A Ram 2500 Laramie edição especial Rodeo teve todas as unidades compradas após somente 10 horas da abertura das vendas. Devido a esse sucesso do modelo, a marca já estuda trazer mais um lote. Criada com exclusividade para o mercado brasileiro, a novidade exibe diferenciais de estilo e, principalmente, vários recursos focados em tornar a maior picape do Brasil mais capaz.
Limitada inicialmente em 100 exemplares, a Ram 2500 Rodeo foi pensada com muito cuidado para atender da melhor forma quem transporta trailers pesados, como os que levam cavalos, por exemplo.
Antes de mais nada, vale lembrar que toda Nova Ram 2500 vendida no país tem capacidade de puxar até 7.861 kg, graças ao poderio do motor Cummins turbo diesel 6,7L de 365 cv e 110,7 kgfm e à segurança dos controles eletrônicos de oscilação do reboque (TSC na sigla inglesa) e de freio do reboque, com ajuste no painel.
Mas somente a Rodeo tem caçamba com preparação de fábrica para reboques do tipo quinta roda, o que praticamente a transforma em um cavalo mecânico.
Para tanto, saem de cena as gavetas laterais RamBox® e entram cinco furos no piso do espaço de carga, sendo um do pino central para engate do “gooseneck” (pescoço de ganso).
Na parte de trás da lateral esquerda da caçamba está a tomada 115 volts e saídas de 4 e 7 pinos para alimentação do trailer.
Além disso, os estribos laterais da Ram 2500 Rodeo são específicos dela, mais longos, cobrindo inclusive o trecho entre a porta de trás e a roda posterior, para facilitar o acesso à área de carga mais próxima à cabine.
Importante ainda destacar que há tampas de proteção para os furos da caçamba, que agora tem volume de 1.628 litros – mais 402 em relação à Laramie “normal” –, fazendo dela a maior entre todas as picapes cabine dupla do Brasil.
No interior da Rodeo, o console dianteiro central deu lugar a um assento extra, aumentando a capacidade para seis ocupantes. Quando não utilizado, esse encosto pode ser baixado, servindo como apoio de braço, porta-objetos e porta-copos triplo.
Estilo
Para acompanhar esses recursos que amplificam alguns dos muitos atributos da picape, a Ram 2500 Rodeo tem aspectos únicos de design. A começar pela grade redesenhada e inteiramente cromada, que se destaca pelos sete frisos horizontais. Outros toques a mais em prata brilhante da Rodeo são os ganchos do para-choque dianteiro.
Logo acima do para-brisa, na porção frontal da capota, o que sobressai é o conjunto de cinco luzes de LED âmbar, as chamadas “cab lights”, que deixam a caminhonete ainda mais fácil de se visualizar.
Na lateral, as rodas de liga leve aro 18” também são exclusivas, mas o que realmente chama a atenção é o emblema Rodeo, inspirado nas fivelas entregues aos campeões de rodeio, esporte apoiado pela marca Ram em todo o continente americano, de Norte a Sul.
Por sinal, cada comprador das 100 unidades da 2500 Rodeo vai ganhar uma fivela de metal com o tradicional carneiro da Ram – veja aqui a evolução do símbolo da marca.
A Ram 2500 Rodeo é oferecida em três cores de carroceria: Marrom Walnut (metálica), Branco Pérola e Preto Diamond - estas duas, perolizadas. Por dentro, o revestimento é sempre na elegante combinação de marrom e bege, opção que já representa mais da metade das escolhas dos compradores da Nova Ram 2500, desde o final de 2019.
Assim como a versão Laramie tradicional, a 2500 Rodeo também esbanja tecnologia a bordo, a exemplo da central multimídia com tela de toque de 12 polegadas e inúmeros recursos, como a possibilidade de dividir o monitor em duas funções. Outros destaques são a câmera 360°, a exclusiva câmera de caçamba e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos.
Estreando entre cavalos
A Ram 2500 Rodeo está fazendo sua primeira aparição pública no 30º Congresso do Cavalo Quarto de Milha, em Araçatuba, no interior paulista. Restrito aos participantes e seguindo todas as atuais normas sanitárias, o evento tem organização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), reunindo uma série de competições entre 26 de maio e 6 de junho, entre outras atividades ligadas ao meio equestre.
Outra prova da relação estreita da marca Ram com o universo rural é o recente lançamento do programa Barter Ram, uma nova modalidade de vendas. Por meio dela, produtores rurais poderão adquirir as picapes mais desejadas do país mediante pagamento fixo e liquidado em soja. Mais informações aqui.
A princípio limitada em 100 unidades, a série especial Ram 2500 Rodeo é parte da linha 2021 e tem preço sugerido a partir de R$ 437.990 – acréscimo de R$ 10 mil em relação à versão Laramie tradicional.
Isto para mim já é caminhão, meu número é a 1500 com seu mítico Hemi V-8, mas...que espetáculo!!! Olha esse interior, então! O bom gosto parou e ficou, he, he! Maravilhosa! Mais uma vez fica provado que NINGUÉm faz camionete como "tio Sam", he, he!
ResponderExcluirLinda, é um monstro.
ResponderExcluirJá vi uma em uma fazenda, me assustei com o tamanho absurdo da RAM, por foto eram grandes já, mas presencialmente é um colosso. Fora que dá um surra de pau mole na F-250, que é concorrente direto.
Super confortável e excelente pra fazenda, por causa da caçamba gigante e possibilidade de carregar MUITO peso.
Meu que monstro é esse, queria demais um desse, mas prefiro um ap no Guarujá
ResponderExcluirComo eu moro em Americana/SP, no interior e mesmo estando a 360km de Ubatuba/SP (praia do litoral de SP que gosto muito), não vou com tanta frequência lá...
ExcluirPrefiro a RAM!!!
A RAM FALAMDO, espera aí q eu tô chegando. sou uma picape média grande e vou ser fabricada em goiana (pe) q alías a minha irmã menor ja é fabricada aqui e chamam ela de fiat toro mas na
ResponderExcluirverdade ela é uma RAM da gema então eu vou nascer da mesma plataforma da toro pra brigar com hillux e companhia
Duas picapes de categorias diferentes, a Dakota (média) e a Ram (grande), mas do mesmo fabricante Dodge. Abs
ResponderExcluirSó completando, depois que a Fiat assumiu as marcas americanas, resolveu criar uma só para picapes dentro do grupo Fca, então os utilitários Dodge passaram a se chamar Ram, que era a denominação do modelo mais famoso da Dodge.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.