Após quase cinco meses parada, a fábrica da General Motors em Gravataí (RS), responsável pela produção do Novo Onix, voltará a operar no próximo dia 16 de agosto.
A fábrica ficou parada por um grande período por escassez de semicondutores, e agora voltará a operar, inicialmente, em apenas um turno de trabalho. Entretanto, apesar do retorno da produção, a recuperação de mercado da GM levará um tempo, segundo analistas ouvidos por reportagem da CNN Brasil e do jornal O Estado de São Paulo.
O Novo Onix responde por 40% das vendas da GM, e foi o líder de mercado no Brasil nos últimos 5 anos. Com o fim de produção, a GM perdeu o pódio em janeiro e está em terceiro lugar no acumulado do ano, atrás de Fiat e Volkswagen. Há um ano, o share da GM era de 17,5%. Em 2021 despencou para 11,5%. Nos últimos três meses isolados, ficou na sétima posição, atrás também de Hyundai, Toyota, Jeep e Renault.
A escassez de semi-condutores afeta todo o setor, mas a GM foi a mais prejudicada. Segundo a GM, o Onix usa cerca de mil semicondutores e sistemas integrados, até o dobro do que outros modelos da mesma categoria.
Entretanto, segundo Jaime Ardila, que já foi presidente da GM do Brasil e da América do Sul, e atualmente é sócio da consultoria Hawksbill Group, com sede nos EUA, em entrevista à reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", a falta maior de chip para a GM e outras empresas "é resultado da estratégia das companhias de privilegiar veículos mais rentáveis nos EUA e na China, e deixar a América Latina com prioridade menor". Ou seja, para o executivo, como há uma escassez mundial, a montadora que opera globalmente privilegia os locais que tem maior rentabilidade.
Porém, segundo tal executivo, tal situação é "temporária e deve melhorar até o fim do ano".
A parada da fábrica da GM, que produz seu principal produto não afeta os investimentos, já que a GM está bancando grande reforma na fábrica de São Caetano do Sul (SP) para a produção da nova picape Montana.
Sem corte de empregos
Apesar das fábricas paradas, segundo a reportagem do Estadão não há planos de redução de mão de obra. Ao contrário, na fábrica de São José dos Campos (SP) aponta-se uma criação do terceiro turno de produção quando a oferta de chips normalizar. A fábrica já contratou 450 trabalhadores temporários este no.
Além da fábrica de Gravataí, no dia 26, a fábrica de São Caetano retorna parcialmente no dia 26 com cerca de 2 mil funcionários.
Fonte: CNN Brasil / O Estado de São Paulo
A Gm voltará a produzir, mas tende a ficar atrás da Volkswagen, que, em breve, deve reassumir a vice, já que a Toyota está começando a capengar.
ResponderExcluirVW tem no pipeline o Taos, que com oferta normalizada, vai vender muito, sem impactar outros produtos.
Ja a GM sofre com falta de planejamento com falta de chips.
só na sua cabecinha o virtus , um sucesso vai sair de linha ...um carro q vende mais q logan,yaris,cronos,city... vai tomar medicamento jovem.
Excluira vw na china é querida filhão.
agora a menina virou toyota boy?? kkkkkkkkkkkkkkkk
na verdade vc é tudo que estiver perto da vw kkkkk
Durante todo esse tempo parada, a GM como outras montadoras deveriam produzir seus próprios semicondutores (Chips) para não depender de terceiros que preferem priorizar a entrega da indústria de games.
ResponderExcluirA situação nas vendas tende a piorar com esses aumentos constantes, o tal mercado represado trata-se de pessoas jurídicas que compram carros com descontos generosos, o problema daqui pra frente será as locadoras venderem seus usados com novos patamares de preços como de 60 a 70 mil reais, essa conta não fecha, maioria dos brasileiros não comporta esse tipo de valor, nem vou entrar no mérito de IPVA, seguro, juros do financiamento....nosso mercado automotivo já era!
ResponderExcluirFinamemte o carro nacional com maior quantidade de chips e semi-condutores, mais tecnologia embarcada, voltará a ser produzido.
ResponderExcluirEm menor quantidade do que antes
ExcluirA GM fica com esse mimimi de que o Onix tem muitos chips, mas o fato é que ele tem menos chips que o Polo e Virtus.
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-C10LzYZWHbk/YIbXWyVcp8I/AAAAAAAAu-8/89imlbDRvo4Trr_cNX_XzR-zra85Bfr1ACLcBGAsYHQ/s2048/VW-Polo-2022.jpeg
Polo tem painel digital, injeção direta, e plataforma MQB, todos com muito mais chips.
https://1.bp.blogspot.com/-Ei2FL__5eXY/YL4wJ8Cx8dI/AAAAAAAAxU4/ZFls-65A_ZQRx0C_G-d4az3L4LyBy0UpACLcBGAsYHQ/s1920/VW-Polo_Virtus-2022.jpg
O Onix pode ter mais chips que a média, mas o Polo é muito acima da média.
Cadê a prova que eles utilizam mais chips?? A minha está aqui: www.jornalnh.com.br/cotidiano/abc_pra_voce/motores/2021/06/09/se-esta-dificil-para-os-outros--imagina-para-o-onix--que-usa-o-dobro-de-chips.
ExcluirOs Chevrolet tem o OnStar, ParkAssist, StartStop, Sensores de Ponto Cego, Transmissão que se adequa ao perfil do usuário que dirige, Multiplos sensores de segurança com ESC e ASR e Airbags de Cortina que a dupla da Jacswagen nem sonha. Ou seja, os Chevrolet são os mais afetados. A Jacswagen parou de fabricar Polo e Virtus em Maio/Junho, enquanto desde Março nenhum Onix foi fabricado.
desculpe vc já entrou em um POLO pé de boi ou ate mesmo aquele 1.6 ?? esses são os POLOs mais vendidos, não se comparam ao ONIX muito mais tecnológico, a diferença que deve pensar que todos os VW vem com a central VW play, muito boa por sinal, são pouquíssimos exemplares a maioria é tudo analógico
Excluirneto vc deve viver em outro planeta...a maioria dos polos tem mm digital .. sim a moiaria tem botoes físicos ...muito raro é ver aquele que pega só am e fm.
ExcluirNa reportagem fala que Chevrolet está focado nos Estados Unidos e China e deixando de lado a América Latina
ResponderExcluirOnix vai voltar com produção bem fraca!
ExcluirIgual a Ford
ExcluirVai começar bem fraco e nem acho que vai evoluir depois
ResponderExcluirIgual a Ford
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