O
mercado automotivo brasileiro registra 42.225 carros e comerciais leves emplacados em outubro de 2021, com dados computados até o dia 11.
A média de vendas por dia útil está em 6.032 unidades - retração de -6,6% relativamente ao fechamento do mês anterior. No dia 11 foram emplacados apenas 1.692 veículos no Brasil, derrubando a média diária do mês.
A liderança de mercado está com a montadora italiana Fiat, com 22,4% de participação, seguida da alemã Volkswagen, agora com 18,3%.
A terceira é a norte-americana GM, com 13,8%, enquanto a sul-coreana Hyundai é a 4ª, com 11,1%.
Disputa Caoa-Chery x Nissan
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 22,83%, seguida da VW com 17,31%.
Ranking - montadoras mais vendidas - outubro (11) de 2021
Rank | Marca | Outubro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 9.460 | 22,4% | 344.927 | 22,83% |
2 | Volkswagen | 7.715 | 18,3% | 234.634 | 15,53% |
3 | GM | 5.809 | 13,8% | 166.684 | 11,03% |
4 | Hyundai | 4.700 | 11,1% | 144.246 | 9,55% |
5 | Toyota | 3.551 | 8,4% | 130.651 | 8,65% |
6 | Jeep | 2.670 | 6,3% | 114.329 | 7,57% |
7 | Honda | 1.527 | 3,6% | 63.449 | 4,20% |
8 | Renault | 1.202 | 2,8% | 97.389 | 6,45% |
9 | Nissan | 1.170 | 2,8% | 49.255 | 3,26% |
10 | CAOA Chery | 1.162 | 2,8% | 28.995 | 1,92% |
11 | Ford | 557 | 1,3% | 31.905 | 2,11% |
12 | Peugeot | 549 | 1,3% | 20.526 | 1,36% |
13 | BMW | 389 | 0,9% | 11.056 | 0,73% |
14 | Mitsubishi | 361 | 0,9% | 15.428 | 1,02% |
15 | Citroen | 286 | 0,7% | 15.911 | 1,05% |
16 | Audi | 187 | 0,4% | 4869 | 0,32% |
17 | Kia | 138 | 0,3% | 3.858 | 0,26% |
18 | Volvo | 126 | 0,3% | 6.174 | 0,41% |
19 | Land Rover | 113 | 0,3% | 3.844 | 0,25% |
20 | Mercedes | 103 | 0,2% | 5.517 | 0,37% |
21 | Iveco | 89 | 0,2% | 2.522 | 0,17% |
22 | Porsche | 66 | 0,2% | 2.666 | 0,18% |
23 | VW-MAN | 66 | 0,2% | 2.729 | 0,18% |
24 | Mini | 42 | 0,1% | 968 | 0,06% |
25 | Jaguar | 39 | 0,1% | 235 | 0,02% |
26 | Suzuki | 29 | 0,1% | 1.411 | 0,09% |
27 | RAM | 25 | 0,1% | 2.648 | 0,18% |
28 | Troller | 16 | 0,0% | 1.043 | 0,07% |
29 | JAC | 14 | 0,0% | 623 | 0,04% |
30 | Lexus | 12 | 0,0% | 317 | 0,02% |
31 | Foton | 8 | 0,0% | 161 | 0,01% |
32 | Dodge | 4 | 0,0% | 186 | 0,01% |
33 | Subaru | 0 | 0,0% | 321 | 0,02% |
Ranking - carros mais vendidos - outubro (11) de 2021
Média diárias | 6.459 | 6.032 | -6,6% | 7.479 |
Totais | 142.104 | 42.225 | -15,1% | 1.510.699 |
Rank | Modelo | Set | Out | ΔOc/St | YTD |
1 | FIAT/ARGO | 4.911 | 3.010 | 75,1% | 68.424 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 7.147 | 2.081 | -16,8% | 69.227 |
3 | VW/T CROSS | 5.733 | 1.984 | -1,1% | 46.985 |
4 | GM/TRACKER | 3.936 | 1.925 | 39,7% | 34.522 |
5 | HYUNDAI/CRETA | 4.550 | 1.877 | 17,9% | 49.008 |
6 | FIAT/STRADA | 5.772 | 1.802 | -10,8% | 87.186 |
7 | FIAT/TORO | 6.852 | 1.607 | -33,0% | 56.254 |
8 | VW/NIVUS | 3.355 | 1.446 | 23,1% | 31.866 |
9 | JEEP/RENEGADE | 4.502 | 1.412 | -10,4% | 60.083 |
10 | JEEP/COMPASS | 6.823 | 1.256 | -47,4% | 54.115 |
11 | GM/ONIX PLUS | 3.747 | 1.228 | -6,4% | 34.815 |
12 | TOYOTA/HILUX | 4.396 | 1.198 | -22,1% | 33.767 |
13 | GM/ONIX | 4.311 | 1.178 | -21,9% | 48.793 |
14 | VW/GOL | 3.141 | 1.159 | 5,4% | 47.155 |
15 | GM/S10 | 4.234 | 1.073 | -27,6% | 27.026 |
16 | FIAT/CRONOS | 2.301 | 1.063 | 32,0% | 18.054 |
17 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.049 | 1.027 | -3,8% | 24.242 |
18 | FIAT/MOBI | 4.574 | 889 | -44,5% | 60.410 |
19 | HONDA/HR-V | 3.501 | 769 | -37,2% | 29.231 |
20 | VW/FOX | 2.334 | 769 | -5,9% | 16.716 |
21 | NISSAN/KICKS | 2.903 | 616 | -39,4% | 28.671 |
22 | HYUNDAI/HB20S | 2.269 | 613 | -22,8% | 19.578 |
23 | TOYOTA/COROLLA | 2.280 | 524 | -34,3% | 30.979 |
24 | VW/SAVEIRO | 1.389 | 514 | 5,7% | 20.443 |
25 | VW/VOYAGE | 872 | 488 | 59,9% | 18.168 |
26 | FORD/RANGER | 1.349 | 474 | 0,4% | 15.632 |
27 | VW/VIRTUS | 1.241 | 432 | -0,5% | 18.080 |
28 | VW/TAOS | 1.092 | 412 | 7,8% | 4.064 |
29 | RENAULT/KWID | 1.963 | 410 | -40,3% | 40.186 |
30 | HONDA/CIVIC | 1.891 | 392 | -40,8% | 14.399 |
31 | FIAT/FIORINO | 2.316 | 378 | -53,4% | 16.521 |
32 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 799 | 360 | 28,7% | 2.498 |
33 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.155 | 355 | -12,2% | 10.064 |
34 | VW/POLO | 759 | 323 | 21,6% | 17.660 |
35 | PEUGEOT/208 | 1.697 | 299 | -49,7% | 10.905 |
36 | NISSAN/FRONTIER | 1.184 | 297 | -28,3% | 8.314 |
37 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 1.063 | 296 | -20,4% | 7.410 |
38 | TOYOTA/YARIS HB | 1.026 | 280 | -22,0% | 17.496 |
39 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.122 | 259 | -34,0% | 9.501 |
40 | FIAT/SIENA | 1.192 | 245 | -41,3% | 11.018 |
41 | MITSUBISHI/L200 | 1.276 | 240 | -46,3% | 9.424 |
42 | RENAULT/DUSTER | 1.056 | 230 | -37,8% | 17.712 |
43 | NISSAN/VERSA | 683 | 211 | -11,7% | 7.196 |
44 | CITROEN/C4 CACTUS | 1.542 | 210 | -61,1% | 13.028 |
45 | RENAULT/MASTER | 701 | 201 | -18,1% | 6.355 |
46 | GM/SPIN | 460 | 199 | 23,6% | 10.299 |
47 | FIAT/DOBLO | 506 | 145 | -18,1% | 5.156 |
48 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 598 | 136 | -35,0% | 10.546 |
49 | PEUGEOT/2008 | 170 | 136 | 128,6% | 5.353 |
50 | HONDA/CITY | 652 | 134 | -41,3% | 5.816 |
51 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 468 | 132 | -19,4% | 2.916 |
52 | BMW/320I | 437 | 129 | -15,7% | 4.416 |
53 | BMW/X1 | 451 | 126 | -20,2% | 2.687 |
54 | FIAT/UNO | 323 | 117 | 3,5% | 19.077 |
55 | RENAULT/CAPTUR | 594 | 114 | -45,2% | 5.245 |
56 | HONDA/FIT | 450 | 112 | -28,9% | 5.918 |
57 | FIAT/DOBLO | 30 | 108 | 928,6% | 742 |
58 | VW/AMAROK | 501 | 107 | -39,0% | 5.670 |
59 | HONDA/WR-V | 1.125 | 105 | -73,3% | 7.756 |
60 | FIAT/DUCATO | 248 | 96 | 10,6% | 2.058 |
61 | HYUNDAI/HR | 325 | 88 | -22,6% | 2.685 |
62 | RENAULT/OROCH | 517 | 84 | -53,6% | 9.407 |
63 | RENAULT/LOGAN | 375 | 83 | -36,8% | 7.666 |
64 | RENAULT/SANDERO | 490 | 80 | -53,4% | 10.744 |
65 | GM/CRUZE SEDAN | 659 | 80 | -65,3% | 4.395 |
66 | AUDI/Q5 | 183 | 79 | 23,3% | 1.100 |
67 | VOLVO/XC60 | 444 | 77 | -50,5% | 2.837 |
68 | KIA/K2500 | 265 | 77 | -17,0% | 1.822 |
69 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 346 | 69 | -43,0% | 2.563 |
70 | AUDI/Q3 | 247 | 69 | -20,2% | 1.855 |
71 | PEUGEOT/EXPERT | 452 | 68 | -57,0% | 3.054 |
72 | MAN-VW/EXPRESS | 311 | 66 | -39,4% | 2.729 |
73 | GM/TRAILBLAZER | 391 | 64 | -53,2% | 2.670 |
74 | LAND ROVER/DISCOVERY | 176 | 62 | 0,6% | 1.487 |
75 | IVECO/DAILY 35-150 | 163 | 60 | 5,2% | 1.777 |
76 | CITROEN/JUMPY | 301 | 59 | -44,0% | 2.400 |
77 | MITSUBISHI/Outlander | 289 | 54 | -46,6% | 2.287 |
78 | VW/TIGUAN | 162 | 45 | -20,6% | 3.196 |
79 | FORD/BRONCO | 72 | 44 | 74,6% | 722 |
80 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 225 | 43 | -45,4% | 3.679 |
81 | NISSAN/LEAF | 2 | 41 | 5757,1% | 85 |
82 | HYUNDAI/IX35 | 210 | 40 | -45,6% | 2.282 |
83 | GM/CRUZE HB | 188 | 40 | -39,2% | 1.519 |
84 | KIA/CERATO | 107 | 38 | 1,5% | 748 |
85 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 200 | 37 | -47,1% | 1.757 |
86 | VW/JETTA | 89 | 35 | 12,4% | 2.607 |
87 | M.BENZ/CLASSE GLB | 66 | 34 | 47,2% | 2.087 |
88 | VOLVO/XC40 | 169 | 32 | -45,9% | 2.386 |
89 | MINI/COOPER | 131 | 32 | -30,2% | 626 |
90 | BMW/330E | 82 | 31 | 8,0% | 425 |
91 | JAGUAR/EPACE | 7 | 31 | 1165,3% | 43 |
92 | LAND ROVER/EVOQUE | 91 | 29 | -8,9% | 897 |
93 | TOYOTA/RAV4 | 49 | 29 | 69,1% | 722 |
94 | IVECO/DAILY 30-130 | 96 | 28 | -16,7% | 617 |
95 | MITSUBISHI/PAJERO | 182 | 24 | -62,3% | 1.785 |
96 | KIA/SPORTAGE | 98 | 23 | -32,9% | 993 |
97 | BMW/X5 | 60 | 22 | 4,8% | 570 |
98 | FORD/TERRITORY | 126 | 21 | -52,4% | 1.921 |
99 | PORSCHE/MACAN | 102 | 21 | -41,2% | 625 |
100 | DFSK/V21 | 73 | 21 | -17,8% | 433 |
101 | PEUGEOT/BOXER | 21 | 21 | 185,7% | 211 |
102 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 77 | 20 | -25,8% | 658 |
103 | BMW/X3 | 120 | 18 | -57,1% | 702 |
104 | PEUGEOT/PARTNER | 68 | 17 | -28,6% | 417 |
105 | TROLLER/T4 | 138 | 16 | -66,9% | 1.043 |
106 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 70 | 16 | -34,7% | 530 |
107 | CITROEN/JUMPER | 15 | 16 | 204,8% | 137 |
108 | PORSCHE/911 | 47 | 15 | -8,8% | 795 |
109 | VOLVO/XC90 | 100 | 15 | -57,1% | 790 |
110 | BMW/X4 | 46 | 14 | -13,0% | 529 |
111 | BMW/M3 | 16 | 14 | 150,0% | 86 |
112 | SUZUKI/JIMNY | 74 | 13 | -49,8% | 614 |
113 | RAM/2500 | 131 | 13 | -71,6% | 2.158 |
114 | FORD/KA | 42 | 12 | -18,4% | 8.443 |
115 | LAND ROVER/DEFENDER | 88 | 12 | -61,0% | 615 |
116 | PORSCHE/TAYCAN | 29 | 12 | 18,2% | 328 |
117 | GM/EQUINOX | 13 | 12 | 163,7% | 274 |
118 | RAM/1500 | 49 | 12 | -30,0% | 489 |
119 | AUDI/A4 | 48 | 11 | -34,5% | 474 |
120 | HONDA/CRV | 44 | 11 | -28,6% | 297 |
121 | M.BENZ/CLA250 | 14 | 11 | 124,5% | 97 |
122 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 54 | 11 | -41,8% | 537 |
123 | AUDI/A5 | 25 | 10 | 14,3% | 330 |
124 | BMW/X2 | 17 | 9 | 51,3% | 345 |
125 | AUDI/E TRON | 72 | 9 | -64,3% | 214 |
126 | EFFA/V22 | 25 | 9 | 2,9% | 168 |
127 | PEUGEOT/3008 | 67 | 8 | -65,9% | 584 |
128 | M.BENZ/CLASSE A | 24 | 8 | -4,8% | 336 |
129 | LEXUS/NX300 | 23 | 8 | -0,6% | 157 |
130 | JAGUAR/FPACE | 17 | 8 | 34,5% | 107 |
131 | M.BENZ/GLC | 66 | 7 | -69,7% | 523 |
132 | PORSCHE/CAYENNE | 50 | 7 | -60,0% | 517 |
133 | LAND ROVER/VELAR | 13 | 7 | 53,8% | 304 |
134 | JAC/T40 | 27 | 7 | -25,9% | 283 |
135 | PORSCHE/PANAMERA | 8 | 7 | 150,0% | 96 |
136 | BMW/X6 | 37 | 6 | -53,7% | 199 |
137 | MITSUBISHI/ASX | 12 | 6 | 42,9% | 173 |
138 | M.BENZ/CLASSE GLA | 6 | 6 | 185,7% | 155 |
139 | GM/MONTANA | 29 | 6 | -40,9% | 2.144 |
140 | NISSAN/V-DRIVE | 71 | 5 | -79,9% | 4.913 |
141 | MINI/COOPER SCYMAN | 33 | 5 | -56,7% | 250 |
142 | BMW/I3 | 24 | 5 | -40,5% | 139 |
143 | JAC/T60 | 8 | 5 | 78,6% | 135 |
144 | BMW/M235I | 21 | 5 | -32,0% | 111 |
145 | MINI/JCW | 17 | 5 | -16,0% | 92 |
146 | FOTON/AUMARK 1039 | 3 | 5 | 376,2% | 112 |
147 | M.BENZ/GLE | 35 | 4 | -67,3% | 382 |
148 | RDK/SULTAN | 19 | 4 | -39,8% | 171 |
149 | AUDI/Q8 | 8 | 4 | 42,9% | 157 |
150 | HONDA/ACCORD | 20 | 4 | -42,9% | 32 |
151 | DODGE/SPRINTER | 16 | 4 | -28,6% | 186 |
152 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 15 | 3 | -42,9% | 541 |
153 | CAOA CHERY/ARRIZO 5 | 13 | 3 | -34,1% | 426 |
154 | BMW/Z4 | 61 | 3 | -85,9% | 360 |
155 | FORD/MUSTANG | 5 | 3 | 71,4% | 248 |
156 | PORSCHE/BOXSTER | 23 | 3 | -62,7% | 196 |
157 | FER CAR/NAJA ONE | 12 | 3 | -28,6% | 170 |
158 | AUDI/RSQ3 | 6 | 3 | 42,9% | 145 |
159 | FOTON/AUMARK 3.5-14DT | 7 | 3 | 22,4% | 48 |
160 | M.BENZ/CLASSE C | 4 | 2 | 42,9% | 555 |
161 | AUDI/Q7 | 15 | 2 | -61,9% | 135 |
162 | LEXUS/UX250H | 27 | 2 | -78,8% | 125 |
163 | BMW/218I | 17 | 2 | -66,4% | 92 |
164 | BMW/530E | 3 | 2 | 90,5% | 66 |
165 | VOLVO/S90 | 12 | 2 | -52,4% | 47 |
166 | LEXUS/ES300 | 12 | 2 | -52,4% | 34 |
167 | GM/PRISMA | 1 | 2 | 471,4% | 20 |
168 | GM/CELTA | - | 2 | - | 4 |
169 | FORD/ECOSPORT | 4 | 1 | -28,6% | 2.987 |
170 | VW/UP | 3 | 1 | -4,8% | 1.976 |
171 | FORD/KA SEDAN | 17 | 1 | -83,2% | 1.895 |
172 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 3 | 1 | -4,8% | 1.706 |
173 | HYUNDAI/TUCSON | 21 | 1 | -86,4% | 1.415 |
174 | CITROEN/C4L | - | 1 | - | 257 |
175 | JEEP/WRANGLER | 8 | 1 | -64,3% | 126 |
176 | BMW/M135I | 7 | 1 | -59,2% | 121 |
177 | JAC/T50 | 12 | 1 | -76,2% | 115 |
178 | PORSCHE/CAYMAN | - | 1 | - | 109 |
179 | BMW/M8 | 2 | 1 | 42,9% | 29 |
180 | BMW/M5 | - | 1 | - | 21 |
181 | TOYOTA/BANDEIRANTE | - | 1 | - | 11 |
182 | JEEP/CHEROKEE | - | 1 | - | 5 |
183 | CADILLAC/CADILLAC | - | 1 | - | 4 |
184 | JAC/v260 | 2 | 1 | 42,9% | 86 |
185 | EFFA/V25 | 3 | 1 | -4,8% | 38 |
186 | IVECO/DAILY | 5 | 1 | -42,9% | 37 |
187 | DFSK/K01 | 1 | 1 | 185,7% | 4 |
188 | FORD/F250 | - | 1 | - | 2 |
Ranking - maiores grupos automotivos - outubro (11) de 2021
Grupos | Outubro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 13.083 | 30,98% | 501.049 | 33,17% |
Grupo VW | 8.034 | 19,03% | 244.898 | 16,21% |
General Motors | 5.809 | 13,76% | 166.684 | 11,03% |
Renault-Nissan | 2.733 | 6,47% | 162.072 | 10,73% |
Hyundai-Kia | 4.838 | 11,46% | 148.104 | 9,80% |
Toyota + Lexus | 3.563 | 8,44% | 130.968 | 8,67% |
Ford + Troller | 573 | 1,36% | 32.948 | 2,18% |
Observação: Coluna "
Δ Oc/St" é um indicador de crescimento / retração no mês e é calculado pela fórmula
∆Oc/St=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
E o Taos no Top 28 e só subindo!!!!
ResponderExcluirVende menos de 1/3 do Compass, baita sucesso.
ExcluirFica tranquila que o Compass está no mercado há mais de 13 anos (contando a 1º geração), e a atual há mais de 6 anos. Taos tem só 3 meses, e crescendo. Daqui a pouco vai crescer mais ainda e espirrar na cara dos haters.
ExcluirVai subi nas vendas igual ao UP. Se nem o efeito novidade fez ele vender bem imagina com o tempo. Quem compra Taos não quer esperar a longa fila de espera do Compass e Corolla Cross, simples assim. Tem a pronta entrega já que não vende.
ExcluirFilho o Compass é tranquilo ..agora trocar um taos por um cocross ... Aquilo é tenebroso .
ExcluirO feriado não é bem esse.
ResponderExcluirEnquanto isso os SUVs no Brasil.
ResponderExcluirhttps://motor1.uol.com.br/news/540009/suvs-vendidos-setembro-compass-corollacross/
Em seu 3º mês completo no mercado, o VW Taos (1.092) segue sem ser uma ameaça aos seus rivais mais diretos, superando em apenas 22 unidades o resultado de agosto
Compass há mais de 13 anos no mercado. Taos apenas 3 meses e produção em ramping. Sossega a piriquita, que as vendas do Taos estão crescendo solidamente.
ExcluirAgora essa é a desculpa pro fracasso em vendas ?!? Não era por causa dos chips e fabricação limitada ?!? Qual será a próxima desculpa se ele continuar vendendo 1k por mês nos próximos meses ?!? Pq a lua não está alinhada com a Terra ?!? Você é uma piada carlota kkkkkkkkk
ExcluirShiho ...ele vai ser o segundo . Pode printar
ExcluirDe baixo pra cima pode até ser.
ExcluirTouareg, Tiguan, Taos... várias tentativas frustadas, ninguem ameaça o Compass, é um produto muito bem resolvido, só vem melhorando com o passar do tempo e o motor 1.3T vai segurar ainda mais os compradores, quem tem o anterior que trocar pelo motor e interior novos.
ExcluirA disputa mesmo é do terceiro em diante, Compass e Corolla Cross já consolidados.
Não sou eu quem está escrevendo isso e sim motor1.uol.com.br
ResponderExcluirFeriado de Dia das crianças? Mudou?
ResponderExcluiro q dizia antes???
ExcluirCHEVROLET
ResponderExcluirlider no hatch compacto (ONIX)
lider no sedan compacto (O.PLUS)
lider na minivan (SPIN)
TRACKER com metade da produçao colado no t-plastico
A lider dos ultimos 5 anos IS BACK
C H E V R O L E T
Não sou doente como vcs haters ....temos GM aqui em casa , e é uma boa marca . Agora vc falou tudo errado ,pois
ExcluirLíder é hb20 ou argo.
E na cat da apin só tem ela rsrs
BOMBAROK finalmente saindo de linha (vendendo 3x menos q Frontier e L200)
ResponderExcluirjunto COM TIGUAN E JETTA fora de linha...
PREVEJO ANO Q VEM VolkisBoqueta em 4o lugar
Vc viu né , a vw caddy da Ford ...um volkswagen , a vw salvando a Ford .
ExcluirE o Polo que com 20 anos de mercado perde até pro 208 que tem só alguns meses?
ResponderExcluirE o polo mimimi ... Rapaz vcs falam cada besteira viu ...o polo track e reestilizado vem aí .
Excluire o q vai mudar Thienga??
ExcluirNADA, VAI CONTINUAR POR ULTIMO KKKKKKKKKKK
Tá certo kkkkkk
ExcluirDoentinho
Polo Track? Aquele Golzao de 5 anos atrás com rack no teto, motor mpi, depenado e acima dos 70k?
ExcluirCocross- 1007
ResponderExcluirTaos -412
Pra uma diferença que já passou dos 3 mil carros ... Mostra que o taos vai chegar e está chegando.
deixa de conversinha rapá...seu mimizento
ExcluirE o Corollao ...1000 unidades né ...não vendia 3 vezes mais ?
ResponderExcluirQue mercado lixo ! Cada vez vendendo menos e só sobrou carroça no mercado nacional.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.