O
mercado automotivo brasileiro registra 64.239 carros e comerciais leves emplacados em outubro de 2021, com dados computados até o dia 17 - crescimento de 5,6% sobre o
mesmo período do mês anterior.
A média de vendas por dia útil está em 6.424 unidades - também crescimento de 5,6% sobre a média diária da primeira quinzena de setembro.
A liderança de mercado está com a montadora italiana Fiat, com 20,8% de participação, seguida da alemã Volkswagen, agora com 18,9%.
A terceira é a norte-americana GM, com 13,5%, enquanto a sul-coreana Hyundai é a 4ª, com 10,9%.
Disputa Caoa-Chery x Nissan
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,76%, seguida da VW com 15,59%.
Ranking - montadoras mais vendidas - outubro (17) de 2021
Rank | Marca | Outubro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 13.324 | 20,7% | 348.790 | 22,76% |
1 | Volkswagen | 12.117 | 18,9% | 239.034 | 15,59% |
2 | GM | 8.663 | 13,5% | 169.537 | 11,06% |
3 | Hyundai | 7.033 | 10,9% | 146.578 | 9,56% |
4 | Toyota | 5.446 | 8,5% | 132.546 | 8,65% |
5 | Jeep | 4.453 | 6,9% | 116.185 | 7,58% |
6 | Honda | 2.652 | 4,1% | 64.574 | 4,21% |
7 | Renault | 2.105 | 3,3% | 98.292 | 6,41% |
8 | Nissan | 1.813 | 2,8% | 49.898 | 3,26% |
9 | CAOA Chery | 1.770 | 2,8% | 29.603 | 1,93% |
10 | Ford | 817 | 1,3% | 32.165 | 2,10% |
11 | Peugeot | 760 | 1,2% | 20.737 | 1,35% |
12 | Mitsubishi | 635 | 1,0% | 15.702 | 1,02% |
13 | BMW | 560 | 0,9% | 11227 | 0,73% |
14 | Citroen | 420 | 0,7% | 16.045 | 1,05% |
15 | Audi | 263 | 0,4% | 4.945 | 0,32% |
16 | Volvo | 248 | 0,4% | 6.296 | 0,41% |
17 | Kia | 208 | 0,3% | 3.928 | 0,26% |
18 | Land Rover | 149 | 0,2% | 3.880 | 0,25% |
19 | Mercedes | 145 | 0,2% | 5.559 | 0,36% |
20 | Iveco | 131 | 0,2% | 2.564 | 0,17% |
21 | VW-MAN | 92 | 0,1% | 2.755 | 0,18% |
22 | Porsche | 85 | 0,1% | 2.685 | 0,18% |
23 | Mini | 65 | 0,1% | 991 | 0,06% |
24 | Jaguar | 51 | 0,1% | 247 | 0,02% |
25 | Suzuki | 49 | 0,1% | 1.431 | 0,09% |
26 | RAM | 37 | 0,1% | 2.660 | 0,17% |
27 | Troller | 36 | 0,1% | 1.063 | 0,07% |
28 | JAC | 20 | 0,0% | 629 | 0,04% |
29 | Lexus | 18 | 0,0% | 323 | 0,02% |
30 | Foton | 11 | 0,0% | 164 | 0,01% |
31 | Dodge | 6 | 0,0% | 188 | 0,01% |
32 | Subaru | 0 | 0,0% | 321 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - outubro (17) de 2021
Média diárias | 6.462 | 6.424 | -0,6% | 7.477 |
Totais | 142.174 | 64.239 | -9,6% | 1.532.780 |
Rank | Modelo | Set | Out | ΔOc/St | YTD |
1 | FIAT/ARGO | 4.911 | 4.409 | 79,6% | 69.823 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 7.147 | 3.188 | -10,8% | 70.333 |
3 | VW/T CROSS | 5.732 | 3.063 | 6,9% | 48.063 |
4 | HYUNDAI/CRETA | 4.550 | 2.710 | 19,1% | 49.841 |
5 | GM/TRACKER | 3.936 | 2.554 | 29,8% | 35.151 |
6 | FIAT/STRADA | 5.772 | 2.531 | -12,3% | 87.915 |
7 | FIAT/TORO | 6.852 | 2.300 | -32,9% | 56.947 |
8 | JEEP/RENEGADE | 4.502 | 2.180 | -3,2% | 60.851 |
9 | JEEP/COMPASS | 6.823 | 2.104 | -38,3% | 54.963 |
10 | VW/NIVUS | 3.355 | 2.079 | 23,9% | 32.499 |
11 | VW/GOL | 3.141 | 2.008 | 27,9% | 48.004 |
12 | GM/ONIX PLUS | 3.747 | 1.907 | 1,8% | 35.494 |
13 | GM/ONIX | 4.311 | 1.797 | -16,6% | 49.412 |
14 | GM/S10 | 4.234 | 1.754 | -17,1% | 27.706 |
15 | TOYOTA/HILUX | 4.396 | 1.745 | -20,6% | 34.314 |
16 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.049 | 1.472 | -3,4% | 24.687 |
17 | FIAT/CRONOS | 2.301 | 1.390 | 20,8% | 18.381 |
18 | HONDA/HR-V | 3.501 | 1.332 | -23,9% | 29.794 |
19 | FIAT/MOBI | 4.573 | 1.248 | -45,4% | 60.768 |
20 | VW/FOX | 2.334 | 1.068 | -8,5% | 17.015 |
21 | TOYOTA/COROLLA | 2.280 | 963 | -15,5% | 31.418 |
22 | HYUNDAI/HB20S | 2.269 | 935 | -17,6% | 19.900 |
23 | VW/SAVEIRO | 1.389 | 908 | 30,7% | 20.837 |
24 | NISSAN/KICKS | 2.903 | 884 | -39,1% | 28.939 |
25 | VW/VOYAGE | 872 | 779 | 78,7% | 18.459 |
26 | RENAULT/KWID | 1.963 | 731 | -25,5% | 40.507 |
27 | VW/VIRTUS | 1.240 | 709 | 14,4% | 18.356 |
28 | FORD/RANGER | 1.349 | 689 | 2,1% | 15.847 |
29 | HONDA/CIVIC | 1.891 | 678 | -28,3% | 14.685 |
30 | VW/TAOS | 1.092 | 675 | 23,6% | 4.327 |
31 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.155 | 536 | -7,2% | 10.245 |
32 | VW/POLO | 759 | 520 | 37,0% | 17.857 |
33 | FIAT/FIORINO | 2.316 | 510 | -56,0% | 16.653 |
34 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 799 | 500 | 25,2% | 2.638 |
35 | TOYOTA/YARIS HB | 1.026 | 480 | -6,4% | 17.696 |
36 | NISSAN/FRONTIER | 1.184 | 452 | -23,6% | 8.469 |
37 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 1.063 | 448 | -15,7% | 7.562 |
38 | MITSUBISHI/L200 | 1.276 | 433 | -32,1% | 9.617 |
39 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.122 | 428 | -23,7% | 9.670 |
40 | PEUGEOT/208 | 1.697 | 410 | -51,7% | 11.016 |
41 | RENAULT/MASTER | 701 | 375 | 7,0% | 6.529 |
42 | NISSAN/VERSA | 683 | 375 | 9,8% | 7.360 |
43 | RENAULT/DUSTER | 1.056 | 372 | -29,5% | 17.854 |
44 | FIAT/SIENA | 1.192 | 363 | -39,1% | 11.136 |
45 | GM/SPIN | 460 | 343 | 49,1% | 10.443 |
46 | CITROEN/C4 CACTUS | 1.542 | 285 | -63,0% | 13.103 |
47 | HONDA/WR-V | 1.125 | 246 | -56,3% | 7.897 |
48 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 598 | 212 | -29,1% | 10.622 |
49 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 468 | 205 | -12,4% | 2.989 |
50 | BMW/320I | 437 | 198 | -9,4% | 4.485 |
51 | RENAULT/CAPTUR | 594 | 193 | -35,0% | 5.324 |
52 | HONDA/FIT | 450 | 188 | -16,4% | 5.994 |
53 | HONDA/CITY | 652 | 187 | -42,6% | 5.869 |
54 | FIAT/DOBLO | 506 | 186 | -26,5% | 5.197 |
55 | VW/AMAROK | 501 | 182 | -27,3% | 5.745 |
56 | BMW/X1 | 451 | 171 | -24,2% | 2.732 |
57 | JEEP/COMMANDER | 73 | 166 | 354,8% | 239 |
58 | PEUGEOT/2008 | 170 | 163 | 91,8% | 5.380 |
59 | RENAULT/LOGAN | 375 | 162 | -13,6% | 7.745 |
60 | FIAT/DUCATO | 248 | 152 | 22,6% | 2.114 |
61 | VOLVO/XC60 | 444 | 149 | -32,9% | 2.909 |
62 | RENAULT/OROCH | 517 | 142 | -45,1% | 9.465 |
63 | HYUNDAI/HR | 325 | 134 | -17,5% | 2.731 |
64 | RENAULT/SANDERO | 490 | 130 | -46,9% | 10.794 |
65 | KIA/K2500 | 265 | 125 | -5,7% | 1.870 |
66 | GM/CRUZE SEDAN | 659 | 121 | -63,3% | 4.436 |
67 | FIAT/UNO | 323 | 120 | -25,7% | 19.080 |
68 | FIAT/DOBLO | 30 | 114 | 660,0% | 748 |
69 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 346 | 109 | -37,0% | 2.603 |
70 | PEUGEOT/EXPERT | 452 | 105 | -53,5% | 3.091 |
71 | AUDI/Q5 | 183 | 105 | 14,8% | 1.126 |
72 | GM/TRAILBLAZER | 391 | 99 | -49,4% | 2.705 |
73 | CITROEN/JUMPY | 301 | 94 | -37,5% | 2.435 |
74 | AUDI/Q3 | 247 | 94 | -23,9% | 1.880 |
75 | MAN-VW/EXPRESS | 311 | 92 | -40,8% | 2.755 |
76 | NISSAN/LEAF | 2 | 89 | 8800,0% | 133 |
77 | IVECO/DAILY 35-150 | 163 | 84 | 3,1% | 1.801 |
78 | MITSUBISHI/Outlander | 289 | 84 | -41,9% | 2.317 |
79 | LAND ROVER/DISCOVERY | 176 | 78 | -11,4% | 1.503 |
80 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 225 | 75 | -33,3% | 3.711 |
81 | VOLVO/XC40 | 169 | 70 | -17,2% | 2.424 |
82 | VW/TIGUAN | 162 | 66 | -18,5% | 3.217 |
83 | HYUNDAI/IX35 | 210 | 64 | -39,0% | 2.306 |
84 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 200 | 62 | -38,0% | 1.782 |
85 | VW/JETTA | 89 | 57 | 28,1% | 2.629 |
86 | GM/CRUZE HB | 188 | 54 | -42,6% | 1.533 |
87 | FORD/BRONCO | 72 | 53 | 47,2% | 731 |
88 | MINI/COOPER | 131 | 52 | -20,6% | 646 |
89 | KIA/CERATO | 107 | 50 | -6,5% | 760 |
90 | MITSUBISHI/PAJERO | 182 | 48 | -47,3% | 1.809 |
91 | PEUGEOT/BOXER | 21 | 46 | 338,1% | 236 |
92 | IVECO/DAILY 30-130 | 96 | 43 | -10,4% | 632 |
93 | BMW/330E | 82 | 43 | 4,9% | 437 |
94 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 77 | 42 | 9,1% | 680 |
95 | JAGUAR/EPACE | 7 | 42 | 1100,0% | 54 |
96 | CITROEN/JUMPER | 15 | 39 | 420,0% | 160 |
97 | M.BENZ/CLASSE GLB | 66 | 39 | 18,2% | 2.092 |
98 | LAND ROVER/EVOQUE | 91 | 39 | -14,3% | 907 |
99 | TROLLER/T4 | 138 | 36 | -47,8% | 1.063 |
100 | TOYOTA/RAV4 | 49 | 34 | 38,8% | 727 |
101 | KIA/SPORTAGE | 98 | 33 | -32,7% | 1.003 |
102 | BMW/X3 | 120 | 33 | -45,0% | 717 |
103 | DFSK/V21 | 73 | 32 | -12,3% | 444 |
104 | BMW/X5 | 60 | 32 | 6,7% | 580 |
105 | FORD/MUSTANG | 5 | 30 | 1100,0% | 275 |
106 | FORD/TERRITORY | 126 | 28 | -55,6% | 1.928 |
107 | PEUGEOT/PARTNER | 68 | 27 | -20,6% | 427 |
108 | VOLVO/XC90 | 100 | 27 | -46,0% | 802 |
109 | PORSCHE/MACAN | 102 | 25 | -51,0% | 629 |
110 | SUZUKI/JIMNY | 74 | 25 | -32,4% | 626 |
111 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 70 | 24 | -31,4% | 538 |
112 | RAM/1500 | 49 | 19 | -22,4% | 496 |
113 | RAM/2500 | 131 | 18 | -72,5% | 2.163 |
114 | PORSCHE/911 | 47 | 18 | -23,4% | 798 |
115 | LAND ROVER/DEFENDER | 88 | 17 | -61,4% | 620 |
116 | BMW/X4 | 46 | 17 | -26,1% | 532 |
117 | HONDA/CRV | 44 | 17 | -22,7% | 303 |
118 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 54 | 16 | -40,7% | 542 |
119 | AUDI/A4 | 48 | 16 | -33,3% | 479 |
120 | AUDI/A5 | 25 | 16 | 28,0% | 336 |
121 | BMW/M3 | 16 | 16 | 100,0% | 88 |
122 | PORSCHE/CAYENNE | 50 | 15 | -40,0% | 525 |
123 | GM/EQUINOX | 13 | 15 | 130,8% | 277 |
124 | GM/MONTANA | 29 | 14 | -3,4% | 2.152 |
125 | NISSAN/V-DRIVE | 71 | 13 | -63,4% | 4.921 |
126 | PORSCHE/TAYCAN | 29 | 13 | -10,3% | 329 |
127 | AUDI/E TRON | 72 | 13 | -63,9% | 218 |
128 | M.BENZ/CLA250 | 14 | 13 | 85,7% | 99 |
129 | EFFA/V22 | 25 | 12 | -4,0% | 171 |
130 | FORD/KA | 42 | 12 | -42,9% | 8.443 |
131 | LEXUS/NX300 | 23 | 12 | 4,3% | 161 |
132 | BMW/X2 | 17 | 11 | 29,4% | 347 |
133 | M.BENZ/CLASSE A | 24 | 11 | -8,3% | 339 |
134 | LAND ROVER/VELAR | 13 | 11 | 69,2% | 308 |
135 | M.BENZ/GLC | 66 | 10 | -69,7% | 526 |
136 | PEUGEOT/3008 | 67 | 9 | -73,1% | 585 |
137 | BMW/X6 | 37 | 9 | -51,4% | 202 |
138 | JAGUAR/FPACE | 17 | 9 | 5,9% | 108 |
139 | PORSCHE/PANAMERA | 8 | 9 | 125,0% | 98 |
140 | BMW/Z4 | 61 | 8 | -73,8% | 365 |
141 | JAC/T40 | 27 | 8 | -40,7% | 284 |
142 | MITSUBISHI/ASX | 12 | 8 | 33,3% | 175 |
143 | AUDI/Q8 | 8 | 8 | 100,0% | 161 |
144 | FOTON/AUMARK 1039 | 3 | 7 | 366,7% | 114 |
145 | MINI/COOPER SCYMAN | 33 | 7 | -57,6% | 252 |
146 | M.BENZ/CLASSE GLA | 6 | 7 | 133,3% | 156 |
147 | JAC/T60 | 8 | 7 | 75,0% | 137 |
148 | BMW/M235I | 21 | 7 | -33,3% | 113 |
149 | DODGE/SPRINTER | 16 | 6 | -25,0% | 188 |
150 | BMW/I3 | 24 | 6 | -50,0% | 140 |
151 | AUDI/Q7 | 15 | 6 | -20,0% | 139 |
152 | MINI/JCW | 17 | 6 | -29,4% | 93 |
153 | CAOA CHERY/ARRIZO 5 | 13 | 5 | -23,1% | 428 |
154 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 7 | 4 | 14,3% | 49 |
155 | IVECO/DAILY | 5 | 4 | 60,0% | 40 |
156 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 15 | 4 | -46,7% | 542 |
157 | M.BENZ/GLE | 35 | 4 | -77,1% | 382 |
158 | PORSCHE/BOXSTER | 23 | 4 | -65,2% | 197 |
159 | RDK/SULTAN | 19 | 4 | -57,9% | 171 |
160 | FER CAR/NAJA ONE | 12 | 4 | -33,3% | 171 |
161 | AUDI/RSQ3 | 6 | 4 | 33,3% | 146 |
162 | BMW/218I | 17 | 4 | -52,9% | 94 |
163 | HONDA/ACCORD | 20 | 4 | -60,0% | 32 |
164 | JAC/v260 | 2 | 3 | 200,0% | 88 |
165 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 3 | 3 | 100,0% | 1.708 |
166 | LEXUS/UX250H | 27 | 3 | -77,8% | 126 |
167 | LEXUS/ES300 | 12 | 3 | -50,0% | 35 |
168 | GM/PRISMA | 1 | 3 | 500,0% | 21 |
169 | EFFA/V25 | 3 | 2 | 33,3% | 39 |
170 | FORD/F250 | - | 2 | - | 3 |
171 | FORD/KA SEDAN | 17 | 2 | -76,5% | 1.896 |
172 | HYUNDAI/TUCSON | 21 | 2 | -81,0% | 1.416 |
173 | M.BENZ/CLASSE C | 4 | 2 | 0,0% | 555 |
174 | CITROEN/C4L | - | 2 | - | 258 |
175 | JEEP/WRANGLER | 8 | 2 | -50,0% | 127 |
176 | JAC/T50 | 12 | 2 | -66,7% | 116 |
177 | BMW/530E | 3 | 2 | 33,3% | 66 |
178 | VOLVO/S90 | 12 | 2 | -66,7% | 47 |
179 | GM/CELTA | - | 2 | - | 4 |
180 | DFSK/K01 | 1 | 1 | 100,0% | 4 |
181 | FORD/ECOSPORT | 4 | 1 | -50,0% | 2.987 |
182 | VW/UP | 3 | 1 | -33,3% | 1.976 |
183 | BMW/M135I | 7 | 1 | -71,4% | 121 |
184 | PORSCHE/CAYMAN | - | 1 | - | 109 |
185 | AUDI/RS6 AVANT | 3 | 1 | -33,3% | 91 |
186 | M.BENZ/CLASSE E | 3 | 1 | -33,3% | 74 |
187 | BMW/M8 | 2 | 1 | 0,0% | 29 |
188 | BMW/M5 | - | 1 | - | 21 |
189 | BUGRE/BGR5 | 2 | 1 | 0,0% | 19 |
190 | TOYOTA/BANDEIRANTE | - | 1 | - | 11 |
191 | VW/CROSS FOX | 7 | 1 | -71,4% | 11 |
192 | JEEP/CHEROKEE | - | 1 | - | 5 |
193 | CADILLAC/CADILLAC | - | 1 | - | 4 |
194 | FIAT/PALIO WEEKEND | - | 1 | | 2 |
195 | VW/SPACECROSS | - | 1 | | 1 |
Ranking - maiores grupos automotivos - outubro (17) de 2021
Grupos | Outubro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 19.131 | 29,78% | 507.169 | 33,09% |
Grupo VW | 12.557 | 19,55% | 249.419 | 16,27% |
General Motors | 8.663 | 13,49% | 169.537 | 11,06% |
Renault-Nissan | 4.553 | 7,09% | 163.892 | 10,69% |
Hyundai-Kia | 7.241 | 11,27% | 150.506 | 9,82% |
Toyota + Lexus | 5.464 | 8,51% | 132.869 | 8,67% |
Ford + Troller | 853 | 1,33% | 33.228 | 2,17% |
Observação: Coluna "
Δ Oc/St" é um indicador de crescimento / retração no mês e é calculado pela fórmula
∆Oc/St=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
É difícil de avaliar as coisas em todos de crise de Chips, por que não sabemos quais movimentos de mercado são fruto das escolhas dos compradores e quais são por opção de rentabilidade das montadoras, mas começa a me chamar atenção da diferença em o Corola Cross e o Corola Sedan. Seria este o início do fim do último Sedan médio?
ResponderExcluirCorolla Cross sendo desovado com taxa zero, e sendo colocado de baciada no serviço Kinto, de locadoras, da Toyota.
Excluirem breve Fiat Pulse por um valor bem abaixo dos Concorrentes e Strada Automático Cvt
ExcluirIgual o Caos e Tplastic no serviço de assinatura da VW e da Unidas
Excluiro que chama a atenção mesmo é a queda livre da Fiat, e ascensão meteórica da VW!
ResponderExcluirFiat está com problemas de produção
ExcluirA VW vive um peido embaixo do lençol, com o popô virado para cima.
ExcluirFiat está com as fábricas paradas por falta de semi-condutores, assim como a Renault.
Excluirvirtus,tcross e nivus.
ResponderExcluirsucessos !!!!!!
p.s. taos chegando devagarinho
Alô Redação: Na tabela de Montadoras tanto a Fiat como a Volks aparecem com a posição número 1.
ResponderExcluirSinais...sinais....
ExcluirFiat e Volks Sao as que manda!, já Chevrolet e Hyundai está bem abaixo!
ExcluirDeixa eles sonharem,coitados! 🤭😂😂
ExcluirSUVs e crossovers mais emplacados em 2021, até o dia 15/10 no Brasil:
ResponderExcluirPos..Modelo........................................Acumulado(2021)
01..JEEP/RENEGADE..........................60.843
02..JEEP/COMPASS.............................54.953
03..HYUNDAI/CRETA..........................49.834
04..VW/T-CROSS..................................48.053
05..GM/TRACKER.................................35.146
06..VW/NIVUS.......................................32.491
07..HONDA/HR-V..................................29.790
08..NISSAN/KICKS................................28.938
09..TOYOTA/COROLLA CROSS............24.684
10..RENAULT/DUSTER.........................17.854
11..CITROEN/C4 CACTUS......................13.103
12..TOYOTA/HILUX SW4......................10.245
13..CAOA CHERY/TIGGO 5X.................9.669
14..HONDA/WR-V..................................7.895
15..CAOA CHERY/TIGGO 8...................7.561
16..PEUGEOT/2008...............................5.380
17..RENAULT/CAPTUR.........................5.323
18..VW/TAOS.........................................4.326
19..CAOA CHERY/TIGGO 2...................3.711
20..VW/TIGUAN....................................3.216
Fonte: Carblog
Ainda sem novidades pra caoa chery mas outras montadoras tem sim Argo voltou a ser olider de vendas
ResponderExcluirFiat é uma potência no Brasil, Fiat manda no Brasil tranquilamente!, Fiat Argo é um Sucesso tem descontos enormes e em breve Fiat Pulse por um valor bem abaixo dos concorrentes
ResponderExcluire Strada Automático Cvt
ExcluirFiat Cronos vendendo bem mais! Onix Plus despencando!
ExcluirFiat Cronos tem descontos enormes! Principalmente pra táxi
ExcluirRENAULT tá abandonando o brasil ???
ResponderExcluirpodia levar a volkisboqueta junto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
RENAULT está com problemas de produção
ExcluirTodos comprando Fiat
ExcluirHondinha manda nas vendas de motos e Fiat manda nas vendas de Carros
ResponderExcluirAgora que a Jacswagen fechou dois turnos em SBC e colocou boa parte dos funcionários em lay off que ela vai despencar mesmo, diferente do que o cascateiro do Carlotade4Asnos dizia, e só acreditava quem era burro que nem ele, prepara para começar a catar latinha na rua vendedorzinho mequetrefe.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.