A Seat, subsidiária da Espanha da Volkswagen, lançou oficialmente, no âmbito do Salão do Automóvel de Barcelona deste ano, o CUPRA Born, o primeiro veículo 100% elétrico da marca, que chega ao mercado a partir de novembro.
A SEAT terá um papel importante no projeto do Grupo Volkswagen de desenvolver a família de carros elétricos urbanos. A Volkswagen ficará responsável pela tecnologia e plataforma, e a Seat desenvolverá os veículos. O objetivo é fabricar veículos elétricos urbanos na Espanha. Neste sentido, a empresa lançará em 2025 um modelo urbano próprio, a começar pela marca CUPRA.
O compacto já começou a ser fabricado na fábrica alemã de Zwickau esta semana, de onde seguirá para todos os mercados europeus aos quais chegará, portanto, já no mês de novembro.
A fábrica de Zwickau se orgulha de ser a maior e mais eficiente fábrica de produção de veículos 100% elétricos da Europa , sendo a primeira a somar a esta especialidade do Grupo Volkswagen.
A produção diária estimada é de até 1.400 veículos, atingindo a produção anual de 330.000 carros elétricos.
Além do Born, há também quatro outros modelos EV do consórcio alemão: o Audi Q4 e-Tron , o Audi Q4 Sportbacke e-Tron , o VW ID.4 e o VW ID.3 .
O novo Cupra Born partilha a base e estrutura do ID.3, que irá competir no mesmo segmento de compactos, embora o Cupra com uma abordagem muito diferente, mais esportivo e focado na performance. É também o quinto modelo desenvolvido globalmente a partir da plataforma MEB do Grupo Volkswagen para veículos elétricos.
O novo Cupra Born começa assim a sua comercialização com a versão de 150 kW de potência (equivalente a cerca de 204 cv) e com uma bateria de 58 kWh de capacidade. Este conjunto garante uma autonomia elétrica 100% de 424 quilômetros.
Até ao final do ano prevê-se também alargar a gama com a chegada das versões mais potentes, com 231 cv e o pack e-Boost, e com duas opções de bateria possíveis: a de 58 kWh própria e uma nova de 77 kWh da capacidade .
Com isso, a autonomia será estendida para 540 km.
O Cupra Born, conforme anunciado pela própria marca, tem um preço inicial de 38.610 euros, não incluindo eventuais descontos federais relativos a carros elétricos, que podem chegar até aos € 7.000.
Por seu turno, a versão Launch Edition com a qual se estreia no mercado começa a partir de 43.370 euros, mas inclui um equipamento muito completo, já de série com Head Up Display com realidade aumentada, teto panorâmico, rodas 20 ”, Cockpit Digital de 5,3".
Esse modelo conta ainda com vários assistentes de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e preditivo, assistente de viagem, reconhecimento de sinal, frenagem de emergência.
A VW tem o ID3 com design mais sóbrio e comportado, para os mais conservadores, e quem quer o mesmo carro com design mais esportivo, tem o Cupra Born!
ResponderExcluirComo a Tesla pode querer competir com isso? Esquece. Em 2025 VW a maior fabricante de elétricos do planeta.
Delírios de um vagabundo... pois isso só vai para um mercado mais ou menos do tamanho do estado de Minas Gerais.
ExcluirEsse daí sonha alto, o grupo VW tem que comer muito arroz e feijão pra chegar na Tesla, pode até vender mais (pq os carros do grupo VW são mais baratos), mas em termos de luxo e qualidade nunca chegarão aos Teslas...
ExcluirFEIO IGUAL SEU IRMÃO I.Diota MSM. OS CARROS DA JACSWAGEN TEM UMA CARACTERÍSTICA NO MÍNIMO CURIOSA: ELES PARECEM "GORDOS" E ESTUFADOS. REPAREM BEM.
ResponderExcluirOS CARROS DA TESLA, FORD E HYUNDAI ELÉTRICOS SÃO MUITÍSSIMOS MELHOR DESENHADOS E CONSTRUIDOS.
A Seat sempre currando a Jacswagen
ResponderExcluirSeat é da VW, maluco!
ExcluirGostei, para ficar melhor ao meu ver, só faltou um painel mais completo. Apesar do HUD ser bacana, esse mini painel de moto, desanima.
ResponderExcluirMas por fora ficou mais atrativo que o ID3, sem ser muito arrojado. Embora continue parecendo uma minivan, está mais agradável aos olhos.
O painel é de moto, mas tu tem um baita HUD e uma tela gigante na central multimídia.
ExcluirVW e Carlos 4 Patas Dão o CUPRA nois
ResponderExcluirEsse carro é lindo!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.