A Stellantis está comemorando a marca de 30 anos de lançamento do Citroën ZX em âmbito mundial. O carro chegou ao mercado europeu em 1991.
O lançamento comercial do Citroën ZX ocorreu em setembro de 91 e destinada à venda ao público, era fruto da colaboração com o centro de estilo Nuccio Bertone. A gama de motores que passou de 1,1 até 1,9 litro 16V do Volcane coupé.
A carroceria foi inicialmente declinada em duas versões, que depois se tornaram três: um sedã de cinco portas; um coupé (o que veio ao Brasil) e a state, denominada “Break” que se revelou um sucesso a nível de vendas e aprovação do público.
A gama de motores incluía uma frota a diesel e um brilhante Turbo Diesel, ambos extremamente confiáveis e adequados para viagens muito longas sem problemas.
Sem dúvida, o teste “ao vivo” que os Concessionários obrigam os seus clientes a fazer é original: feche uma porta e ouça o som emitido pelas chapas, de acordo com o slogan “dá para sentir qualidade”. As novas técnicas construtivas e o corpo monocoque particularmente bem desenhado davam uma sensação de robustez que correspondeu a um verdadeiro salto qualitativo na montagem, que seria então transferida para o herdeiro do ZX , o Xsara que nas suas versões infinitas, Picasso incluído, teria tomado o lugar de ZX nas listas de preços da marca em 1998 e teria chegado com sucesso ao coração dos anos 2000.
O ZX também surpreende por algumas soluções técnicas sofisticadas tipicamente Citroën, como o eixo traseiro auto direcional, capaz de dirigir ao mesmo tempo que a dianteira graças a apoios elásticos com deformabilidade programada e que davam uma sensação de fluidez à direção e ao mesmo tempo dinamismo, também para os pilotos mais experientes.
Disponível em vários níveis de acabamento (Reflex, Avantage, Aura e Volcane) e numa escala cromática sem dúvida interessante, o Citroën ZX foi um sucesso de vendas, com quase dois milhões e meio de unidades produzidas.
Parece melhor que esse C3 de hoje, que é bem ridículo.
ResponderExcluirE eram... tenho 42 anos e me lembro bem desses carros, época em que a Citroen ainda era tida como pioneira e referência em suspensão eficiente.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNem dono de ferro-velho quer
ResponderExcluirVocê é realmente campeão em falar merdas. O Carlos é divertido, mas você é um perdido...
ExcluirCitroen SEMPRE foi pioneira e de primeiríssima qualidade. Se perdeu com a PSA onde seus carros deixaram de ser inovadores para serem mais do mesmo.
Eu gostaria de ter um ZX, um Xantia ou um XM. Restaurados, em qualquer lugar da Europa rendem dinheiro.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.