A XPeng Motors, concorrente da Tesla, exibiu e iniciou a pré-venda de seu terceiro modelo de produção, o XPeng P5, o primeiro EV inteligente de produção do mundo equipado com tecnologia automotiva LiDAR.
Apresentado no International Automotive Exhibition em Xangai 2021, o sedã familiar P5 junta-se ao sedã esportivo P7 da XPeng e ao SUV compacto G3. O P5 baseia-se nos modelos anteriores não apenas em sua melhor funcionalidade de direção autônoma da classe, mas também em seus recursos de cabine inteligente habilitados para tecnologia de terceira geração, concebendo o carro como um terceiro espaço residencial para complementar o espaço doméstico e o espaço de trabalho.
O P5 trará capacidades de piloto guiado de navegação (NGP) às ruas da cidade pela primeira vez em um veículo de produção, movido pelo sistema de direção autônomo desenvolvido internamente pela XPeng - a arquitetura de direção autônoma mais forte em sua classe. A nova arquitetura compreende 32 sensores de percepção (incluindo 2 unidades LiDAR, 12 sensores ultrassônicos, 5 radares de ondas milimétricas e 13 câmeras de alta definição) e 1 unidade de posicionamento de alta precisão (GNSS + IMU), integrado em 360° de percepção dupla fusão para lidar com condições de estrada desafiadoras e complexas.
Com suas unidades LiDAR de prisma duplo, o P5 pode distinguir pedestres, ciclistas e scooters, obstáculos estáticos e obras rodoviárias e estender a função NGP de rodovias para condução na cidade, lidando com corte, seguimento automático e otimização de limite de velocidade em áreas urbanas estradas, semáforos e pequenos objetos.
Este EV inteligente de terceira geração também oferece aos clientes um cockpit de 3ª geração com um novo nível de recursos ricos e personalizáveis - uma terceira extensão de espaço para casa e escritório, habilitada por assistência totalmente por voz e conectividade poderosa. O Xmart OS 3.0 do P5, a última geração do sistema operacional automotivo da XPeng, oferece suporte para interação de voz em cenário completo. O P5 também é o primeiro veículo em sua classe a implantar a plataforma de computação de nível automático SA8155P, carro-chefe da Qualcomm, 3 vezes mais poderosa do que a geração anterior.
O espaço interior do P5 é o maior entre os sedãs da categoria A +. Pioneiro na terceira geração do cockpit inteligente, o P5 ostenta um design de banco dianteiro totalmente reclinável, otimizando o espaço interior para criar um modo de dormir confortável. Para uma experiência de exibição privada, o modo de cinema também está disponível por meio da tela de projeção de largura total opcional, com opções de karaokê e entretenimento multimídia. Os recursos adicionais de conforto e estilo de vida incluem um amplo refrigerador de 18L e alimentação total de 220 V para acessórios e dispositivos de terceiros.
Xing-ling e autônomo...junta tudo em um canto e taca fogo. São João, São Pedro e Santo Antônio estão vindo por aí.
ResponderExcluirQuem vai dominar o mercado chinês são as montadoras chinesas. Eles tem dinheiro, engenharia de ponta e nacionalismo suficiente para dominarem o mercado deles. Se nem a Apple com todo o seu glamour e status conseguiu destaque na China, imagina as montadoras estrangeiras?
ResponderExcluirInteressante, esse projetor aí que deixa o carro parecendo um sala de estar ou um cinema como preferirem, show a parte, os cara tem sim engenharia de ponta, dinheiro sobrando, enfim, os cara vão dominar, só questão de tempo até a ficha cair para a humanidade.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.