O
mercado automotivo brasileiro registra 6.739 carros e comerciais leves emplacados em setembro de 2021, com dados computados até o dia 1.
A média de vendas por dia útil está em 6.739 unidades - retração de -6,4% relativamente ao fechamento do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora italiana Fiat, com 21,8% de participação, seguida da alemã Volkswagen, agora com 17,2%.
A terceira é a japonesa Toyota, com 11,5%, enquanto a norte-americana Chevrolet é a 4ª, com 8,7%.
Disputa Caoa-Chery x Nissan
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 23,10%, seguida da VW com 15,56%.
Ranking - montadoras mais vendidas - setembro (1) de 2021
Rank | Marca | Setembro | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 1.470 | 21,8% | 307.917 | 23,10% |
2 | Volkswagen | 1.159 | 17,2% | 207.400 | 15,56% |
3 | Toyota | 774 | 11,5% | 115.319 | 8,65% |
4 | GM | 584 | 8,7% | 143.492 | 10,76% |
5 | Jeep | 582 | 8,6% | 100.911 | 7,57% |
6 | Hyundai | 472 | 7,0% | 125.497 | 9,41% |
7 | Honda | 364 | 5,4% | 54.604 | 4,10% |
8 | Renault | 260 | 3,9% | 90.753 | 6,81% |
9 | Nissan | 229 | 3,4% | 43.432 | 3,26% |
10 | CAOA Chery | 156 | 2,3% | 23.953 | 1,80% |
11 | Citroen | 123 | 1,8% | 13888 | 1,04% |
12 | Ford | 99 | 1,5% | 29.831 | 2,24% |
13 | BMW | 90 | 1,3% | 9.343 | 0,70% |
14 | Mitsubishi | 81 | 1,2% | 13.192 | 0,99% |
15 | Peugeot | 55 | 0,8% | 17.558 | 1,32% |
16 | Volvo | 37 | 0,5% | 5.324 | 0,40% |
17 | Audi | 31 | 0,5% | 4.093 | 0,31% |
18 | Kia | 27 | 0,4% | 3.253 | 0,24% |
19 | Mercedes | 26 | 0,4% | 5.078 | 0,38% |
20 | VW-MAN | 21 | 0,3% | 2.373 | 0,18% |
21 | Land Rover | 20 | 0,3% | 3.368 | 0,25% |
22 | Troller | 14 | 0,2% | 903 | 0,07% |
23 | RAM | 14 | 0,2% | 2.457 | 0,18% |
24 | Iveco | 11 | 0,2% | 2.177 | 0,16% |
25 | Mini | 9 | 0,1% | 754 | 0,06% |
26 | Porsche | 9 | 0,1% | 2.350 | 0,18% |
27 | Lexus | 5 | 0,1% | 248 | 0,02% |
28 | Suzuki | 3 | 0,0% | 1.229 | 0,09% |
29 | JAC | 1 | 0,0% | 560 | 0,04% |
30 | Dodge | 1 | 0,0% | 167 | 0,01% |
31 | Foton | 0 | 0,0% | 143 | 0,01% |
32 | Subaru | 0 | 0,0% | 303 | 0,02% |
33 | Jaguar | 0 | 0,0% | 165 | 0,01% |
Ranking - carros mais vendidos - setembro (1) de 2021
Média diárias | 7.196 | 6.739 | -6,4% | 7.706 |
Totais | 158.319 | 6.739 | -10,6% | 1.333.108 |
Rank | Modelo | Ago | Set | ΔSt/Ag | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 9.111 | 387 | -10,8% | 80.000 |
2 | VW/GOL | 4.082 | 367 | 88,8% | 43.222 |
3 | JEEP/COMPASS | 6.819 | 346 | 6,6% | 46.384 |
4 | FIAT/TORO | 6.685 | 313 | -1,7% | 48.110 |
5 | FIAT/MOBI | 7.538 | 253 | -29,5% | 55.202 |
6 | VW/T CROSS | 6.698 | 244 | -23,5% | 39.512 |
7 | HYUNDAI/HB20 | 6.795 | 236 | -27,1% | 60.235 |
8 | JEEP/RENEGADE | 6.710 | 235 | -26,5% | 54.405 |
9 | TOYOTA/COROLLA | 4.354 | 226 | 9,0% | 28.401 |
10 | TOYOTA/HILUX | 4.363 | 220 | 5,9% | 28.394 |
11 | GM/TRACKER | 1.293 | 216 | 250,8% | 28.878 |
12 | FIAT/ARGO | 7.711 | 171 | -53,4% | 60.678 |
13 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 4.789 | 167 | -26,8% | 20.333 |
14 | HONDA/HR-V | 3.878 | 163 | -11,7% | 25.125 |
15 | NISSAN/KICKS | 2.955 | 155 | 10,2% | 25.307 |
16 | GM/S10 | 4.798 | 146 | -36,1% | 21.868 |
17 | HYUNDAI/CRETA | 4.822 | 138 | -39,9% | 42.720 |
18 | VW/NIVUS | 3.626 | 138 | -20,1% | 27.204 |
19 | FIAT/FIORINO | 1.790 | 127 | 49,0% | 13.954 |
20 | VW/VOYAGE | 1.594 | 113 | 48,9% | 16.921 |
21 | GM/ONIX | 410 | 110 | 463,4% | 43.414 |
22 | RENAULT/KWID | 3.764 | 110 | -38,6% | 37.923 |
23 | CITROEN/C4 CACTUS | 1.690 | 104 | 29,2% | 11.381 |
24 | FIAT/CRONOS | 1.855 | 102 | 15,5% | 14.792 |
25 | FORD/RANGER | 2.180 | 89 | -14,3% | 13.898 |
26 | HONDA/CIVIC | 1.578 | 78 | 3,8% | 12.194 |
27 | VW/SAVEIRO | 1.561 | 74 | -0,4% | 18.614 |
28 | HYUNDAI/HB20S | 2.197 | 71 | -32,1% | 16.767 |
29 | VW/FOX | 926 | 69 | 56,5% | 13.682 |
30 | HONDA/WR-V | 1.131 | 69 | 28,1% | 6.595 |
31 | FIAT/SIENA | 1.391 | 67 | 1,2% | 9.648 |
32 | NISSAN/FRONTIER | 1.161 | 64 | 15,8% | 6.901 |
33 | TOYOTA/YARIS HB | 1.655 | 59 | -25,1% | 16.250 |
34 | MITSUBISHI/L200 | 1.045 | 59 | 18,6% | 7.968 |
35 | GM/ONIX PLUS | 267 | 56 | 340,4% | 29.896 |
36 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.212 | 55 | -4,7% | 8.609 |
37 | RENAULT/OROCH | 986 | 47 | 0,1% | 8.853 |
38 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 1.383 | 45 | -31,7% | 6.096 |
39 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.495 | 42 | -41,0% | 8.162 |
40 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 971 | 41 | -11,3% | 9.854 |
41 | VW/AMAROK | 909 | 41 | -5,3% | 5.103 |
42 | VW/TAOS | 1.070 | 40 | -21,5% | 2.600 |
43 | VW/VIRTUS | 1.458 | 36 | -48,1% | 16.445 |
44 | HONDA/CITY | 848 | 34 | -15,8% | 5.064 |
45 | BMW/320I | 515 | 34 | 38,6% | 3.884 |
46 | RENAULT/MASTER | 789 | 30 | -20,2% | 5.484 |
47 | GM/CRUZE SEDAN | 933 | 28 | -37,0% | 3.684 |
48 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 412 | 27 | 37,6% | 2.343 |
49 | PEUGEOT/208 | 1.220 | 26 | -55,2% | 8.935 |
50 | VW/POLO | 937 | 25 | -44,0% | 16.604 |
51 | BMW/X1 | 323 | 24 | 56,0% | 2.134 |
52 | FIAT/UNO | 1.894 | 23 | -74,5% | 18.660 |
53 | RENAULT/SANDERO | 903 | 21 | -51,2% | 10.195 |
54 | CAOA CHERY/TIGGO 3X | 635 | 21 | -30,6% | 1.360 |
55 | MAN-VW/EXPRESS | 424 | 21 | 4,0% | 2.373 |
56 | RENAULT/CAPTUR | 576 | 20 | -27,1% | 4.559 |
57 | VOLVO/XC60 | 459 | 19 | -13,1% | 2.335 |
58 | HYUNDAI/HR | 327 | 18 | 15,6% | 2.290 |
59 | RENAULT/LOGAN | 518 | 17 | -31,1% | 7.225 |
60 | HONDA/FIT | 569 | 17 | -37,3% | 5.373 |
61 | CITROEN/JUMPY | 374 | 17 | -4,5% | 2.057 |
62 | RENAULT/DUSTER | 945 | 15 | -66,7% | 16.441 |
63 | KIA/K2500 | 293 | 15 | 7,5% | 1.495 |
64 | PEUGEOT/2008 | 655 | 14 | -55,1% | 5.061 |
65 | TROLLER/T4 | 159 | 14 | 84,9% | 903 |
66 | AUDI/Q5 | 284 | 14 | 3,5% | 852 |
67 | GM/SPIN | 435 | 13 | -37,2% | 9.656 |
68 | RAM/2500 | 368 | 13 | -25,8% | 2.027 |
69 | FIAT/DUCATO | 228 | 13 | 19,7% | 1.726 |
70 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 387 | 11 | -40,3% | 2.159 |
71 | MITSUBISHI/Outlander | 279 | 11 | -17,2% | 1.955 |
72 | FIAT/DOBLO | 754 | 10 | -72,1% | 4.515 |
73 | VOLVO/XC40 | 248 | 10 | -15,3% | 2.195 |
74 | HYUNDAI/IX35 | 293 | 9 | -35,5% | 2.041 |
75 | M.BENZ/CLASSE GLB | 294 | 9 | -35,7% | 1.996 |
76 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 277 | 9 | -31,8% | 1.529 |
77 | IVECO/DAILY 35-150 | 208 | 9 | -9,1% | 1.563 |
78 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 395 | 8 | -57,5% | 3.419 |
79 | AUDI/Q3 | 151 | 8 | 11,3% | 1.547 |
80 | VOLVO/XC90 | 93 | 8 | 80,6% | 683 |
81 | LAND ROVER/DEFENDER | 91 | 8 | 84,6% | 523 |
82 | BMW/Z4 | 68 | 8 | 147,1% | 304 |
83 | VW/JETTA | 182 | 7 | -19,2% | 2.490 |
84 | GM/TRAILBLAZER | 403 | 7 | -63,5% | 2.222 |
85 | GM/CRUZE HB | 322 | 7 | -54,3% | 1.298 |
86 | PEUGEOT/EXPERT | 445 | 7 | -67,0% | 2.541 |
87 | NISSAN/V-DRIVE | 451 | 6 | -72,1% | 4.843 |
88 | LAND ROVER/EVOQUE | 67 | 6 | 88,1% | 783 |
89 | TOYOTA/RAV4 | 69 | 6 | 82,6% | 650 |
90 | PEUGEOT/3008 | 65 | 6 | 93,8% | 516 |
91 | BMW/X5 | 98 | 6 | 28,6% | 494 |
92 | MINI/COOPER | 89 | 6 | 41,6% | 469 |
93 | CHAMONIX/S90 | 9 | 6 | 1300,0% | 39 |
94 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 74 | 6 | 70,3% | 567 |
95 | VW/TIGUAN | 230 | 5 | -54,3% | 2.994 |
96 | M.BENZ/GLC | 53 | 5 | 98,1% | 455 |
97 | KIA/CARNIVAL | 28 | 5 | 275,0% | 39 |
98 | NISSAN/VERSA | 247 | 4 | -66,0% | 6.306 |
99 | FORD/TERRITORY | 170 | 4 | -50,6% | 1.779 |
100 | LAND ROVER/DISCOVERY | 47 | 4 | 78,7% | 1.253 |
101 | KIA/SPORTAGE | 99 | 4 | -15,2% | 876 |
102 | BMW/X3 | 117 | 4 | -28,2% | 568 |
103 | PORSCHE/MACAN | 101 | 4 | -16,8% | 506 |
104 | FIAT/DOBLO | 66 | 4 | 27,3% | 608 |
105 | PORSCHE/911 | 65 | 3 | -3,1% | 736 |
106 | FORD/BRONCO | 106 | 3 | -40,6% | 609 |
107 | KIA/CERATO | 93 | 3 | -32,3% | 606 |
108 | AUDI/A4 | 33 | 3 | 90,9% | 419 |
109 | BMW/330E | 103 | 3 | -38,8% | 315 |
110 | HONDA/CRV | 68 | 3 | -7,4% | 245 |
111 | MINI/COOPER SCYMAN | 39 | 3 | 61,5% | 215 |
112 | AUDI/E TRON | 47 | 3 | 34,0% | 136 |
113 | DFSK/V21 | 73 | 3 | -13,7% | 342 |
114 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 94 | 2 | -55,3% | 525 |
115 | PORSCHE/CAYENNE | 91 | 2 | -53,8% | 462 |
116 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 62 | 2 | -32,3% | 446 |
117 | CAOA CHERY/ARRIZO 5 | 10 | 2 | 320,0% | 412 |
118 | M.BENZ/CLASSE A | 37 | 2 | 13,5% | 306 |
119 | BMW/X6 | 34 | 2 | 23,5% | 158 |
120 | AUDI/Q8 | 10 | 2 | 320,0% | 147 |
121 | LEXUS/NX300 | 30 | 2 | 40,0% | 128 |
122 | LEXUS/UX250H | 13 | 2 | 223,1% | 98 |
123 | BMW/M235I | 16 | 2 | 162,5% | 87 |
124 | BMW/218I | 18 | 2 | 133,3% | 75 |
125 | IVECO/DAILY 30-130 | 111 | 2 | -62,2% | 495 |
126 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 62 | 2 | -32,3% | 474 |
127 | EFFA/V22 | 33 | 2 | 27,3% | 136 |
128 | FORD/KA | 51 | 1 | -58,8% | 8.390 |
129 | FORD/KA SEDAN | 11 | 1 | 90,9% | 1.878 |
130 | MITSUBISHI/PAJERO | 106 | 1 | -80,2% | 1.582 |
131 | M.BENZ/CLASSE C | - | 1 | - | 550 |
132 | SUZUKI/JIMNY | 78 | 1 | -73,1% | 528 |
133 | BMW/X4 | 71 | 1 | -70,4% | 470 |
134 | M.BENZ/GLE | 19 | 1 | 10,5% | 344 |
135 | BMW/X2 | 25 | 1 | -16,0% | 320 |
136 | JAC/T40 | 32 | 1 | -34,4% | 250 |
137 | FORD/MUSTANG | 3 | 1 | 600,0% | 241 |
138 | MITSUBISHI/ASX | 11 | 1 | 90,9% | 156 |
139 | JEEP/WRANGLER | 21 | 1 | 0,0% | 118 |
140 | BMW/M135I | 6 | 1 | 250,0% | 114 |
141 | BMW/I3 | 20 | 1 | 5,0% | 111 |
142 | AUDI/RS6 AVANT | 3 | 1 | 600,0% | 88 |
143 | CITROEN/AIRCROSS | - | 1 | - | 47 |
144 | BMW/M2 | 5 | 1 | 320,0% | 36 |
145 | LEXUS/ES300 | 5 | 1 | 320,0% | 21 |
146 | CHEVROLET/CORVETTE | 4 | 1 | 425,0% | 16 |
147 | GM/MONTANA | 33 | 1 | -36,4% | 2.110 |
148 | RAM/1500 | 47 | 1 | -55,3% | 429 |
149 | PEUGEOT/PARTNER | 54 | 1 | -61,1% | 333 |
150 | PEUGEOT/BOXER | 24 | 1 | -12,5% | 170 |
151 | DODGE/SPRINTER | 24 | 1 | -12,5% | 167 |
152 | CITROEN/JUMPER | 18 | 1 | 16,7% | 107 |
Ranking - maiores grupos automotivos - setembro (1) de 2021
Grupos | Setembro | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 2.256 | 33,48% | 445.075 | 33,39% |
Grupo VW | 1.220 | 18,10% | 216.216 | 16,22% |
Renault-Nissan | 570 | 8,46% | 147.377 | 11,06% |
General Motors | 584 | 8,67% | 143.492 | 10,76% |
Hyundai-Kia | 499 | 7,40% | 128.750 | 9,66% |
Toyota + Lexus | 779 | 11,56% | 115.567 | 8,67% |
Ford + Troller | 113 | 1,68% | 30.734 | 2,31% |
Observação: Coluna "
Δ St/Ag" é um indicador de crescimento / retração no mês e é calculado pela fórmula
∆St/Ag=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
A VW voltando Back to Black.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=TJAfLE39ZZ8
Em acelerada ereção pronta para picar a Fiat.
Fica calma que a falta de chips afetou muito a VW, mas agora quem tá parada é a Toyota, e a VW voltou Back to Black.
ExcluirEste mês será de ampla recuperação para a Volkswagen. Na China, VW jamais perdeu a liderança.
E a segunda devedora do mundo ?
ExcluirToyota ... Deve quem pode .
Vá pesquisar pra não passar vergonha
A Carla adora ver uma ereção ein kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirThieng, vc ainda tá aqui? Pq vc não cumpre sua palavra e vai embora? kkkkkkkk
Dois patéticos kkkkkkk
gol invadiu todos os carros que espelhou mobi caiu hb20 caiu e o compass pernamece em 3
ResponderExcluirTiggo 3x vai a o mesmo caminho do tiggo 5x e o 8 la em dezembro ja esta com 900 unidades o carro ja emplacou 635 esse mes emplacará mais de 700 sobre o Tiggo 7 ja esta se dando bem imagina quando o novo chegar/ Compass se dando bem em 3 lugar
ResponderExcluirTiggo 3X é uma piada, com somente 02 Airbags ! Mas tem os desinformados que compram porque é lançamento ! FATO
Excluirja sei que voce vem pergunta a mesma coisa jlf vc ja disse isso ontem
Excluirvai la compra a renault duster com 0 estrelas seu besta aquilo que é uma piada ou
novo creta de 148 mil
para de propar desinformação
vai ser babaca e compra sua duster seu jlf otario
e seja feliz
eu prefiro o tiggo 5x do que o 3x mas não é piada nenhuma piada é aquela duster ou aquele creta
Excluirdesinformado é que compra duster de 0 estrelas novo creta de quase 150 mil
na verdade quem compra carro zero hoje é desinformado
não me importa
pra acabar a resposta renault duster é muito pior um carro de 0 estrelas e plastico pior do que vw ninguem fala mal ninguem reclama
Excluirquem propa desinformação é quem compra duster hb20 e novo creta
vai entender isso
FATO tambem é que quem compra duster novo creta e hb20 é quem é do diabo e PONTO FINAL
Excluirqual problema do Creta?
ExcluirHyundai é top, melhor q volkisboqueta
Onix voltando com tudo rumo à liderança. Bastou voltar a produzir que os emplacamentos subiram quase 500% em relação ao mês anterior.
ResponderExcluirOutro ponto interessante é a briga dos chineses com os Tiggo 8 e 5 currando jacwagen taos.
pra mim a renault duster é pior do que i shitaos
ExcluirChegou o carregamento de chips na GM.
ResponderExcluirOnix voltando e Tracker decolando.
Que idiota, o pior cego é aquele que não quer ver, com a volta da produção da GM, a tendência é a Jacswagen cair para terceiro e não passar a Fiat. Mas fazer o que, o torcedor tem que torcer, quem sabe o Pablão não manda um adesivo pra ele colocar na Caloi.
ResponderExcluirAmigo vc sabe q estava GM
ExcluirVw e Fiat .
Vw TB não voltou ao normal ..essas três vão voltar a ficar emboladas ...t Cross e nivus ainda sofrendo muito ...fora a chagada do polo reestilizado ,track e novo virtus .
Coitada da VW, que dó, isso é falta de planejamento, tanto ela quanto a GM estão pagando por isso, quando normalizar a GM passa, fica tranquilo, enquanto isso, continua torcendo aí cheerleader.
ExcluirAliás, para quem se diz "engenheiro", seu português está uma lástima, mal consegui entender o que você escreveu, aproveita o tempo livre, que você tem de sobra, e vai estudar um pouquinho, pode até ser catálogo da VW, não tem problema.
Seu português mimimi ...animal ,eu sei que a palavra é ,chegada !
ExcluirMeu celular está com a tela quebrada .
E eu não tenho saco não .
Arrume uma desculpa melhor , você é muito pueril .
q polo reestilizado?
Excluirse a volkisboqueta disse q nao vinha
VW crescendo muito. Primeiro dia já dá uma prévia decomo será o mês. Parabéns, Dona Volks!
ResponderExcluirVw ainda sofrendo muito e se virando como pode ... Mas muita gente querendo tcross e nivus com mm ( eu TB si compraria assim )
ExcluirHain a vovoyota pode caí 26% e a vw não pode caí 20% ...
ResponderExcluirMelhor ler essas asneiras a ser cego .
Polo caminhando pra irrelevância de novo.
ResponderExcluirChevrolet pode Subi com os meses mais Onix nunca mais vai ser o número 1, está mais caro pra compensar o tempo parado só querendo vende versões top
ResponderExcluirUm básico manual é 76 000 valores de tabela que nem tem pra vender kkkk
ExcluirUm aspirado 1.0 básico é 66 000 valores de tabela que nem tem nos estoques kkkk
ExcluirCruze despencando com a volta do Onix Plus kkkk
ResponderExcluirS10 despencando!
ResponderExcluirÉ inacreditável como o Polo sofre nas mãos da VW.
ResponderExcluir-Primeiro foi o Polo Classic. Caro, cheio de problemas, um Córdoba travestido. Resultado fracasso.
-Depois veio o Polo dos faróis redondos. O Rodrigo Platinum odeia ele e com razão. Cheio de problemas, carros sem robustez e teve até um motor 1.0 16V que foi um desastre. Nunca decolou em vendas.
-Agora veio o novo Polo. Vôo de galinha. Vendeu bem nos 2 primeiros anos e agora só ladeira abaixo, caindo quase no esquecimento.
Já pode se juntar a promessa Up e agora o Taos, os campeões do ostracismo. A VW só vai viver de Gol, Nivus e T-Cross. E só.
Voyage está morto, Fox está dizendo adeus, Amarok é coadjuvante, Taos nem se fala...só fracasso atrás de fracasso!!!
#LibertemoFufuca
quem Compra essa porcaria de duster novo creta ou hb20 é quem é do diabo
ResponderExcluirCHEVROLET IS BACK
ResponderExcluiresse mês vende 5000 Tracker + 5000 onix
Thienga é maluca, TrincaEixo e Nivus com produçao normal,
ResponderExcluirsobrando tanto q desovaram 2000 nas LOCADORAS
E PELO VISTO DESOVA DE GOL CONTINUA...
Ônix e Ônix Plus esse mês junto cima Trackee vão levar a GM lá pra cima novamente e quando voltar os três turnos de obra segura a gigante
ResponderExcluirEu só quero ver no final do mês, início de mês e o pessoal ovulando (c4c e o thieng) por umas vendas aí...
ResponderExcluirMelhor termometro para saber que todos os lançamentos recentes da marca são UM FRACASSO é constatar que o carro mais vendido é um modelo que já está há 40 anos no mercado.
ResponderExcluirOs mimizentos dirão que o FRACASSO se dá por conta da falta de chips ...faz sentido o GOL é tão velho que ainda usa TRANSISTOR !! KKKKKKKK
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.