O Hyundai Creta de nova geração chegou ao mercado em agosto de 2021, e já está se posicionando como um dos carros mais vendidos do Brasil - indicativo que o consumidor aceitou bem o design e a precificação do modelo.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - Prata Sand
Neste artigo avaliamos a versão topo de gama entre as equipadas com o motor TGDi (1.0 Turbo de Injeção Direta), a Platinum, após um período de uso de uma semana com um carro cedido pela Hyundai do Brasil.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - traseira
Em novembro de 2021 o Creta Platium tem preço de R$ 141.990, na cor Preto Onix. O modelo testado tem pintura metálica Prata Sand, que eleva seu preço a R$ 143.590.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - lateral
Em termos dimensionais, o Novo Creta fico um pouco maior que o modelo anterior. O entre-eixos passou de 2,59 metros para 2,61 metros. E o comprimento passou de 4,27 metros para 4,3 metros.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
Mas as grandes alterações estão no design - bem mais ousado e sofisticado nesta nova geração -, mecânica - novo motor turbinado - e interior com mais tecnologia.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - faróis de LED
Em relação à estética, a nova geração não fugiu à polêmica, mas, à julgar pelas vendas, o modelo agradou.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
A dianteria com sistema de iluminação acima do principal, enquanto a traseira traz lanternas divididas. O resultado agrada ao vivo - e causa a impressão de sofisticação, sobretudo em função da grade tridimensional.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - prédio PGR (Brasília - DF)
O interior é um ponto alto, com bom espaço na dianteira e traseira, e porta-malas amplo de 422 litros - o maior da categoria.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - interior
Esta versão Platinum, topo entre as 1.0 (há ainda a versão Ultimate, mas com motor 2.0 aspirado), conta com seletor de modos de condução (que diferencia bastante o comportamento do carro), câmera 360° com visão de ponto cego projetado no cluster central.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - câmera de ré - 360º
A central multimídia também causa boa impressão pelas dimensões, 10,2", e fornece recursos como Apple CarPlay e Android Auto. Essa versão tem ainda sistema de navegação integrada.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - bancos em couro
No que respeita aos equipamentos de segurança e conveni~encia, ele traz frenagem automática de emergência, freios a disco nas quatro rodas, teto solar panorâmico elétrico, bancos em couro, controles de tração e estabilidade.

Interior

O interior do Hyundai Creta Platinum causa excelente impressão pela qualidade do acabamento e pelo padrão de construção - algo que é típico dos modelos da marca.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - painel
Nesta versão Platinum, os bancos vem revestidos em couro em um agradável tom marrom escuro, hamoniozados com a decoração do painel na mesma toalidade, e com elementos que imitam material macio (só imitam, porque as peças são de plático).
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - espaço dianteiro
A posição de condução é elevada - mais elevada que a média, em função da altura maior do Creta frente aos concorrentes - e correta do ponto de vista ergonômico (todos os principais comandos estão à mão).
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - interior - painel
O cluster de instrumentos digital fornece ainda uma imagem lateral do carro quando estamos com o indicador de diretação ativado.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - indicador de direção
A central multimídia tem tela com botões físicos, e é enorme, com tem ainda conexão com o Bluelink - com uma série de funções, como partida remota, localização do carro, e alarmes diversos como se sinalização de porta e do porta-malas destravado.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - espaço traseiro
O espaço interno é adequado para o perfil e dimensões do Novo Creta, com destque para o porta-malas com 422 litros, e a versatilidade de poder rebater os bancos traseiros - caso haja necessidade de se ampliar o espaço - em 60/40.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - saídas de ar traseira
Ressalte-se ainda para a saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros.

Comportamento dinâmico
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - motor 1.0 TGDi
O motor 1.O Turbo TGI do Novo Creta está bem adquado aos 1.270 Kg deste SUV compacto. Apesar de, quando exigido, fazer sentir - especialmente quando abastecido com etanol - sua presença no interior do carro na forma do tradicional som metálico dos motores tri-cilíndridos, o motor empurra com desenvoltura e sem hesitações.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
O motor mostra-se muito hamonizado com a transmissão automática de seis marchas, com funcionamento muito suave, sem trancos e, ao mesmo tempo, com um gerenciamento que sempre coloca o carro no melhor regime de rotação.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
Em uso urbano ele é silencioso, e ágil. Associado com a suspensão com ajuste que prioriza o conforto, e a diração com assistência elétrica levíssima em cidade, o Creta revela-se um SUV fácil e agradável de ser conduzido.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022 - painel digital
O modelo foi avaliado abastecido com etanol, que prioriza a performance, mas agradou também em consumo. No nosso percurso 50% urbano, 50% rodoviário, com 2 pessoas a bordo, e ar-condicionado ligado 100% do tempo, obtivemos uma média de 9,7 km/l - um número 26% melhor que os 7,7 km/l do INMETRO.

Comparativo: Creta x T-Cross x Tracker

Preço

ModeloMotorPreço atual
Chevrolet Tracker Premier1.0 Turbo AT-6R$133.320
Hyundai Creta Platinum TGDi1.0 TGI - AT-6R$141.990
VW T-Cross Comfortline1.0 TSI AT-6R$142.750

Consumo

Modelo
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média
CidadeEstradaCidadeEstrada
Chevrolet Tracker Premier8,19,411,713,512,5
VW T-Cross Comfortline7,69,510,513,411,8
Hyundai Creta Platinum TGDi7,78,710,912,411,6

Performance

Modelo0 a 100 km/h [s]Vel. Máxima [km/h]
Hyundai Creta Platinum TGDi11,5180
VW T-Cross Comfortline10,4184
Chevrolet Tracker Premier10,9177

Capacidades

Ficha TécnicaCreta 1.0 TurboT-Cross 1.0 TurboTracker 1.0 Turbo
Comprimento [m]4,304,204,27
Largura [m]1,791,761,79
Altura [m]1,631,571,62
Entre-eixos [m]2,612,652,57
Porta-malas [l]422373393
Altura livre do solo [cm]19,019,115,7
Peso [Kg]1.2701.2521.248

Conclusão
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
O novo Hyundai Creta Platinum 1.0 turbo TGDI é um SUV compacto ágil e relativamente econômico. Muito fácil e agradável de ser conduzido em cidade e em estrada.
Novo Hyundai Creta Platinum TGDi 2022
Ele tem como destaque a tecnologia embarcada, boa performance e o design, mas o preço de R$ 141.990 assusta à primeira vista, mas está alinhado ao de seus principais concorrentes.

18 Comentários

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  1. Design Jaspion. Muito emperiquitado.
    https://1.bp.blogspot.com/-tHAYXm70OB8/YR66sLEs4pI/AAAAAAAA1pc/2JWh96QzwV0DpyP7IA8uZ0cfaZd9-4CzACLcBGAsYHQ/s600/Jaspion.jpg
    O T-Cross Comfortline é uma opção superior, com maior entre-eixos, mais espaço no banco traseiro e um painel digital mais bonito. Acabamento do T-Cross melhor também.

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  2. Pode ser Jaspion, mas é melhor que o T-boqueta em tudo.

    Sem contar que está esmurrando sem dó nas vendas, mesmo o T-boqueta desovando loucamente nas locadoras.

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    1. T-cross com restrição de produçao por falta de chips

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    2. T-PLASTIC USA MENOS CHIPS QUE UM KWID. POR ISSO ELE ANDA SENDO DESOVADO A PREÇO DE CUSTO SEM DÓ NA UNIDAS E LOCALIZA. É UMA QUESTÃO DE FATOS E APENAS FATOS.

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  3. Bom conjunto, apesar da traseira esquisita. Mais jamais pagaria mais de 140 mil reais em um carro 1.0 Turbo.

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    1. Vai ficar sem carro, pois praticamente todos já passam deste valor, infelizmente.

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  4. Os comentaristas do blog são entendidos em não entender nada. Disseram que o HB20 era horrivel, que o novo creta era horrível. Taí, entendidos, as vendas falam por si só.

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    1. Filho, o carro é horroroso (questão de gosto), mas o fato de ser bem construído (muito melhor que o T-plastic) e com bons recursos, ofuscam o terror do design externo. Eu ainda iria de Tracker 1.2 no mesmo preço (motor e câmbio excelentes). Ademais, com o tempo, vão acostumando com esse aberração, igual o HB20. Esse eu jamais pegaria pela feiúra, e o pior é que o motor grita demais e o câmbio não é bem ajustado. Mas se gostam, fazer o quê? Cada um faz o que melhor lhe aprouver, apesar de conhecimento passar longe da cabeça do brasileiro na hora de se comprar um carro. Nem pra investir seu suado dinheiro o povinho pesquisa ou estuda e vai em propaganda de montadora e conversa fiada de vendedor. Uma lástima.

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  5. TRACKER ou CRETA

    Tplastic nem dá pra competir de tao podre...

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  6. TRUCIDA O CAOS E T-PLASTIC. ESSE HYUNDAI PERTO DE UM JACSWAGEN NEM PARECEM SER DA MSM CATEGORIA. O T-PLASTIC PARECE UM GOL LEVANTADO TODO PLASTICADO DE QUINTA CATEGORIA.

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  7. Ao vivo o Creta é bem mais bonito que nas fotos.

    A Platinum é a melhor opção.

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    1. Eu vi pessoalmente e achei rebuscado demais. Coisas de Hyundai, com seu designer de ego inflado. Mas se o povo gosta, maravilha. Não me pega de jeito nenhum. Mas ainda bem que temos outras opções.

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    2. Tb achei o Creta ao vivo mais bonito que nas fotos,

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  8. Comprei o novo creta na versão Limited, esta com 1600km estou muito satisfeito, não troco nem por tracker e nem por T-cross , jamais.

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    1. Realmente ficou muito bem feito. Eu não pegaria apenas pelo design, mas tb não há a menor possibilidade de dizer que o carro é ruim, muito pelo contrário. Só vejo elogios, e muita gente gosta desse rebuscamento. Pelo menos é diferente. Kkkkk

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  9. eu q achava o Lada Xray feio......... relembrem tem os relevos laterais similares.... e o Lada Xray fez escola........

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  10. 140.000,00 bozos no Creta e com motor 1.0? Vai à PQP...

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