A Volkswagen planeja encerrar a produção do Santana na China - depois de mais de 30 anos de fabricação no maior mercado do mundo.
O fim do Santana na China tem uma causa conhecida: consumidores migrando suas preferências de sedãs para SUVs, e de modelos a combustão para elétricos.
A produção do Santana começou na China em 1985, e até então foram produzidos mais de 6 milhões de unidades.
A unidade de produção da SAIC-VW que produz o Santana, migrará a produção para T-Cross e Tharu (nome do Taos, na China), além do Polo e do Lamando.
Fonte: Auto News
Um dos grandes erros da VW foi tirar o Santana de linha no Brasil. O Santana de 2000, com ajustes e maquiagens, seria um concorrente perfeito para o atual Corolla no Brasil. Seria barato, tão ou mais espaçoso, tão ou mais moderno, tão ou mais confiável, tão ou mais rápido e veloz, tão ou mais econômico. A VW errou nessa. Deveria ter mantido o Santana para currar o Corolla.
ResponderExcluirEra só trocar o nome Jetta para novo Santana. O atual Jetta 1.4 Tsi que seria concorrente do atual Corolla.
ExcluirO Jetta jamais foi fabricado no Brasil, então não conta. O Santana era fabricado, totalmente adaptado ao Brasil. bastaria maquiar, como fizeram na China, dava um tapa no visual e interior, e pronto, seria o concorrente perfeito para o Corolla, com grande potencial para currá-lo sem dó!
ExcluirTecnologicamente, não tem grande diferença entre o Corolla atual XEi e o Santana 2000. Ambos com motor 2.0 aspirado.
ExcluirO Jetta foi fabricado sim no Brasil na versão 1.4 TSI da geração anterior entre 2015 e 2016 mas nunca foi sucesso.
ExcluirSHITaos ...Santana com motor de Belina velha kkkk
ExcluirTem carburador ou não tem carburador?? kkkk
"Tecnologicamente, não tem grande diferença entre o Corolla atual XEi e o Santana 2000. Ambos com motor 2.0 aspirado."
ExcluirMesma coisa entre Polo e Peugeot 206, Polo e Corsa 1990. Todos entram no seu argumento, já que eram 1.6
"O Jetta jamais foi fabricado no Brasil"
ExcluirBUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMM
LEVOU BOMBA (ou o que mais você quiser)
Como pode o maior fanboy da Jacswagen escrever uma bobagem dessa? O Jetta foi fabricado em SBC entre 2015 e 2016. Pablão tá vendo hein, logo ele corta sua mesada.
"O Jetta jamais foi fabricado no Brasil, então não conta."
ExcluirREALMENTE QUENGA. VC É UA SHIT-ANTA MSM
https://www.car.blog.br/2016/11/volkswagen-jetta-deixa-de-ser-produzido.html
Foi apenas 1 CKD por um curto período de tempo, com peças do México, e que inviabilizaram por conta do dólar caro. Não foi fabricado. Foi montado em um curtíssimo período.
ExcluirO fato, Jetta jamais foi fabricado no Brasil.
E o Jetta não tem como competir em preço com O Coroola, pq Jetta é muito superior tecnicamente e tecnologicamente.
O concorrente do Corolla é o Santana. E a VW deu bobeira nisso.
CKD o meu ovo, tinham muitas peças de fornecedores nacionais, eu trabalhei em um deles, então não vem com conversinha não. Você manja é de bola gato, porque de carro você não entende porra nenhuma.
Excluironde jetta concorre comcorllão da massa??
Excluiro rival do jetta era o fusion...
concordo com cada vírgula do carlos.
a vw errou muito ...e não só no santana.
só falam MERDA q ninguem leva a serio PQP
Excluirjetta contra fusion KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A Reportagem fala dos SUV´s, mas os mais vendidos na China ainda são dois sedans: O Nissan Sylphi e o Buick Excelle Yinlang, o que só escancara o fracasso do VW Santana.
ResponderExcluirMerda é a inveja,foi vendido por mais de 30 anos na China e o Fiat Viaggio que micou lá?
ResponderExcluirVai com Deus. Menos uma bomba no mercado. Se o Passat ou melhor Bombassat como andam chamando por la, zerou nos testes de segurança e é de uma categoria acima, imagina esse jurássico carro ae? Ia ser menos cinco estrelas.
ResponderExcluirTem que vir o sorveteiro falar de Fiat, resolve essa sua situação aí meu, tá ficando chato já.
ResponderExcluirFicara pra sempre nos nossos corações.
ResponderExcluirJá vai tarde. Só uma empresa sem noção fabrica uma bagaça por tanto tempo. Desrespeito ao consumidor aqui e desrespeito ao consumidor no mundo inteiro. E bora comparar Nivus Highline com Chevette Júnior. Ambos usam motor 1.0. Claro que o Chevette, na época, era infinitamente melhor que o Nivus hj. Mas isso é detalhe. O que interessa é que posso comparar BMW X5 30d com Opala, pois ambos usam motores 6cc. Meu Deus, tá perdendo a graça isso aqui. A doença está sobrepujando a diversão.
ResponderExcluirEsse projeto VW Spruce foi um dos grandes feitos da VW do Brasil, ela criou um carro muito bonito e foi o primeiro carro nacional com catalisador e freios ABS.
ResponderExcluirO auge do Santana foi até 1997, pois quando veio o último facelift, diferente do Santana chinês que continuou sofisticado até, a VW do Brasil viu que o Santana já não tinha o mesmo fôlego visto que a concorrência tava bem modernizada (vide Astra Sedan), fora que o Bora estava por vir...
Eu acho interessante as últimas versões do Santana, tipo as 2005 por aí, ainda é um baita carro.
Foi a única alternativa para a VW ter um sedan médio modernizado no país, pois o Jetta MK3 teria sido caro demais de produzir aqui, assim como o Passat B3/B4.
Todos os sedans médios da VW (vide Bora ou Jetta MK5) não teriam como competir com os concorrentes (Civic, Corolla, Vectra, Sentra), tanto é que a VW foi obrigada a criar um Jetta mais simplificado, que é o MK6 e o MK7...
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.