O
mercado automotivo brasileiro registra 15.808 carros e comerciais leves emplacados em junho de 2021, com dados computados até o dia 2. A média de vendas por dia útil está em 7.904 unidades - retração de -3,2%
relativamente ao mesmo período do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora italiana Fiat, com 23,9% de participação, seguida da alemã Volkswagen, agora com 17,7%.
A japonesa Toyota é a terceira, com 10,5%, enquanto a sul-coreana Hyundai é a 4ª, com 9,1%.
No acumulado do ano, a liderança é da Fiat, com 21,49%, seguida da VW com 17,21%.
Ranking - montadoras mais vendidas - junho (2) de 2021
Rank | Marca | Junho | Acumulado |
Vendas | M Share | Vendas (Y) | Share(Y) |
1 | FIAT | 3.782 | 23,9% | 183.096 | 21,49% |
2 | Volkswagen | 2.793 | 17,7% | 146.581 | 17,21% |
3 | Toyota | 1.655 | 10,5% | 63.740 | 7,48% |
4 | Hyundai | 1.434 | 9,1% | 80.099 | 9,40% |
5 | GM | 1.282 | 8,1% | 114.200 | 13,40% |
6 | Jeep | 1.028 | 6,5% | 60.678 | 7,12% |
7 | Renault | 856 | 5,4% | 57.426 | 6,74% |
8 | Honda | 655 | 4,1% | 34.350 | 4,03% |
9 | Nissan | 481 | 3,0% | 28.216 | 3,31% |
10 | CAOA Chery | 348 | 2,2% | 12.483 | 1,47% |
11 | Peugeot | 328 | 2,1% | 9.241 | 1,08% |
12 | Ford | 218 | 1,4% | 22.863 | 2,68% |
13 | Citroen | 177 | 1,1% | 6.765 | 0,79% |
14 | BMW | 140 | 0,9% | 5.148 | 0,60% |
15 | Mitsubishi | 115 | 0,7% | 7.891 | 0,93% |
16 | Volvo | 82 | 0,5% | 3.139 | 0,37% |
17 | Audi | 62 | 0,4% | 2.324 | 0,27% |
18 | Mercedes | 55 | 0,3% | 2.853 | 0,33% |
19 | RAM | 53 | 0,3% | 1.007 | 0,12% |
20 | Land Rover | 43 | 0,3% | 2.382 | 0,28% |
21 | Kia | 38 | 0,2% | 1.787 | 0,21% |
22 | Iveco | 32 | 0,2% | 1.313 | 0,15% |
23 | Troller | 15 | 0,1% | 458 | 0,05% |
24 | Porsche | 13 | 0,1% | 1.297 | 0,15% |
25 | Suzuki | 13 | 0,1% | 745 | 0,09% |
26 | Mini | 10 | 0,1% | 374 | 0,04% |
27 | JAC | 4 | 0,0% | 252 | 0,03% |
28 | Lexus | 2 | 0,0% | 125 | 0,01% |
29 | Dodge | 2 | 0,0% | 100 | 0,01% |
30 | Foton | 1 | 0,0% | 124 | 0,01% |
31 | Jaguar | 1 | 0,0% | 99 | 0,01% |
Ranking - carros mais vendidos - junho (2) de 2021
Médias diárias | 8.757 | 7.904 | -9,7% | 7.888 |
Totais | 175.138 | 15.808 | -0,7% | 851.956 |
Rank | Modelo | Maio | Junho | ΔJn/Ma | YTD |
1 | FIAT/STRADA | 9.918 | 1.183 | 31,2% | 52.551 |
2 | FIAT/ARGO | 10.929 | 902 | -9,2% | 33.446 |
3 | VW/GOL | 6.795 | 855 | 38,4% | 33.083 |
4 | HYUNDAI/HB20 | 7.290 | 674 | 1,7% | 38.475 |
5 | HYUNDAI/CRETA | 6.983 | 532 | -16,2% | 28.123 |
6 | JEEP/RENEGADE | 7.361 | 520 | -22,3% | 33.625 |
7 | JEEP/COMPASS | 6.135 | 506 | -9,3% | 27.015 |
8 | FIAT/TORO | 3.942 | 503 | 40,4% | 28.687 |
9 | VW/T CROSS | 5.486 | 483 | -3,2% | 26.344 |
10 | TOYOTA/COROLLA CROSS | 3.678 | 424 | 26,8% | 6.028 |
11 | TOYOTA/HILUX | 3.132 | 382 | 34,2% | 16.083 |
12 | RENAULT/KWID | 4.852 | 362 | -17,9% | 23.466 |
13 | FIAT/CRONOS | 1.968 | 361 | 101,8% | 5.208 |
14 | FIAT/MOBI | 7.443 | 358 | -47,1% | 32.185 |
15 | GM/S10 | 1.946 | 354 | 100,1% | 9.816 |
16 | TOYOTA/COROLLA | 3.790 | 329 | -4,5% | 16.686 |
17 | VW/SAVEIRO | 2.457 | 321 | 43,7% | 12.959 |
18 | GM/ONIX | 3.820 | 297 | -14,5% | 39.275 |
19 | HONDA/HR-V | 3.095 | 293 | 4,1% | 16.570 |
20 | NISSAN/KICKS | 2.879 | 277 | 5,8% | 16.196 |
21 | VW/FOX | 2.403 | 247 | 13,1% | 9.989 |
22 | VW/VOYAGE | 2.850 | 245 | -5,4% | 13.525 |
23 | PEUGEOT/2008 | 781 | 230 | 223,9% | 2.817 |
24 | TOYOTA/YARIS HB | 2.176 | 216 | 9,2% | 10.421 |
25 | GM/TRACKER | 4.718 | 200 | -53,4% | 26.337 |
26 | GM/ONIX PLUS | 3.367 | 174 | -43,2% | 27.515 |
27 | CAOA CHERY/TIGGO 8 | 846 | 174 | 126,2% | 3.049 |
28 | VW/VIRTUS | 2.058 | 168 | -10,2% | 11.240 |
29 | HYUNDAI/HB20S | 1.934 | 158 | -10,1% | 9.671 |
30 | VW/NIVUS | 2.836 | 154 | -40,3% | 17.266 |
31 | GM/SPIN | 2.362 | 154 | -28,3% | 6.180 |
32 | CITROEN/C4 CACTUS | 1.500 | 152 | 11,5% | 5.303 |
33 | HONDA/CIVIC | 1.529 | 149 | 7,2% | 6.963 |
34 | TOYOTA/YARIS SEDAN | 1.223 | 145 | 30,4% | 6.514 |
35 | VW/POLO | 2.093 | 143 | -24,8% | 12.842 |
36 | FIAT/UNO | 2.666 | 133 | -45,1% | 12.841 |
37 | FIAT/DOBLO | 537 | 133 | 172,4% | 2.293 |
38 | TOYOTA/HILUX SW4 | 1.087 | 121 | 22,4% | 4.990 |
39 | RENAULT/DUSTER | 2.588 | 116 | -50,7% | 10.713 |
40 | RENAULT/MASTER | 909 | 102 | 23,4% | 3.255 |
41 | RENAULT/LOGAN | 1.198 | 99 | -9,1% | 5.561 |
42 | FIAT/FIORINO | 1.591 | 92 | -36,4% | 8.597 |
43 | VW/AMAROK | 1.103 | 91 | -9,2% | 2.443 |
44 | FORD/KA | 753 | 90 | 31,5% | 7.950 |
45 | RENAULT/SANDERO | 1.309 | 89 | -25,2% | 6.407 |
46 | FIAT/SIENA | 1.164 | 84 | -20,6% | 6.052 |
47 | CAOA CHERY/TIGGO 5X | 1.133 | 83 | -19,4% | 4.632 |
48 | PEUGEOT/208 | 1.141 | 80 | -22,9% | 4.395 |
49 | HONDA/FIT | 756 | 80 | 16,4% | 3.234 |
50 | RENAULT/OROCH | 878 | 77 | -3,5% | 4.973 |
51 | BYD/T3 | 4 | 77 | 21075,0% | 97 |
52 | HONDA/WR-V | 963 | 76 | -13,2% | 4.495 |
53 | MITSUBISHI/L200 | 1.242 | 76 | -32,7% | 4.670 |
54 | NISSAN/FRONTIER | 760 | 76 | 10,0% | 4.061 |
55 | NISSAN/VERSA | 798 | 71 | -2,1% | 5.011 |
56 | FORD/RANGER | 1.430 | 57 | -56,2% | 9.113 |
57 | NISSAN/V-DRIVE | 667 | 56 | -7,6% | 2.848 |
58 | BMW/320I | 557 | 56 | 10,6% | 2.410 |
59 | HONDA/CITY | 657 | 53 | -11,3% | 3.014 |
60 | FORD/TERRITORY | 363 | 47 | 42,4% | 957 |
61 | GM/CRUZE SEDAN | 341 | 46 | 48,4% | 1.581 |
62 | VW/TIGUAN | 483 | 43 | -2,1% | 1.874 |
63 | VOLVO/XC60 | 164 | 42 | 181,7% | 1.078 |
64 | RAM/2500 | 207 | 39 | 107,2% | 756 |
65 | CAOA CHERY/TIGGO 2 | 563 | 38 | -25,8% | 2.026 |
66 | BMW/X1 | 332 | 37 | 22,6% | 1.165 |
67 | HYUNDAI/HR | 306 | 34 | 22,2% | 1.378 |
68 | VOLVO/XC40 | 375 | 30 | -12,0% | 1.546 |
69 | AUDI/Q3 | 233 | 30 | 41,6% | 1.005 |
70 | GM/MONTANA | 519 | 29 | -38,5% | 1.771 |
71 | CAOA CHERY/TIGGO 7 | 345 | 25 | -20,3% | 1.165 |
72 | CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 248 | 23 | 2,0% | 1.254 |
73 | IVECO/DAILY 35-150 | 204 | 23 | 24,0% | 1.005 |
74 | VW/JETTA | 360 | 20 | -38,9% | 1.824 |
75 | FIAT/DUCATO | 247 | 20 | -10,9% | 994 |
76 | LAND ROVER/DISCOVERY | 195 | 19 | 7,2% | 907 |
77 | KIA/K2500 | 179 | 19 | 16,8% | 639 |
78 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 299 | 18 | -33,8% | 1.579 |
79 | HYUNDAI/IX35 | 179 | 18 | 10,6% | 1.296 |
80 | HYUNDAI/TUCSON | 153 | 18 | 29,4% | 1.121 |
81 | TOYOTA/RAV4 | 58 | 17 | 222,4% | 338 |
82 | VW/EXPRESS | 257 | 17 | -27,2% | 1.215 |
83 | PEUGEOT/EXPERT | 482 | 16 | -63,5% | 1.403 |
84 | MITSUBISHI/Outlander | 259 | 15 | -36,3% | 1.109 |
85 | TROLLER/T4 | 142 | 15 | 16,2% | 458 |
86 | CITROEN/C4L | 7 | 15 | 2257,1% | 246 |
87 | M.BENZ/CLASSE GLB | 103 | 14 | 49,5% | 728 |
88 | GM/CRUZE HB | 88 | 14 | 75,0% | 564 |
89 | RAM/1500 | 197 | 14 | -21,8% | 250 |
90 | BMW/X3 | 58 | 13 | 146,6% | 243 |
91 | MITSUBISHI/PAJERO | 199 | 12 | -33,7% | 1.145 |
92 | MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS | 171 | 12 | -22,8% | 851 |
93 | M.BENZ/GLE | 89 | 12 | 48,3% | 249 |
94 | BMW/X2 | 54 | 12 | 144,4% | 192 |
95 | FIAT/DOBLO | 81 | 12 | 63,0% | 227 |
96 | KIA/SPORTAGE | 172 | 11 | -29,7% | 604 |
97 | LAND ROVER/RANGE ROVER | 95 | 11 | 27,4% | 387 |
98 | RENAULT/CAPTUR | 549 | 10 | -80,0% | 3.005 |
99 | FORD/KA SEDAN | 125 | 10 | -12,0% | 1.749 |
100 | GM/TRAILBLAZER | 67 | 10 | 64,2% | 964 |
101 | VOLVO/XC90 | 97 | 10 | 13,4% | 396 |
102 | CITROEN/JUMPY | 385 | 10 | -71,4% | 1.062 |
103 | AUDI/A5 | 20 | 9 | 395,0% | 182 |
104 | IVECO/DAILY 30-130 | 65 | 9 | 52,3% | 201 |
105 | FORD/ECOSPORT | 176 | 8 | -50,0% | 2.840 |
106 | AUDI/A4 | 59 | 8 | 49,2% | 285 |
107 | LAND ROVER/VELAR | 48 | 8 | 83,3% | 146 |
108 | PORSCHE/911 | 128 | 7 | -39,8% | 540 |
109 | SUZUKI/JIMNY SIERRA | 44 | 7 | 75,0% | 265 |
110 | M.BENZ/GLC | 77 | 7 | 0,0% | 258 |
111 | DFSK/V21 | 43 | 7 | 79,1% | 150 |
112 | VW/UP | 26 | 6 | 153,8% | 1.952 |
113 | BMW/X5 | 38 | 6 | 73,7% | 245 |
114 | FORD/MUSTANG | 89 | 6 | -25,8% | 221 |
115 | MINI/COOPER | 45 | 6 | 46,7% | 215 |
116 | CAOA CHERY/ARRIZO 5 | 48 | 5 | 14,6% | 356 |
117 | M.BENZ/CLASSE GLA | 50 | 5 | 10,0% | 107 |
118 | M.BENZ/SPRINTER 416 | 62 | 5 | -11,3% | 325 |
119 | KIA/CERATO | 46 | 4 | -4,3% | 329 |
120 | SUZUKI/JIMNY | 68 | 4 | -35,3% | 291 |
121 | M.BENZ/CLASSEA | 43 | 4 | 2,3% | 211 |
122 | GM/EQUINOX | 31 | 4 | 41,9% | 137 |
123 | MINI/COOPER SCYMAN | 25 | 4 | 76,0% | 126 |
124 | HONDA/CRV | 60 | 4 | -26,7% | 69 |
125 | AUDI/A6 | 10 | 4 | 340,0% | 28 |
126 | BMW/430I | 1 | 4 | 4300,0% | 5 |
127 | TOYOTA/ETIOS HB | 83 | 3 | -60,2% | 1.075 |
128 | LAND ROVER/DEFENDER | 60 | 3 | -45,0% | 348 |
129 | BMW/X4 | 55 | 3 | -40,0% | 276 |
130 | AUDI/Q7 | 17 | 3 | 94,1% | 52 |
131 | LAND ROVER/EVOQUE | 58 | 2 | -62,1% | 594 |
132 | PORSCHE/MACAN | 38 | 2 | -42,1% | 279 |
133 | PORSCHE/CAYENNE | 118 | 2 | -81,4% | 266 |
134 | KIA/RIO | 12 | 2 | 83,3% | 152 |
135 | BMW/Z4 | 45 | 2 | -51,1% | 147 |
136 | JAC/T40 | 23 | 2 | -4,3% | 141 |
137 | SUZUKI/VITARA | 20 | 2 | 10,0% | 137 |
138 | RDK/SULTAN | 19 | 2 | 15,8% | 100 |
139 | BMW/X6 | 17 | 2 | 29,4% | 63 |
140 | LEXUS/NX300 | 13 | 2 | 69,2% | 63 |
141 | JAC/T50 | 9 | 2 | 144,4% | 60 |
142 | AUDI/TT | 7 | 2 | 214,3% | 58 |
143 | PORSCHE/PANAMERA | 17 | 2 | 29,4% | 53 |
144 | KIA/SORENTO | 7 | 2 | 214,3% | 52 |
145 | AUDI/E TRON | 12 | 2 | 83,3% | 43 |
146 | BMW/530E | 11 | 2 | 100,0% | 38 |
147 | JEEP/WRANGLER | 13 | 2 | 69,2% | 35 |
148 | M.BENZ/A45 AMG | 6 | 2 | 266,7% | 21 |
149 | M.BENZ/CLA45 | 6 | 2 | 266,7% | 20 |
150 | M.BENZ/SPRINTER 314 | 48 | 2 | -54,2% | 308 |
151 | DODGE/SPRINTER | 12 | 2 | 83,3% | 98 |
152 | EFFA/V22 | 12 | 2 | 83,3% | 57 |
153 | M.BENZ/CLASSE C | 27 | 1 | -59,3% | 529 |
154 | PEUGEOT/3008 | 86 | 1 | -87,2% | 313 |
155 | AUDI/Q5 | 3 | 1 | 266,7% | 157 |
156 | AUDI/A3 SEDAN | 1 | 1 | 1000,0% | 128 |
157 | AUDI/RSQ3 | 11 | 1 | 0,0% | 128 |
158 | BMW/330E | 18 | 1 | -38,9% | 103 |
159 | FER CAR/NAJA ONE | 25 | 1 | -56,0% | 86 |
160 | AUDI/RS6 AVANT | 6 | 1 | 83,3% | 66 |
161 | JAGUAR/F-TYPE | 14 | 1 | -21,4% | 53 |
162 | BMW/M235I | 10 | 1 | 10,0% | 46 |
163 | M.BENZ/CLA250 | 12 | 1 | -8,3% | 35 |
164 | RENAULT/ZOE | 16 | 1 | -31,3% | 31 |
165 | BMW/M3 | 9 | 1 | 22,2% | 10 |
166 | FIAT/PALIO | - | 1 | - | 6 |
167 | SSANGYONG/ACTYON | - | 1 | - | 2 |
168 | NISSAN/PATHFINDER | - | 1 | - | 1 |
169 | PEUGEOT/BOXER | 10 | 1 | 10,0% | 90 |
170 | FOTON/AUMARK 1039 | 16 | 1 | -31,3% | 87 |
Ranking - maiores grupos automotivos - junho (2) de 2021
Grupos | Junho | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
Stellantis | 5.402 | 34,2% | 262.200 | 30,78% |
Grupo VW | 2.868 | 18,1% | 150.202 | 17,63% |
General Motors | 1.282 | 8,1% | 114.200 | 13,40% |
Renault-Nissan | 1.452 | 9,2% | 93.533 | 11,0% |
Hyundai-Kia | 1.472 | 9,3% | 81.886 | 9,6% |
Toyota + Lexus | 1.657 | 10,5% | 63.865 | 7,50% |
Ford + Troller | 233 | 1,5% | 23.321 | 2,74% |
Observação: Coluna "
Δ Ab/Mç", calculada pela fórmula
∆Ab/Mç=(Vi*(dm/di))/V(m-1), representa a variação percentual entre o volume acumulado no mês corrente (
Vi) multiplicado pela relação entre o total de dias úteis do mês corrente (
dm) e a quantidade de dias uteis no mês até a data (
di), sobre o volume do mês anterior
V(m-1).
Veja mais
rankings de carros e marcas mais vendidos clicando aqui.
Situação difícil da Chevrolet.
ResponderExcluirFalta de componentes dela. Mas anunciaram tem umas duas semanas que compraram 11 mil chips pra Tracker
ExcluirTalvez dê um fôlego a mais, ou não.. vai saber
Crescimento da Caoa chery é forte.
ResponderExcluirSerá que a Caoa Compra a fábrica da Ford Bahia?
ExcluirQue que deu? A Toyota liberou um lote pra localiza? kkkkk
ResponderExcluirEfeito novidade do yaris anabolizado com freio de mão no pé, logo logo passa.
ExcluirToyota Corolla Cross já consolidado no mercado no Top 10 sem abocanhar fatia da marca do seu irmão Corola Sedan, fazendo a marca se consolidar como a terceira marca mais vendida do Brasil, enquanto a GM passa pela parada da produção devido a falta de componentes.
ResponderExcluirDo 1 a 8 são carros com motores aspirados. Pessoal já percebeu que motor turbo é fria.
ResponderExcluirMotor Turbo para quem usa o carro normalmente, tem durabilidade igual ao um carro aspirado. Tenho um carro 2015 com injeção direta e Turbo e desde 0 km até hoje funciona perfeitamente e nunca apresentou nenhuma falha ou precisou trocar uma peça do motor, mas o problema começa quando proprietários aumentam a potência do motor mudando mapa de funcionamento com Chips e etc, fazendo o motor trabalhem acima do limite do que foi projetado pela fábrica.
ExcluirPrefiro aspirado porque é muito mais barato de manter. O Up TSI é muito divertido, mas nada divertido é manter esses carro. E não é só o TSI, tem o THP, excelente e caro de manter, o 1.0 Turbo do Novo Onix.
ExcluirNão tem exceção, turbo é bom e caro de manter.
Situação da linha Polo/Virtus/Nivus muito ruim de vendas. VW do Brasil aumentou demasiadamente esses 3 modelos perante os concorrentes fazendo as vendas desabarem.
ResponderExcluirLançamento do ótimo Nivus provocou fogo amigo nas versões mais caras de Polo e Virtus, mas com o facelift em 22 a linha Polo/Virtus volta forte e renovada. Nivus não dá para comparar com o fraco WR-V 1.5 e demais concorrentes 1.6 aspirados tamanha a superioridade do VW.
ExcluirAGORA SIM COMEÇARAM A FATURAR TORO 2022, ESSE MES A TORO PEGA TOP 10!
ResponderExcluirAcredito que muito em breve Nivus,Virtus é Polo serão descontinuados infelizmente foram mortos pela própria VW !!
ResponderExcluirAcredito ser falta de componentes, em minha cidade esses carros nem como amostra na loja tem.
ExcluirÉ culpa da Volks que aumenta loucamente os preços da linha Polo. Virtus GTS custa 125 mil, Polo com motorzinho de enceradeira passa do 60 mil e por aí vai.
ExcluirSão carros com vendas muito baixas, então, qualquer compra de um lote maior por alguma empresa acaba representando uma grande variação percentual. Só como exemplo: se um carro costuma vender 5 unidades por mês, mas no mês seguinte vende 15, serão 200% de aumento. Aquele Byd é um furgão elétrico. Então é provável que a marca tenha conseguido fechar uma grande venda para alguma empresa importante de logística.
ResponderExcluir2 DIAS DE VENDA
ResponderExcluire vw boqueta apanhando
polo pq nao vendi???? 35o hsahusahusauahsah
Polo mês passado vendeu menos que o Yaris.
ExcluirPera, chamaram o Yaris de natimorto, então o Polo é um morto completo, mas as JacGirls insistem em Chamar Polo de sucesso. Incoerência de JacGirl você só vê aqui 😂😂
Fiat = VD na baciada ; VW = qualidade.
ResponderExcluirQualidade é porta-malas batendo? líquido do arrefecimento caindo nos pés do motorista? Goleta velho projeto de 2008 que bate material de porta?
ExcluirSe isso for qualidade, eu pego umas sucatas, colo tudo em um formato de carro, tbm colo várias tampinhas de refrigerante dos dois lados do carrinho pra parecer rodas e chamo de carroça, ainda deve ser melhor que um Gol/Voyage/Saveiro da vida.
Corolla Cross, Fazendo sucesso devido a alta valorização.
ResponderExcluirCitroen e BMW prestes a engolir a Ford.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.