 561 |
138 | RDK/TIGER | 8 | 5 | 79,7% | 14 |
139 | FORD/KA SEDAN | 3 | 4 | 283,3% | 1.904 |
140 | AUDI/A5 | 11 | 4 | 4,5% | 362 |
141 | LAND ROVER/VELAR | 14 | 4 | -17,9% | 334 |
142 | FER CAR/NAJA ONE | 17 | 4 | -32,4% | 203 |
143 | AUDI/Q8 | 17 | 4 | -32,4% | 198 |
144 | LEXUS/UX250H | 22 | 4 | -47,7% | 160 |
145 | BMW/I3 | 10 | 4 | 15,0% | 159 |
146 | PORSCHE/PANAMERA | 3 | 4 | 283,3% | 113 |
147 | PEUGEOT/BOXER | 27 | 4 | -57,4% | 315 |
148 | EFFA/V22 | 22 | 4 | -47,7% | 208 |
149 | FOTON/AUMARK 1039 | 9 | 4 | 27,8% | 134 |
150 | IVECO/DAILY | 7 | 4 | 64,3% | 54 |
151 | AUDI/E TRON | 9 | 3 | -4,2% | 224 |
152 | RDK/SULTAN | 9 | 3 | -4,2% | 194 |
153 | M.BENZ/CLA250 | 28 | 3 | -69,2% | 137 |
154 | JAC/T50 | 12 | 3 | -28,1% | 133 |
155 | BMW/430I | 6 | 3 | 43,8% | 99 |
156 | VOLVO/S90 | 10 | 3 | -13,8% | 69 |
157 | HONDA/ACCORD | 7 | 3 | 23,2% | 48 |
158 | CHEVROLET/CORVETTE | 8 | 3 | 7,8% | 42 |
159 | RAM/1500 | 14 | 3 | -38,4% | 527 |
160 | DODGE/SPRINTER | 22 | 3 | -60,8% | 228 |
161 | FORD/KA | 7 | 2 | -17,9% | 8.463 |
162 | TOYOTA/ETIOS HB | - | 2 | - | 1.095 |
163 | M.BENZ/CLASSE A | 14 | 2 | -58,9% | 360 |
164 | GM/EQUINOX | 28 | 2 | -79,5% | 316 |
165 | PORSCHE/BOXSTER | 13 | 2 | -55,8% | 216 |
166 | MITSUBISHI/ASX | 15 | 2 | -61,7% | 204 |
167 | LEXUS/NX300 | 18 | 2 | -68,1% | 193 |
168 | AUDI/RSQ3 | 2 | 2 | 187,5% | 155 |
169 | AUDI/Q7 | 5 | 2 | 15,0% | 149 |
170 | VOLVO/S60 | 13 | 2 | -55,8% | 133 |
171 | JAGUAR/FPACE | 12 | 2 | -52,1% | 125 |
172 | BMW/218I | 6 | 2 | -4,2% | 105 |
173 | LEXUS/ES300 | 7 | 2 | -17,9% | 47 |
174 | JEEP/CHEROKEE | 4 | 2 | 43,8% | 11 |
175 | VW/GOLF | - | 2 | - | 7 |
176 | RAM/2500 | 13 | 2 | -55,8% | 2.191 |
177 | RENAULT/KANGOO | 97 | 2 | -94,1% | 121 |
178 | JAC/v260 | 5 | 2 | 15,0% | 97 |
179 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 9 | 2 | -36,1% | 63 |
180 | EFFA/V25 | 1 | 2 | 475,0% | 44 |
181 | IVECO/DAILY 5516 | 13 | 2 | -55,8% | 22 |
182 | CAOA CHERY/ARRIZO 5 | 6 | 1 | -52,1% | 437 |
183 | BMW/Z4 | 3 | 1 | -4,2% | 376 |
184 | BMW/X2 | 2 | 1 | 43,8% | 355 |
185 | MINI/JCW | 3 | 1 | -4,2% | 100 |
186 | AUDI/A6 | 3 | 1 | -4,2% | 84 |
187 | KIA/SORENTO | 1 | 1 | 187,5% | 72 |
188 | SUZUKI/SCROSS | - | 1 | - | 61 |
189 | M.BENZ/CLA45 | 1 | 1 | 187,5% | 59 |
190 | RENAULT/ZOE | 2 | 1 | 43,8% | 54 |
191 | BMW/M2 | 2 | 1 | 43,8% | 51 |
192 | FYBER/FYBER | 5 | 1 | -42,5% | 49 |
193 | FORD/EDGE | 2 | 1 | 43,8% | 41 |
194 | BMW/M5 | 3 | 1 | | 27 |
195 | GM/PRISMA | 2 | 1 | | 26 |
196 | BUGRE/BGR5 | - | 1 | - | 21 |
197 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 1 | 1 | 187,5% | 13 |
198 | VW/CROSS FOX | - | 1 | - | 12 |
199 | FIAT/PALIO | - | 1 | - | 11 |
200 | TOYOTA/LAND CRUISER | - | 1 | - | 5 |
201 | LEXUS/RX 350 | - | 1 | - | 2 |
202 | GM/VECTRA HATCH | - | 1 | - | 1 |
203 | LIFAN/LF 530 | - | 1 | - | 1 |
204 | BYD/T3 | - | 1 | - | 117 |
205 | VW/KOMBI | - | 1 | - | 9 |
206 | GM/SILVERADO | 1 | 1 | 187,5% | 7 |
207 | FORD/F150 | - | 1 | - | 3 |
208 | EFFA/K02 | - | 1 | - | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - dezembro (10) de 2021
Grupos | Dezembro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 16.212 | 25,41% | 599.699 | 32,54% |
Grupo VW | 9.962 | 15,62% | 296.348 | 16,08% |
General Motors | 12.187 | 19,10% | 220.553 | 11,97% |
Renault-Nissan | 6.440 | 10,10% | 197.946 | 10,74% |
Hyundai-Kia | 6.114 | 9,58% | 177.680 | 9,64% |
Toyota + Lexus | 6.801 | 10,66% | 161.229 | 8,75% |
Ford + Troller | 859 | 1,35% | 37.146 | 2,02% |
Observação: Coluna "
Δ Dz/Nv" é um indicador de crescimento / retração no mês e é calculado pela fórmula
∆Dz/Nv=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
A GM tá fazendo uma graça com Joy em locadoras, mas não adianta que não vai camuflar um fato, que ela é a 3ª no ano, e no acumulado, que é o que interessa, a VW é vice-líder.
ResponderExcluirUm ponto interessante é a excelente performance do Gol, que provavelmente é resultado dos consumidores estarem sendo informados de 2 estrelas de 208, zero estrelas de HB20 e etc, e o Gol com suas 3 estrelas. O consumidor que valoriza segurança, e custo z benefício, vai no Gol, então ele está nessa posição no pódio.
E o prestígio do Gol se estende ainda à respectiva versão sedã, o Voyage, que supera tranquilamente seu jovem e incompetente desafiante, o Cronos.
Taos merece um destaque por ter migrado do top 38 para o top 27, e já já no top 20 de carros, quem viver, verá.
Audi Q5 em magnífica performance entre os premium, refletindo normalização da produção de San Jose Chiapa, no México.
Corroboram sua tese os conhecidos especialistas Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Saci-pererê, Lobisomem e Bicho-papão.
ExcluirFiat Pulse já está em 17º, com crescimento de 104%.
ExcluirAlguém viu o nivus na lista?
Outro fato
ExcluirJeep Commander é de uma categoria superior e mais cara do que o Taos
E mesmo assim o Commander já passou o Taos em vendas...
Pq será que o Taos é tão fracassado em vendas? Será que é por conta do acabamento de carro popular?
Agora uma pergunta séria, o polo saiu de linha????
ExcluirÉ cada humorista que tem aqui...putz..desde quando Nivus, com 4,27 metros de comprimento, e entre-eixos de 2,57, e porta-malas de 415 litros, com ACC de série em todas as versões, vai concorrer com um compacto emperiquitado como o Pulse, com menos de 4,1m, entre-eixos de 2,53, e porta-malas ridículo de 300 litros? E sem ACC. Esquece.
ExcluirSobre o Polo, fiquem tranquilas que em breve chega com o facelift da Europa.
Excluirhttps://1.bp.blogspot.com/-xU7NwXoRyYE/YUJMXMVsPyI/AAAAAAAA3Ok/kfPG6rKftAg1muUALfK7g3V7nCp4vC4GgCLcBGAsYHQ/s2048/Novo-VW-Polo-2022%2B%252882%2529.jpg
Commander agora sendo emplacados para test-drive. por isso o espasmo, mas as vendas dele vão canibalizar o Compass.
ExcluirAlguém viu o Pulse currando o nivus no Motor 1?
ExcluirPorte e dimensões
Quando foi apresentado em 2020, o Nivus pegou o mercado de surpresa: era um modelo abaixo do T-Cross, mas maior em comprimento. A jogada da VW? Balanço traseiro. O estilo cupê pedia uma traseira maior, o que trouxe também um porta-malas de 415 litros, um dos maiores da categoria. O lado do Pulse, são quase 17 cm de diferença, mas apenas 33 mm no entre-eixos, o que mais conta no espaço interno - falaremos disso mais adiante.
Em largura e altura, são bem próximos. Fica bastante perceptível a semelhança em porte nas fotos, quando os colocamos lado a lado. E fica bem perceptível que eles apelam ao bonito nome de size impression, ou impressão de porte em português claro. Frente reta, capô alto, grandes faróis, apliques nas caixas de rodas, rodas grandes, frisos nos tetos, lanternas que invadem as tampas traseiras. Tudo isso quer impactar o comprador na loja, mas na prática, são carros compactos.
Uma coisa que fica bem aparente quando reunimos os dois é a altura do solo. O Pulse é mais alto, com 224 mm, ante os 166 mm do Nivus. Aos que estão em busca de um SUV para se livrar de valetas e lombadas, pode fazer a diferença. Mas no geral, o Nivus é maior que o Pulse e ponto final.
Espaço interno
Derivados diretos de hatches compactos, Pulse e Nivus herdaram de Polo e Argo as medidas de entre-eixos - o Fiat tem 12 mm a mais, mas por ângulos de suspensão, não estrutural. Então sim, temos espaço interno de hatch compacto em ambos os SUVs. Cerca de 3 cm os separam, o que não impacta diretamente na acomodação dos ocupantes, principalmente no banco traseiro.
Nem Pulse nem Nivus são exemplos de espaço interno. Se você busca isso, melhor olhar para a turma de Chevrolet Tracker e VW T-Cross, por exemplo. Na dupla, dois adultos se acomodam no banco traseiro, mas sem muito espaço extra para as pernas - nesse ponto, o Pulse é um pouco melhor. Nos bancos dianteiros, também são parecidos, apesar do Pulse ter bancos mais confortáveis.
Agora se a questão é porta-malas, o Nivus leva com seu balanço traseiro maior. Mesmo com a medição líquida do Pulse, ele não chega aos 415 litros do Nivus, ficando com 370 litros, apesar de bastante semelhante aos 300 litros do Argo. É uma diferença considerável, ainda mais quando eles estão lado a lado - a Fiat deve corrigir isso com o futuro SUV cupê baseado no Pulse, a ser lançado em 2022.
Acabamento
Nenhum deles é uma maestria em acabamento, mas vemos um esforço maior da Fiat. O Pulse traz um conjunto quase que por completo novo. Tem plástico rígido, mas a Fiat segue com a jogada de diversos materiais, texturas e desenhos para dar um ar melhor ao Pulse. Acabamento em couro aparece nos bancos e volante, que não esconde um grande botão Sport e as aletas para trocas de marchas. O Nivus é...o Polo. Também coloca o plástico em destaque, mas com texturas e visual mais simples que no Pulse, apesar do couro nos bancos e no volante.
MEDIÇÕES MOTOR1 BR
Aceleração
0 a 60 km/h 4,3s P 4,5s n
0 a 80 km/h 6,4s P 7,0s n
0 a 100 km/h 9,2s P 10,3s n
Retomada
40 a 100 km/h em S 6,6s P 7,9s n
80 a 120 km/h em S 6,6s P 7,2s n
Frenagem
100 km/h a 0 40,3m P 36,1m n
80 km/h a 0 25,3m P 22,3m n
60 km/h a 0 14,5m P 12,9m n
Consumo
Ciclo cidade 8,3 km/l(E) P 8,1 km/l(E) n
Ciclo estrada 11,0 km/l (E) P 11,6 km/l(E) n
"É cada humorista que tem aqui...putz"
ExcluirSERVE PRINCIPALMENTE PRA VOCE COM ESSA CARA DE PAU DE DIZER Q GOL TEM 3 ESTRELAS
nao vem com mentira, gol tem (menos 3 só se for)
Hahahaha Joy nem existe mais praticamente
ExcluirMimimi do caralho carlota, a verdade é, VW tá perdendo terreno e ano que vem sem gol, voyage e saveiro, vai despencar pra 4° ou 5°, sem falar na Audi que esse mês já está atrás até da Lande Rover...só chore e sente na piroca que a GM e Fiat colocaram em você e sua amada VW...
ExcluirConclusão
ExcluirPulse e Nivus até podem ser colocados lado a lado, mas no fundo parecem atender clientes diferentes. O Volkswagen tem um estilo mais esportivo, uma tocada mais dinâmica, maior porta-malas e bom pacote de tecnologias, mas cobra mais alto por isso e não devolve isso no acabamento. Já o Fiat é mais confortável, mais barato e, aos jogadores de Super Trunfo, mais rápido, apesar de quase um empate no consumo urbano e pior na estrada. A decisão de compra fica realmente ao perfil do consumidor.
O Nivus se destacou em tecnologia,segurança,pegada esportiva.
O Pulga foi elogiado pelo conforto e preço,afinal tranqueiras são mais baratas.
O Carlos4Carros Falou que a GM está fazendo graça com o Joy, mas o Joy está saindo de linha e não tem nas concessionárias e nem nas Fabricas a mais de 5 meses kkk viajou
Excluirgenti..se o 208 é tao bom pq é 2 estrelas e não vendi?
ResponderExcluirPorque só querem saber de Chevrolet
ExcluirChevrolet é a Melhor
ExcluirÉ melhor que o Argo, que ele está canibalizando loucamente, mas muito pior que o Nivus.
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-CO7gCAzrcZk/YSlMj9kQCnI/AAAAAAAA2Lg/LB5yrAg645EdtxEog7TRwt1YQ22yp5H2QCLcBGAsYHQ/s2048/VW-Nivus-2022%2B%25283%2529.jpg
2022 Chevrolet volta a sua posição número 1
ResponderExcluirOnix e Onix Plus vice
ExcluirAlguém viu o Pulse currando o nivus no Motor 1?
ResponderExcluirPorte e dimensões
Quando foi apresentado em 2020, o Nivus pegou o mercado de surpresa: era um modelo abaixo do T-Cross, mas maior em comprimento. A jogada da VW? Balanço traseiro. O estilo cupê pedia uma traseira maior, o que trouxe também um porta-malas de 415 litros, um dos maiores da categoria. O lado do Pulse, são quase 17 cm de diferença, mas apenas 33 mm no entre-eixos, o que mais conta no espaço interno - falaremos disso mais adiante.
Em largura e altura, são bem próximos. Fica bastante perceptível a semelhança em porte nas fotos, quando os colocamos lado a lado. E fica bem perceptível que eles apelam ao bonito nome de size impression, ou impressão de porte em português claro. Frente reta, capô alto, grandes faróis, apliques nas caixas de rodas, rodas grandes, frisos nos tetos, lanternas que invadem as tampas traseiras. Tudo isso quer impactar o comprador na loja, mas na prática, são carros compactos.
Uma coisa que fica bem aparente quando reunimos os dois é a altura do solo. O Pulse é mais alto, com 224 mm, ante os 166 mm do Nivus. Aos que estão em busca de um SUV para se livrar de valetas e lombadas, pode fazer a diferença. Mas no geral, o Nivus é maior que o Pulse e ponto final.
Espaço interno
Derivados diretos de hatches compactos, Pulse e Nivus herdaram de Polo e Argo as medidas de entre-eixos - o Fiat tem 12 mm a mais, mas por ângulos de suspensão, não estrutural. Então sim, temos espaço interno de hatch compacto em ambos os SUVs. Cerca de 3 cm os separam, o que não impacta diretamente na acomodação dos ocupantes, principalmente no banco traseiro.
Nem Pulse nem Nivus são exemplos de espaço interno. Se você busca isso, melhor olhar para a turma de Chevrolet Tracker e VW T-Cross, por exemplo. Na dupla, dois adultos se acomodam no banco traseiro, mas sem muito espaço extra para as pernas - nesse ponto, o Pulse é um pouco melhor. Nos bancos dianteiros, também são parecidos, apesar do Pulse ter bancos mais confortáveis.
Agora se a questão é porta-malas, o Nivus leva com seu balanço traseiro maior. Mesmo com a medição líquida do Pulse, ele não chega aos 415 litros do Nivus, ficando com 370 litros, apesar de bastante semelhante aos 300 litros do Argo. É uma diferença considerável, ainda mais quando eles estão lado a lado - a Fiat deve corrigir isso com o futuro SUV cupê baseado no Pulse, a ser lançado em 2022.
Acabamento
Nenhum deles é uma maestria em acabamento, mas vemos um esforço maior da Fiat. O Pulse traz um conjunto quase que por completo novo. Tem plástico rígido, mas a Fiat segue com a jogada de diversos materiais, texturas e desenhos para dar um ar melhor ao Pulse. Acabamento em couro aparece nos bancos e volante, que não esconde um grande botão Sport e as aletas para trocas de marchas. O Nivus é...o Polo. Também coloca o plástico em destaque, mas com texturas e visual mais simples que no Pulse, apesar do couro nos bancos e no volante.
MEDIÇÕES MOTOR1 BR
Aceleração
0 a 60 km/h 4,3s P 4,5s n
0 a 80 km/h 6,4s P 7,0s n
0 a 100 km/h 9,2s P 10,3s n
Retomada
40 a 100 km/h em S 6,6s P 7,9s n
80 a 120 km/h em S 6,6s P 7,2s n
Frenagem
100 km/h a 0 40,3m P 36,1m n
80 km/h a 0 25,3m P 22,3m n
60 km/h a 0 14,5m P 12,9m n
Consumo
Ciclo cidade 8,3 km/l(E) P 8,1 km/l(E) n
Ciclo estrada 11,0 km/l (E) P 11,6 km/l(E) n
Nivus CURROU o Pulse na 4 rodas, veja:
Excluirhttps://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-fiat-pulse-e-vw-nivus-tem-suas-qualidades-mas-qual-e-melhor/
"O Pulse chega com muitos atributos e preço atrativo – o que o credencia a ser um sucesso. Porém, seu tamanho modesto e a falta de alguns itens de segurança garantiram a vitória do Nivus. "
https://1.bp.blogspot.com/-CO7gCAzrcZk/YSlMj9kQCnI/AAAAAAAA2Lg/LB5yrAg645EdtxEog7TRwt1YQ22yp5H2QCLcBGAsYHQ/s2048/VW-Nivus-2022%2B%25283%2529.jpg
Comparativo pelos fatos.
ExcluirConsumo (Quatro Rodas)
Nivus - 11.5 km/l (cidade) - 15,2 (estrada)
Pulse - 10.4 km/l (cidade) - 14,6 (estrada).
Nivus muito mais econômico.
Desempenho -
diferença irrisória, e Fiat tem fama de mandar carro preparado para teste.
Empate, mas Nivus bebe menos.
Conforto -
Como o Pulse apertado do jeito que é terá mais conforto? Besteira, Nivus muito mais confortável, com muito mais espaço interno e ainda saídas de ar no banco traseiro (Pulse nem sonha).
outro ponto. Nivus tem ACC em todas as versões, e isso é infinito conforto para o motorista. O Pulse não oferece nem como opcional.
Nivus, com muito mais espaço interi
Acabamento -
Nivus muito superior, com buchas de pressão. Materiais de melhor qualidade.
Capacidade off-road -
Nivus muito superior pois tem diferencial XDS+, que o Pulse nem sonha que existe. vencedor, Nivus.
Conjunto mecânico -
Nivus vence, anda a mesma coisa e bebe 15% menos (segundo quatro rodas).
Comportamento dinâmico
O Argo (que dá suporte ao Pulse) tomou benga de Minivan na volta rápida em interlagos. Já o Polo e Nivus 200 TSI espancam geral.
Nivus muito superior
Tecnologia embarcada
Nivus em ACC de série em todas as versões. E o Pulse nem como opcional. Nivus 6 airbags.
Custo/Benefício - Nivus, pois a versão de 110k tem ACC, maior, mais espaço, anda igual e bebe menos.
Espaço interno - NIVUS muito mais espaço interno com entre-eixos 4 cm maior.
Bagageiro - Nivus
Nivus é amplamente superior ao Pulse. Não tem comparação. É superior em tudo. Quem compra Pulse acima de 100k precisa internar. Não sabe o que tá fazendo.
Só o ACC do Nivus é suficiente para anular qualquer coisa do Pulse. ACC é fundamental. Conforto absurdo.
Nivus curra sem dó.
Carlota, quando for editar as tabelas no pain não esquece de trocar o custo das revisões pelo número de concessionárias. Fica a dica...
ExcluirNo mais o Motor 1 mostrou que o o acabamento do Pulse é superior enquanto que o do nivus é um lixo.
Diferencial xds não serve para nada num carro que diz ser suv mas anda se arrastando no chão a 16cm do chão
Espaço interno em ambos os carros é semelhante, pois ambos derivam de compactos. A única diferença é que o embanheiramento, lataria que não serve para nada, foi maior no nivus que no pulse.
A diferença de consumo é marginal enquanto que no desempenho o o Pulse enraba 1 segundo no nivus.
OPN,vc não postou a conclusão do comparativo,o Nivus se destacou em mais coisas que o Pulga.
ExcluirCruze bem mais caro e de categoria superior está vendendo mais que Virtus kkk
ResponderExcluirHilux vende bem
ResponderExcluirS10 também
ExcluirCHEVROLET MANDANDO NO MERCADO
ResponderExcluir-TRIPLICE LIDERANÇA-
ainda tem S10 e SPIN vendendo bem...
VolkisboquetaWagen caindo pelas beiradas (vive dos museus gol/voyage)
ANO Q VEM AMARGARÁ A 5o POSIÇAO
QUEM VIVER VERÁ...
Cruze vendendo bem também pelo preço que tem
ExcluirCruze está no top50
ExcluirVirtus fora do top50 kkk
ExcluirChevrolet é uma potência no Brasil, Chevrolet manda no Brasil tranquilamente!
ResponderExcluirOs Volkswagem só não vendem bem porque são Volkswagem,tem qualidades e carros populares.
ResponderExcluirRealmente a GM é uma potência, porém um bons momentos de vendas, não mais duradouro,quem está dominando o mercado agora é a Fiat e Volkswagen.
ResponderExcluirnao mais duradouro é Fiat e Volks depois que Chevrolet voltou a produzir
ExcluirFiat Mobi caiu bastante hein...
ResponderExcluirFiat está com problemas de produção
ExcluirMas vende mais que seu principal concorrente, o Polo.
ExcluirAonde são concorrentes?quem apanha do Polo é o Argo 0 estrelas
ExcluirCross-Credo, mesmo com o freio de mão no pé e panela de pressão no escapamento, até que está vendendo bem ! Nos EUA é vendido com freio eletrônico + Auto Hold e tração nas quatro rodas !
ResponderExcluirEntre Pulse e Nivus, eu iria de Nivus, apesar do acabamento pior, é certo que é um carro mais seguro. Segurança é mais importante que acabamento, na minha visão. Além disso, é o VW mais bonito dessa nova fase da marca.
ResponderExcluirSem falar que o porte é bem maior
ExcluirOs comentários são interessantes os fãs das marcas fazendo suas análises..... é impressionante como eles entendem do assunto falam com propriedade !!
ResponderExcluirTaos e comander na disputa
ResponderExcluirGli vendendo bem
Já já vem o polo e virtus .
Engraçado oq são as vendas para pessoa física, vc ver nas ruas muito polo e pouco mobi e kwid por exemplo .fui pra Maceió e só vi polo .
O ano ainda não terminou, e o grupo Stellantis já abriu uma vantagem superior a 303 mil unidades a frente do segundo colocado.
ResponderExcluirsim ,obvio muita marca generalista (fiat,pegeout,citroen e jeep)
Excluirgm só tem chevrolet
vw só volkswagen /audi /porsche e lambo
JEEP é premium e tem STATUS
Excluirchora mais...
Chevrolet e Jeep é premium e tem STATUS
ExcluirSUV's e crossovers mais emplacados em 2021 no Brasil:
ResponderExcluirPos..Modelo..........................................Acumulado 2021(até o dia 10/12)
01..JEEP/RENEGADE..........................................71.293
02..JEEP/COMPASS.............................................66.584
03..HYUNDAI/CRETA..........................................61.162
04..VW/T-CROSS..................................................57.899
05..GM/TRACKER................................................45.849
06..HONDA/HR-V................................................36.096
07..VW/NIVUS......................................................35.588
08..NISSAN/KICKS...............................................34.929
09..TOYOTA/COROLLA CROSS...........................31.461
10..RENAULT/DUSTER........................................21.213
11..CITROEN/C4 CACTUS.....................................17.273
12..TOYOTA/HILUX SW4.....................................12.589
13..CAOA CHERY/TIGGO 5X................................11.990
14..HONDA/WR-V..................................................9.576
15..CAOA CHERY/TIGGO 8....................................9.538
16..RENAULT/CAPTUR..........................................7.468
17..VW/TAOS...........................................................6.906
18..PEUGEOT/2008................................................6.521
19..CAOA CHERY/TIGGO 3X.................................4.169
20..CAOA CHERY/TIGGO 2...................................4.050
Fonte: Carblog
Fiat morreu kkk
ResponderExcluirITALIANA Fiat é fracasso!
ResponderExcluirPOLO morreu gente?
ResponderExcluirPQ NAO VENDI???
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