O Volkswagen Taos será lançado oficialmente no Brasil amanhã, enquanto esta semana a Volkswagen promoveu uma apresentação com test-drive para jornalistas automotivos dos EUA, e neste artigo resumimos uma coletânea de opiniões.
A Automobile Mag disse que, após dirigir o carro, entende porque a Volkswagen fez o Taos baseado na plataforma da Tiguan: espaço interno e praticidade - aspectos valorizados pelo consumidor dos EUA.
No mercado dos EUA, o Taos chega para preencher uma lacuna de mercado abaixo do Tiguan AllSpace. O Tiguan de 1ª geração foi considerado pequeno demais e europeu demais para os americanos. Assim, na segunda geração, a VW fez um Tiguan AllSpace gigantesco para o mercado dos EUA, inclusive com opções de 7 lugares. Entretanto, essa estratégia deixou aberto o espaço de mercado abaixo do Tiguan, para competir com HR-V, Ford Bronco, entre outros.
O Taos é a resposta a essa necessidade, porém corrigindo os erros do Tiguan de 1ª geração, ou seja, oferta muito espaço interno - algo que não é considerado fundamental pelo consumidor europeu.
Essa é a explicação para o Taos ser um dos maiores SUV´s do segmento intermediário, com 4,46 metros de comprimento. Segundo a Automobile Mag, o "comprimento expansivo e a distância entre eixos do Taos se traduzem em um banco traseiro generoso com bastante espaço para as pernas e para a cabeça. Ele também oferece um porta-malas espaçoso de 790 litros (705 litros na versão com nas quatro rodas).
Opinião compartilhada pela Car and Driver, que ressaltou que a distância entre eixos de 2,68 metros dá ao Taos um espaço traseiro enorme.
Além do espaço, a Automobile Mag gostou do acabamento. Segundo os norte-americanos, "os materiais de classe superior e o acabamento fino do interior do Taos (pelo menos nos modelos SEL de gama média e SEL de topo que dirigimos) certamente não se parecem com a oferta de SUV menos caros de qualquer marca. E, no entanto, por mais bonito que seja, e apesar de suas telas totalmente digitais, o layout de controle mantém a simplicidade e facilidade de uso pelas quais a Volkswagen é conhecida".
Segundo a Car and Driver, "os materiais de toque suave são suaves o suficiente e bem colocados, e há o volante familiar e de aro grosso da VW. As opções de assento incluem estofamento de tecido para modelos básicos, couro no topo da linha, e uma combinação de couro sintético / tecido com inserções aderentes para acabamentos SE de nível médio. Todos oferecem bom conforto e excelente visibilidade".
O modelo de acesso tem um painel digital de 8 polegadas, com simulação dos mostradores analógicos, enquanto as versões topo de gama ganham o Active Info Display.
Mecânica
O Taos vendido nos EUA está disponível com apenas 1 motor: 1.5 TSI, de 158 cv e 250 Nm de torque. No caso da versão com tração dianteira, a transmissão é a automática de conversor de torque de 8 marchas. Já para a versão AWD, o câmbio é o DSG de 7 marchas.
O foco do conjunto mecânico é no consumo. Nos testes em Malibu, o Taos FWD apresentou consumo de 11,7 km/l - um pouco abaixo da classificação oficial EPA, de 13,1 km/l.
Em relação à performance, a Automobile Mag diz que "depende de quantas rodas ele opera". A versão FWD - que será ofertada no Brasil - "oferece aceleração rápida, turbo lag quase imperceptível, mudanças suaves de marcha para cima e para baixo. Como um bônus adicional, o motor rodou tão suavemente que, assim que ligamos o som, foi difícil detectar quando o sistema de parada / partida automática (que desliga o motor nos semáforos e o reinicia automaticamente) estava ativo".
Já o TAOS AWD não agradou tanto. Segundo a publicação, o sistema 4Motion usa uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades. Ocorre que na aceleração inicial, o Taos é suave, e após uma pausa de dois segundos ou mais, de repente ele avança brutalmente. Ou seja, falta progressividade.
Em relação à dirigibilidade, o Taos decepcionou um pouco a Automobile Mag: "direção precisa, mas o quando dirigido esportivamente, ele parece "flutuante". Em velocidades elevadas ele não trata bem com saliências de pista - o que é agravado pela suspensão macia.
No quesito asssitência à condução, o Car and Driver ressaltou que o pacote "IQ.Drive de recursos de segurança ativa: controle de cruzeiro adaptativo stop-and-go com assistência semi-automatizada, blindagem ativa monitoramento local, assistência de manutenção de faixa, aviso automático de colisão dianteira e frenagem de emergência" .
Em resumo, a Automobile Mag apontou como pontos fortes do Taos: banco traseiro espaçoso e área de carga, bom desempenho com tração dianteira, interior atraente e bem acabado. Pontos negativos: a versão AWD recebe uma transmissão indisciplinada de dupla embreagem, suspensão excessivamente macia, muito caro.
A Forbes também testou e apontou como ponto forte também o design, além dos itens ditos pela Automobile Mag. Não gostaram do motor supostamente com falta de potência, e "algumas superfícies interiores de baixo custo".
Conclusão
O Volkswagen Taos que será vendido no Brasil é quase o mesmo o ofertado para os americanos, com tração FWD. A diferença aqui será o motor 1.4 TSI Flex, de 150 cv e os mesmos 250 Nm de torque, e a transmissão automática de 6 marchas no lugar AT-8 do Taos fabricado em Puebla (México).
Sendo assim, o modelo nacional tende a agradar também por espaço interno, tecnologia embargada e acabamento.
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Excluir"Em relação à dirigibilidade, o Taos decepcionou um pouco a Automobile Mag: "direção precisa, mas o quando dirigido esportivamente, ele parece "flutuante". Em velocidades elevadas ele não trata bem com saliências de pista - o que é agravado pela suspensão macia. "
ExcluirResumo, dirigindo é uma bosta
mais do mesmo, design de 10 anos atras, irrelevante para o mercado
ResponderExcluirEua é Eua. Aqui é Brasil e os depoimentos são totalmente opostos: https://autoblog.com.ar/2021/05/21/focus-group-volkswagen-taos-opinan-lectores-que-ya-la-manejaron/
ResponderExcluirLEIAM OS DEPOIMENTOS REAIS NO AUTOBLOG ARGENTINA. Todos reclamando do acabamento. Esse chinês mal chegou e já morreu na praia. Fatos e apenas fatos.
Só que nos Estados Unidos vende quase nada tanto que está fora do top10 e as vezes top15, mais no Brasil Volks é uma potência só perde pra Fiat
ResponderExcluirSó que nos Estados Unidos vende quase nada tanto que está fora do top10 e as vezes top15, mais no Brasil Volks é uma potência só perde pra Fiat
ResponderExcluirO melhor ou nada. Como sempre, a VW à frente dos seus concorrentes diretos como GLC ou X3.
ResponderExcluir😂😋😂😂😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂😂🤣😂😂🤣😂🤣🤣🤣🤣😂🤣🤣😂😂🤣😂🤣😂😂🤣🤣😂🤣😂😂🤣😂🤣😂😂🤣😂😂🤣
ExcluirNem dirigiu um, e já deu uma relinchada de Levis kakakaka
É pra competir com o Compass mesmo, até a roda é igual...
ResponderExcluirVamos ver se agora toda a linha vw consegue pelo menos vender mais que o RAV4 lá nos EUA.
ResponderExcluirA VW cada vez mais deixando de querer impor o gosto alemão aos consumidores de outros países, e adotando estratégias de regionalização. Mas sempre mantendo a excelência técnica da engenharia alemã, com pitadas de gosto regional. O Taos e o T-Cross são exemplos, assim como outros muitos carros na China.
ResponderExcluir" Taos FWD apresentou consumo de 11,7 km/l - um pouco abaixo da classificação oficial EPA, de 13,1 km/"
ResponderExcluir"Já o TAOS AWD não agradou tanto. Segundo a publicação, o sistema 4Motion usa uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades. Ocorre que na aceleração inicial, o Taos é suave, e após uma pausa de dois segundos ou mais, de repente ele avança brutalmente. Ou seja, falta progressividade"
Em relação à dirigibilidade, o Taos decepcionou um pouco a Automobile Mag: "direção precisa, mas o quando dirigido esportivamente, ele parece "flutuante". Em velocidades elevadas ele não trata bem com saliências de pista - o que é agravado pela suspensão macia"
"Não gostaram do motor supostamente com falta de potência, e "algumas superfícies interiores de baixo custo".
Resumindo....Beberrão,Flutuante,falta potencia, interior de baixo custo e caro.
Se o Corolla ja andou junto do Compass T270 e superou nas retomadas, esse Taos vai apanhar feio dos dois.
Ja chegou morto.
É impressionante como falam asnices estes "comentadores".
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