A Chevrolet S-10 S71 2022 chegou ao mercado em outubro, com preço sugerido de R$ 260.490. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir em um percurso de 320 km entre Campo Grande e Passo do Lontra, no Mato Grosso do Sul.
A versão Z71 é a configuração off-road da picape, com diferenciações estéticas, mantendo o conjunto mecânico da versão High Country: motor 2.8 Turbo Diesel e transmissão automática AT6. A tração é 4x4 com reduzida, podendo ser controlada por um seletor no console central.
Do ponto de vista estético, a S10 Z71 conta com frente, grade e listras horizontais pretas, além do logotipo da marca substituído pela palavra "CHEVROLET" (como na High Country).
Na lateral há molduras de plástico preto nos para-lamas, pneus todo-o-terreno, rodas com design específico de 18 polegas e na cor preta.
Essa versão traz ainda aplicação de decoração específica acima dos frisos de plástico das portas e atrás do pára-lama traseiro, e uma barra exclusiva de Santo Antonio.
Na traseira, destaque para o logotipo da Chevrolet em preto, com relevo cromado.
Por dentro, o S10 Z71 não tem grandes alterações, mas disferencia-se dos demais e foi projetado para permitir uma limpeza rápida após percorrer estradas de terra.
Os bancos são estofados em preto e e cinza com costuras brancas e vermelhas, e nas portas observa-se o proteção contra chuva com logotipo Z71.
Há ainda uma central multimídia MyLink, com conexão Apple CarPlay e Android Auto semm fio.
Esse sistema conta ainda com câmera de ré de alta resolução.
O motor 2.8L Turbo Diesel oferta 200 cv e 500 Nm de torque, e vem associado com transmissão automática de 6 marchas, com tração 4x4 com reduzida.
Esse propulsor acelera a S-10 High Country de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 8,3 km/l em cidade, chegando a 10,6 km/l em estrada. A autonomia varia entre 630 e 805 Km, em cidade e estrada, respectivamente.
Comportamento
A Chevrolet S-10 Z71 adota a mesma configuação mecânica da High-Country - com alteração de mapemanento, que deu a esta picape um comportamento excepcional.
A S-10 Z71 acelera muito rápido em todas as situações, sem trancos.
É um desempenho excepcional, o que sugere dispor de mais que os 200 cv e 500 Nm declarados.
Quando exigida, ela entrega torque e potência de forma violenta.
Caso dse desligue o controle de tração, a aceleração de 0 a 100 km/h cai para menos de 10 segundos. As retomadas são excepcionais.
De 80 a 120 km/h ela rotoma em 8,3 segundos, usando o D. Caso se opte por reduzir a marca manualmente, o tempo fica ainda mais rápido, na casa dos 7,5 segundos.
É um resultado que confere muita segurança em estrada, mesmo em vias de mão única como a que usados para chegar ao destino.
O motor se comporta ainda melhor se for mantido no intervalo entre 2.400 e 3.700 rpm, mas mesmo já a partir de 1.200 rpm ele entrega torque adequado ao peso da picape.
E o consumo na prática é até melhor que o indicado pelo INMETRO: obtivemos cerca de 12 km/l no percuso predominantemente rodoviário.
Em relação à transmissão automática de seis marchas, ela funciona bem, de forma suave, mas como o motor está com muita potência, é certo que uma transmissão de 8 marchas poderia tornar a S-10 Z71 ainda mais rápida e esportiva.
Não testamos o sistema 4x4 com redução, até porque no percurso não pegamos pisos deteriorados, apenas estradas de terra em bom estado. Mas teremos a oportunidade de testá-la em off-road pesado, e relataremos nossas impressões.
A Chevrolet S-10 Z71 transmite segurança mesmo em alta velocidade. Evidentemente é uma picape, com centro de gravidade elevado, com as limitações que essa geometria entrega.
A direção tem assistência elétrica, e não é um ajuste esportivo.
Em uso normal, a 100 km / h, é uma típica picape Chevrolet, confortável mesmo em paralelepípedos, com uma suspensão que filtra bem as imperfeições.
Já em terra, a S-10 permite reduzida e desligar os auxílios eletrônicos em dois níveis (quase 100% no 2º nível).
Nas estradas irregulares e acidentadas, o S10 Z71 vai bem. A suspensão não reclama e transmite bom feedback e segurança ao avançar.
CONCLUSÃO
Os preços de lançamento do novo Chevrolet S10 Z71 são competitivos. O pacote estético agrada, o pacote de segurança é completo, e o motor é excelente, assim como a conectividade.
O S10 Z71 melhorou muito a relação custo x benefício da gama, se posicionando em segmento competitivo, com boas armas.
nesse preço melhor levar uma Amarok Comfortline, que tem câmbio de 8 marchas, e tração 4 Motion. Ou até mesmo investir um pouco mais e pegar uma Amarok V6.
ResponderExcluirhttps://4.bp.blogspot.com/-kqBK5HEW7f4/WihbADJRmsI/AAAAAAABArA/X0g-wgtz67ggsT-A3C1ml3v5ri_KduPfgCLcBGAs/s1600/Volkswagen_Amarok_V6_Highline__1_.jpg
Bombarok? Aquela q saiu de linha e ngm reparou? Aql q é a mais velha e problemática do segmento? EU PASSO E NEM OLHO PRA TRÁS.
ExcluirExatamente, Amarok 2.0 TDI CL além da melhor dinâmica do segmento, câmbio ZF8, tração integral permanente e conforto de sedan, é bem mais equipada com melhor custo benefício. Agora se a proposta for ter uma picape mais forte com desempenho esportivo em rodovia a V6 3.0 TDI é a melhor disparada da categoria.
ExcluirSe for pra andar em estradinha de chão batido, asfalto ruim, acho que seve, mas se colocar na lida pesada, a Amarok se caga nas calças.
ExcluirÉ tão boa que não vende PORRA NENHUMA
KKKKKKKKKK
MCS sério mesmo que a Amarok saiu de linha... coitadinha, as versões 2.0 são exclusivas para vendas diretas e a V6 é disparada a melhor picape média vendida no País. Vai andar de Stradinha jumento kkk
ResponderExcluirÉ tão boa que é a última em vendas...
ExcluirOs clientes não sabem de nada né? É você, punheteiro de teclado que sabe...
Prefiro andar de Strada msm sua Mula. Pelo menos eu chego no destino e não preciso pagar 20k de manutenção numa Bomba dessas.
Excluir"as versões 2.0 são exclusivas para vendas diretas"
https://motor1.uol.com.br/news/534616/volkswagen-amarok-2022-comfortline-picape/amp/
CHUPA VIRA LATA INÚTIL 1
"e a V6 é disparada a melhor picape média"
No seu mundinho de vendedor tem de ser msm. Ela é disparada a mais velha e problemática do segmento. Somente a versão topo tem 4 airbags enquanto todas as suas concorrentes tem 6 (Ranger e Hilux,7), não tem nenhum auxílio tecnológico ao motorista, não tem 4x4 com reduzida, seu acabamento é porco e mal feito. Fora que passa mais tempo na oficina do que nas mãos do dono. Ou seja, vc tem que fzer sua propagandinha msm pra tentar desovar. E até nisso está falhando. Já que ela é a picape menos vendida do segmento, tomando pau pra Oroch (e pro uno tbm como é de costume kskkskskskks)
CHUPA VIRA LATA INÚTIL 2
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