No Carblog testamos a versão topo de linha por uma semana: Renault Captur Iconic 1.3 Turbo CVT, precificada em R$ 138.490 (setembro de 2021), com pintura comum, e R$ 141.690 neste Bronze Sable com teto Preto Nacré. E neste artigo relatamos nossas impressões.
Começando pelo design, o Captur 2022 traz carroceria com poucas alterações. Além do novo design da dianteira, novo conjunto ótico, novos para-choques. Nesta versão topo de gama, Iconic, destaque para o conjunto de faróis full-LED.
As dimensões externas variaram muito pouco. Mede 4.376 mm de comprimento, 1.813 de largura, 1.619 de altura e distância entre eixos: 2.673 mm.
A distância ao solo é de para 21,2 cm - o que permite bons ângulos para o off-road, principalmente o de saída (30 graus) e o central (25 graus). O de ataque é 19 graus.
Essas dimensões colocam o Captur a meio termo entre os SUVs compactos, como T-Cross, Tracker e Renegade, e os intermediários, como Jeep Compass, Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Nesse contexto, o Caputur 2022, sempre com tração 2WD, parece estar em uma classe dimensional ligeiramente acima dos maiores SUVs compactos - Honda HR-V e Hyundai Creta - e ligeiramente abaixo dos SUVs intermediários (Taos, Compass e Corolla Cross).
Interior
O interior sofreu alterações de acabamento. O design básico do painel é o mesmo, mas as mudanças são claramente percebidas.
A cabine oferece uma renovação total, incluindo novos materiais, macios ao toque, um novo esquema de cores no painel, com detalhes de novos botões e ainda um melhor layout dos botões existentes.
Em termos de tecnologia, nova tela sensível ao toque de 8” com sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay, vale destacar que o software é novo.
O comando dessa central é por meio de um satélite no lado direito do volante, mas melhor seria se tais comandos estivessem no volante (até porque há botões sobrando sem função).
Outro detalhe modificado são os controles do piloto automático, que agora ficavam no volante em vez do console inferior próximo ao freio de mão.
Da mesma forma, acrescentou um novo cartão / chave que permite ligar o motor e o climatizador à distância, enquanto na segurança passou a contar com um sensor de ângulo cego.
Nesta versão topo de gama, em termos de equipamentos de série, ela traz volante multifuncional, 4 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, luzes diurnas Led, sensor de pressão dos pneus, cartão-chave, levantador de janela elétrico, travamento central, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, e climatização automática (mas não digital), faróis de neblina LED com função de curva, sensor crepuscular, sensor de chuva, portas USB nos bancos traseiros e função follow me; faróis full Led, equipamento de áudio Premium Bose com 6 alto-falantes, subwoofer e equalizador digital, sensor de ponto cego, sistema de câmera com visão 360º e partida remota.
Em relação ao espaço interno, o destaque é na traseira, graças ao entre eixos de 2,67 metros. O porta-malas de 437 litros é um dos maiores da categoria - rivalizando com o HR-V.
Mecânica
A cereja do bolo vem com o motor, o novo Renault Captur 2022 possui motor 1.3 TCE Flex, fabricado em parceria com a Mercedes-Benz, e aplicado também no Classe A Sedan, e no Mercedes-Benz GLB.
Quando abastecido com gasolina, este motor oferece 162 CV de potência máxima a 5.500 RPM, e torque de 27,5 kgfm (250 Nm) a 1.600 RPM.
Já com etanol, ele mantém o torque em 27,5 kgfm, mas a potência sobe a 170 cv, nos mesmo 5.500 RPM. Associado a um câmbio automático X-Tronic CVT com 8 marchas simuladas.
Este motor dá ao novo Renault Captur 2022 a possibilidade de acelerar de 0 a 100 km / h em 9,2 segundos , enquanto a velocidade máxima sobe para 190 km / h (dados oficiais da Renault do Brasil).
Comportamento dinâmico
O conjunto mecânico franco-alemão dá a esse SUV um comportamento típico de SUV premium (desses com preços próximos de R$ 300 mil, como o GLB). As acelerações e retomadas são rápidas e precisas. O motor sobe de giro sem gritar ou vibrar - mantendo a suavidade.
Em cidade o Captur Turbo é dócil, previsível e obediente, com uma suspensão macia e voltada ao conforto. Mas onde ele realmente se destaca é na estrada, preferencialmente bem asfaltada, graças ao motor que funciona muito bem acima de 130 km/h, permitindo ultrapassagens seguras e rápidas. E o que é melhor, a rotações abaixo de 3.000 RPM, que se reflete em silêncio interno e suavidade.
A transmissão é suave, e mesmo sendo continuamente variável, caso o motorista queira mais emoção, ela pode simular 8 marchas. Consideramos desnecessário - melhor deixar o CVT funcionar o manter o motor na melhor faixa de rendimento, de forma automática.
Em estradas de terra e trilhas off-road, o Captur 2022 Iconic Flex se mostrou competente. A suspensão absorve todas as irregularidades do piso, o interior se mantém 100% vedado de poeira. Nessas situações de piso, que descreveríamos como off-road de dificuldade média, o SUV francês é muito seguro e desenvolto, graças ao curso longo de suspensão e a boa altura livre do solo coloaboram para um comportamento muito bom na terra e sem sustos.
Já em estrada asfaltada, apesar de o motor oferecer uma performance quase esportiva, o Captur deixa claro que é um SUV, ou seja, um carro com centro de gravidade elevado.
Levando-se isso em consideração, e tomando-se os devidos cuidados, é em estradas de asfalto que o Captur brilha, nesse caso com a precisão típica de um carro premium alemão: disposto, rápido e decidido, transmitindo muita segurança.
Segurança
O Renault Captur 2022 vem com apenas 4 airbags - contra 6 ou 7 dos seus principais concorrentes, tanto acima (Compass e Taos), quanto abaixo (T-Cross, HR-V e Creta). Outro ponto negativo são os freios a tambor na traseira, sendo que nessa faixa de preço próxima a R$ 140 mil, o ideal seriam discos sólidos oferecidos em concorrentes como Taos, Corolla Cross e Compass.
Em termos de sistemas de segurança ativos, ele contém o esperado: controle eletrônico de estabilidade e tração, auxiliar de partida em rampa, e se destaca pelo auxiliar de ponto cego.
Comparativo - Captur x Taos 250 TSI x Compass 270T Flex x Corolla Cross
Desempenho (dados da revista Quatro Rodas)
Desempenho
VW Taos 250 TSI Flex
Jeep Compass 270T Flex
Corolla Cross Flex Hybrid
Renault Captur Turbo X-Tronic
0 a 100 km/h [s]
10,2
10,3
13,4
10
Vel. Máx. [km/h]
194
203
N/D
190
40 a 80 km/h [s]
4,4
4,5
5,4
4,2
80 a 120 km/h [s]
7,4
7,2
9,7
7
Consumo (gasolina - dados da Quatro Rodas; etanol - dados do INMETRO)
Consumo
VW Taos 250 TSI Flex
Jeep Compass 270T Flex
Toyota Corolla Cross Flex Hybrid
Renault Captur Turbo 2022
Cons. Gas. Urb [km/l]
11,4
9,3
18,3
10,4
Cons. Gas. Rod [km/l]
14,3
13
16,9
13,1
Cons. Etn. Urb [km/l]
7
7,2
11,8
7,5
Cons. Etn. Rod [km/l]
9
8,3
9,6
8,3
Capacidades
Capacidades
VW Taos 250 TSI Flex
Jeep Compass 270T Flex
Toyota Corolla Cross Flex Hybrid
Renault Captur Turbo 2022
Porta-malas [L]
498
476
440
437
Comprimento [m]
4,46
4,40
4,46
4,38
Largura [m]
1,84
1,82
1,82
1,81
Entre-eixos[m]
2,68
2,63
2,64
2,67
Altura [m]
1,64
1,63
1,62
1,62
Altura livre do solo [cm]
18,5
20,2
16,1
21,2
Tanque de combustível (l)
51
60
36
50
Preço (válidos para setembro de 2021)
Preço
VW Taos 250 TSI Flex
Jeep Compass 270T Flex
Toyota Corolla Cross Flex Hybrid
Renault Captur Turbo 2022
R$187.285
R$178.890
R$181.190
R$138.490
Conclusão
O Renault Captur 2022 Turbo nesta versão topo de gama, Iconic, se mostra um SUV com excelente performance, muito espaço interno, bom acabamento interior, e de comportamento dinâmico exemplar, resultado do novo motor 1.3 Turbo Flex, e da transmissão automática X-Tronic.
Com seu nível de equipamentos, é uma das melhores relações custo x benefício do segmento.
Ficha Técnica - Renault Captur 2022
FICHA TÉCNCA - CAPTUR
Arquitetura
Carroceria monobloco, dois volumes (SUV), cinco lugares e cinco portas
Motor
1.332 cm³, turbo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta central, bicombustível (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida
Tração
Dianteira 4x2
Potência máxima (ABNT)
170 cv (E) e 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT)
27,5 kgfm (E) e 27,5 kgfm (G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Taxa de compressão
10,5:1
Câmbio
Automático CVT XTRONIC® com opção de trocas sequenciais de 8 velocidades
Direção
Elétrica, com diâmetro de giro de 10,9 m
Suspensão
Dianteira: independente, tipo MacPherson, triângulos inferiorers, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira: semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com sistema antitravamento (ABS)
Pneus/rodas
215/60 R17
Relação de marchas
Modo Drive (D)
Máx.: 2,631:1
Mín.: 0,378:1
Modo Manual (M)
1ª
2,609:1
2ª
1,751:1
3ª
1,255:1
4ª
0,964:1
5ª
0,756:1
6ª
0,602:1
7ª
0,491:1
8ª
0,411:1
Dimensões
4.379 mm de comprimento, 1.813 mm de largura (sem retrovisores), 1.619 mm de altura e 2.673 mm de entre-eixos
Altura livre do solo
212 mm
Ângulos
19° de entrada, 30° de saída e 25° de transposição
Porta-malas
437 litros
Peso em ordem de marcha
1.366 kg
Tanque
50 litros
Consumo (INMETRO)
Com gasolina: 12 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Com etanol: 8,3 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade
Velocidade máxima
190 km/h (E) e 190 km/h (G)
Aceleração 0 - 100 km/h
9,2 segundos (E) e 9,5 segundos (G)
11
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
Se não fosse o maldito câmbio o&m CVT, poderia ser uma boa opção, já que agora puseram um motor que presta na bagaça. Mas com esse câmbio barulhento e ineficiente, não rola. Claro que o vendedor vai dizer que não faz barulho algum, que isso foi arrumado etc. Não caia nessa conversa. Ou faça um bom test drive, obrigatoriamente em rodovia (não aceite se a ccs não autorizar por questão de seguro etc. Tudo conversa fiada, igual na Toyota), averiguando os ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro (esse é o principal problema), rapidez do câmbio nas retomadas (outro problema crônico) e reduções e acelerações no trânsito urbano em uma cidade montanhosa. Se, após essas observações, vc achar que vale a pena, mete bronca, apesar de dar alguns problemas de vez em quando.
CLARAMENTE NO COMPARATIVO MOSTRA O QUÃO SUPERIOR O CAPTUR É CONTRA O CAOS. É UM FATO EVIDENTE. O CAOS PARECE UMA SPACEFOX XING LING, ENQUANTO QUE O CAPTUR TEM UM DESIGN MUITO MELHOR ELABORADO.
já foi tempo que os franceses eram carros complicados de manter ...ja faz tempo que a Renault tem mostrado superioridade em acabamento e motorização frente as boquetagens da JVW.
Se não fosse o maldito câmbio o&m CVT, poderia ser uma boa opção, já que agora puseram um motor que presta na bagaça. Mas com esse câmbio barulhento e ineficiente, não rola. Claro que o vendedor vai dizer que não faz barulho algum, que isso foi arrumado etc. Não caia nessa conversa. Ou faça um bom test drive, obrigatoriamente em rodovia (não aceite se a ccs não autorizar por questão de seguro etc. Tudo conversa fiada, igual na Toyota), averiguando os ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro (esse é o principal problema), rapidez do câmbio nas retomadas (outro problema crônico) e reduções e acelerações no trânsito urbano em uma cidade montanhosa. Se, após essas observações, vc achar que vale a pena, mete bronca, apesar de dar alguns problemas de vez em quando.
ResponderExcluirDa mesma plataforma do Renault Duster que levou 0 estrelas, passo bem longe.
ResponderExcluirCLARAMENTE NO COMPARATIVO MOSTRA O QUÃO SUPERIOR O CAPTUR É CONTRA O CAOS. É UM FATO EVIDENTE. O CAOS PARECE UMA SPACEFOX XING LING, ENQUANTO QUE O CAPTUR TEM UM DESIGN MUITO MELHOR ELABORADO.
ResponderExcluirSÓ LEMBRANDO:
ResponderExcluirJACSWAGEN lembra Fusca, Brasilia, Kombi, Gol. Todos carros do povão.
CARROS POBRES E POPULARES.
VW= MARCA DO POVO EM ALEMÃO.
NAO TEM TRADIÇAO EM LUXO, NEM EM PICAPES, NEM NOS ELÉTRICOS. É UMA MARCA CHINESA DE FATO.
POR ISSO A CAPTUR É UMA COMPRA MAIS ACERTADA E CONTEMPORÂNEA. O CAOS LEMBRA UM DAEWOO DE 1990. ISSO É UM FATO AMIGOS.
POR ISSO É O MAIOR FRACASSO DA DÉCADA. NA DÉC. PASSADA FOI O UP E BOMBAROK.
Finalmente estão assumindo:
ResponderExcluir*T-plastico só compete com tiggo3, cactus e 2008
os OUTROS TODOS SÃO MAIORES E MELHORES...
*Captur concorre HR-V, Creta, Kicks e Tracker
NO FINAL DA AVALIAÇÃO DA QAUTRORODAS:
ResponderExcluirO T-Cross se mostra superior em dirigibilidade, espaço interno e modernidade do conjunto mecânico, mas cobra muito mais por isso.
ou seja, O VW T-CROSS É MELHOR E COBRA MAIS CARO POR ISSO.
VW VENCE
PARABÉNS AO CARBLOG !
ResponderExcluirO MELHOR CONTEÚDO AUTOMOBILÍSTICO DO BRASIL.
óbvio ululante.
ResponderExcluirVW VENCE.
já foi tempo que os franceses eram carros complicados de manter ...ja faz tempo que a Renault tem mostrado superioridade em acabamento e motorização frente as boquetagens da JVW.
ResponderExcluirFrancês sabe fazer baguette, não carro.
ExcluirVW WINS
óbvio ululante.
ResponderExcluirVW VENCE.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.