O Grupo Stellantis comemora os 45 anos do Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, o qual está em preparação para a produção do novo SUV da Fiat do Brasil, o Pulse.
Desta fábrica saem os modelos de veículos Fiat Strada, além do Argo e Mobi, entre outros modelos como Uno, Doblè, Fiorino e Grand Siena.
Em breve, de suas linhas de produção sairá também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim.
Além disso, a Fiat prepara o lançamento de um SUV de formato cupê para 2022, baseado no conceito Fiat Fastback, para concorrer com o VW Nivus.
O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.
A fábrica da Fiat, inaugurada em 9 de julho de 1976, foi a primeira a instalar-se fora do cinturão industrial paulista. Desde o início de suas operações, a presença do Polo Automotivo em Betim vem contribuído para transformar a economia e perfil da cidade mineira e do estado. Ao longo dos anos vem atraindo inúmeros fornecedores, fortalecendo o tecido industrial mineiro.
Hoje, a fábrica é o centro de um polo automotivo que reúne mais de 120 fornecedores em torno de Betim. A atração de fornecedores e adensamento industrial começaram na década de 1990. É o processo chamado de “mineirização”, que permitiu à Fiat operar nos sistemas Just In Time (JIT) e Just In Sequence (JIS), com sucessivos ganhos para sua competitividade.
Esta foi a base para a expansão da produção. A confiabilidade da logística de suprimentos liberou áreas físicas dentro da fábrica, que antes eram utilizadas para estocagem, permitindo a expansão das linhas de produção. Atualmente, cerca de 60% dos itens comprados provêm de fornecedores instalados num raio de até 150 quilômetros da fábrica.
Esse processo possibilitou um impulso na economia de Minas Gerais, consolidando a industrialização do estado. A instalação de novas empresas na região diversificou o parque industrial mineiro, proporcionando um aumento do número de empregos e e de geração de riqueza. O processo de “mineirização” é ininterrupto.
O Polo Automotivo Fiat é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados e tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados.
O Polo Automotivo de Betim emprega 13 mil pessoas, cerca de metade de todos o efetivo de Stellantis na América do Sul.
Se não abusar do preço, vai ser líder em vendas.
ResponderExcluirDOBLE.,.
ResponderExcluirArgo emperiquitado. Nada além disso.
ResponderExcluirVerdade.
ExcluirMas, vamos aos fatos, a Fiat conhece muito bem o consumidor brasileiro. Certamente será mais um sucesso.
Nivus é um Polo empreriquitado, T-Cross é um Virtus empreriquitado, a Ecosport é um Fiesta empreriquitado, o Tracker e um Onix empreriquitado...
ExcluirNivus um polo empiriquetado chega ser um elogio ...aquilo ali nao passa de um GOLZAO.
ExcluirO Nivus vai ser fabricado e vendido na Europa e o Pulse?lá não sai nem do Navio,se o Nivus é um Golzão o Pulse é um Punto de tamanco
ExcluirMeu deus, que sucessão de comentários de fanboys que tem aqui...
ExcluirKkkkkk
Notícia tá meio perdida goiana emprega 14.000 mil então o total seria 26.000 mil funcionários se 14 + 13 = 27000.00 pessoas e ainda tem a fábrica da Argentina ué então lá não tem pessoas trabalhando
ResponderExcluirVocê está enganado amigo.O polo automotivo de Goiana possui 4 mil funcionários FCA + 10.000 de outras empresas que são fornecedores. 14.000 no total.
Excluirô vagner acho q vc não entendeu ? o polo automotivo, é justamente á fabrica e mais as sistematicas, q são empresas fornecedoras. a fábrica é q emprega 4 mil funcionários, mais 10.000 mil das fornecedoras, formando o polo automotivo no total de 14.000 mil. e não o polo q emprega 4.000 é a fabrica q emprega isso q vc citou a propria FCA dis no video q betim eo segundo maior polo automotivo da america do sul eo primeiro é goiana pernambuco
ExcluirLá vem mentiras ou tá desinformado
ResponderExcluirVersões entre 80 e 110 k
ResponderExcluirele tá posicionado, abaixo do renegade. então o mesmo vai subir ? se eu não tiver enganado, se encontra renegade,de entrada por 110 mil. ou tô errado ?
ResponderExcluiracho isso tambem ...atualmente a versao de entrada esta na faixa de 90k ...devem subir para 100k e colocar o Pulse entre 80k na versao de entrada ate uns 120k na top de linha.
ExcluirJá chega para ser currado pelo CrossFox que atualmente está fora de linha.
ResponderExcluirVai vender mais q o trincaeixo com toda a certeza
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluiro blog tá fazendo uma confuzão nesses numeros q não da pra entender direito se o polo de betim emprega metade q são 26 mil no total de empregado na america do sul o polo de goiana emprega 14 mil aí já não seria 26 mil seria 27 mil ou seja os numeros são maiores ou menores prq ainda tem á fabrica da argentina somando 14 mil de goiana e mais á da argentina q não temos esses numeros
ResponderExcluircoitado do novo creta que vai chegar capado em setembro o pulse vai ser uma boa opção
ResponderExcluirRIP Micus, Trinca-Cross e Caos...
ResponderExcluirNunca se sabe o dia de amanhã
ExcluirCarrinho bem mequetrefe esse Pulse, plataforma ratoeira do Argo com design de Uno Vivace, simplesmente ridículo, com certeza só vai vender na baciada para locadoras. Nivus e T-Cross são totalmente superiores, melhores e mais bonitos que essa bagaça aí.
ResponderExcluirPulga
ResponderExcluira frábrica da stellantis de goiana praticamente salvou a de BETIM q antes da JEEP á fiat tava sendo engolida pela HIUNHAY e GM depois da unidade de goiana as coisas começaram a mudar prq começou a entrar din-din
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.