Ao longo dos anos, a Volkswagen lançou uma ampla gama de carros-conceito que apontavam para o futuro do design, tecnologia e desempenho. Essas máquinas dos sonhos costumam ser construídas para testar uma ideia, uma visão e / ou mostrar recursos que um dia podem acabar se tornando modelos comerciais. Neste artigo relacionamos oito desses modelos interessantes e influentes. O primeiro é o W Scooter.
Projetado para cidade, o VW Scooter 1986 Concept era um carro ágil de três rodas com tração dianteira, um motor localizado na frente e uma carroceria coupé de duas portas. O protótipo foi influenciado pelo estilo arrojado dos anos 80 e apresentava portas em forma de asa de gaivota. Peso pena com apenas 635 kg, a potência era entregue às rodas por meio de uma caixa manual de quatro marchas que chegava a 40 cv. Depois de Scooter, a Volkswagen deixou de lado os conceitos de "scooter" e revelou um par de scooters de duas rodas no show #auto de Genebra 2019 , explorando o conceito de emissões zero e "micromobilidade" da cidade.
Italdesign Machimoto
O Italdesign Machimoto 1986 era uma mistura entre uma motocicleta, um conversível e um carro familiar. Baseado na plataforma Golf GTi 16V, o roadster open-top tinha um sistema de assentos flexível para seis ou nove passageiros, usando assentos tipo motocicleta em tandem. A direção do carro era controlada por um volante especial que podia se transformar de um estilo de guidão em um volante tradicional. Os passageiros foram aconselhados a usar um capacete durante o cruzeiro no protótipo, que era movido por um motor Golf GTI de 4 cilindros com cerca de 139 cv. Embora nunca colocado em produção, o conceito de Machimoto foi apresentado em vários filmes italianos.
Futura
Uma minivan futurística com portas gullwing, o Volkswagen Futura foi apresentado em 1989 como um IRVW (Integrated Research Volkswagen) e apresentava uma tecnologia inovadora muito à frente de seu tempo. Equipado com características e funções inovadoras - incluindo sensores de distância, funções de assistência ao estacionamento e frenagem, um sistema de navegação, um computador de bordo e um freio elétrico de estacionamento - o carro foi aclamado imediatamente . O Futura apresentava portas futuristas que se abriam, não para fora, e ofereciam fácil acesso às fileiras de bancos dianteiros e traseiros. Tinha motor de 82 cv, sistema de resfriamento por evaporação e compressor mecânico. Embora nunca tenha chegado ao mercado, os elementos de seu design original podem ser vistos na produção ID.3 no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019.
W12 Nardo
O W12 Nardo é um supercarro exclusivo da Volkswagen, projetado para testar um novo tipo de motor, a configuração W, que acabou quebrando recordes. Apresentado pela primeira vez como W12 em 1997, o Nardo foi reintroduzido em 2001 e recebeu o nome da famosa pista de testes de Nardo na Itália. Uma equipe italiana de design foi encarregada de projetar um veículo para acomodar o sistema Syncro 4WD da VW e integrar um motor de 12 cilindros em uma configuração W, o que nunca havia sido feito antes. Pesando 2.646 lbs., O W12 de 600 hp poderia ir de 0 a 60 mph em apenas 3,5 segundos. Em fevereiro de 2002, o conceito W12 Nardo estabeleceu para quebrar recordes e dirigiu por 24 horas direto cobrindo 4.909,8 milhas - mais longe do que qualquer outro carro conseguiu viajar no mesmo período de tempo. O W12 Nardo nunca chegou à linha de produção, mas ajudou a #volkswagenestabelecer um novo tipo de motor que seria usado no Passat, vários modelos Volkswagen europeus e mais notavelmente, o Bugatti Veyron.
Magellan
Projetado para o entusiasta de atividades ao ar livre, o Magellan era parte carro, parte SUV e parte caminhão. Criado pelo Centro de Design da Volkswagen na Espanha em 2002, o Magellan concept foi revelado na mesma época em que o primeiro Touareg chegou ao mercado. O conceito de tração integral tinha rodas de 19 polegadas e suspensão a ar. Seu interior espaçoso podia acomodar confortavelmente seis passageiros com três filas de dois assentos em um layout 2 + 2 + 2 construído em estruturas de monotrilho. Nomeado com o espírito dos grandes exploradores anteriores, o carro robusto, único e estranho inclui um sistema de navegação removível, apelidado de "GPS to Go", que pode ser usado fora do veículo para ciclismo e caminhadas.
EcoRager
Construído em 2005, o leve conceito de carro esportivo a diesel EcoRacer verificou várias caixas - cupê, conversível e speedster - em uma busca para ser o carro esportivo mais econômico de todos os tempos. Estreando no Tokyo Motor Show de 2005, o EcoRacer era um veículo de aparência única com uma carroceria de fibra de carbono e um potente motor a diesel montado no meio do quadro que podia atingir 136 hp e 62 mph em 6,3 segundos, com uma velocidade máxima de 142 mph . O teto do EcoRacer era sua característica mais exclusiva - o motorista podia transformar o EcoRacer de um cupê em um conversível removendo a capota rígida e, em seguida, convertendo-o em um speedster removendo o para-brisa e a estrutura. Com o EcoRacer, a intenção era antes criar um veículo de pesquisa que unisse os elementos de economia e desempenho sob um “teto” estilizado.
XL Sport
Um supercarro construído para entusiastas do XL1 com mentalidade ecológica, o XL Sport 2014 foi um carro esportivo hipereficiente projetado especificamente para velocidade. Impulsionado pelo motor de dois cilindros mais potente do mundo, o coupé de dois lugares podia ir de 0 a 62 mph em cerca de 5,7 segundos. Suas portas laterais eram uma reminiscência das de um carro esporte de última geração e articuladas em dois pontos, permitindo uma rotação para cima e para a frente. O XL Sport possui um painel característico especialmente projetado para esportes motorizados, com um tempo de volta individual e display de pressão de óleo.
Atlas Tanoak
Tendo insinuado por anos em trazer uma picape para o mercado dos EUA, a robusta Atlas Tanoak finalmente estreou no New York International #auto Show em março de 2018. A picape de tamanho médio com cabine dupla era movida por um motor a gasolina V6 eficiente e era a primeiro pickup do mundo baseado no onipresente modular transversal toolkit (MQB). Nomeado em homenagem a uma espécie de sempre-vivas nativas da costa da Califórnia, o carro ostentava 276 hp, oito velocidades automática e sistema de tração nas quatro rodas 4MOTION. Era baseado em um SUV Atlas com distância entre eixos estendida, só que mais longa, e podia acomodar até cinco passageiros.
Que tal uma matéria sobre os conceitos de outras montadoras também?
ResponderExcluirduvido kkkkkk
ExcluirAdorei a matéria.
ResponderExcluirDeu até nostalgia ....do eco Race para trás ,só poderia ver em revista ... ainda não se tinha internet popular . Bons tempos de adolescente.
VW, A MELHOR DO PLANETA
ResponderExcluirNGM TE PERGUNTOU VIRA LATA
ExcluirCHUPA "AUTOMOTIVE TRUTA" ...
ExcluirCOMPORTE-SE COMO UM BOM MENINO PARA RECEBER SEU BISCOITINHO.
Esse W12 me lembrou o dodge interceptor do filme “A Aparicão” charles sheem
ResponderExcluirPARABÉNS AO CARBLOG !
ResponderExcluirO MELHOR CONTEÚDO AUTOMOBILÍSTICO DO BRASIL.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.