A Volkswagen afirmou na segunda-feira que estava mudando seu nome nos EUA para "Voltswagen" em uma sinalização em direção ao maior compromisso da empresa com veículos elétricos, uma tendência significativa na indústria automobilística. O anúncio na segunda foi supostamente "vazado", e as ações da empresa estavam cotadas a € 276 na Bolsa de Valores de Frankfurt.
Na terça-feira, dia 30, a Volkswagen emitiu um comunicado oficial detalhado com um novo logotipo e citações bem articuladas explicando seu raciocínio e o momento. Os principais veículos de notícias mundiais, incluindo USA TODAY, Associated Press, CNBC, Reuters e Washington Post, noticiaram a decisão. Antes de publicar, vários conversaram com fontes da Volkswagen para confirmar que não era uma piada. A todos foram garantidos que foi uma mudança genuína.
No final do dia 30, a VW dos EUA retirou o comunicado de imprensa do site, e admitiu que foi uma piada do Dia da Mentira, dois dias antes do Dia da Mentira, e confirmou que a empresa não está mudando seu nome. Neste dia, as ações da empresa atingiram € 321 na Bolsa de Valores de Frankfurt.
Hoje, após o fechamento dos pregões nos EUA e na Europa, os papéis da montadora fecharam com valorização de 11,5% na semana. Em Nova York os ADRs da montadora fecharam na máxima da semana, a US$ 36,30 dólares.
Nas mídias sociais, a estratégia foi um sucesso: "muitas respostas positivas nas mídias sociais mostraram que a campanha ressoou com os consumidores", disse o porta-voz da VW Mike Tolbert na quarta-feira em um comunicado após a revelação se tornar viral.
David Leggett, analista automotivo da GlobalData, uma empresa líder de dados e análises, oferece sua visão: “No que diz respeito às acrobacias de relações públicas, isso provavelmente será considerado um estudo de caso no envio de uma mensagem que causa confusão, mas que acaba ganhando centímetros de coluna e leitores fazendo as conexões esperadas". “Todo mundo gosta de um bom dia da mentira e este atraiu muitos editores de notícias por causa da forma como as declarações à imprensa foram enviadas e pelo fato de ser antes do dia da mentira (1º de abril)".
“No entanto, a estratégia conseguiu obter bastante cobertura da mídia para a estratégia de eletrificação da Volkswagen, especialmente no importante mercado dos EUA em conjunto com o lançamento do SUV elétrico ID.4".
“Se alguns editores estão com raiva e há um ou dois repórteres irritados, isso provavelmente é visto como um pequeno preço a pagar”, completou o analista, confirmando o sucesso da estratégia de marketing da Volkswagen.
Conclusão
A ação de marketing da Volkswagen esta semana, "Voltswagen", foi um tremendo sucesso. Gerou alguma irritação, mas se o objetivo era atrair a atenção para a estratégia de eletrificação da empresa, ele funcionou muito bem. E até as ações da empresa no mercado financeiro se valorizaram fortemente.
🏆🏆🏆🏆🏆👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirVW de parabéns!
O blog pode passar o pano que for, mas a Jacswagen vai ser processada nos USA e vocês não vão poder fazer absolutamente nada. A marca que já era queimada por lá virou pó.
ResponderExcluirhttps://motor1.uol.com.br/features/498132/vw-eua-mentiu-sobre-voltswagen/
"Para cada grande piada do Dia da Mentira, existem 10 piadas ruins. Mas nunca houve um único que tenha prejudicado a confiança que a mídia tem na palavra de uma empresa. Até agora."
DICA: ENTREM NO TWITTER DA VW USA. A DESCULPA DELA É A MELHOR, MAS OS COMENTÁRIOS ESÃO IMPERDIVEIS.
Os haters criticando a "mudança de nome" kkkkkkkkkk..enquanto isso, as ações só aumentando..
ResponderExcluirA VW terá problemas com essa brincadeira. Foi uma forma de enganar o mercado para valorizar as ações. No final das contas vai pagar pelo eletrogate.
ResponderExcluirVW SEMPRE PIADA, PRINCIPALMENTE NOS USA, NINGUEM QUER BOQUETAGEM LÁ
ResponderExcluirVW Piada? Piada e vc assim como muitos outros hathers espalhados pelo mundo! Nao vai acontecwr nada com a VE, quem é fã da marca adorou a pegadinha. Ações dispararam e só para lembrar, a VW é a maior do mundo!!!
ExcluirMi-mi-mi pqp
ResponderExcluirObjetivo alcançado. VW a caminho de ser líder nos eletricos, TAMBEM.
ResponderExcluirSó jecas aplaudem a mancada
ResponderExcluirhttps://youtu.be/aHjcpFT19ls
Putz frescurada.....dá um tempo.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=aHjcpFT19ls
VW fez o certo. Parabéns!
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.