O
mercado motociclistico brasileiro registra 12.370 motos emplacadas em março de 2021, com dados computados até o dia 6. A média de vendas por dia útil está em 2.474 unidades - retração de -17,8%
relativamente fechamento do mês anterior.
A liderança de mercado está com a montadora japonesa Honda, com 65,5% de participação, seguida da também japonesa Yamaha, com 24,7%.
A alemã BMW Motorrad é a terceira, com 1,7%, enquanto a chinesa Shineray também tem 1,7%, mas está com 6 unidades a menos em vendas.
No acumulado do ano, a liderança é da Honda, com 73,87%, seguida da Yamaha, com 19,58%.
Ranking - montadoras mais vendidas - março (6) de 2021
Rank | Marca | Março | Acumulado |
Vendas | Share | Vendas | Share |
1 | Honda | 8.108 | 65,5% | 114.596 | 73,87% |
2 | Yamaha | 3.050 | 24,7% | 30.382 | 19,58% |
3 | Shineray | 206 | 1,7% | 1.739 | 1,12% |
4 | BMW | 212 | 1,7% | 1.707 | 1,10% |
5 | Haojue | 197 | 1,6% | 1.543 | 0,99% |
6 | Kawasaki | 175 | 1,4% | 1.365 | 0,88% |
7 | DAFRA | 75 | 0,6% | 805 | 0,52% |
8 | Royal Enfield | 75 | 0,6% | 684 | 0,44% |
9 | TRIUMPH | 91 | 0,7% | 579 | 0,37% |
10 | Avelloz | 63 | 0,5% | 429 | 0,28% |
11 | H.Davidson | 20 | 0,2% | 249 | 0,16% |
12 | Suzuki | 23 | 0,2% | 240 | 0,15% |
13 | Ducati | 16 | 0,1% | 144 | 0,09% |
14 | Voltz | 4 | 0,0% | 111 | 0,07% |
15 | Sousa | 7 | 0,1% | 83 | 0,05% |
16 | ATMAN | 2 | 0,0% | 77 | 0,05% |
17 | Traxx | 11 | 0,1% | 69 | 0,04% |
18 | KTM | 4 | 0,0% | 66 | 0,04% |
19 | KYMCO | 4 | 0,0% | 59 | 0,04% |
20 | WUYANG | 6 | 0,0% | 53 | 0,03% |
21 | Bull | 6 | 0,0% | 43 | 0,03% |
22 | Aprilia | 0 | 0,0% | 26 | 0,02% |
23 | JIANSHE | 1 | 0,0% | 13 | 0,01% |
24 | BRAVAX | 1 | 0,0% | 13 | 0,01% |
25 | KASINSKI | 3 | 0,0% | 12 | 0,01% |
26 | Sundown | 0 | 0,0% | 11 | 0,01% |
27 | RIGUET | 1 | 0,0% | 6 | 0,00% |
28 | BRP | 0 | 0,0% | 5 | 0,00% |
29 | Flash | 0 | 0,0% | 2 | 0,00% |
30 | FYM | 0 | 0,0% | 2 | 0,00% |
31 | WONJAN | 0 | 0,0% | 1 | 0,00% |
Ranking - motocicletas mais vendidas - março (6) de 2021
Médias diárias | 2.474 | 3.526 |
Totais | 12.370 | 155.141 |
Rank | Modelo | Fev | ytd |
1 | HONDA/CG 160 | 2.937 | 42.753 |
2 | HONDA/BIZ | 1.491 | 21.114 |
3 | HONDA/POP 110I | 1.093 | 13.435 |
4 | HONDA/NXR160 | 1.080 | 15.503 |
5 | YAMAHA/FAZER 250 | 491 | 5.010 |
6 | YAMAHA/XTZ150 | 419 | 4.175 |
7 | YAMAHA/YBR 150 | 414 | 3.917 |
8 | YAMAHA/NMAX | 379 | 4.091 |
9 | YAMAHA/XTZ 250 | 323 | 3.202 |
10 | HONDA/CB 250F TWISTER | 314 | 4.171 |
11 | HONDA/PCX 150 | 313 | 4.421 |
12 | YAMAHA/YS150 FAZER | 249 | 2.372 |
13 | HONDA/XRE 190 | 240 | 3.255 |
14 | YAMAHA/NEO 125 | 233 | 2.316 |
15 | HONDA/XRE 300 | 196 | 3.163 |
16 | YAMAHA/MT03 | 173 | 1.594 |
17 | SHINERAY/XY 50 | 168 | 1.393 |
18 | HONDA/ELITE 125 | 137 | 2.661 |
19 | YAMAHA/YBR 125 | 132 | 1.609 |
20 | YAMAHA/XMAX 250 | 121 | 1.108 |
21 | HAOJUE/DK150 | 98 | 753 |
22 | BMW/R1250GS | 75 | 634 |
23 | HONDA/SH 150 | 73 | 877 |
24 | AVELLOZ/AZ1 | 63 | 429 |
25 | TRIUMPH/TIGER 900 | 59 | 269 |
26 | HONDA/CB 500 | 56 | 800 |
27 | HAOJUE/CHOPPER | 53 | 407 |
28 | HONDA/ADV 150 | 51 | 896 |
29 | BMW/G310 GS | 48 | 410 |
30 | BMW/F850 GS | 48 | 366 |
31 | YAMAHA/MT09 | 46 | 306 |
32 | ROYAL ENFIELD/INTERCEPTOR | 39 | 311 |
33 | YAMAHA/MT07 | 39 | 268 |
34 | KAWASAKI/Z400 | 39 | 254 |
35 | SHINERAY/XY 125 | 38 | 335 |
36 | HONDA/CB 650 | 30 | 348 |
37 | DAFRA/CITYCOM 300I | 29 | 201 |
38 | KAWASAKI/NINJA 400 | 26 | 248 |
39 | YAMAHA/YZF R3 | 24 | 335 |
40 | DAFRA/NH 190 | 24 | 254 |
41 | HONDA/POP 100 | 24 | 146 |
42 | ROYAL ENFIELD/HIMALAYA | 23 | 264 |
43 | KAWASAKI/Z900 | 23 | 180 |
44 | KAWASAKI/VERSYS 300 | 22 | 137 |
45 | BMW/S1000 RR | 21 | 146 |
46 | HAOJUE/LINDY 125 | 21 | 137 |
47 | HONDA/CG150 | 17 | 116 |
48 | HONDA/NC 750X | 16 | 308 |
49 | KAWASAKI/VULCANS | 16 | 88 |
50 | HONDA/CB 1000R | 13 | 125 |
51 | ROYAL ENFIELD/CONTINENTAL GT | 13 | 109 |
52 | KAWASAKI/Z1000 | 12 | 81 |
53 | BMW/G310R | 12 | 64 |
54 | TRAXX/JL50 | 11 | 65 |
55 | DAFRA/APACHE 200 | 10 | 124 |
56 | HAOJUE/VR 150 | 10 | 75 |
57 | KAWASAKI/Z650 | 9 | 80 |
58 | KAWASAKI/NINJA 650 | 9 | 47 |
59 | KAWASAKI/VERSYS | 8 | 100 |
60 | BMW/F750 GS | 8 | 75 |
61 | HAOJUE/LINDYQ | 8 | 54 |
62 | TRIUMPH/BOBBER | 7 | 40 |
63 | HONDA/CG 125 | 6 | 119 |
64 | WUYANG/WY48Q2 | 6 | 53 |
65 | TRIUMPH/ROCKET | 6 | 24 |
66 | DAFRA/MAXSYM 400I | 5 | 96 |
67 | SUZUKI/GSX-S750 | 5 | 85 |
68 | KAWASAKI/NINJA ZX6 | 5 | 70 |
69 | SUZUKI/VSTROM650 | 5 | 58 |
70 | SOUSA/AS 110 | 5 | 50 |
71 | HONDA/X-ADV 750 | 5 | 49 |
72 | KAWASAKI/NINJA ZX10 | 5 | 46 |
73 | HONDA/NXR150 | 5 | 32 |
74 | H.DAVIDSON/FL SB | 5 | 32 |
75 | YAMAHA/T115 CRYPTON | 5 | 28 |
76 | SUZUKI/GSX S1000A | 5 | 28 |
77 | AIMA/EV01 | 4 | 111 |
78 | HAOJUE/DR160 | 4 | 82 |
79 | TRIUMPH/SPEED TWIN | 4 | 42 |
80 | TRIUMPH/STREET TWIN | 4 | 36 |
81 | DUCATI/PANIGALE V4 | 4 | 35 |
82 | BULL/KRC50 | 4 | 34 |
83 | HONDA/C100 | 4 | 19 |
84 | HONDA/SH 300i | 3 | 159 |
85 | DAFRA/HORIZON 150 | 3 | 86 |
86 | H.DAVIDSON/FL FB | 3 | 46 |
87 | H.DAVIDSON/FLHTK | 3 | 38 |
88 | HAOJUE/NEX | 3 | 35 |
89 | TRIUMPH/STREET SCRAMBLER | 3 | 35 |
90 | KYMCO/AGILITY 16 200 | 3 | 29 |
91 | DUCATI/XDIAVEL | 3 | 24 |
92 | H.DAVIDSON/XL 1200 | 3 | 10 |
93 | ATMAN/FALCON | 2 | 77 |
94 | TRIUMPH/TIGER 1200 | 2 | 57 |
95 | KTM/390 DUKE | 2 | 43 |
96 | TRIUMPH/STREET TRIPLE | 2 | 39 |
97 | SOUSA/AS 150 STREET | 2 | 33 |
98 | DUCATI/MTS 1260 | 2 | 33 |
99 | DAFRA/ZIG 50 | 2 | 27 |
100 | KTM/200 DUKE | 2 | 23 |
101 | DUCATI/DIAVEL | 2 | 14 |
102 | DUCATI/MULTISTRADA 950 | 2 | 12 |
103 | SUZUKI/GSX S1000FA | 2 | 10 |
104 | KASINSKI/SOFT | 2 | 9 |
105 | SUZUKI/GSX 1300 | 2 | 8 |
106 | DUCATI/MONSTER 1200 | 2 | 8 |
107 | JONNY/HYPE 50 | 2 | 4 |
108 | TRIUMPH/THRUSTON | 2 | 3 |
109 | HONDA/CRF 1000L | 1 | 63 |
110 | SUZUKI/VSTROM1000 | 1 | 23 |
111 | H.DAVIDSON/XL 883 | 1 | 22 |
112 | H.DAVIDSON/FL FBS | 1 | 22 |
113 | TRIUMPH/BONNEVILLE | 1 | 19 |
114 | DUCATI/MONSTER 797 | 1 | 17 |
115 | TRIUMPH/TIGER 800 | 1 | 15 |
116 | JIANSHE/JBR 125 | 1 | 13 |
117 | BRAVAX/BX50CC | 1 | 13 |
118 | H.DAVIDSON/FXFB | 1 | 12 |
119 | H.DAVIDSON/FLHX | 1 | 11 |
120 | HONDA/NXR125 | 1 | 9 |
121 | H.DAVIDSON/FL TRK | 1 | 9 |
122 | SUZUKI/GSXR1000 | 1 | 8 |
123 | HONDA/KATUNY | 1 | 8 |
124 | KYMCO/PEOPLE GT300 | 1 | 8 |
125 | YAMAHA/XTZ 125 | 1 | 7 |
126 | HONDA/LEAD 110 | 1 | 7 |
127 | H.DAVIDSON/FX BRS | 1 | 7 |
128 | RIGUET/TRC 01 | 1 | 6 |
129 | ALPINA/SPORT | 1 | 5 |
130 | YAMAHA/NEO AT115 | 1 | 5 |
131 | SUZUKI/GS120 | 1 | 4 |
132 | BULL/LIV 125 | 1 | 4 |
133 | BULL/MAXX KRC | 1 | 4 |
134 | DAFRA/SUPER 100 | 1 | 2 |
135 | SUZUKI/GSR150I | 1 | 2 |
136 | MOTOCAR/MCF200 | 1 | 2 |
137 | HAOBAO/HB50 | 1 | 2 |
138 | NAZAXX/MAX | 1 | 1 |
139 | KASINSKI/PRIMA | 1 | 1 |
140 | HAOBAO/HB 125 | 1 | 1 |
141 | IROS/MOVING | 1 | 1 |
142 | DAFRA/ZIG 100 | 1 | 1 |
143 | KAWASAKI/NINJA 300 | 1 | 1 |
144 | MARVA/HS 150 | 1 | 1 |
Veja mais
rankings de motos e marcas mais vendidas clicando aqui.
A interrupção de producao durante a Covid tem causado mais danos ã Honda do que à Yamaha.
ResponderExcluirA Honda tem muitos modelos em linha e tem uma rede de concessionárias muito maior do que qualquer concorrente, o que deve tornar mais complexa a administração de toda a cadeia.
Antes da Covid afetar a vida no Brasil, até fevereiro de 2020, a Honda detinha mais de 80 por cento do mercado, seguida da Yamaha com crescimento lento e contínuo, com cerca de 14 por cento, Ao longo do 2020 com a Covid a participação da Yamaha saltou para acima de 18 por cento de uma só vez.
Honda domina o mercado brasileiro com muitos méritos; ela nunca deixou de investir no Brasil mesmo nos momentos críticos, e desde sua instalação no Brasil fez apostas e escolhas que se mostraram corretas.
Praticamente ensinou o brasileiro a ver na moto um veículo acessível, prático, racional, isto em todas as localidades do país.
O seu domínio absoluto na participação do mercado vem praticamente de 04 modelos: as 160 city e trail, a Biz e a Pop. Nos dois últimos modelos ela atua sozinha, não tem concorrentes, sendo que a Pop foi inventada pela Honda Brasil para dificultar a entrada das pequenas concorrentes chinesas.
Daí deve vir aquela velha máxima do brasileiro que diz que “Homda é Honda”.
Yamaha também possui excelentes produtos, e nos segmentos à partir de 250 cilindradas compete com a Honda em igualdade, mesmo com muito menor distribuição pelo país. Fazer 250
e Lander 250 tém crescido muito em vendas, MT 03 é um sucesso incontestável.
Pelo menos aqui em Sao Paulo capital só se vê as 250 Yamaha, tanto das mais antiguinhas quanto das novas, o que prova sua robustez. Honda Twister 250’e XRE 300, ao contrário, se vê cada vez mais raramente. A Honda maltratou seus consumidores com os seguidos e graves problemas de suas 300, defeitos jamais admitidos por ela na última década.
Merece destaque as vendas do scooter Xmax 250 Yamaha, que tem tido boa performance de vendas Este é o próximo segmento que vai crescer bastante, o de scooters de patamar superior aos 150 e 160 que já cairam no gosto dos brasileiros das grandes capitais.
A Dafra abriu o caminho de scooters um pouco maiores, a Yamaha colocou a categoria em um novo patamar com a XMax 250 e vem liderando o crescimento e aculturamento dos brasileiros
para os scooters de tamanho médio.
A Honda deve lancar o scooter Forza 350 até o final de 2021. Briga boa para desenvolver a categoria e o mercado.
Chama atencao a NMAX a frente da PCX
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.