O conglomerado empresarial automotivo brasileiro Caoa venceu disputa arbrital em Frankfurt - Alemanha - contra a Hyundai e obteve o direito de renovar o contrato de importação, produção e distribuição de veículos Hyundai por mais dez anos. Parceiras de longa data no Brasil, em 2017 a Hyundai optou por rescindir o contrato.
A Caoa não concordou e, desde 2018, vinha mantendo a operação por meio de liminares. Agora, com a decisão definitiva, já prepara novos lançamentos.
O contrato dá a Caoa a exclusividade de importar veículos da Hyundai da Coréia do Sul, como o SUV Santa Fe, o sedã médio Elantra, e a fabricação de modelos como o ix35, Tucson e o HR em Anápolis (GO). Já a Hyundai Motors do Brasil mantém a fabricação do HB20 (hatch e sedã) e o do Creta em Piracicaba (SP).
Segundo o Jornal do Carro, a Caoa estuda a fabricação de um modelo compacto, o Xcent, que mede 4 metros de comprimento, 1,66 m de largura e tem distância entre-eixos de 2,43 m, que no Brasil usaria o motor 1.0 do HB20.
Além do Xcent, a Caoa pode começar a fabricar em Anápolis o Elantra, sedã médio concorrente do VW Jetta, Honda Civic, Toyota Corolla e até do Caoa Chery Arrizo 6.
O Elantra já fez muito sucesso no Brasil, e a nova geração cresceu em todas as dimensões: 4,67 metros de comprimento, e 2,72 metros de entre-eixos.
O design dessa nova geração do Elantra está mais esportivo, e o modelo é caracterizado por acabamento premium, a tecnologia de conectividade de ponta, com central multimídia com 10,25 polegadas, painel digital, e compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto, sem fio.
Se vier a ser produzido no Brasil, deverá adotar um motor 2.0 Flex, com câmbio automático de oito marchas.
Entre os importados, a Caoa Hyundai deve retomar a oferta do Santa Fé.
Com informações: Valor
Santa Fe chega para ser currado pelo Taos.
ResponderExcluirElantra já chega currado pelo Jetta.
/dois veículos insignificantes, apesar de ótimos...
ExcluirTaos é descartável perto da Santa Fé, que é de categoria superior. Jetta é uma piada que não vende nada em lugar nenhum. Nem pra ser coadjuvante ele serve.
Excluircomo vc é idiota o tal do TAOS é mais do mesmo da volksboqueta ,ou seja uma tiguan com outra casca mesma plataforma mesmos motores tipico da volksboqueta hiunday é tecnologia de ponta oh imbecil !
ExcluirA concorrência agradece que Hyundai continue sob comando do Sr Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Caoa Vai continuar sendo um grupo de menor expressão, dividido entre multimarcas, e mais focado atualmente em xing ling.
ResponderExcluirxing ling ??? vai la compra seu onix
Excluirgosto muito da caoa
ResponderExcluirnão teve expriencias boas com a hyundai
mas gosto da caoa
Só carro com cara de peixe
ResponderExcluirvai ser curioso vender aki o xcent talvez venda bem mas menos q o hb20
ResponderExcluirEsse Xcent é uma otima opção, se vier a preços de Kwid, na casa de R$55 mil. Desde o fim do Classic, não temos um pequeno sedã para uso no dia a dia. Com preços abaixo de R$60 mil, viria pra ser lider de mercado.
ResponderExcluir2.0 em vez do 1.6 turbo já começa mal.
ResponderExcluirEsse Xcent tem cara de Ka e traseira de Grand Siena rsrs
ResponderExcluirAgora quero ver o maravilhoso Sonata de volta ao Brasil. Já tive dois e o carro é sensacional, nunca tive problemas com o carro. Estou no aguardo para ter outro, isso se o dólar ajudar.
ResponderExcluirentão ficou assim a os importados vao ficar a cargo da CAOA e os nacionais ficam com a Hyndai BR? entao a hyndai BR nunca vai poder trazer ou comercializar carros a nao ser o hb20 e o creta?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.