O Renault Captur chega à linha 2022 mantendo a plataforma do Duster, recebendo um facelift externo, acabamento interior significativamente aprimorado, e, o mais importante, um motor totalmente novo, 1.3 turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Neste artigo reportamos nossas impressões de uso ao longo de uma semana com a versão topo de gama (Iconic).
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
A principal inovação do Captur 2022 é o motor turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, o mesmo usado nos Mercedes-Benz GLB e Classe A Sedan, combinado apenas com uma transmissão automática CVT (contínuamente variável), com 8 marchas simuladas, e que está presente em todas as versões, desde o modelo de acesso, Zen (R$ 124.490) ao topo de gama, Iconic (R$ 138.490), o modelo avaliado.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Caputur 2022 tem um design elegante, com uma proposta com foco preferencialmente urbano, porém com capacidade de enfrentar um off-road leve ou médio (veja aqui), posicionando-se, na gama da Renault, acima do Duster.

Consumo e Desempenho
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - Brasília
Os quadros abaixo comparam os dados de consumo e desempenho do Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex CVT, frente aos do VW T-Cross Highline 250 TSI, Caoa Chery Tiggo 3X Pro e Honda HR-V 1.8 CVT, com grifo azul para o melhor resultado, e vermelho para o pior.

DesempenhoVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo X-Tronic
0 a 100 km/h [s]8,711,214,29,2
Vel. Máx. [km/h]198175172190
ConsumoVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
Cons. Gas. Urb [km/l]111111,211,1
Cons. Gas. Rod [km/l]13,212,312,212
Cons. Etn. Urb [km/l]7,77,77,87,5
Cons. Etn. Rod [km/l]9,38,68,58,3

Dimensões e porte
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT: preço, consumo - avaliação
Apesar de as alterações estéticas externas serem discretas, o Captur é agradável visualmente, e tem porte superior ao dos SUVs compactos de preço similar (T-Cross, Tracker, HR-V e Creta), aproximando-se dos SUVs intermediários (Compass, Corolla Cross e Taos), com seus 4,38 m de comprimento, 1,81 m de largura (sem retrovisores), 1,62 m de altura e 2,673 m de entre-eixos.

Capacidades
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - porta-malas
Os quadros abaixo comparam os dados dimensionais e de capacidades do Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex CVT, frente aos do VW T-Cross Highline 250 TSI, Caoa Chery Tiggo 3X Pro e Honda HR-V 1.8 CVT, com grifo azul para o melhor resultado, e vermelho para o pior.

CapacidadesVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
Porta-malas [L]373437420437
Comprimento [m]4,204,334,204,38
Largura [m]1,761,771,761,81
Entre-eixos[m]2,652,612,552,67
Altura [m]1,571,581,571,62
Altura livre do solo [cm]19,117,715,721,2
Tanque de combustível (l)52605050

As maçanetas externas das portas com aperto natural são muito confortáveis de serem operadas, e as portas cobrem as soleiras, mantendo-as limpas. As caixas de rodas cobertas com plástico preto são tradicionais dos SUVs.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur tem um assento de motorista que o coloca em uma posição visivelmente mais alta que a média dos crossovers, o que agrada os motoristas que gostam de uma posição elevada de condução .
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - posição de dirigir
O interior do Captur, nesta linha 2022, parece e é mais rico e requintado - por exemplo, devido ao acabamento de material macio no painel frontal. O velocímetro digital também têm uma aparência melhor.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O ambiente interno é elegante e apresenta boa qualidade dos materiais de acabamento, e ainda recebeu iluminação interior personalizável.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
Destaque para o interior do Captur são os porta-copos inteligentes no túnel central, que são eficazes em sustentar garrafas de água ou refringentes mesmo nas circunstâncias nas quais o carro esteja circulando em terrenos acidentados, ou em aceleração e desaceleração.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - interior - painel
O sistema multimídia é novo e conta com um botão de controle de volume e um botão físico voltar à tela inicial. O software é o Easy Link, que poderia ser modernizado. Às vezes, ele fica muito lento e, ocasionalmente, ocorrem bugs. E os gráficos são defasados. A única maneira de dar uma aparência mais atualizada é conectar um smartphone para ativar a interface Apple CarPlay ou Android Auto compatível com o sistema. Como ponto positivo o som BOSE, de alta qualidade, e as câmeras frontal, lateral e de 360 graus.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - multimídia
Em termos de visibilidade, os retrovisores externos do Captur são um pouco menores que o desejável, porém a coluna A não limita tanto a visão frontal.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur tem um excelente espaço para os bancos traseiros - crédito da distância entre eixos de 2,67 metros (a maior do segmento compacto e em linha com os intermediários). O fato de as portas cobrirem as soleiras, e que as deixam limpas, permite que se entre no carro sem correr o risco de sujar a calça. Nesta versão de topo há a conveniência adicional do par de conectores USB para os passageiros traseiros.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - espaço traseiro
O porta-malas comporta 437 litros, e é cômodo em termos de transporte de cargas: é fácil de colocar objetos volumosos graças à sua forma mais regular e a porta traseira vertical.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - bancos em couro
Em termos de dinâmica de condução, o Renault Captur 2022 Turbo Flex tem comportamento de carro premium. O motor é suave e silencioso. O ganho de velocidade é progressivo e ao mesmo tempo ativo. O câmbio CVT funciona bem, mas observa-se um atraso quase imperceptível no momento da partida. A conexão através do acelerador é direta: quanto você pressiona, você obtém o mesmo no encosto do banco. E tudo ocorre com muito silêncio e sem vibrações. Gostamos!
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - espaço traseiro
A condução suave e a suspensão confortável são pontos fortes deste crossover da Renault. Ele não têm medo de uma estrada ruim. E em pista lisa é igualmente bom, e é onde o motor turbo pode demonstrar a elasticidade e disposição.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - interior
O volante é leve e, com o aumento da velocidade, vai ficando progressivamente mais pesado. A força de feedback é pequena, mas é sempre fácil determinar em que ângulo as rodas giram. O Captur 2022 tem ótima estabilidade em linha reta.

Preço

Preço
VW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
R$146.200R$133.800R$99.990R$138.490

Conclusão
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur 2022 é um SUV com mecânica de carro premium (Mercedes-Benz), muito disposto em termos de performance, excelente espaço interno e com suavidade de funcionamento.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - traseira
O preço x equipamentos o coloca como líder em termos de custo x benefício.

Vídeo - Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex



Ficha Técnica - Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex

FICHA TÉCNCA - CAPTUR
ArquiteturaCarroceria monobloco, dois volumes (SUV), cinco lugares e cinco portas
Motor1.332 cm³, turbo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta central, bicombustível (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida
TraçãoDianteira 4x2
Potência máxima (ABNT)170 cv (E) e 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT)27,5 kgfm (E) e 27,5 kgfm (G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Taxa de compressão10,5:1
CâmbioAutomático CVT XTRONIC® com opção de trocas sequenciais de 8 velocidades
DireçãoElétrica, com diâmetro de giro de 10,9 m
SuspensãoDianteira: independente, tipo MacPherson, triângulos inferiorers, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira: semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
FreiosDiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira com sistema antitravamento (ABS)
Pneus/rodas215/60 R17
Relação de marchas
Modo Drive (D)Máx.: 2,631:1Mín.: 0,378:1
Modo Manual (M)
2,609:1
1,751:1
1,255:1
0,964:1
0,756:1
0,602:1
0,491:1
0,411:1
Dimensões4.379 mm de comprimento, 1.813 mm de largura (sem retrovisores), 1.619 mm de altura e 2.673 mm de entre-eixos
Altura livre do solo212 mm
Ângulos19° de entrada, 30° de saída e 25° de transposição
Porta-malas437 litros
Peso em ordem de marcha1.366 kg
Tanque50 litros
Consumo (INMETRO)Com gasolina: 12 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Com etanol: 8,3 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade
Velocidade máxima190 km/h (E) e 190 km/h (G)
Aceleração 0 - 100 km/h9,2 segundos (E) e 9,5 segundos (G)

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Jumenta, vc não viu a matéria? O concorrente é o T-cross topo de linha 1.4 TSI

      O nivus 1.0 manco não chega nem perto desse carro.

      Chupa essa, quenga arrombada.

      Excluir
    2. O concorrente do Nivus seria o Tiggo 3x. Na comparação da matéria está misturando carros de preço e segmentos diferentes.

      A comparação justa e correta seria:
      T-Cross 1.4 Tsi x Hrv 1.5 Turbo x Tiggo 5X 1.5 Turbo x Captur 1.3 Turbo.

      Excluir
  2. Tinha de comparar com o Tiggo 5X, não com o Tiggo 3.

    ResponderExcluir
  3. PREVEJO A CONCORRÊNCIA EM APUROS.

    VW NÃO ESTÁ BRINCANDO EM SERVIÇO.

    QUEM AVISA AMIGO É.

    DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI.

    VW, A MAIOR DE TODAS AS MONTADORAS, ESPANCANDO A CONCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É QUASE TODA SEMANA UM LANÇAMENTO DO GRUPO VW.

      VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE.

      Excluir
    2. AUTOMOTIVE TRUTA, CHARLOTTE E MeuC*Sujo ESTÃO DESESPERADAS

      Excluir
  4. ELE ESPANCA O CAOS SEM DÓ. FORA QUE A RENAULT TEM MAIS PRESTÍGIO QUE A JACSWAGEN. É UMA QUESTÃO DE FATOS E APENAS FATOS.

    CHUPA QUENGA.
    CHUPA UNK"CU"NOWN. PEGA NO MEU P@U.
    LEVOU ENRABADA.

    #LibertemOFufuca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparem como falta intelecto ao sr. "AUTOMOTIVE TRUTA”, suposto “comprador” das mercedinhas e bms...


      Somente defeca pela cavidade oral.

 Sem berço.

      SIM !!!


      É um favor que esses clientes fazem, em nome da distinção das marcas do grupo VW, sequer sondar comprar essas obras primas.



      O Grupo VW despreza uma clientela desse naipe.

      Excluir
  5. Finalmente estão assumindo:

    *T-plastico só compete com tiggo3, cactus e 2008
    (os OUTROS TODOS SÃO MAIORES E MELHORES)

    *Captur concorre HR-V, Creta, Kicks e Tracker


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGORA CHEGOU A HORA DE TOMAR SEU REMEDINHO DA TARDE PARA SE ACALMAR E NÃO ENTRAR EM DESESPERO TODA VEZ QUE A VW ESPANCA O SEU BUMBUM...



      SEJA UM BOM GAROTO "CHARLLOTE"

      ESPECIFIQUE DIREITINHO PRO PAPAI E SEJA UM BOM GAROTINHO "CHARLLOTE" !

      SENÃO VC NÃO VAI GANHAR DA VW UM SALSICHÃO QUE VC TANTO GOSTA !




      Excluir
  6. Tinha que ter o maldito câmbio CVT dos infernos. Nesse preço da top, a Tracker é a escolha mais natural, pois é mais bem resolvida e sem câmbio O&M que só montadora boqueta usa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE NADA. VW T-CROSS É A MELHOR COMPRA.

      BASTA VER "QUEM" A QUATRORODAS INDICA.

      Excluir
  7. Faltou comparação com Tracker 1.2 topo de linha

    ResponderExcluir
  8. QUE NADA. VW T-CROSS É A MELHOR COMPRA.

    BASTA VER "QUEM" A QUATRORODAS INDICA.

    ResponderExcluir
  9. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor que a merda do novo Creta? mais forte mais quitado do que aquela carroça do novo Creta

    ResponderExcluir
  10. VW eu não compro nunca mais, em 93 pegaram o AP 1.8 e tiraram mancais, como resultado com 50 mil km era lixo. Ainda assim comprei uma parati turbo, outra bomba, tanto que nao se ve nenhum desses na rua. Quem mete o pau no cambio CVT é que não entende nada ... um câmbio sequencial comum seria uma escada com seus degraus, ja um CVT é uma ladeira ... 1000x mais inteligente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem