A Audi apresentou ao mundo na quarta-feira, 14, seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da fabricante alemã. Os modelos baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, adotam design externo e interno exclusivo, mantendo as características de espaço interno e inovações para o interior, como o head-up display de realidade aumentada que conecta os mundos virtual e real.
A gama do Q4 compreenderá três versões de tração, duas como um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo – dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 km de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.
Com o Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, a Audi dá o próximo passo na linguagem de design de seus modelos elétricos. Ambos trazem à produção em série as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019. A carroceria adota proporções premium e linhas precisas.
Na versão Sportback e-tron, a linha do teto especialmente baixa em estilo coupé finaliza em uma traseira expressivamente projetada, onde o spoiler traseiro se assenta no vidro. O projeto progressivo do Q4 e-tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, de 0,26.
Os faróis dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são equipados com LED de série – LED Matrix são opcionais. Além deles, as luzes de condução diurna (DRL) são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.
Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não tem túnel central. Para os passageiros do compartimento traseiro há generoso espaço para as pernas, e também se beneficiam da vantagem da plataforma tecnológica, que é projetada somente para modelos elétricos.
No interior dos novos modelos há um espaço total de armazenagem de cerca de 25 litros: mesmo garrafas de 1 litro podem ser guardadas neles com segurança e ao alcance ergonomicamente ideal.
O compartimento de bagagem, dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.
Design interior e head-up display com realidade aumentada
O cockpit apresenta um design distintamente tridimensional e seus volumes geométricos estão inter-relacionados. Em ambos os modelos, as unidades operacionais e de exibição assumem a função de elementos de design.
O painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante, está cravado entre dois volumes – um menor no lado esquerdo, que incorpora uma saída de ar, e um longo no lado direito, que se estende até a porta do passageiro e integra outras saídas de ar. O display central do MMI sensível ao toque é inclinado em direção ao motorista e posicionado de forma ergonomicamente fácil de alcançar. Também voltado para o motorista está o controle do ar-condicionado. Abaixo dele, um grande painel operacional traz seletor do modo de direção, controle de volume e o botão de ligar e desligar o veículo.
O volante do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron é novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.
Os modelos elétricos também podem ser equipados com o head-up display com realidade aumentada. Ele projeta informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência de forma digital em cima da visão do mundo externo de forma conveniente para o motorista visualizar. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista, criando um efeito fascinante.
Trem-de-força e bateria
Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron atenderão desde propostas de uso urbado até longas distâncias. Para isso, os modelos terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.
Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.
A autonomia pode chegar até 520 km, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.
A bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos – a condução dos SUVs elétricos compactos é segura, esportiva e confortável ao mesmo tempo.
Preços
O Q4 e-tron chega às concessionárias da Europa em junho de 2021, com preço de 41.900 euros (R$ 284 mil), enquanto o Q4 Sportback etron surge 3 meses depois, precificado a 43.900 euros (R$ 297 mil).
Simplesmente magníficos.
ResponderExcluirFicaram espetaculares. Dignos da marca Audi (chore quem quiser, mas é Premium).
ResponderExcluirO Q4 normal de traseira ficou melhor, o Sportback de perfil...
Dentro irrepreensíveis.
Genti..to apoplético com esses designer!
ResponderExcluirXOLA NÃO MERCEDINHA E BMw...
ResponderExcluirEstão apanhando sem dó das 4 argolas...
Uma surra na bunda.
Vai gostar de falar merda. Tá difícil viu. Os carros são tops. BM e MB não ficam atrás. Eita mentirinha de escroque, meu Deus.
ExcluirCHUPA VOLVO XINGLING
ResponderExcluirEu fico pensando o que a BMW ou Mercedes têm a oferecer para contrapor os carros de Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..
ResponderExcluire NÃO ENCONTRO ABSOLUTAMENTE NADA.
ENTÃO IMAGINEM FIAT OU GM!!! kkkkkkkk
GAME OVER.
GRUPO VW, o melhor do planeta
Ficaram muito bonitos mesmo. Deixou o X4 no chinelo em termos de design.
ResponderExcluirFicaram Maravilhosos, mas pra mim o X4 não fica no chinelo não...
ExcluirBMW X4 foi humilhado pelo Audi Q4 E-tron Sportback em todos os sentidos.
ExcluirMercedes então, sequer tem algo à altura.
Volvo é xingling para quem não tem grana para comprar os alemães.
GAME OVER.
GRUPO VW, o melhor do planeta
Design pesado, carregadíssimo demais de apetrechos e enfeites. O painel também ficou muito poluído. Vai cansar fácil.
ResponderExcluirGAME OVER.
ExcluirGRUPO VW, o melhor do planeta
BMW X4 foi humilhado pelo Audi Q4 E-tron Sportback em todos os sentidos.
ResponderExcluirMercedes então, sequer tem algo à altura.
Volvo é xingling para quem não tem grana para comprar os alemães.
GAME OVER.
GRUPO VW, o melhor do planeta
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