Segundo informações da ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis -, entidade que reúne as empresas do setor, modalidade de aluguel que mais cresceu durante a pandemia alcançou 8% da frota total das locadoras.
Segundo a ABLA, 80 mil veículos, cerca de 8% da frota de 1 milhão de carros do setor no Brasil, já são destinados a este segmento de aluguel. Participação que, segundo o presidente da entidade Paulo Miguel Junior, pode até dobrar no médio prazo.
"O momento atual, no qual mais pessoas preferem evitar transportes coletivos, acelerou a demanda", avalia. "E, sob o ponto de vista do cliente, o carro por assinatura representa ter menos dores de cabeça, já que não há preocupação e gastos com seguro, manutenção, revisões, tributos e principalmente na hora de vender o veículo".
Para Paulo Miguel Junior, a modalidade está se consolidando de maneira semelhante a outros serviços do gênero, a exemplo do streaming, formato que conquistou o mercado audiovisual de filmes e seriados. "É um novo nicho no aluguel de carros, que chama a atenção principalmente de pessoas que valorizam mais o uso que a posse".
Na prática, se trata de um aluguel de longo prazo para pessoas físicas. Em vez de adquirir um veículo, a pessoa o aluga por um, dois ou até três anos. E, ao final do contrato, ao devolver o carro pode renovar a assinatura para ter sempre um veículo novo na garagem.
Conforme a ABLA, na modalidade por assinatura podem ser alugados desde os modelos mais básicos, os chamados veículos de entrada, até os mais equipados e luxuosos. "Estamos diante de uma mudança de cultura, que rapidamente cai no gosto do brasileiro", diz Paulo Miguel Junior.
Toyota lançou esse segmento no Brasil lá em 2019 e todas as outras vieram atrás e a copiaram. As montadoras cansaram de vender carros com baixíssimo percentual de lucro para as locadoras. Mas ainda assim, algumas montadoras desovam os carros na locadora - pra tentar minimizar o fracasso total do carro - como esse exemplo abaixo:
ResponderExcluirhttps://blog.unidas.com.br/content/uploads/2021/01/GolfGTE-e1610996083892.jpg
Eu fiquei com pena do GTE, não teve absolutamente nada de mercado pra ele, coitado kkkkkkkkkkkk
ExcluirAcho que foi um dos maiores fiascos automotivos do Brasil
Conheço 2 pessoas que alugaram o Golf GTE e ambos queriam comprar o carro. O problema do GTE foi a VW que disponibilizou apenas em 3 capitais e muitos depois de experimentar o GTE acabaram de gostar do carro.
ExcluirAndré, sem querer farpar nem nada... mas acho difícil acreditar nisso que vc disse.
ExcluirMas enfim, se realmente for verdade, então a VW foi extramente incompetente no posicionamento desse veículo aqui. Já que teve uma aceitação tão grande, pq morreu antes mesmo de nascer?
Não vejo uma terceira possibilidade. Ou o carro realmente não teve mercado para adquiri-lo, ou tinha mercado mas a VW foi incompetente e não soube vender.
Oxe, mas Diegomes você pode até não gostar de VW (eu na verdade não suporto as fanzetes), mas o Golf é um primor de tecnologia e qualidade.
ExcluirEduardo, mas eu não falei que o carro é ruim. Eu falei apenas que foi um fiasco no Brasil
ExcluirA VW errou (feio) em algum momento, seja no preço do GTE ou na disponibilidade como disse o André e ai citei a incompetência da VW. Pq se o carro é tudo isso mesmo, deveriam ter focado nele, mas não foi o caso né.
O fato é: o GTE chegou morto no Brasil, isso é inquestionável. O carro pode até ser bom,não duvido, mas tmb não vendeu absolutamente nada...
Quase todo Uber que eu pego o cara aluga o carro, ou contrato mensal ou anual, não vejo vantagem para quem roda menos de 100km por dia
ResponderExcluirPara quem roda pouco é prejuízo na certa.
ExcluirAinda é muito caro aluguel de carros , quem aluga na grande maioria são motoristas de aplicativo por causa da crise econômica. O salário médio do Brasileiro é 1.800 reais e pagar 1.500 reais é um preço impraticável pra massa trabalhadora.
ResponderExcluirPois é... ainda tem que melhorar o preço pra valer a pena, mas já é um começo.
ExcluirMaior furada ! Contratos com pacotes de km, uso altamente limitado e é caro.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.