A Hyundai Motor Brasil (HMB) anunciou a chegada do sistema de carro conectado no País. Trata-se do Bluelink, seu conceito global de veículo conectado que proporciona mais conveniência e funcionalidades. A novidade estará disponível inicialmente nos modelos 2022 do HB20.
O Hyundai Bluelink tem foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro. O pacote de serviços é gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços do Bluelink para HB20 terão mensalidade de R$ 29,90, para acesso a todas as funcionalidades, mostradas no vídeo a seguir.
A Vivo Empresas foi escolhida como parceira da Hyundai Motor Brasil para o Bluelink. A companhia é a responsável pela solução de dados que permitirá a comunicação entre Data Center, Central de Atendimento e App Bluelink, além de funcionalidades de conectividade para o universo veicular.
Segurança e assistência ao motorista
Em segurança e assistência ao motorista estão disponíveis a notificação automática de colisão e a assistência 24 horas. A primeira delas envia um sinal automático à Central SOS Bluelink quando os airbags do veículo são acionados.
O atendente é informado de que se trata de um acidente grave e passa a ter acesso à localização exata do veículo. O profissional também é responsável por coordenar o envio de uma ambulância para socorrer as vítimas. O operador ainda tentará estabelecer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate.
Sobre a assistência 24 horas, o proprietário do modelo equipado com Bluelink pode solicitar assistência de emergência em todos os dias e horários do ano, pressionando apenas o botão SOS, localizado no espelho retrovisor interno. Um operador treinado atenderá o chamado e enviará o serviço de guincho ao local. O serviço já é gratuito para todos os clientes HMB no primeiro ano de uso dos modelos feitos em Piracicaba, e passa a ser paga a partir do segundo ano. Mas, no caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas já está inclusa no pacote de serviços e não tem custo extra adicional.
Prevenção ao roubo e conveniências
Em prevenção ao roubo, o Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso de roubo do veículo, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS Bluelink, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação. É possível ainda solicitar que a central bloqueie o veículo para novas partidas após o carro ter sido desligado. Isso impedirá que o automóvel seja reiniciado até que a polícia chegue ao local. Em outra situação, toda vez que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, uma notificação aparecerá imediatamente no smartphone do usuário.
Já os serviços de conveniências do sistema de carro conectado da Hyundai oferecem uma série de funções remotas que podem ser acessadas pelo App Bluelink. Entre os destaques estão o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado.
Nesta função, o propulsor pode ficar ligado em um intervalo entre dois minutos e dez minutos. Ainda é possível travar ou destravar todas as portas, abrir e fechar janelas, acionar pisca-alerta e alarme. Ainda na função conveniências, está disponível o Find My Car, que permite a localização do veículo em todo território nacional. No mesmo recurso, o condutor tem acesso à uma lista de concessionários Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis entre outros pontos de interesse. Ele pode, ainda, marcar um ponto de interesse como favorito no mapa.
Alertas e cuidado com o carro
A partir do recurso alertas, o usuário pode definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida, e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento.
Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink.
Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura.
Preços
O Bluelink faz sua estreia no Brasil na família de compactos HB20 e será item de série nas versões HB20 Sport TGDI 1.0 AT e HB20 Diamond TGDI 1.0 AT; HB20S Diamond TGDI 1.0 AT; e HB20X Diamond 1.6 AT e HB20X Diamond Plus 1.6 AT. O sistema de carro conectado também será oferecido como item opcional, com preço sugerido de R$ 1.400, a partir das versões Evolution 1.0 MT das configurações hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X.
Todas as versões mencionadas serão comercializadas já no modelo 2022, que chega às concessionárias a partir de hoje. Nessa atualização, a configuração Diamond Plus, para HB20 e HB20S, deixa o portfólio da montadora, que tem, a partir de agora, a Diamond como topo de linha.
Parceria Liberty Seguros
A Hyundai firmou parceria com a Liberty Seguros para oferecer condições especiais aos clientes dos veículos HB20 que ativarem o Bluelink. Além de contarem com serviço de rastreamento, os usuários do sistema terão desconto de 20% nas taxas do seguro para roubo e furto. O desconto total na apólice vai variar conforme a relevância dessas taxas na região de residência do segurado, podendo atingir entre 10% e 15% de redução no preço final do seguro.
Ganhar notas máxima em segurança que é bom, nada né? Carro inseguro e feio.
ResponderExcluirDependendo da região, a cobertura do sinal de determinada operadora pode ser boa para uma e pior para outra. Onde moro a cobertura da Claro(usada na GM) é péssima, enquanto a Vivo e Tim são excelentes.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.