O interior do Chevrolet Spin recebeu aperfeiçoamentos no facelit de 2019, para melhoria de habitabilidade e modularidade. Nesta versão Activ7, a posição de dirigir é elevada e confortável, apesar de o motorista ficar com suas pernas posicionadas quase como em uma cadeira, flexionadas em ângulo próximo a 90 graus (π/2 radianos). Seria interessante se o assento permitisse um ajuste mais baixo, o que habilitaria uma posição de condução mais esportiva e com pernas mais esticadas. O volante tem boa empunhadura, e oferece ajuste de altura, mas, da mesma forma, seria melhor se permitisse um ajuste mais elevado. A combinação assento elevado e volante baixo não é tão convencional. No caso do banco do passageiro, é confortável e há bom espaço para pernas. Nos bancos traseiros, o espaço para os joelhos é surpreendentemente amplo, mesmo que o banco do motorista esteja na posição mais afastada do volante. Um recurso muito interessante nesta versão de 7 lugares e 3 fileiras é o fato de que a segunda fileira agora pode ser movida longitudinalmente até uma distância de 11 centímetro. Assim, pode-se optar entre ganhar mais espaço para as pernas ou expandir a capacidade do porta-malas. A sensação de espaço na linha atual é maior porque os bancos dianteiros ficaram mais esbeltos, mantendo o conforto e segurança dos anteriores. Em relação à terceira fileira, com 2 lugares, é importante ressaltar que se destina à crianças pequenas, mas não deixa de ser valioso para famílias numerosas. Com os dois bancos adicionais desta fileira em uso, o espaço no porta-malas é reduzido, mas ainda assim suficiente para um par de malas. Caso se dobre a terceira fila de assentos, a capacidade do porta-malas chega a 710 litros. Em resumo, o interior do Spin Active7 é espaçoso e versátil, sobretudo se levamos em consideração que ela é baseada na plataforma do Onix de primeira geração - algo que é parcialmente ofuscado por suas dimensões: 4,41 metros de comprimento, 1,76 metros de largura, 2,62 metros de entre eixos e altura de 1,69 metros.
Segurança O Chevrolet Spin Activ7 2022 conta com âncoras Isofix para cadeiras infantis na segunda fileira. Há ainda cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça central. Desde 2021 ela conta controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série em todas as configurações - uma tecnologia fundamental para redução de riscos de perda de controle em condições extremas, por limitar a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso. Um aspecto que poderia melhorar são os airbags: apenas frontais. A adição de airbags laterais e de cortina seria interessante para um carro familiar.
Powertrain
O motor é o tradicional quatro cilindros GM Família I, 1.8 Flex, com 106/111 cv (Gasolina/Etnanol) e torque de 16,8/17,7 Kgfm (Gasolina/Etanol) @ 2.600 RPM.
Esse propulsor está associado exclusivamente com uma transmissão automática de seis velocidades. A tração é sempre dianteira. O motor sofre um pouco para empurrar os 1.275 Kg do Spin Activ7 Automático: 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, para uma velocidade máxima de 168 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 10,2 km/l de gasolina em cidade, e 11,8 km/l em estrada. Com etanol, os indicadores são de 7,1 km/l e 8,3 km/l, respectivamente.
Comportamento dinâmico
Rodamos com o Chevrolet Spin Activ7 2022 sobretudo em percurso urbano, com algumas incursões rodoviárias. Logo à primeira vista chama a atenção é a condução confortável que prioriza o conforto. Nenhum problema com valetas, buracos ou estradas em mau estado. Entretanto, em velocidades mais elevadas em curvas, a carroceria tende a inclinar-se em grande parte por causa da maciez das suspensões, e sua generosa superfície lateral sente os ventos contrários . A posição de dirigir é adequadao, o volante, com boa pega, e com costuras visíveis. Sentimos falta, porém, de um descansa braço central - um recurso que aumenta muito o conforto, sobretudo em modelos automáticos. A transmissão automática de seis velocidades pode ser operada em modo sequencial, mas não há shift-paddles no volante. Para isso, deve-se usar o botão localizado na lateral da alavanca. Mas as trocas são lentas, de modo que não usamos essa opção sequencial, por considerá-lo desnecessário. A transmissão automática de seis marchas mesmo em modo automático também não prima por trocas rápidas, mas é uma caixa adequada para um carro de proposta familiar, e não esportiva. O funcionamento em geral é suave, com alguns trancos ocasionais (raros). Os 11,3 segundos dos dados oficiais de GM para a aceleração de 0 a 100 km/h parecem um tanto quanto otimistas. Com quatro adultos a bordo, fica clara a falta de torque e de elasticidade. O consumo em Brasília (DF), porém, surpreendeu positivamente: média de 12,6 km/l. Certamente a GM dispõe de propulsores bem mais modernos em seu line-up, como o ótimo 1.0 Turbo do Novo Onix, ou até mesmo o excelente 1.2 Turbo Flex do Tracker Premier topo de gama. Os freios (disco dianteiros, tambor traseiros) também demandam algum costume. O pedal tem uma sensação esponjosa e em alguns momentos transmite a impressão que não vai parar o carro. No trânsito urbano torna-se algo incômodo: pisa-se no freio e não se tem o feedback de o quanto estamos pressionando. A conectividade é um ponto forte da Chevrolet - que com o sistema MyLink e On Star temos um dos melhores combos do mercado.
Dados comparativos - consumo
Dados comparativos - preço
Conclusão
O Chevrolet Spin Active7 nesta linha 2021 tem um design ainda atualizado e agradável. A parte mecânica, apesar de muito robusta e confiável, já sente a idade, especialmente quando comparado com outros powertrains mais modernos na própria gama da GM Brasil. O Spin, enfim, é um veículo acessível para famílias numerosas - o mais acessível veículo de 7 lugares do mercado.
Ficha Técnica
Vídeo - avaliação - Spin Activ7 2021 Automática
SE É CHEVROLET, É TOP
ResponderExcluirCHEVROLET
ResponderExcluirunica a oferecer VAN
unica oferecer hatch LUXO (Cruze Sport)
Fez comparações estranhas e nada haver kkkk e equinox é 200 000 a 1.5 e blaser é quase 400 000
ResponderExcluirAinda destruí o carro da marca amada do Blog, a VW Tiguan R LINE 2.0 Tsi DSG colocando na comparação. Nada haver, o único concorrente seria a Fiat Doblo devido estar na mesma faixa de preço e nível básico de mecânica e acabamento.
ExcluirA nova frente fez um milagre por este carro, he, he! Também muito positiva foi a adoção deste novo quadro de instrumentos, em lugar daquele anterior, de motoca barata. Mesmo antes destas mudanças, já era um carro que cumpria bem sua função, entregava aquilo que seus consumidores procuravam.
ResponderExcluirSpin Aparti de 90 000 é um Absurdo!
ResponderExcluirBásica e pelada se quiser uma completa é mais de 100 000
ExcluirBásica e mecânico uma top é 120 000 aqui onde moro no interior de Sp
ResponderExcluirEsse carro perdeu o custo benefício tá caríssimo pelo o que é , comprei uma em 2018, zero km LT manual 70.490 se fosse hoje seria mais de 95.000 não compraria, atrás vem um IPVA salgado de quase 4.000.
ResponderExcluirESPANCA SEM PENA A SHITiguan. TEM UM MELHOR ACABAMENTO, MAIS CONFORTÁVEL, MAIS ESPAÇO E UM PORTA MALAS MAIOR. ECONOMIZE 100 MIL REAIS E COMPRE UMA SPIN.
ResponderExcluirFORA QUE A DESVALORIZAÇÃO DO TIGUAN É ALTÍSSIMA E O CARRO TA COM PÉ NA COVA.
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/compass-tiggo-7-tiguan-e-outros-qual-suv-medio-desvaloriza-menos/
sim vw já era
Excluircom a saida de olf,passat,tiguan,jetta
só vai ficar os pobres e populares
ano q vem fica em 4o lugar
Deixei de alugar uma bagaça dessa uma vez por falta de tampa do porta malas, com a desculpa de ser 7 lugares. Quer dizer então que não posso deixar nada dentro do carro pois a chance de um marginal me roubar por ver tudo lá dentro é enorme. A GM tinha que rever isso, aliás, em todos os modelos 7 lugares.
ResponderExcluirA GM é outras montadoras ainda insistem em carros anti-econômicos! Já temos os motores 3 cilindros, mais econômicos e com melhor tork, tá na hora das montadoras pensar também nos seus clientes e consumidores, já que os combustíveis estão a preços de ouro, nós estamos de olho em caros econômicos, os híbridos e elétricos, não dá pra ficar comprando carros com tecnologias ultrapassadas.
ResponderExcluirNão se paga na condição atual trazer muita modernidade na Spin.
ExcluirA pergunta que a GM faz é a seguinte: quanto ganho mais modernizando a Spin? Vai aumentar as vendas?
A resposta é NÃO!!! A moda é SUV, seja um raiz (e caro) seja um treco indefinido como o Nivus...
Você apostaria seu dinheiro num negócio que saberia que seu ganho seria baixo ou nulo?
Duvido...
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