Além destas, para celebrar a chegada deste importante produto, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades. DESIGN EXTERNO O Corolla Cross traz uma frente com características de robustez com a configuração da grade trapezoidal dupla que fornece uma aparência ampla. A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões. O para-choque possui grandes vincos, e onde repousam os faróis em formato horizontal, que partem desde a lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL. O perfil lateral do Corolla Cross tem uma linha de cintura é formada por um eixo proeminente que percorre o carro da frente até a traseira. Em termos de estilo, destacam-se as maçanetas externas na cor do veículo, enquanto as versões híbridas possuem moldura superior das janelas com acabamento cromado. O acabamento em plástico preto segue toda a lateral do veículo até a traseira, inclusive envolvendo as rodas. Já no teto há o rack longitudinal. Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. Destaques para a parte central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota. Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18. As dimensões do Corolla Cross são:
DESIGN INTERNO O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude. O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante. As maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central que possuem acabamento na cor prata. O acabamento interno no Corolla Cross com três tipos de acabamento dos bancos. A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam com partes revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege. O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade. O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid contam com três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc. Já a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor. A versão XRX Hybrid do Corolla Cross ainda conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir e sensação de esportividade. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.
EQUIPAMENTOS
O Corolla XR conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay. As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante. As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento. A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, no entanto, vem com ainda mais equipamentos, como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas. Campo de visão O campo de visão de quem conduz o Corolla Cross é mcarcado por posição de dirigir elevada - tornou esse campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã. Além disso, a engenharia da Toyota fez outros aprimoramentos nesse sentido, como a colocação dos espelhos retrovisores nos painéis das portas e o estreitamento da coluna A em 7 mm (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui também para a redução do ruído do vento, aumentando o silêncio a bordo.
Suspensão
O Corolla Cross conta com suspensão dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora – como no sedã – no entanto, com diferenças que garantem uma melhor dirigibilidade para um SUV. A fricção do amortecedor foi reduzida, garantindo maior responsividade do equipamento, contribuindo também para uma resposta mais aprimorada da direção e, consequentemente, conforto ao dirigir. Já a suspensão traseira do Corolla Cross é do tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora. Ela conta com buchas de borracha grandes e altamente duráveis que permitem que a suspensão trabalhe bem mesmo em terrenos com grandes ondulações. O eixo de torção e a barra estabilizadora de grande diâmetro são projetados para ajudar a diminuir o rolamento do veículo durante as curvas. Mais um ponto a favor da dirigibilidade do Corolla Cross é que ele tem o menor raio de giro da categoria, sendo possível realizar uma manobra de 180º em apenas 10,4 m, contribuindo muito para realizar balizas e circular por ambientes com espaço restrito, como estacionamentos de shoppings e de prédios, sem grandes dificuldades. O Corolla Cross foi projetado para não ter problemas ao percorrer estradas acidentadas e imperfeições do asfalto das ruas das cidades brasileiras. Com um ângulo de ataque de 21º, aqueles que dirigem o Corolla Cross têm mais confiança ao se aproximar de depressões, valetas e lombadas tão características de nossas ruas e rodovias.
PERFORMANCE
O motor a combustão 2.0L rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão do SUV é a Direct Shift de 10 marchas. Sistema híbrido flex O sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle também equipa o novo Corolla Cross. Sendo assim, ele se torna o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil. O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque. A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro. A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
SEGURANÇA
Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos. As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente. Além dessas tecnologias de segurança passiva, o Corolla Cross traz o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
As tecnologias incluídas nesse pacote são:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*
O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.
Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)*
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane Trace Assist – LTA) observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.
Faróis altos automáticos (AHB)*
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
*Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não o substituir. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois este sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema. GARANTIA Assim como toda a linha Toyota comercializada no mercado brasileiro, o novo Corolla Cross também chega com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). Além disso, como já ocorre com outros modelos híbridos Toyota à venda no Brasil, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.
ACESSÓRIOS
A linha de acessórios genuínos para o novo Toyota Corolla Cross, composta por 37 itens, já poderá ser instalada no novo carro. Eles atendem aos mais diferentes gostos e necessidades dos clientes que buscam design, conveniência, tecnologia e segurança.
Dentre os destaques, estão estribo lateral, engate, trava de segurança para roda de liga-leve, trava de segurança do estepe, soleira iluminada, sensor de estacionamento frontal, dentre outros.
Os acessórios genuínos Toyota contam com três anos de garantia quando forem vendidos e instalados na rede de concessionárias Toyota, oferecendo ainda mais segurança e comodidade aos clientes.
Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota exclusivos para o Corolla Cross, seguindo as rígidas regras da marca e garantindo o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.
CORES As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
Preços
Fielder
ResponderExcluirMetade das vendas será por conta do nome "corolla"....
ResponderExcluirO Taos da Volks é superior em tudo ao Compass e a esse Corolla de salto alto. Começa que o Taos é mais bonito, e mais SUV com seu design mais robusto.
ResponderExcluirhttps://1.bp.blogspot.com/-qxabt-I0hZ0/YDpBAwTt0iI/AAAAAAAArZo/WJAXnApuqmg0VaCD3_nDtU_AdqCxsLNuwCLcBGAsYHQ/s2048/Volkswagen-Taos-2022%2B%25287%2529.jpeg
O interior do Taos mais tecnologico e acabado, fora que o Taos tem porta-malas superior, e entre-eixos de 2.68 metros.
https://1.bp.blogspot.com/-w6eZAVmIlhI/YDpBX6y8hwI/AAAAAAAAraA/Gq8bjicIHZA0IMIi61vx5thVD7m64l__ACLcBGAsYHQ/s2048/Volkswagen-Taos-2022%2B%25286%2529.jpeg
Central multimídia do Taos bem superior, com VW Play https://1.bp.blogspot.com/-_gD4nodPuBw/X4ZEz1m7saI/AAAAAAAAkVs/WOjna_Ow4lAffE8OQIbWp6XwSv1Lrx29gCLcBGAsYHQ/s2048/VW-Taos-2021%2B%25284%2529.jpg
Taos tem motor 1.4 Turbo Flex com câmbio at de 6 marchas, muito superior a essa antiquidade que é o 2.0 do COrolla Cross.
https://1.bp.blogspot.com/-3xgcsACEHgQ/X4ZEvlqJ4fI/AAAAAAAAkVk/oC-wZTnSo-QEMB3PPA6-VARjUHMccQEpACLcBGAsYHQ/s2048/VW-Taos-2021%2B%25283%2529.jpg
O Taos tem potencial para vender mais de 3.000 tranquilo. Basta ver o que vende o T-Cross.
Wv play, aquela xing ling que travou e apagou do nada em uma avaliação de um canal do youtube? Jac taos vai seguir o mesmo caminho da família eixo trincado, t-cross e nivus, que foi vender o lote de estreia para uma locadora, depois afundar nas vendas, fazer o voo de galinha vendendo 15.000 unidades para locadoras em geral e depois afundar de vez.
ExcluirNossa observador , Qt asneira
Excluire o discurso de projeto xing ling?
ExcluirEsse TAOS (THARU) é xing ling com força. Só ver a quantidade de luzinhas q ele tem...
vai ficar no anonimato com o corolla cross e compass turbo....
tcross vendia pra pcd... agora vamos ver qtos q serao vendidos? e mais, a versao 1.4 do tcross é a que menos vende.....
Que outro Youtuber testou o tcross com a nova mm e falou do lucao , desmentindo ...o Leandro( de carona com o Leandro) . Lucao saiu por mentiroso kkkkkk .
ExcluirAté hj eu comento isso no canal dele .
Esses SUVS da VW no mercado de usados são td bomba!
ExcluirVAI FAZER UM ENORME SUCESSO, ao contrario do chinÊs micasso caos/taos
ResponderExcluirQuem confia no que faz, oferece 5 anos de garantia, é um padrão a ser seguido. Outras montadoras deviam ter o mesmo respeito pelos consumidores.
ResponderExcluirDecepção esse SUV da Toyota!
ResponderExcluir- Design estranho;
- Suv de shopping mesmo (vão-livre de carro compacto);
- Mecânica antiquada, como todo Toyota;
- Cofre do motor de FIAT;
- Ferio de mão no pé kkk;
- Multimídia dos anos 90;
- Acabamento sofrível. Isso é uma prova que materiais macios não necessariamente traz bom acabamento.
Enfim, só eu achei que a Toyota quis economizar custos com essa carro?
Um coisa é FATO: O VW Taos é superior em absolutamente TUDO.
tudo isso era igual no corolla e ele vende horrores!
Excluirentao sua opiniao nao serve PARA NADA!!!!
chora aí na cama que é lugar quente!!! kkkkkkkkkkk
Quanta asneira... Você é muito fraquinho em argumentação!
ExcluirTem que gostar muito de Toyota pra comprar esse Corolla Cross, não vale quanto pesa, carro feito pra tupiniquim abestado. Endinheirados deste país em desgraça, aguardem o Taos, nível superior, muito superior.
ResponderExcluirFujam de cambio CVT, uma verdadeira M.
Excluiraguarda vc pra comprar um tcross mais caro e cheio de luzinhas.....
ExcluirVai enrabar o Taos e o Compass na mesma enrabada, e sem KY
ResponderExcluirNão ...esse carro é uma sw.
ResponderExcluirVamos ter coerência minha gente ...assim como o cacatua e nivus são crossover.
Não podemos chamar tudo de suv
Cactus
ExcluirConcorrentes, com freio eletrônico, Toyota optou por freio no pé, usado nas carroças de antigamente ! Japoneses são muitos inteligentes, mas quando dá de ser jumento, sai de baixo !
ResponderExcluirLegalzinho, mas de verdade, acredito que o Taos seja melhor, mas o Compass a diesel, esse é insuperável!!!
ResponderExcluirSem chance.
Mais de cem mil sem multilink ?
ResponderExcluirO Corolla Cross será o líder desse mercado pq é Toyota e pelo motor hibrido que faz 25 km/l...30 km/l na cidade. A Jeep não terá isso no curto/médio prazo, e nem a Volkswagen.
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